PDV

O que todo empreendedor deseja é vender, certo? Pois é na frente de caixa que “a magia acontece”. Algo tão essencial quanto a própria atividade de vender, a frente de caixa está se modernizando cada vez mais, chegando ao sistema PDV de hoje. Saiba tudo sobre essa ferramenta essencial, em um guia completo sobre sistemas para lojas e restaurantes. 

Nós sabemos que a trajetória de quem empreende não é simples. Você cria seu estabelecimento, pensa em bons produtos e serviços, investe em tudo para atrair mais clientes —com objetivo de convencer as pessoas a entrar no seu estabelecimento e consumir. 

Então, chega o grande momento: a hora de pagar pelo produto ou serviço. É aí que seu trabalho se transformará em faturamento. 

Esse é o principal momento de uma loja, restaurante, ou qualquer outro tipo de estabelecimento. De pouco adianta oferecer uma ótima experiência se, na hora de pagar, você e sua equipe levam muito tempo para fechar a conta e fazer a cobrança. Pior ainda se isso causar filas. 

Talvez, o cliente nem entre no seu estabelecimento, se ele observar filas no caixa

E mesmo que filas não ocorram no seu estabelecimento, outros problemas relacionados à frente de caixa podem acontecer, como somar errado o valor de uma conta. Então, o faturamento pode estar em risco. Não é isso que você deseja, certo?

É para evitar esses e outros problemas que cada vez mais empreendedores estão investindo nos sistemas PDV —também conhecidos como sistema para loja, sistema para restaurantes e várias outras nomenclaturas. O mercado, no Brasil, é um dos maiores no mundo, com um faturamento de R$10 bilhões, segundo a IDC.  Se você está pensando em contratar um sistema de frente de caixa e quer saber mais sobre eles, a gente explica tudo nesse guia completo sobre PDV

Caso deseje ir direto ao assunto, basta clicar no índice abaixo:

    1. Afinal, o que é um sistema PDV?
    2. Em que consiste um sistema PDV?
    3. Para que serve um sistema PDV?
    4. Processar as vendas rapidamente
    5. Prestar um atendimento eficiente
    6. Otimizar o trabalho no estabelecimento
    7. Aceitar várias formas de pagamento eletrônico
    8. Obter informações para tomada de decisão
    9. Modernizar seu sistema de atendimento
    10. Lucrar mais
    11. Como contratar um sistema PDV?

 

O que é um sistema PDV?

PDV é uma sigla para “ponto de venda” e é utilizada para designar os sistemas que facilitam a realização e gerenciamento de vendas em um estabelecimento comercial. 

Em uma explicação mais prática, o sistema PDV serve para registrar os produtos vendidos e processar o pagamento do cliente, tudo de forma tecnológica. Afinal, como a tecnologia e a internet transformaram quase todas as outras atividades que realizamos no nosso cotidiano, elas também transformaram os pontos de venda. 

Dito isso, é interessante entender que, se você recebe um pagamento dos seus clientes por seus produtos ou serviços, você já possui uma frente de caixa. Mesmo que ela seja num balcão, com contas de cabeça e pagamento em dinheiro vivo. 

Então, o sistema PDV nada mais é que uma ferramenta para modernizar essa atividade que todo estabelecimento comercial já realiza. Assim como você já faz com sua comunicação, estudos ou outras atividades que estão no celular ou computador. 

Essa reflexão é interessante para compreender que ter um sistema para loja ou restaurante não é nada complicado. Você já trouxe a tecnologia para outros aspectos da sua vida, então por que não trazê-la para seu comércio? Você só tem a ganhar com isso, como vamos mostrar a seguir.

 

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Em que consiste um sistema PDV?

Grosso modo, podemos dizer que o sistema PDV é um aplicativo ou programa de computador, criado para processar as vendas realizadas pelo seu estabelecimento. Junto com o programa, funcionam diversos equipamentos, que podem incluir:

  • maquininha de cartão (ou pinpad);
  • leitor de código de barras;
  • impressora de notas fiscais;
  • balança. 

Em alguns casos, você pode ter um sistema de frente de caixa num totem de autoatendimento, para que o cliente “passe” as compras e faça o pagamento sozinho. Ou, então, você pode ter um smart POS, que é uma espécie de frente de caixa completa na maquininha de cartão. 

São muitas possibilidades, né? Mas elas não existem para confundir você e, sim, para oferecer soluções para todo tipo de negócio. Ao pesquisar uma boa empresa para contratar um sistema PDV, você deve receber todo auxílio para configurar uma solução ideal para sua empresa.

Além disso, na prática, o conceito é fácil de entender: o sistema PDV consiste no programa de computador e nos equipamentos usados para registrar as compras e fechar uma venda. O que pode mudar é o que você vai escolher para montar a frente de caixa do seu negócio. 

 

Para que serve um sistema PDV?

Como explicamos, um sistema para lojas e restaurantes é uma alternativa tecnológica para um estabelecimento comercial registrar as vendas e fechar as compras. Isso torna o processo muito mais prático do que fazê-lo manualmente. 

Mas, se você ainda precisa descobrir mais benefícios dos sistemas PDV para se convencer, aqui vão mais algumas.

 

o que é sistema PDV - para que serve?

 

Processar as vendas rapidamente

Com uma frente de caixa informatizada, é muito mais simples calcular a conta de um cliente e processar seu pagamento, para atender ao próximo. Todos os valores de todos os produtos ou serviços estão armazenados no sistema, de maneira que basta digitar um código ou ler o código de barras para registrá-lo e seguir com a venda. 

Mesmo que seu estabelecimento não tenha tantos produtos ou serviços e você saiba todos os valores “de cabeça”, a rapidez para processar e somar os valores é muito maior com o sistema PDV frente de caixa. E mesmo que você não receba um fluxo de clientes suficiente para gerar filas, atender cada pessoa com mais eficiência agrega valor à experiência do cliente

 

Sistema para restaurantes: entenda as expectativas e a realidade sobre a solução

 

Prestar um atendimento eficiente

Falando em experiência do cliente, um dos principais benefícios do sistema PDV é a eficiência. Uma vez que todos os produtos e os preços estão registrados, a possibilidade de erro humano em algum cálculo é menor.

De modo geral, o processo de fechar uma venda se torna muito mais eficiente com um sistema de frente de caixa, mesmo em pequenos negócios. A diferença para o cliente é nítida, entre uma loja onde todos os produtos são passados rapidamente —e ele só precisa inserir ou aproximar o cartão em poucos segundos— ou numa loja onde ele precisa esperar alguém calcular os valores da compra em uma calculadora. 

Para os colaboradores, também é interessante poder atender os clientes com mais facilidade, de modo que eles possam prestar mais atenção no bom atendimento ou em outras atividades que precisem ser feitas no estabelecimento.

 

Otimizar o trabalho no estabelecimento

Processar as vendas e receber pagamentos é só uma das atividades que precisam ser feitas na sua loja ou restaurante, certo?

Você também precisa controlar o estoque, acompanhar as finanças, fazer a contabilidade… Tudo isso pode ser muito mais simples se você informatizar as vendas, usando um sistema para lojas e restaurantes na frente de caixa. 

Isso porque as informações já estão ali, no sistema, então elas podem ser utilizadas para outras rotinas do seu estabelecimento. Módulos de controle de estoque, financeiro, emissão de notas e vários outros podem ser integrados ao que chamamos de sistema ERP ou retaguarda. 

O sistema ERP é assunto para outro post, claro, mas citamos aqui para você conhecer um pouco mais as possibilidades da tecnologia para pontos de venda. 

 

Aceitar várias formas de pagamento eletrônico

Você já deve ter observado que o dinheiro vivo é cada vez menos utilizado no Brasil, certo? 

Mas vamos trazer dados. Segundo a Abecs (Associação Brasileira que representa as empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento), cerca de 1,6 trilhão de reais foram pagos em cartões de crédito, débito ou pré-pagos, só no primeiro semestre de 2022. 

Em média, os brasileiros realizam 104 milhões de transações com cartões, todos os dias. 

Além disso, temos o PIX, que já foi utilizado por 128 milhões de pessoas ou 76% da população adulta do país. Ele também é utilizado por mais de 11 milhões de empresas, segundo dados do Banco Central. 

Isso tem tudo a ver com os sistemas de frente de caixa. Afinal, eles são uma maneira simples de aceitar diversas formas de pagamento eletrônico: crédito, débito, vales alimentação ou refeição, PIX… Você pode até conectar seu PDV com a funcionalidade TEF e finalizar os pagamentos sem ter que digitar o valor na maquininha, processando com várias adquirentes no mesmo pinpad.

Essa é mais uma possibilidade dos sistemas PDV que vale a pena pesquisar. 

 

sistema PDV

 

Obter informações para tomada de decisão

Outro importante benefício dos sistemas PDV é poder acompanhar seus relatórios de vendas. Eles são gerados diretamente no sistema, para que você saiba quais são os momentos ou dias com maior movimento, quais são os produtos mais vendidos, entre vários outros dados. 

A partir desses relatórios, você pode tomar decisões importantes, como aumentar os preços de determinado produto, fazer mais pedidos ou reforçar a equipe em períodos de maior movimento.

É claro que essas são decisões que você poderia tomar simplesmente observando a loja, sem a ajuda do sistema. Mas ter dados para embasar suas decisões é muito mais seguro para tomar o rumo certo na gestão do seu empreendimento. Assim, você também consegue defender as suas escolhas para sócios ou chefes.

 

Modernizar seu sistema de atendimento

Em resumo, a adoção de um sistema para lojas ou restaurantes pode ser vista como o primeiro passo na modernização do negócio. 

Como já mencionamos nos outros benefícios, há vários módulos que você pode agregar ao seu sistema de frente de caixa para informatizar outros aspectos da gestão, do financeiro ao estoque e vários outros processos. Há muitas possibilidades interessantes. 

Com um sistema para restaurante, por exemplo, é possível até integrar a frente de caixa com os monitores na cozinha, para passar pedidos com mais eficiência. Ele também pode ser integrado aos aplicativos de delivery, evitando confusões e acúmulo de pedidos para entrega. 

 

Leia também: Sistema PDV e a sua importância no Delivery

 

Lucrar mais

Quando você presta um atendimento mais eficiente, processa vendas rapidamente, otimiza o trabalho da equipe, obtém informações para tomar decisões —e todos os outros benefícios do sistema PDV que citamos até aqui— o resultado é um só, né?

Mais lucro para sua empresa. 

Contratar um sistema para lojas ou restaurantes é um investimento que você faz para ter muito retorno. E o melhor de tudo é que um bom sistema pode ser muito mais acessível do que você imagina. Há opções para pequenos negócios, que cabem no seu orçamento.

 

Como contratar um sistema PDV?

Finalizando este guia completo sobre frente de caixa, vamos trazer algumas dicas para que você consiga escolher o seu sistema. Afinal, depois de descobrir todas as vantagens, você deve estar querendo contratar um, não é mesmo?

Então, vamos lá:

  • Tire um tempo para pesquisar. Sabemos que a vida do empreendedor é corrida, mas você vai utilizar esse sistema para muitas atividades importantes e não poderá trocá-lo toda hora. Então, é melhor investir mais tempo em uma escolha certeira.
  • Conheça a empresa que faz o sistema. Pesquise há quanto tempo essa empresa está no mercado, em qual tipo de clientes ela foca, quais são seus outros produtos, etc. Também busque saber como é o suporte que ela oferece, caso você precise de ajuda. 
  • Pense no custo-benefício e não só no custo. Você talvez não consiga pagar o sistema mais avançado do mercado, mas também não pode contratar o mais barato se ele não tiver as funcionalidades que você precisa. Pense que o sistema PDV é um investimento —às vezes, é preciso investir um pouco mais para ter mais retorno.
  • Faça os treinamentos e treine a equipe. Os sistemas atuais são muito mais simples de utilizar, ainda mais agora que a maioria das pessoas já se habituou a usar computadores e smartphones. Ainda assim, é essencial investir em treinamento para aproveitar todas as funções do sistema que você está contratando.
  • Busque utilizar ao máximo as funcionalidades. Uma vez que você contratou o sistema, não deixe de passar uma compra ou registrar um produto. Isso pode dar algum trabalho na primeira vez que você está fazendo, mas vai economizar bastante tempo e esforço no longo prazo. Se o sistema foi contratado, é para ser utilizado!

Sendo assim, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre os sistemas PDV, frente de caixa e sistema para lojas e restaurantes com esse guia completo. Agora, se você quer saber como é um sistema desses na prática, convidamos você a conversar com um de nossos consultores —e conferir o sistema PDV ConnectPlug, sem compromisso.

 

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Sistema frente de caixa PDV ConnectPlug: 8 motivos para contratá-lo já

 

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