sistema para restaurantes

Um sistema para restaurantes é uma tecnologia que ajuda os empreendedores com as tarefas diárias essenciais à administração de qualquer empreendimento no setor de food service — não apenas restaurantes, mas também bares, lanchonetes, cafeterias, hamburguerias, etc. Os softwares podem incluir as mais variadas funções, mas uma coisa é fato: eles se tornam a sua principal ferramenta de trabalho e seu “braço direito” na condução dos negócios. Por isso, é muito importante escolher seu software para restaurantes com cuidado. 

Administrar um restaurante — ou qualquer outro negócio no setor de food service — é um desafio e tanto, com muitas obrigações diárias para cumprir. Você precisa atender bem a seus clientes, garantir que todos os pedidos sejam produzidos corretamente (e rapidamente), fazer o controle do estoque para que não faltem ingredientes, além de gerenciar o fluxo de caixa e as finanças do restaurante. Isso sem falar na parte fiscal e tributária do restaurante.

Afinal, não adianta oferecer bons produtos e um ótimo serviço, mantendo um fluxo de clientes satisfeitos, se as contas não fecham… 

São muitas obrigações que, na maioria dos casos, precisam ser cumpridas ao mesmo tempo — sem que você tenha “braços” para se dedicar totalmente a cada uma delas. É por isso que os empreendedores costumam buscar ferramentas que auxiliem nesses processos.

Você até pode administrar o seu restaurante com controles manuais, anotações em papel ou planilhas de gestão empresarial no Excel. Mas esses são meios bastante ineficientes de fazer essa gestão — e tudo que um empreendedor no ramo de food service precisa é de eficiência… Por isso que a maioria dos comerciantes, atualmente, contrata um sistema para restaurantes para ajudar na administração dos seus negócios. 

Além de ser um investimento que “se paga” por sua utilidade, os softwares para restaurantes se tornaram uma necessidade no cenário atual. 

Se você está pesquisando sobre o assunto, você talvez já tenha identificado essa necessidade no seu negócio, não é mesmo? Mas se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o sistema e quais são suas funções, nós vamos respondê-las ao longo desse artigo. 

 

Confira outros artigos para ajudar sua empresa a crescer no blog da ConnectPlug

sistema para restauranntes

 

O que é um sistema para restaurantes e quais são suas funções?

Um sistema para restaurantes (ou software para restaurantes) é um termo geral para os mais variados tipos de tecnologias que ajudam na administração de um negócio de food service — o que também inclui outros tipos de estabelecimentos como bares, lanchonetes, cervejarias, hamburguerias, cantinas, pizzarias, cafeterias, sorveterias, food trucks, dentre outros negócios que atendem a clientes que fazem pedidos. 

O sistema para restaurantes digitaliza tarefas comuns nesse tipo de negócio, como registro dos pedidos, fechamento de contas ou o controle de estoque. Assim, você não precisa manter registros manuais ou em planilhas de gestão empresarial no Excel — que são meios bastante ineficientes e propensos a falhas. Para algumas tarefas, como o fechamento de caixa, emissão de notas fiscais e controle de estoque, os sistemas simplificam ou automatizam as tarefas, de modo que o gestor economiza tempo no seu dia a dia. 

Dito isso, um sistema para restaurantes moderno — como o ConnectPlug — funciona não só em computadores, como também em celulares e tablets. Até porque são sistemas em nuvem, que você acessa com seu login e senha pela internet, sem instalar todos os arquivos no seu dispositivo. Isso é mais seguro e evita que você perca seus arquivos caso algum equipamento estrague, além de permitir que os gestores administrem o negócio à distância.

Esses sistemas também são chamados de ERP para restaurantes. ERP é a sigla em inglês para enterprises resources planning ou planejamento de recursos empresarias. Sendo assim, os sistemas ou softwares para restaurantes servem justamente a esse propósito: permitir que os empreendedores tenham controle dos recursos disponíveis para seu negócio e planejem a melhor forma de utilizá-los. 

Para isso, os ERPs costumam funcionar em módulos. Os módulos são como aplicativos, com diferentes funcionalidades que você utiliza conforme sua necessidade — fechar as vendas ou fazer controle de estoque, por exemplo. Mais do que isso: você pode contratar os módulos de acordo com suas possibilidades. Conforme sua empresa cresce, você pode contratar mais módulos e funcionalidades. 

Outro ponto importante é que todas essas funções são interligadas. Ou seja, as vendas são sincronizadas com o controle de estoque, o financeiro e outras funções. Então, por exemplo, se você vender um hambúrguer e o sistema do restaurante tiver a ficha técnica da receita, ele já vai descontar as quantidades dos ingredientes do estoque. Com isso, você não precisa fazer esse controle manualmente. 

Então, em resumo, um sistema para restaurantes é uma tecnologia que reúne e organiza as principais tarefas diárias essenciais à administração de um restaurante. Essas funcionalidades são organizadas em módulos, que podem ser usados e contratados conforme a necessidade, mas que também são interligados — permitindo que alguns processos sejam automatizados.

 

Os módulos e funções de um software para restaurantes

Como explicamos, os sistemas para restaurantes (ERP para restaurantes) são compostos por vários módulos, que compreendem as principais obrigações que um empreendedor precisa cumprir para administrar seu negócio diariamente. A seguir, nós apresentamos os módulos e funcionalidades mais importantes — e se quiser saber mais sobre cada um deles, você pode encontrar conteúdos específicos aqui no blog da ConnectPlug. 

 

sistema para restaurantes

Frente de Caixa (PDV)

A frente de caixa — também conhecida como PDV, sigla para ponto de venda — é a versão digital das antigas caixas registradoras. É com esse módulo que você registra os pedidos dos clientes e fecha as contas, para poder receber os pagamentos. 

Assim, você não precisa somar os valores manualmente, já que todos os preços dos produtos e pratos estão registrados ali no sistema. Isso traz mais praticidade e rapidez, evitando filas na hora de pagar a conta — o que se traduz na satisfação do cliente. 

A frente de caixa (PDV) também está diretamente ligada aos meios de pagamento, seja com a maquininha de cartão tradicional ou sistema TEF. Isso torna seus pagamentos mais seguros e o fechamento de caixa mais prático, pois você não precisa guardar os comprovantes de todas as maquininhas para somar no fim do expediente. 

 


sistema para restaurantes

Controle de mesas e comandas

Com o controle de mesas e comandas, você consegue gerenciar o salão do restaurante de forma bem mais eficiente — visualizando quais mesas estão ocupadas e qual é o consumo de cada uma. Inclusive, é possível dividir a conta por cada pessoa na mesa, simplificando essas divisões na hora do pagamento.

Com essa funcionalidade, você não precisa mais controlar as contas em papéis, fazer divisão no caixa ou entregar comandas para os clientes — coisas que, com frequência, dão problema. Mais uma vez, o resultado é mais eficiência para você e mais satisfação para o cliente.

 


sistema para restaurantes

Controle de estoque 

Como dissemos em outro trecho, os módulos do ERP para restaurantes são interligados e o controle de estoque é um bom exemplo disso. Ao configurar seu sistema, nós recomendamos que você crie as fichas técnicas dos pratos, com todos os ingredientes e suas quantidades. A partir disso, cada prato que os clientes pedirem será registrado automaticamente no estoque.

Ou seja, é uma obrigação a menos no seu dia. Além disso, esse processo automatizado é mais seguro e evita falhas comuns no controle de estoque. 

 


sistema para restaurantes

Módulo delivery com integração de apps

O que os donos de restaurante mais querem é vender, não é mesmo? Independente de ser no salão, balcão, telefone, mensagem, aplicativo de delivery… O que importa é que os pedidos se mantenham constantes. Com o sistema para restaurantes, você consegue registrar as vendas de todos os canais sem complicação. 

Além disso, com o módulo delivery, os pedidos caem direto no seu sistema — sem que você tenha que monitorar cada aplicativo e registrar os pedidos manualmente. Até porque um bom ERP para restaurantes, como o ConnectPlug, pode ser integrado ao iFood e outros aplicativos de delivery importantes. 

 

Outros módulos e funcionalidades 

Os módulos que descrevemos acima são os mais importantes — aqueles que você mais usará no cotidiano do restaurante, provavelmente. Mas eles não são os únicos: na verdade, um bom sistema para restaurantes possui dezenas de outras funcionalidades, como emissão de notas fiscais, conciliação bancária, autoatendimento e muitas outras. 

Para conhecer todas as funções do ERP para restaurantes da ConnectPlug, acesse nosso site

 

Como utilizar o sistema para restaurantes na prática?

Utilizar um sistema para restaurantes em nuvem, como o ConnectPlug, é bastante simples. Você acessa o sistema com seu login e senha, em qualquer dispositivo. Com alguns cliques, você acessa o módulo desejado, como frente de caixa ou estoque. Durante o expediente, é só abrir o caixa, manter o sistema aberto e atender aos clientes — visualizando os pedidos que chegam e fechando as contas, conforme a demanda. 

É claro que, para que esses processos funcionem adequadamente, você pode ter que instalar alguns equipamentos no seu restaurante — como computador, impressora fiscal, terminais de pagamento, leitores de código de barras, entre outros. O que precisa ser instalado depende do seu negócio e uma boa fornecedora de sistemas para restaurantes, como a ConnectPlug, vai oferecer todas as orientações necessárias para isso

A própria operação do sistema também depende do modelo de atendimento que você adota no seu restaurante, bar, lanchonete, etc. Você pode ter uma operação mais simples, com um totem de autoatendimento, por exemplo — os clientes fazem os próprios pedidos, pagam na maquininha e a equipe só precisa se preocupar em preparar e entregar. 

Supondo que você trabalhe com um modelo mais tradicional, com garçons em um salão, seus garçons podem registrar os pedidos em tablets ou smartphones, de modo que as informações são enviadas direto para a cozinha em monitores KDS (kitchen display system) e registradas na conta daquela mesa, por pessoa. Desse modo, os clientes são servidos com mais rapidez e é muito mais simples fechar a conta, na hora de pagar. Além disso, o controle de estoque já é sincronizado com os pedidos e os dados ficam salvos para você administrar suas vendas.

Tudo isso pode ser feito com alguns cliques na tela do sistema para restaurantes, de maneira muito simples. E caso você tenha dúvidas de como realizar essas tarefas na prática, você pode contar com o suporte e os treinamentos da equipe ConnectPlug. Do momento em que você contrata nosso sistema para restaurantes, você sempre pode contar conosco para ajudar a sua empresa a crescer. Para saber mais e contratar o sistema, acesse o site da ConnectPlug.

 

Confira também o nosso guia completo de gestão empresarial para Restaurantes:

sistema para restaurantes

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *