Um sistema para PDV permite ter um controle total sobre o caixa do estabelecimento, otimizando ainda mais o processo de venda do delivery, além de agilizar e organizar o dia a dia de e empreendedores e empresas.

 

O sistema PDV é o conjunto de soluções digitais e dispositivos que empresas usam para gerenciar os pagamentos. Ou seja, o software PDV nada mais é do que uma versão moderna e digital da antiga registradora de caixa. PDV significa Ponto de Venda e essa tecnologia é conhecida também como frente de caixa.

Numa sociedade cada vez mais digital é impensável usar tecnologias do século passado, por isso os sistemas PDV estão ganhando cada vez mais espaço. E não importa qual é o tamanho do seu negócio: esse tipo de software se adapta bem a uma pequena cafeteria ou uma grande loja de departamento. Como cada negócio tem suas próprias peculiaridades, os sistemas PDV podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada lojista.

O sistema PDV é formado basicamente por um software que registra as transações financeiras do seu caixa. Quando o cliente realiza o pagamento, todos os detalhes da transação são transmitidos ao sistema PDV e enviados para uma “retaguarda”, conhecido também como sistema de gestão ERP.

 

Principais componentes de um sistema PDV

 

Leitor de código de barras

Hoje existem aparelhos que conseguem “ler” além do código de barras, como por exemplo os QRcodes, uma ferramenta útil num setor cada vez mais digitalizado;

 

Maquininhas de cartão

Quem sabe o PIX leve num futuro próximo ao fim dos cartões; por enquanto, esse aparelho ainda é indispensável para pagamentos no débito e crédito;

 

Impressora

 A “impressora fiscal” é um equipamento essencial para a frente de caixa de muitas empresas, em compensação outras não a utilizam, devido à possibilidade do envio da nota fiscal por e-mail;

 

Balança

 Se você vende produtos por peso, a balança é indispensável para calcular quando cobrar; o sistema repassa o preço instantaneamente para o caixa.

 

 

Para que serve o sistema PDV?

 

A gente já viu por cima como funciona o sistema PDV. Agora vamos entrar um pouco mais em detalhes sobre algumas funcionalidades deste tipo de software. Ele é capaz de registrar os horários de abertura e fechamento do caixa, de modo que o empresário, mesmo não estando presente na loja, sabe se seu estabelecimento está cumprindo os horários corretos.

Além disso, a frente de caixa pode ser integrado a muitas outras ferramentas digitais como o sistema de gestão ERP,  software que permite que todos os processos administrativos de uma empresa ou loja sejam geridos numa única plataforma. Neste link explicamos em detalhes, 21 pontos importantes que só ele faz pelo seu negócio.

O sistema PDV da ConnectPlug é uma das soluções mais modernas, disponível hoje no mercado. O software utiliza o clouding ou tecnologia em nuvem, isto é, todas as informações do seu caixa não ficam armazenadas fisicamente no seu computador, mas podem ser acessadas a partir de qualquer lugar. Basta ter em mãos qualquer dispositivo com acesso à internet, seja smartphone, computador ou tablet. Isso não significa que o sistema PDV funcione apenas quando está conectado à internet. O funcionamento é garantido mesmo que a internet caia! 

 

Vantagens do sistema PDV

 

Como observamos acima, o sistema PDV é uma ferramenta cheia de recursos e que pode ser personalizada conforme as necessidades do empresário. Existem diversos pacotes que vão desde os componentes básicos às ferramentas mais avançadas. O empreendedor escolhe quais módulos contratar e integrar no seu sistema de gestão. Eis os principais benefícios do sistema PDV:

 

Controle total sobre o caixa

Essa tecnologia permite ao empresário ter um melhor controle sobre as operações de caixa. Por exemplo, você vai poder saber quais produtos você vendeu mais, as formas de pagamento mais utilizadas, horários de cada venda e muito mais.

 

Melhor planejamento e análise do negócio

Entre outras funções, o software PDV integrado a um sistema de gestão ERP, ajuda a monitorar o estoque, observar movimentos e tendências nos processos de vendas, e analisar os relatórios das transações, tudo de forma automatizada, facilitando previsões mais precisas sobre o futuro da empresa.

 

Aumenta a eficiência

Poder gerenciar todas as informações do seu caixa como NFs, pedidos, vendas e relatórios em uma única plataforma, significa economizar tempo e recursos humanos.

 

Melhora o contato com os clientes

O sistema PDV reúne também dados importantes sobre seus clientes como informações de contato e histórico de compras. Isso se torna muito útil para melhorar o relacionamento com seus clientes, já que você pode, por exemplo, oferecer promoções e fazer uma comunicação direcionada e mais assertiva.

 

Ideal para o delivery de bares e restaurantes

 

O sistema PDV é pensado especialmente para comerciantes, tornando-se cada vez maior o número de empresários que estão instalando essa tecnologia em seus estabelecimentos. Uma pesquisa da empresa alemã Statista calcula que o mercado global desse software vai valer 42,5 bilhões de dólares (R$ 234 bilhões) em 2027, montante três vezes maior que o atual. Conheça 8 motivos para contratá-lo!

Dentro desse universo, o software PDV se tornou particularmente útil para empresas que atuam na área de food service, ainda mais na pandemia que fez aumentar as vendas por delivery e os pagamentos digitais. O software pode ser integrado facilmente aos aplicativos de pedidos on-line, serviços de entrega e outros programas de benefícios e fidelidade. Além, como dito anteriormente, ao sistema de gestão ERP.

Eis de maneira bem simples como funciona essa integração: quando o cliente do restaurante faz o pedido – poder ser via aplicativo ou de forma presencial -, o sistema automaticamente dá baixa daquele item no estoque, comunica a transação ao financeiro, emite a nota fiscal e elabora o relatório, eliminando as tarefas manuais.

 

 

Ou seja, optando pela integração total, o empresário pode automatizar e digitalizar todos os processos de uma loja, desde o pagamento do cliente até a hora de acertar as contas com o fisco.

Além disso, o sistema PDV da ConnectPlug pode ser integrado a muitas ferramentas como cardápio digital e o totem de autoatendimento. O sistema de autoatendimento, além de ser uma tendência mundial, moderniza o seu PDV, reduz as filas, agiliza a entrada de pedidos e otimiza a preparação dos pratos.

E mais! O sistema PDV da ConnectPlug pode ser integrado aos aplicativos de delivery, inclusive aos apps próprios. Não entendeu? Vamos explicar para você.

 

Um pouco mais sobre:
Apps de Delivery próprio

Na pandemia o delivery tem se tornado a principal fonte de receita para bares e restaurantes. Isso impactou fortemente o setor que tem ficado “refém” dos principais aplicativos de entrega, conhecidos por cobrarem altas taxas pelo serviço, que podem chegar até 30% do valor do pedido. Não é pouca coisa.

Diante desse cenário, uma boa estratégia para lucrar mais é encontrar canais alternativos a essas plataformas. Não consegue imaginar seu negócio sem depender dos marketplaces? A solução é criar seu próprio aplicativo de delivery!

Não se assuste, isso é mais fácil do que parece. Aqui entra a Delivery Direto, empresa experiente que desenvolve aplicativos próprios para empresas que atuam na área de food service. A coisa legal de ter um app próprio é que você pode configurá-lo com a cara que você quiser e com os serviços que você precisa, além de ser uma ótima ferramenta para a fidelização de clientes.

Pode customizar logotipo, cores, exibir o cardápio do jeito que você preferir, configurar o preço dinâmico, criar promoções, ter um domínio próprio e muito mais! E claro, o app da Delivery Direto funciona nos sistemas iOS, Android, nas versões para desktop e mobile.

 

Vantagens de um app de delivery próprio

Não dependa apenas de marketplaces

É inegável que seu negócio hoje depende do marketplace e você precisa estar nele para poder vender sua comida. Abandonar as plataformas sem uma estratégia de saída não é uma opção, já que certamente você vai perder a maioria dos seus pedidos, pois seus clientes não vão te achar. Com um app próprio, você tem o canal direto e todos os dados do seu cliente na mão.

 

Organize seu serviço de delivery

Hoje além de depender dos pedidos via aplicativos, você ainda recebe pedidos via telefone, WhatsApp, redes sociais, mesa e balcão. Que tal centralizar seus pedidos em uma só plataforma e organizar sua operação? O app do Delivery Direto faz isso para você!

 

Aumente suas vendas e lucros

Não ter de pagar altas comissões às plataformas de delivery é o primeiro passo para aumentar seu lucro. Isso você só vai conseguir com um app próprio. O aplicativo Delivery Direto tem também recursos para aumentar as vendas como envio de notificações por celular, programa de fidelidade automático, campanhas de marketing automatizadas e inteligência artificial para recomendar produtos a seus clientes.

 

Fidelize o cliente

O app Delivery Direto tem muitas funcionalidades que simplificam a vida do cliente como o agendamento de pedidos e o acompanhamento em tempo real sobre o status e a entrega da comida, além de poder repetir o último pedido realizado. Uma ótima solução para fidelizar aqueles clientes que costumam pedir do seu estabelecimento, através de aplicativos de terceiros.

 

Integração: PDV ConnectPlug + App Delivery Direto

Agora que você viu como funcionam essas soluções, vem conhecer como as duas empresas trabalham em conjunto para oferecer o melhor serviço para o seu negócio.

O grande diferencial do sistema PDV da ConnectPlug é a possibilidade de integração total com o aplicativo da Delivery Direto. Ou seja, você pode ter um app próprio integrado a sua frente de caixa. Selecionamos abaixo, as 3 principais vantagens desta integração:

Agilidade: o cliente fez o pedido pelo app? A informação é repassada em tempo real ao sistema PDV que registra o pagamento, emite a nota fiscal, encaminha o pedido à cozinha, atualiza o estoque e o relatório financeiro do restaurante. De quebra, como o processo é automático, possíveis erros humanos são eliminados. 

Acompanhamento em tempo real: o dono do restaurante e o cliente podem acompanhar o status dos pedidos em tempo real. A comunicação entre o frente de caixa e a cozinha fica redonda, sem ruídos, ao mesmo tempo que o cliente sabe o tempo todo em que pé está o preparo do seu prato.

Controle financeiro: os processos automáticos reduzem enormemente desperdício e erros humanos desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente. O controle do fluxo de caixa fica totalmente sob controle graças à automação e a possibilidade de extrair relatórios detalhados sobre cada etapa do processo.

 

Solução completa para o seu Delivery!

 

Estruturar uma otimização em seu food service com softwares integrados, traz benefícios reais para que o seu modelo de negócio, potencializando e proporcionando muito mais agilidade e organização em diversos pontos, que são fundamentais para o crescimento da sua empresa.

Se você já utiliza as nossas soluções, ou já é cliente Delivery Direto , entre em contato para saber mais sobre essa integração. Caso tenha interesse, nossos especialistas estão sempre a disposição para tirar todas suas dúvidas. Basta clicar na imagem abaixo e solicitar uma ligação que nós ligamos para você 👇😉

 

 

 

Posts Recomendados

2 Comments


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *