Sistema ERP automatiza os processos internos de pequenos e grandes negócios.
Entenda porque essa ferramenta pode alavancar ainda mais a sua empresa.

 

Se você tem uma empresa ou uma loja, já deve ter ouvido falar em sistema ERP. Nos últimos anos, essa ferramenta digital tem se tornado uma peça-chave para gerir com eficiência pequenos e grandes negócios.

Para se ter uma ideia do sucesso dessa tecnologia, o mercado brasileiro de ERP cresceu 12% em 2023 em relação a 2022, atingindo um faturamento de R$ 10 bilhões, segundo estudo da IDC intitulado “Mercado brasileiro de ERP: tendências e oportunidades”, publicado em julho deste ano.

A maciça difusão desse sistema de gestão se explica graças aos benefícios que ele traz para as empresas: 95% dos empresários afirmam que melhoraram os processos administrativos, segundo o mesmo estudo.

Os três principais benefícios da ferramenta são a redução do tempo gasto para gerir os processos internos, o aumento da colaboração entre os setores da empresa e a centralização dos dados numa única plataforma.

 

Caso deseje ir direto ao assunto, basta clicar no índice abaixo:

 

 

O que é sistema ERP

sistema de gestão ERP

 

ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em bom português. Simplificando, o sistema ERP nada mais é do que um software que faz a integração dos processos administrativos de cada área e facilita a gestão da sua empresa.

Mesmo uma pequena loja gera um grande fluxo diário de informações e dados – nível do estoque, transações financeiras, emissão de notas, etc. Numa empresa que não utiliza o sistema ERP, cada setor armazena dados em suas respectivas planilhas ou ferramenta de gestão, o que pulveriza as informações e dificulta uma visão geral de funcionamento do negócio.

Agora, imagine um programa que centraliza todas essas informações numa única plataforma e, ainda por cima, com atualizações em tempo real. Sua gestão vai ganhar agilidade, rapidez e precisão. O que se reflete em inúmeros benefícios para você, tornando seu serviço melhor também para seus clientes. Vamos ver isso mais detalhadamente.

 

 

Para que serve um sistema ERP

Sistema de gestão ERP

Primeiro é preciso entender que o objetivo final do sistema ERP é tornar sua empresa mais eficiente e competitiva no mercado. A ferramenta tem inúmeros recursos que podem ser personalizados de acordo com suas necessidades.

Eis de forma didática como essa tecnologia funciona: quando um cliente compra um produto X da sua empresa, o sistema automaticamente dá baixa daquele item no estoque, comunica a transação ao financeiro, emite a nota fiscal e elabora o relatório, eliminando as tarefas manuais. Esse é só um exemplo das funcionalidades básicas do software, que tem muito mais recursos – veja 21 coisas que ele faz pelo seu negócio!

Se alimentado com as informações corretas esse software simplifica o fluxo de trabalho, a cooperação entre os departamentos, melhora a transparência e a comunicação, reduzindo ruídos e possíveis erros que derivam de tarefas humanas. Ou seja, seus recursos e sua rotina são otimizados – veja os cuidados na hora de inserir os dados.

 

 

Quais setores usam o sistema ERP

sistema de gestão ERP

 

À primeira vista, a ferramenta pode parecer útil apenas para grandes empresas com muitos funcionários, que lidam com um fluxo de trabalho intenso, uma quantidade maciça de dados e diversos departamentos. Mas, hoje existem no mercado soluções pensadas também para pequenos lojistas e empresários de todos os segmentos.

Por exemplo, o sistema ERP ajuda a gerir açougues, bares, cafeterias, distribuidoras de bebidas, food trucks, hamburguerias, lanchonetes, padaria, confeitarias, pizzarias, restaurantes e quiosques. E também lojas de roupa, de calçados e papelarias, entre outros negócios. O varejo no geral é o ambiente ideal para aplicar essa solução.

A possibilidade de aplicar a tecnologia a praticamente qualquer tipo de empresa se deve ao fato de esse sistema ser formado por módulos. Cada módulo representa um processo ou uma área da sua empresa, como atendimento ao cliente, controle financeiro, fluxo de caixa, estoque. O software de gestão integra cada um desses módulos numa única plataforma, o que dá ao empresário controle total sobre a administração do negócio.

A vantagem de ter um sistema em módulos é que ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa. Ou seja, o empresário ou lojista pode contratar e implementar apenas as ferramentas das quais vai precisar.

 

 

Sistema ERP no setor da alimentação

sistema de gestão ERP

 

Um dos setores onde essa tecnologia está se revelando particularmente benéfica para o sucesso do negócio é o da alimentação, que também está passando por uma revolução tecnológica. Restaurantes e bares dependem cada vez mais da tecnologia: basta pensar na integração com os aplicativos de delivery ou na popularização dos totens de autoatendimento.

Atualmente, gestão ineficiente, quebra de estoque, lentidão na operação e no atendimento são as principais causas que levam ao fechamento de 50% dos restaurantes nos dois primeiros anos de funcionamento, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Por isso o software de gestão ERP está se popularizando cada vez mais no setor do food service: graças a esse sistema, donos de bares e restaurantes conseguem minimizar os riscos relacionados a perdas no estoque e erros no serviço, além de tornar o atendimento mais eficiente. Isso ocorre porque o sistema fornece em tempo real informações sobre recepção e acomodação do cliente, status dos pedidos, preparação da comida, serviço, delivery e pagamentos, entre outras vantagens.

 

sistema de gestão ERP

 

Mais um exemplo para entender de que forma a tecnologia contribui para velocidade e precisão do negócio: toda vez que uma venda é realizada, o software atualiza automaticamente a quantidade de estoque do estabelecimento, informando os insumos que precisam de reposição. Mais uma vez evitando que a tarefa seja feita manualmente. Uma integração total entre os departamentos auxilia na otimização da empresa!

Para analisar o andamento dos processos administrativos e do negócio como um todo, a ferramenta disponibiliza também gráficos e relatórios completos, de fácil entendimento e personalizáveis, que ajudam na tomada de decisões. E, se seu negócio funciona de maneira redonda, seu serviço e atendimento ao público também vão se beneficiar.

O software de gestão ERP tem um leque muito amplo de recursos e, no caso de um empreendimento gastronômico, ele conta, por exemplo, com integração ao totem de autoatendimento e à comanda digital, soluções que diminuem filas, agilizam pedidos, enxugam custos com funcionários e tornam seu atendimento 100% digital.

 

Vantagens do sistema ERP

 

Redução de custos

redução de custos ERP

É uma das principais vantagens de um software de gestão ERP, já que a plataforma integra os sistemas dos diferentes setores da empresa. Com uma única solução, as despesas de suporte e manutenção também são unificadas, o que reduz custos e melhora a eficiência.

O treinamento da equipe é facilitado, já que os colaboradores devem aprender a usar um programa só, ao invés de vários. Sem contar que ter acesso a relatórios detalhados de todas as etapas do seu negócio ajuda a identificar despesas desnecessárias e otimizar os recursos.

 

 

 

Flexibilidade

flexibilidade ERP

 

Você escolhe quais módulos usar. A possibilidade de adquirir apenas os componentes necessários, de acordo com o tamanho da empresa, torna a ferramenta acessível também aos pequenos negócios.

 

 

Eficiência e produtividade

eficiência e produtividade ERP

Após integrar os processos numa única plataforma, as tarefas manuais são praticamente eliminadas, já que os setores da empresa conversam entre si de forma automatizada. Isso reduz ruídos de comunicação entre as áreas e potenciais falhas humanas.

A economia de tempo e redução de erros, resultam também em aumento da produtividade. Ter um sistema que executa tarefas repetitivas abre espaço para que os colaboradores dediquem mais tempos e esforços às atividades mais sensíveis, as quais demandam mais atenção. Deixe que o software faça as tarefas mais chatas por você!

 

 

Segurança de dados

dados ERP

 

O compartilhamento de dados é o coração do sistema ERP. Portanto, a segurança dessas informações é um dos principais ativos da tecnologia que pode ser configuradas de modo que os colaboradores possam ter acesso apenas aos dados úteis para executar suas tarefas, enquanto os administradores têm um olhar global sobre a empresa.

Além disso, um software ERP que armazena dados na nuvem é protegido por sistemas altamente eficientes de segurança cibernética. Você também não precisa se preocupar em fazer backup dos dados, o sistema faz isso por você!

 

 

Acessibilidade

acessibilidade ERP

Alguns softwares de gestão ERP podem ser acessados remotamente e em qualquer dispositivo, seja computador, notebook ou smartphone. Isso dá ao empresário a possibilidade de acompanhar o desempenho do negócio em qualquer lugar e em tempo real.

 

Relatórios personalizados

relatorios ERP

Relatórios e gráficos sobre o desempenho de cada área podem ser extraídos com facilidade e o usuário tem um amplo leque de ferramentas para personalizar a exibição dos resultados. Além de aumentar a produtividade, a análise dos relatórios auxilia na tomada de decisões e no planejamento.

 

 

Atendimento

atendimento ERP

Os clientes também vão se beneficiar do sistema de gestão ERP, mesmo sem saber disso. Quando as informações são centralizadas e as tarefas automatizadas, você tem mais tempo para se dedicar a construir e manter o relacionamento com seus clientes.

 

Controle financeiro

financeiro ERP

 

Ter o setor financeiro totalmente sob controle é essencial para uma boa gestão empresarial. O sistema permite a emissão de notas fiscais, conciliação bancária, contas a pagar/receber, integração com seu contador, gestão dos contratos de cartões e controle de seus recebíveis futuros de maneira agrupada.

 

Suporte

suporte ERP

Não basta implementar o sistema ERP e esquecer da manutenção. As empresas geralmente oferecem suporte ao produto, mas procure empresas que oferecem suporte 7 dias por semana para solucionar eventuais problemas e fazer os ajustes necessários para o bom funcionamento.

 

 

5 mitos sobre o sistema ERP

Sempre que surge uma nova tecnologia, questionamentos e ceticismo brotam naturalmente. E, muitas vezes, eles vêm acompanhados de mitos. Com o sistema ERP não é diferente. Então, vamos desmitificar cada um deles:

 

  • Mito 1: É muito caro
    Hoje existem no mercado planos mensais ou anuais com a possibilidade de contratar apenas os módulos e as ferramentas úteis para a sua empresa, o que torna o sistema ERP acessível do ponto de vista financeiro a negócios de qualquer tamanho.
  • Mito 2: Serve somente para as grandes empresas
    Se no passado, o software de gestão ERP era usado principalmente pelas grandes empresas, atualmente a ferramenta atende também pequenos negócios graças à possibilidade de customização. Você pode escolher qual pacote contratar e quais módulos utilizar.
  • Mito 3: Beneficia apenas gerentes e empresários
    À primeira vista isso pode parecer verdade, já que o sistema ajuda na tomada de decisões. Mas os benefícios podem se ramificar para o negócio inteiro melhorando as operações e o desempenho dos colaboradores em todos os níveis.
    A integração permite compartilhar informações de forma ágil e simples, o que melhora a comunicação entre setores, o planejamento e evita a repetição de tarefas como um todo.
  • Mito 4: Implementar o sistema ERP é demorado
    Isso era verdade no passado quando os sistemas eram construídos do zero. Hoje o cenário é completamente mudado e a implementação do software ocorre de maneira muito mais rápida e é executada por profissionais treinados.
  • Mito 5: É difícil de usar
    Aprender a usar um software de gestão ERP não é mais complicado do que usar qualquer outra ferramenta de gestão empresarial. As empresas que hoje vendem esse serviço têm uma equipe preparada para treinar você e seus colaboradores a utilizar todas as funcionalidades, e contam com suporte técnico disponível todos os dias.

 

 

Conheça na prática um sistema ERP

 

A ConnectPlug possui uma solução completa em software de gestão ERP, desenvolvida para a área de food service e lojas do varejo em geral. Atualmente, milhares de empreendedores em todo o Brasil utilizam e fazem parte deste grande ecossistema, que disponibiliza ferramentas desenvolvidas com tecnologia de ponta para auxiliar e potencializar ainda mais o dia a dia de empresas.

Você também pode testar o nosso sistema, direto do seu navegador, nem a necessidade de instalar nada, e o melhor, de forma totalmente gratuita durante 15 dias! Possibilitando que você conheça e entenda melhor como funciona um ERP, analisando a melhor forma de adaptar uma ferramenta como esta no seu negócio.

 

Veja também sobre ERP:

 

Não perca tempo, clique na imagem abaixo e comece o seu teste grátis agora mesmo:

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *