O cadastro de clientes é uma prática indispensável para lojas, restaurantes e outros tipos de comércios. Ela é relativamente simples de realizar e pode ajudar bastante na personalização do atendimento, fidelização de clientes e em decisões estratégicas. Entenda tudo sobre esse assunto no artigo a seguir.

 

Cadastro de clientes: o que é, como fazer e sua importância

Quantos clientes visitaram sua loja ou restaurante hoje? Você se lembra do nome de todos eles e do que eles consumiram? Você consegue notar se seu estabelecimento tem clientes frequentes, que fazem sempre os mesmos pedidos?

Essas perguntas estão relacionadas a uma atividade relativamente simples, porém muito importante — e que muitos empreendedores não realizam. Estamos falando do cadastro de clientes. O nome é muito sugestivo: ele consiste em coletar e armazenar informações das pessoas que frequentam seu estabelecimento comercial, de modo que você consiga saber quem elas são, entrar em contato com elas e extrair dados sobre o consumo. 

O cadastro de clientes é importante para empresas de qualquer segmento, mas é ainda mais útil para os negócios que atendem diretamente ao público — como as lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A partir desse cadastro, você pode implementar diversas estratégias para fidelizar clientes e aumentar suas vendas.

É possível cadastrar clientes de diversas maneiras e registrando informações diferentes, dependendo do seu segmento. Pensando no contexto das lojas e restaurantes, é possível iniciar um cadastro com informações básicas, como:

  • Nome completo
  • Telefone (WhatsApp)
  • Data de Nascimento
  • Endereço
  • E-mail
  • Data do cadastro

A seguir, nós explicamos como você pode obter e organizar essas informações, bem como o que fazer com elas para alavancar seu negócio.

Confira outros artigos sobre gestão para pequenas e médias empresas

Como fazer um cadastro de clientes e organizar os dados?

Na introdução, nós dissemos que o cadastro de clientes é algo relativamente simples. E é, se você tiver as ferramentas certas para isso. Vamos explicar.

Uma forma “tradicional” de fazer cadastro de clientes é simplesmente pedir para que eles falem seus dados, na hora de pagar a conta, por exemplo. As informações são registradas manualmente em documentos ou planilhas. 

A questão é que, atualmente, existem formas muito mais simples de obter e organizar os dados dos clientes — contando com um sistema de gestão ERP. Essa é uma opção muito interessante, especialmente para bares e restaurantes, que podem obter informações sem incomodá-los com perguntas adicionais. 

Pense no caso dos clientes do seu serviço de delivery. Você realmente precisa de todos os dados básicos do cliente — como nome, telefone e endereço — para fazer a entrega, não é mesmo? Então, as pessoas já estão acostumadas a fornecer essas informações ao fazer um pedido por telefone ou WhatsApp. Você só precisa armazená-las corretamente.

Aliás, se você aceitar pedidos por aplicativos — e tiver um sistema de gestão ERP integrado aos apps de entrega — pode extrair esses dados do próprio cadastro do cliente. 

Nos atendimentos via balcão, você pode aproveitar o sistema de mesas e comandas para o cadastro de clientes. Afinal, é comum pedir informações como nome e telefone para abrir uma comanda. Nas próximas vezes que o cliente comparecer ao restaurante, seu sistema ERP já vai resgatar o cadastro.

Por fim, obter os dados dos clientes pode ser um pouco mais difícil para lojas ou bares e restaurantes que não trabalham com mesas/comandas. Mas você pode apenas perguntar se a pessoa já tem cadastro no estabelecimento e, se não tiver, perguntar os dados básicos. 

Quanto mais simples for o cadastro, melhor. Os dados que listamos acima são suficientes.

 

Organizando os dados do cadastro de clientes

Como dissemos, a maneira mais eficiente de organizar seu cadastro de clientes é por um sistema de gestão ERP. Isso porque é mais seguro, mantém as informações centralizadas e é mais simples de atualizar. Esse último é o ponto mais importante.

Por mais útil que seja saber o nome ou o endereço do cliente, o que mais interessa saber é o que ele está comprando no seu comércio. É nesse sentido que o sistema de gestão ERP mais ajuda no seu cadastro de clientes.

É importante que, toda vez que ele visitar o restaurante ou for à sua loja, você resgate esse cadastro e registre as vendas para esse cliente. Com isso, ao longo do tempo, você terá um painel completo das preferências e hábitos de compra de quem frequenta seu comércio.

Também vale citar que o sistema de gestão ERP integra todas as áreas do negócio. Então, o cadastro de clientes armazena todos os pedidos, mas também os integra com a cozinha, o financeiro, estoque e facilita a administração do estabelecimento como um todo. 

 

Cadastro

 

Por que manter um cadastro de clientes atualizado?

A partir das explicações que apresentamos até aqui, você talvez esteja se perguntando por que manter esse cadastro — e como utilizá-lo nos negócios. A seguir, nós damos algumas sugestões de como você pode aproveitar seu cadastro de clientes.   

 

1. Personalizar o atendimento e fidelizar clientes

Todo cliente gosta de se sentir especial, como naquele estabelecimento familiar do bairro, que frequentamos há anos e os atendentes já sabem o que queremos sem nem mesmo a gente pedir. O cadastro de clientes permite fazer isso em grande escala. 

Dando um exemplo bem simples, se você tem um restaurante, pode sugerir os pratos que os clientes pediram da última vez — quase como dizendo que você se lembra deles. Ou, se um cliente sempre pede carne bem passada, surpreendê-lo com o prato no ponto que ele gosta. Afinal, essa informação já está no seu cadastro, então para que perguntar toda vez?

Isso também inclui detalhes em pedidos para delivery, como os clientes que pedem para tirar a cebola ou pedem adicional de borda recheada. Sugerir essas alterações durante um atendimento demonstra que você se importa com as preferências do cliente. 

Conforme você atende bem a esse cliente repetidas vezes, é muito mais provável que você consiga fidelizá-lo. E ter clientes fiéis é muito positivo para a sustentação dos negócios no longo prazo.

 

2. Segmentar promoções e campanhas de marketing

A não ser que você tenha um negócio muito grande, com fluxo constante de clientes, pode ser simples identificar alguns perfis de clientes: famílias, casais, grupos de amigos… Além disso, reconhecer por nome e rosto aqueles que mais visitam sua loja. Porém, assim como no exemplo anterior, o cadastro de clientes simplifica esse processo.

Analisando os dados do cadastro, você pode identificar grupos de clientes e criar diversas promoções, visando aumentar o faturamento em cada um: combos de hambúrguer para as famílias, desconto no chopp para grupos de amigos, pratos em dobro para casais… Tudo depende do que seus dados mostram e da sua criatividade.

Além disso, você pode desenvolver programas de fidelidade para clientes frequentes, com descontos exclusivos, acesso antecipado a novos produtos e outras iniciativas.

 

3. Fazer pesquisas e receber feedbacks de clientes fiéis

A partir do momento que você consegue segmentar seus clientes em grupos e identificar quais são os mais fiéis, você pode implementar outras estratégias para conhecê-los ainda mais. Inclusive, você pode entrar em contato com os frequentadores mais assíduos do seu estabelecimento e fazer pesquisas de satisfação para melhorar o serviço. 

Outro exemplo: se você identificou que as mulheres de meia-idade têm um ticket médio mais alto na sua loja, mas não sabe o que fazer para atrair mais clientes com esse perfil, que tal enviar uma pesquisa rápida por WhatsApp para saber mais sobre essas clientes?

Com o cadastro de clientes via sistema ERP você tem todos os dados para isso!

 

4. Análise de dados e decisões estratégicas

É importante armazenar os dados dos clientes e cruzá-los com as informações de vendas para identificar padrões e, assim, tomar decisões estratégicas.

Por exemplo: você talvez observe que o movimento no seu bar diminuiu bastante no meio da semana — um período que costumava ser de alto faturamento. Você pode cruzar esses dados com o cadastro de clientes e descobrir que, nesses dias, o bar era mais frequentado por jovens estudantes. A partir disso, você pode criar hipóteses para tentar entender o que aconteceu e desenvolver planos de ação para recuperar o movimento — seja com esse ou com outros públicos.

Esse ponto é bem importante: de pouco adianta fazer um cadastro de clientes se você não utilizar essas informações em prol do crescimento do seu negócio. 

Em última instância, observando todas as dicas que demos até aqui, o cadastro de clientes é uma ferramenta que pode ajudar muito a aumentar suas vendas. É claro que, como nós mencionamos várias ao longo do artigo, é importante manter um registro organizado dos dados — e, para isso, a melhor ferramenta é o sistema de gestão ERP.

Se você quer saber mais sobre esse tipo de sistema, sugerimos que leia outros artigos aqui no blog da ConnectPlug e entre em contato para pedir uma demonstração do sistema sem compromisso. Você pode testar o ERP ConnectPlug gratuitamente!

Veja também o nosso guia completo de como atender bem clientes: 16 maneiras de ir além do “volte sempre”:

Veja também nosso guia completo de gestão ERP:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *