Buscar maneiras como melhorar o atendimento de um restaurante envolve torná-lo mais eficiente. O segredo é treinar equipe e tornar seu trabalho mais fácil.
Como melhorar o atendimento de um restaurante? Contratando mais garçons? Refazendo toda a decoração? Pedindo ao time de cozinha que renove o cardápio?
Não! O segredo é estar atento às boas práticas de gestão de restaurantes. Quando elas são bem aplicadas, a qualidade do atendimento tende a subir. Simples assim!
Não sabe por onde começar? Separamos 8 dicas fundamentais para um ter um atendimento tão bom que os seus clientes farão propaganda de você! Confira:
Clique para ir direto ao assunto que te interessa:
- Tenha um sistema para restaurante
- Não descuide do estoque do seu restaurante
- Invista em treinamentos para a equipe do restaurante
- Mantenha vários canais de comunicação com o cliente
- Ofereça uma experiência única
- Dê pequenas mostras de gratidão à clientela
- Saiba lidar bem com as críticas
- Preze pela eficiência no atendimento
- Conclusão
1. Tenha um sistema para restaurante
A automação tem um grande potencial para melhorar o atendimento de um restaurante. Quando você tem um sistema, garçons e equipes de cozinha precisam apenas lançar as informações. O software se ocupa de toda a transmissão e processamento.
Graças a isso, a primeira vantagem da informatização é a diminuição dos ruídos de comunicação entre os membros da equipe. Consequentemente, as chances de que um pedido errado chegue à mesa é muito menor.
Um sistema para restaurante também gera uma preciosa economia de tempo: com ele, os garçons podem fazer os atendimentos com um celular ou tablet enviá-los direto à cozinha. Assim, sua equipe fica livre para dar atenção personalizada aos clientes.
2. Não descuide do estoque de seu restaurante
O estoque de restaurante é o coração desse negócio. Ele afeta muitas coisas, entre elas, o atendimento ao cliente.
Por quê? Simples: quando você vai ao restaurante e pede um prato, espera que ele esteja disponível. Como você se sente quando o que você escolheu está em falta? Provavelmente, frustrado, não é?
Você não é o único. Itens que constam no cardápio, mas estão indisponíveis, desgastam a imagem do estabelecimento perante o consumidor. Dependendo do caso, pode ser que você perca definitivamente o cliente.
Portanto, não descuide do estoque! Se, por ventura, algo estiver em falta, oriente os garçons a informar os clientes logo no primeiro contato. Assim, eles não criam expectativas ao ver o cardápio.
3. Invista em treinamentos para a equipe do restaurante
Há quem pense que trabalhar com atendimento ao cliente no restaurante é apenas um bico. Só os profissionais qualificados sabem como servir bem é uma arte! Todos os detalhes contam, desde o modo de se dirigir ao cliente até a forma de segurar a bandeja.
Portanto, ao contratar, prefira os candidatos que são qualificados na área. Também vale a pena oferecer atualizações constantes, de modo a reciclar a equipe e garantir um alto padrão de atendimento.
4. Mantenha vários canais de comunicação com o cliente
É natural que os clientes tenham perguntas antes de visitar o seu estabelecimento. A chave para melhorar o atendimento e se destacar perante a concorrência é manter canais de comunicação abertos para que o público tire dúvidas.
As redes sociais mais populares, como Facebook e Instagram, dão conta do recado perfeitamente. O WhatsApp também é seu braço direito para fazer os clientes se sentirem bem vindos antes mesmo de te visitarem pela primeira vez.
É muito importante que o tom das respostas seja homogêneo. Portanto, o ideal é que só uma pessoa se ocupe de responder as perguntas do público.
5. Ofereça uma experiência única
Se as pessoas frequentassem restaurantes só pela comida, eles iriam a falência!
Por mais que haja estabelecimentos cujo foco é oferecer boa comida por um preço competitivo, o ideal é que todos se esforcem para oferecer uma experiência diferente. Um restaurante de Londres, por exemplo, resolveu inovar a trocou as bandejas dos garçons por drones. Sim, eles controlam as pequenas máquinas voadoras, que entregam a comida direto na mesa dos clientes!
Mas você não precisa ir assim tão longe: ocasiões temáticas, música ao vivo e eventos culturais também são boas maneiras de proporcionar uma experiência diferenciada.
6. Dê pequenas mostras de gratidão à clientela
A frase “volte sempre!” não é dita com tanta frequência à toa. Por mais consolidado que o seu negócio esteja, mostrar-se grato pela escolha do cliente é sempre uma maneira de melhorar o atendimento de um restaurante. Isso apela para o lado emocional do público, encorajando-o a voltar mais vezes.
Pequenos brindes, como as clássicas balas ao pagar a conta, também são toques especiais que demonstram apreço pelo cliente. Acredite, ele vai notar a diferença!
7. Saiba lidar bem com as críticas
É impossível agradar a todos. Além disso, todos cometem erros. Sua equipe, por mais qualificada que seja, se enquadra nisso.
Ou seja: cedo ou tarde, você terá que lidar com críticas dos clientes.
Por mais difícil que seja de engolir, a máxima “o cliente sempre tem razão” é válida. Mas isso não significa tolerar qualquer coisa: significa que, por mais que a crítica seja infundada ou injusta, você deve tratá-lo bem. Do contrário, você pode esperar por muita propaganda negativa, além da perda definitiva do freguês.
Treine todos os funcionários para lidar com essas situações, preferencialmente sem a ajuda da gerência: delegar a responsabilidade com a queixa nunca é bom, a menos que o próprio cliente peça para falar com o proprietário ou o gestor.
8. Preze pela eficiência no atendimento
Todos os clientes buscam algo em comum no atendimento: agilidade. Deste modo, não permita que eles se sintam esquecidos! Assim que se acomodarem, o garçom responsável deve se apresentar, entregar os cardápios e dar as sugestões da casa.
Na cozinha, a eficiência é garantida pela existência de fichas técnicas claras e acessíveis a todos os colaboradores, bem como uma equipe com a quantidade certa de pessoas.
Na hora de pagar a conta, ela deve chegar às mãos do cliente em poucos minutos. Um sistema também ajuda nisso: basta um clique para encerrar a comanda e entregá-la ao cliente.
Conclusão: se perguntar como melhorar o atendimento de um restaurante é o mesmo que se perguntar como deixá-lo mais eficiente!
O bom atendimento ao cliente é uma consequência direta da eficiência no estabelecimento. Aplique boas práticas da gestão de restaurantes e veja a satisfação com o atendimento subir! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br 😉
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4 Comments
otimo , artigo .
Obrigada! Continue nos acompanhando para mais conteúdo de qualidade!
Parabéns pelo artigo!
Olá, Márcia!
Muito obrigado! Continue nos acompanhando para muito mais conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo e gestão!