A tecnologia vem desempenhando um papel fundamental dentro da sociedade, assim como no aspecto comercial, empresarial e industrial, tanto que a implementação de um sistema ERP ajuda a obter vantagens sobre os concorrentes, além de resumir dados importantes da empresa para estratégias de marketing.

Para atender a satisfação dos clientes, muitas empresas percebem a necessidade de acompanhar as constantes mudanças.

Dessa maneira, sua empresa pode aumentar, de forma significativa, a criatividade, a produtividade e a eficiência nos negócios, tudo porque se amplia a capacidade em tomar decisões de forma mais rápida e com maior flexibilidade, inclusive no setor de marketing e vendas.

 

Definição para um sistema ERP

O sistema ERP(Enterprise Resource Planning), ou planejamento de recursos integrados, pode ser definido como a centralização de todas as operações de negócios essenciais para a administração de uma organização, incluindo?

  • Cadeia de suprimentos;
  • Finanças;
  • Manufatura;
  • Recursos Humanos.

Por todo o potencial que o ERP apresenta, é possível gerenciar, de maneira eficaz, cada um desses processos a partir de um sistema integrado no nível fundamental. 

Usuários também se referem ao ERP como um sistema de manutenção de registros de uma organização. 

 

ERP para métricas de marketing e vendas

O setor de marketing deve ser encarado como investimento de longo prazo e, como tal, é preciso desenvolver um planejamento que leva em consideração os objetivos de negócios da sua empresa e o orçamento disponível. 

Dois pontos cruciais se destacam, sendo a análise de resultados e a tomada de medidas apropriadas conforme a necessidade e demanda de um planejamento de marketing

A união de todos os dados em um sistema ERP permite a produção de relatórios e, assim, os profissionais responsáveis podem acompanhar os registros de atividades diárias, sendo que podem ser empregados nas iniciativas de marketing e nos KPIs de vendas. 

Outros departamentos podem usar os KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho, para complementar relatórios e melhorar a eficiência conforme a indicação da gestão vigente.

 

Personalização na gestão de negócios

A implementação de um sistema ERP personalizado, respeitando as características da sua empresa, pode ajudar na gestão dos negócios, seja um empreendimento de pequeno, médio ou grande porte. 

Isso significa que há potencial para melhorar a estratégia de marketing empresarial, assim como a produtividade em geral. 

Os sistemas ERP automatizam processos de fluxo de trabalho, refletindo na gestão de procedimentos back-end, incluindo setores financeiros, cadeia de suprimentos, e gerenciamento de projetos. 

Tudo isso eleva a eficiência em tarefas diárias de marketing.

Ao mesmo tempo, é possível observar a redução de despesas operacionais, assim como a eliminação de desperdício de tempo, pois facilita a formalização de um planejamento estratégico para alcançar metas e objetivos voltados para o marketing digital

 

Benefícios da implementação do ERP

A implantação do sistema ERP pode oferecer diversos benefícios à sua empresa.

 

ERP na estratégia de Marketing

 

Integração de dados

O uso de um banco de dados centralizado ajuda a consolidar todas as informações da empresa em um só lugar. 

Isso evita a sensação de departamentos isolados, tornando a distribuição de dados mais rápida. Outro fator perceptível é quanto a precisão, levando a relatórios mais confiáveis para que o setor administrativo possa utilizar na condução da empresa. 

 

Acessibilidade em nuvem

O sistema ERP pode ser acessado de maneira remota, o que possibilita a realização de negócios de qualquer lugar do mundo. 

Seja acessando os dados da empresa durante uma viagem corporativa, ou vinculando funcionários ao redor do mundo, o sistema ERP garante que as equipes de trabalho possam acessar o banco de dados por meio de login e senha a qualquer momento. 

 

Automação de processos

Um sistema ERP agiliza diferentes processos, como contagem de estoque ou entrada de dados, por meio da automação, processando várias transações em um mesmo momento. 

Sendo assim, funcionários podem se concentrar em áreas específicas que geram lucro para os negócios, como atendimento ao cliente e análise de dados. 

 

Fácil escalabilidade

A expansão de uma empresa pode ocorrer ao longo do tempo e, por isso, é importante ter um sistema ERP que possa aumentar ou diminuir, de acordo com o que a organização, como um todo, precisa. 

Diferentes sistemas ERP oferecem serviços que são divididos por módulos, podendo acomodar mudanças necessárias, como usuários extras, ou então funcionalidades exigidas pela prosperidade dos negócios. 

 

Conclusão

Na concepção inicial de um sistema ERP, o objetivo era centrado para ambientes de fabricação e distribuição em larga escala. 

Conforme o mercado global se expande e evolui, as soluções ERP estão sendo empregadas por uma variedade maior de segmentos produtivos, como finanças e varejo, assim como para o marketing. 

Os sistemas ERP tendem a se tornar cada vez mais integrados, com o objetivo de dar suporte a operações locais e globais, se tornando mais personalizadas e atendendo às necessidades exclusivas de setores específicos.

 

Veja também nosso guia completo de gestão ERP:

Veja também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 

 

 

 

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