Quando falamos sobre marketing para restaurante, nos referimos a ações de divulgação e conquista de clientes realizadas no ambiente digital, em sites, redes sociais e até mesmo no ambiente presencial dos restaurantes. 

Existem restaurantes de pequeno, médio e grande porte e a boa notícia é que todos eles podem se beneficiar das ações de marketing. Tudo isso, de forma planejada e organizada, para atingir resultados positivos. 

Diante disso, neste artigo falaremos sobre estratégias de marketing para restaurantes, levantando os principais pontos de foco e ação para alavancar esses negócios. Confira os detalhes no decorrer do artigo. 


Os benefícios de investir no marketing para o seu restaurante 

Antes de conhecer algumas dicas de marketing para sua empresa, é fundamental conhecer os benefícios em realizar o investimento nesse tipo de ação.

Dentre eles, podemos destacar: 

  • Promove a visibilidade do negócio;
  • Atrai novos clientes;
  • Promove a fidelização do usuário;
  • Contribui para a divulgação da marca e dos serviços;
  • Agrega credibilidade às ações realizadas;
  • Traz diferencial em relação à concorrência;
  • Permite que os clientes conheçam o seu negócio. 

Diante disso, vale a pena investir em marketing digital para o seu restaurante, assim como em outros segmentos, como empresas que comercializam adjuvantes agrícolas


11 dicas de marketing para  restaurantes

Agora que você já conhece os benefícios de investir no marketing em seu restaurante, vamos conhecer 11 dicas essenciais para aplicação dessas estratégias em seu negócio. 


Planeje as ações de marketing

O primeiro passo é realizar um planejamento assertivo sobre as ações de marketing em sua empresa. 

Esse planejamento envolve, inclusive, a definição de objetivos e metas que se pretende alcançar. 

O planejamento também é importante para ter um melhor controle das ações a serem realizadas e quais já estão em desenvolvimento. Isso deve ser feito com o objetivo de identificar os resultados e realizar melhorias nas estratégias de forma mais específica. 

Esse planejamento também envolve o estabelecimento de um plano de marketing para os restaurantes, determinando as atribuições da equipe e os prazos de realização das atividades.

Além disso, na definição dos objetivos, é importante mostrar questões relacionadas à identidade visual, investir em links patrocinados, padronizar uniforme e atendimento, investir em conteúdos para redes sociais, dentre outros. 


Desenvolva um site com qualidade 

É muito importante que seu restaurante tenha um site ou um blog para divulgar seu conteúdo, além de permitir que os clientes consigam fazer reservas e realizar compras nesse ambiente. 

Muitos clientes, quando desejam saber mais sobre um tipo de serviço ou verificar os diferenciais para compra de um produto, pesquisam no Google ou em outra ferramenta de busca. 

Nesse sentido, da mesma forma que o um internauta pode pesquisar sobre sintomas de gripe, qual o custo-benefício de uma lona tensionada preço ou mesmo sobre qual a melhor forma de declarar o imposto de renda, ele pode pesquisar sobre “restaurantes para realizar aniversário” ou “hamburgueria vegana”, podendo chegar ao seu negócio.

Para que isso seja feito de forma qualificada, é muito importante saber o que você oferece de valor em seu restaurante, seus diferenciais, ou mesmo as palavras que os clientes mais usam para encontrar um bom restaurante, possibilitando que você esteja nessa lista.

Diante disso, é essencial que seu restaurante tenha um site para estar no ambiente virtual durante as pesquisas, fazendo com que você seja “encontrado” por potenciais clientes que buscam, por exemplo, por “restaurantes saudáveis perto de mim”.

Se isso não for feito, sua empresa perde a chance de conseguir novos clientes e de expandir a marca. 

Além disso, a presença em um site permite que a empresa reforce a autoridade da marca, o conhecimento, os diferenciais e disponibilize informações importantes sobre os serviços, horário de funcionamento e como o paciente pode chegar ao espaço, o que é essencial para trazer um diferencial diante da concorrência. 


Invista em marketing de conteúdo 

Se sua empresa terá um site, blog, redes sociais ou investirá também em email marketing, é essencial que as produções sejam feitas a partir do marketing de conteúdo. 

Esse tipo de marketing é direcionado para uma produção de material que não seja somente focado na venda, mas que compreenda as jornadas de compra do consumidor e agregue valor na experiência junto a marca.

Diante disso, é possível produzir materiais como textos, vídeos, e-books, assim como postagens nas redes sociais falando mais sobre os pratos, eventos ou mesmo trazendo curiosidades sobre a rotina no restaurante, humanizando a marca. 

Tudo isso deve ser feito levando em conta as diferentes etapas da jornada de compra do consumidor e produzindo um material relevante, informativo e que traga soluções aos problemas dos clientes. 

Ao atrair o cliente, é possível gerar valor para o seu site, assim como nutrir os clientes em potencial e conquistar novas pessoas para o seu restaurante. 


Insira o cardápio em seu site

É muito importante inserir o cardápio no seu site, pois isso agrega diversas vantagens para sua empresa! 

A primeira delas é fazer com que o cliente conheça os pratos oferecidos e fique mais tempo no site. Isso contribui, inclusive, com um bom ranqueamento do site em plataformas de pesquisa e com a criação de desejo nos clientes.

Isso porque é possível inserir também as fotos dos pratos no cardápio, o que faz com que o cliente passe a desejar um determinado prato ou serviço oferecido em seu restaurante, funcionando como um catálogo virtual de produtos, com informações sobre cada prato.

Essa é uma forma bastante interessante de gerar um estímulo positivo no cliente. 

Por meio do cardápio digital também é possível divulgar alguns parceiros da sua empresa, como fornecedores de vinho ou um site de bicicletas, destacando os diferenciais da marca, seja na decoração, na experiência ou em facilidades, como a entrega de refeições por meio de bikes, também criando mais valor na relação com os parceiros – redirecionando tráfego.


Invista na criação de conteúdo para redes sociais 

Existem várias redes sociais no dia a dia, como é o caso do Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin, dentre outros. 

Cada uma dessas plataformas possui um tipo de linguagem, público e suas características principais.

Milhares de usuários compõem as redes sociais e utilizam essas ferramentas para conseguir conhecer novos negócios, buscar informações e compartilhar conteúdo diariamente.

Dessa forma, é muito importante que sua empresa invista em redes sociais e que possa compartilhar conteúdo, realizar postagens e interagir com os clientes. 

Afinal, da mesma forma que isso vale para empresas de consultoria ambiental Campinas alcançarem clientes, assim também será para os restaurantes, que tem em vantagem a imagem dos pratos.

Além disso, esse investimento permite que sua empresa desenvolva um relacionamento estreito com os consumidores, facilitando a comunicação, o engajamento, além da medição de índices de satisfação. 


Coloque boas fotos no site

Você já deve ter ouvido a expressão “comer com os olhos”, não é mesmo? Isso ocorre quando uma imagem é apetitosa e já desperta um amplo interesse nos clientes. 

Diante disso, é muito importante que seu site e redes sociais contenham boas fotos, aproveitando o poder imagético dos alimentos e o interesse que pode ser despertado dessa forma. 

Isso representa dizer que é fundamental postar fotos dos pratos, sobremesas, drinks, bebidas, dentre outros pratos, bem como demonstrar mais do preparo e de provas de alimento, como o corte de um lanche.

Com isso, o cliente pode se sentir ainda mais motivado em conhecer o seu negócio! 

Em caso de espaços temáticos, a própria decoração também pode ser usada para despertar interesse nos potenciais clientes e levá-los a se imaginar no espaço, intencionando realizar uma visita.


Apresente e treine sua equipe

Lembre-se que os colaboradores da sua empresa não devem ser vistos como meros funcionários. Pelo contrário! 

É essencial que eles sejam vistos como peças essenciais para o crescimento e desenvolvimento do seu restaurante, sendo os representantes de sua marca.

Dessa forma, é importante que seu site e redes sociais consigam apresentar sua equipe, seja o chef de cozinha, colaboradores, cozinheiros e garçons. 

Isso é importante porque contribui para a boa imagem da empresa, além de criar um sentimento de pertencimento no colaborador e de humanização para os clientes, que passam a conhecer a equipe.

Outro fator fundamental aqui é garantir a qualidade do atendimento para fidelizar os consumidores. Por isso, estabeleça um manual de atendimento e treine a equipe para o recebimento dos clientes no espaço. 

Também é importante investir na identificação adequada desses profissionais, como o uso de crachás e uniformes, criando unidade na equipe.


Ative as redes de localização e avaliação

A geolocalização é um dos elementos que marcam a revolução digital! Mas, o que isso representa? 

Basicamente, essa é a ação de estar presente em recursos como GPS, aplicativos de condução, Google Maps, dentre outros. 

Isso é importante porque quando o cliente pesquisar onde é seu restaurante, ele conseguirá encontrar por meio da geolocalização. 

Dessa forma, é essencial cadastrar o seu restaurante nessa ferramenta, o que contribui para o deslocamento do cliente até seu restaurante ou até mesmo a “descoberta” do espaço durante um passeio.

Contudo, nesse ponto é preciso ter atenção a fácil identificação do espaço após a chegada dos clientes na localização do restaurante. 

Isso porque, caso não se trate de um espaço dedicado, como é o caso de restaurantes com proposta rooftop, é preciso informar que o acesso se dará a partir da administração de condomínios em São Paulo e qual o processo de entrada, para que clientes não sejam perdidos por não encontrar o estabelecimento.

 


Desenvolva um programa de fidelidade

É muito mais vantajoso (e barato) para o seu restaurante fidelizar os clientes que já tiveram contato com sua marca do que apenas conquistar novas pessoas. 

Dessa forma, é importante pensar em como aumentar sua taxa de retorno, dentro do segmento de alimentos.

Por isso, desenvolver um programa de fidelidade pode ser muito positivo. 

Por exemplo, considere que uma pessoa realiza uma compra e a partir de um determinado valor ou horário tem um desconto em uma porção, ganha um drink ou sobremesa, ou a cada x refeições ganha um prato, dentre outros. 

Esse programa de fidelidade pode envolver descontos em outras empresas parceiras, como é o caso de empresas de empórios de vinho. 


Crie promoções clientes 

Falando sobre a criação de programas de fidelidade, é muito importante contar também com programas de descontos para os clientes. 

Isso traz uma sensação de urgência, pois agrega um prazo de validade, amplia as vendas e oferece um benefício ao cliente.

Dessa forma, é possível falar que quem chegar até um determinado horário conseguirá um desconto em determinada comida ou bebida, atraindo mais clientes para momentos em que o restaurante não costuma ser tão movimentado, por exemplo.


Invista nos serviços de delivery

Com a revolução digital, é essencial investir nos serviços de delivery, ou seja, de entrega rápida de alimentos na residência dos clientes, sem que isso prejudique a experiência com a marca. 

Assim, é importante entregar também o valor e atendimento semelhante ao do modelo de venda para o espaço físico. 

Além de oferecer o modelo delivery na própria página (ou em pedidos por telefone), com o crescimento de plataformas dedicadas à entrega, também é interessante considerar a opção de parceria com aplicativos.

Ou seja, também vale a pena ter o contato com empresas de tecnologia e empresas de assinatura digital para inserir seu restaurante em aplicativos de alimentos de modo a alcançar mais potenciais clientes e otimizar o processo de entrega. 


Aspectos complementares para o restaurante

Não adianta realizar uma ampla divulgação nas redes sociais da sua empresa sobre os serviços e quando o cliente chegar no local, ser um ambiente ruim. 

Por isso, existem alguns aspectos complementares para reforçar a imagem positiva, proporcionando uma experiência única, bastante conforto, segurança e alimentos de bastante qualidade e sabor.

Nesse sentido, a primeira ação é contratar empresas de conservação e limpeza em BH terceirizadas com o objetivo de manter o ambiente sempre limpo e organizado para receber o cliente.

Isso pode agregar uma imagem positiva da empresa, afinal, o cliente não se deparará com uma mesa suja ou precisará esperar muito tempo para acessar o espaço. 

Além disso, a certeza da limpeza traz ainda mais tranquilidade e segurança para a pessoa se alimentar no local, retornando e indicando o restaurante.

Outro ponto importante é contar com espaço bem decorado, com mesas e cadeiras confortáveis, além de um ambiente conectado em rede wifi, seja para os clientes usarem a rede ou para promover um atendimento mais ágil e aliado à tecnologia. 

Inclusive, disponibilizar estruturas diferentes, como espaço para jogos, acesso à internet ou mesmo implementar atividades/shows ao espaço pode torná-lo mais atrativo, tornando o jantar um evento e momento de lazer com amigos e familiares. 

Para isso, no caso de uma estrutura tecnológica, contar com uma empresa de cabeamento estruturado pode ser necessário, de modo a avaliar a infraestrutura do local e qual a capacidade para a instalação de eletrônicos.

Por fim, ter uma fachada atrativa para atrair a atenção de transeuntes é fundamental para que mais pessoas tenham interesse em entrar no restaurante.

Dessa forma, ao otimizar os canais de contato, as mídias online e preparando o ambiente físico para alcançar e encantar os consumidores, você conseguirá oferecer um bom serviço no ambiente digital e físico e tornará o seu negócio um sucesso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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