Você já ouviu falar em marketing sensorial e em visual merchandising? São estratégias criadas por especialistas e aprovadas por grandes varejistas, mas que você também pode aplicar na sua loja. Elas ajudam você a encantar seus clientes para que eles comprem mais! Conheça esses conceitos e confira dicas para aplicá-los, na prática. 

 

Por mais que os clientes busquem fazer decisões objetivas — comprando somente produtos de que precisam, com o melhor custo-benefício —, sabemos que a maioria das compras é, de fato, estimulada por aspectos subjetivos. Por isso, todo empreendedor precisa pensar em maneiras de aguçar essa subjetividade. Afinal, além de bons preços ou da qualidade dos produtos, existem outros fatores que pesam bastante na decisão de compra, ainda que subjetivamente. 

Em muitos casos, os fatores subjetivos podem ser mais importantes que os objetivos para uma decisão de compra — principalmente quando falamos do varejo de moda. É claro que as pessoas têm que se vestir, mas as compras neste segmento costumam ser muito emocionais, concorda? 

É nesse contexto que surge a ideia de marketing sensorial. Em resumo, ele consiste em diversas estratégias para atrair o cliente através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Já o visual merchandising é um conceito relacionado, que busca estimular principalmente esse primeiro sentido que mencionamos, criando uma loja bonita e atraente. 

Juntas, essas duas estratégias podem contribuir bastante para suas vendas e seu lucro. A seguir, explicamos melhor como fazer o marketing sensorial e visual merchandising da sua loja — não é nenhum “bicho de sete cabeças”. 

 

Confira mais dicas de gestão e tecnologia para varejo clicando aqui

 

 

Os benefícios de investir no marketing sensorial

O indispensável para uma loja é ter um bom atendimento, produtos de qualidade e preços dentro do mercado, em um ponto de venda bem localizado. Mas isso é só o começo, certo? Se nossas decisões fossem meramente racionais, compraríamos tudo em armazéns simples. 

É por isso que, cada vez mais, os grandes varejistas investem no marketing sensorial: para atrair e fidelizar os clientes em nível emocional. No momento em que o cliente se apaixona pela marca, fatores racionais — como o preço — se tornam menos importantes. Isso ajuda, em primeiro lugar, a fidelizar os clientes, mas também traz outros benefícios:

  • O marketing sensorial é uma das principais estratégias de construção de marca.
  • Desse modo, sua marca se torna mais memorável para os consumidores.
  • Uma marca bem construída pode aumentar sua margem de lucro e ticket médio.
  • Sua empresa é associada a sensações agradáveis (cheiros, sabores, sons…).
  • As sensações podem influenciar na tomada de decisão de forma subjetiva.

 

Os 5 sentidos do marketing sensorial

Quando falamos em marketing sensorial, é importante pensar em todos os cinco sentidos. Mas, se você não sabe como é possível estimulá-los no ponto de venda, confira os exemplos a seguir. 

 

Visão

Este, talvez, seja o mais importante dos sentidos do marketing sensorial. É ele que cria a primeira impressão, antes mesmo dos clientes entrarem na loja. Isso envolve desde a sua marca, as cores e tipografia usadas nela, a fachada e a vitrine — até a sacola que o cliente leva para casa, depois da compra. Por isso, pense muito bem em todos os detalhes que os olhos do cliente enxergam.

Esses detalhes, é claro, vão além da fachada ou até mesmo da decoração da loja. Porém, vamos falar mais sobre isso a seguir, no item sobre visual merchandising.

 

marketing sensorial

Audição

Você talvez não goste de deixar a loja o dia todo em silêncio, então coloca uma playlist divertida, em uma caixa de som… Mas você já parou para pensar que a música que toca no ponto de venda também é uma ferramenta de construção de marca?

Pois então! Diferentes tipos de música são associados a sensações, momentos e características. Uma loja com os “hits do momento” transmitirá uma imagem mais popular e contemporânea, já uma playlist de bossa-nova ou música clássica passa uma aura solidez e tradição. E por aí vai…

Não se trata só de tocar as músicas de que você gosta — ou mesmo aquelas que seus clientes gostam…—, mas sim as que mais combinam com a sua marca e com a sensação que você quer transmitir na sua loja. Uma música mais intimista ou mais alegre, mais rápida ou lenta… Pense em como você quer que as pessoas se sintam e escolha músicas que evoquem essa sensação.

 

Olfato

Assim como o cheiro de protetor solar já te faz lembrar da praia ou o cheiro de carro novo é uma das sensações mais marcantes ao comprar um automóvel, sua loja também pode usar aromas para o marketing sensorial.

É possível comprar fragrâncias comerciais prontas para aplicar nos ambientes, produtos, móveis e etc. Mas é importante ter em mente que outras lojas podem adquirir o mesmo perfume —o que pode torná-lo menos marcante. Então, preste atenção na hora de escolher. 

Outra alternativa é desenvolver sua própria fragrância, junto a consultorias de marketing olfativo. Isso demanda um investimento maior, é verdade. Mas, se você tiver condições, é algo que vale a pena, uma vez que esse aroma estará sempre ligado à sua marca. 

 

Tato

Especialmente em lojas físicas, tocar o produto é um dos aspectos mais importantes da compra, não é mesmo? As texturas dos produtos, por si só, já fazem parte do marketing sensorial. 

Mas, além disso, em que outras coisas os clientes tocam ou encostam quando estão na loja? As prateleiras, cabides, portas ou balcões em que eles encostam também estimulam o tato. Todos os acabamentos precisam se adequar à sua marca: uma loja de luxo dificilmente terá um cabide de plástico simples em suas roupas, pois o cliente perceberá isso na hora de provar, mesmo que inconscientemente. Até mesmo o piso faz diferença!

Uma loja que quer transmitir uma atmosfera mais intimista pode investir nos pisos quentes de madeira ou carpetes, por exemplo. Então, pense em todos os detalhes!

 

Paladar

Mesmo que sua loja não trabalhe com itens de alimentação, é possível fazer marketing sensorial com o paladar, oferecendo petiscos e bebidas para os clientes. Uma boutique de moda feminina, por exemplo, pode ter chás suaves e frutados para combinar com sua atmosfera delicada. Já as lojas infantis podem oferecer doces coloridos para pais e crianças entrarem na brincadeira.

 

Leia também: Como decorar uma loja de roupas?

 

visual merchandising

 

A importância do visual merchandising

Como dito, o visual talvez seja o sentido mais importante do marketing sensorial — tanto que ele se torna um assunto à parte. O visual merchandising envolve todo o aspecto das vitrines, o modo como os produtos são dispostos na loja e a organização do mobiliário. 

Aqui vão algumas dicas de visual merchandising, para você começar a estudar o assunto.

  • As vitrines são de extrema importância para apresentar sua loja ao cliente. Mais do que expor produtos, elas devem criar um cenário. Uma loja de moda praia, por exemplo, pode ter guarda-sóis e outros itens que lembram o verão.
  • A organização da loja deve levar em conta o trajeto que você espera que seus clientes façam ao entrar pela porta. Isso inclui zonas quentes e zonas frias —aquelas que atraem mais ou menos atenção do cliente.
  • Perto da porta ou ao lado do caixa estão zonas quentes, onde você pode expor produtos mais importantes ou que estão em promoção. Mas tenha cuidado para não colocar muita informação nessas áreas ou tentar transformar toda a loja em zonas quentes —um pouco de respiro é essencial para não deixar o ambiente carregado.
  • A iluminação é outro fator muito importante: você pode criar focos de luz para balcões ou araras importantes, investir em iluminação difusa para criar uma atmosfera intimista. Isso também contribui muito para o marketing sensorial.
  • Você também pode investir em espaços instagramáveis se a sua loja tiver área suficiente para isso. Uma parede super bonita, com uma pintura incrível ou um jardim vertical, pode ser um lugar onde os clientes tiram fotos —e publicam nas redes sociais, com sua marca.

Por fim, é importante notar que existem quatro estratégias para despertar a atenção visual. Elas podem ser usadas no visual merchandising: intensidade, contraste, movimento e incongruência, que é o apelo ao absurdo. 

O marketing sensorial nas lojas online

Você pode se perguntar se é possível usar o marketing sensorial no e-commerce, uma vez que a experiência de compra é menos imersiva e o cliente não está presente fisicamente na loja. Ainda que isso seja verdade, é possível pensar em algumas estratégias para estimular os sentidos:

  • Fotos tiradas no ângulo de visão que o cliente olha o produto.
  • Vídeos ou imagens com sensação de movimento (você também pode usar GIFs).
  • Imagens em detalhes, que permitam observar texturas.
  • Imagens com mãos ou com modelos tocando os produtos.
  • Formas (arredondadas, retas…) e cores (quentes, frias…) utilizadas no site.

Além do site, isso também vale para as redes sociais: as lojas físicas podem começar a construir sua experiência sensorial antes mesmo do cliente ir ao ponto de venda, só visualizando os perfis.

 

Leia também: Qual é o melhor sistema PDV para usar na sua loja

 

Para terminar, é claro que o marketing sensorial e o visual merchandising são importantes. Mas você não pode nunca se esquecer daquilo que é indispensável: oferecer um bom atendimento e administrar bem o negócio. Nesse sentido, um bom sistema ERP pode ser seu melhor aliado! 

 

Quer saber do que estamos falando? Então confira outros artigos informativos aqui no blog da ConnectPlug!

 

Veja também o nosso guia completo de como atender bem clientes: 16 maneiras de ir além do “volte sempre”:

 

Veja também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *