A propaganda para restaurantes é essencial não apenas para atrair novos clientes para seu estabelecimento, mas também para que as pessoas que já o conhecem continuem visitando. Contudo, quando pensamos nesse assunto, é importante entender que a publicidade é muito mais uma questão de pesquisa e estratégia do que propriamente de criatividade. 

 

Dicas de propagandas para restaurantes

A melhor propaganda para um restaurante são os clientes satisfeitos com a comida e com a qualidade do seu atendimento — isso é o que vai estimular o famoso “boca a boca”, que é uma das melhores formas de atrair novos clientes. Mas você não pode contar apenas com a boa vontade dos clientes em falar bem do seu restaurante, certo?

É nesse sentido que a propaganda para restaurantes é essencial: para ampliar a procura pelo seu estabelecimento, mesmo entre consumidores que talvez não ouvissem falar dele por outros meios. Ela também serve para que as pessoas que já conhecem seu restaurante se lembrem de voltar. 

Além disso, a propaganda ajuda a criar uma imagem de marca para o restaurante e, com o tempo, diferenciá-lo da concorrência.

Isso nos remete à primeira e mais importante dica que podemos dar sobre a propaganda para restaurantes: sempre pense na propaganda como parte de algo maior, como parte de uma estratégia de negócios. Ou seja: mais do que criar uma ou outra ação criativa que vai atrair clientes para o restaurante, você deve pensar em uma estratégia de marketing que funcione no médio ou longo prazo. 

Pensando por esse lado, você deve entender que a publicidade é só uma das partes de um trabalho de marketing. O marketing também envolve a criação do produto em si (como ele é, quais são seus pontos positivos/negativos), o preço do produto, bem como a praça onde ele é vendido. São os 4 Ps do marketing — uma teoria muito antiga, mas que não podemos perder de vista. 

Sendo assim, o primeiro passo para fazer propagandas para restaurantes criativas e com bons resultados é analisar o seu próprio estabelecimento, conhecendo-o profundamente. Essa será a base para todas as outras dicas que damos a seguir.

 

1. Comece fazendo uma boa pesquisa

Partindo agora para as dicas práticas de como fazer propaganda para restaurantes, vamos falar um pouco mais da pesquisa. 

Além de conhecer o seu estabelecimento, é indispensável conhecer bem o público. Leia mais sobre ele, procurando artigos ou reportagens, relatórios de agências de publicidade e institutos de pesquisa, entre outras fontes. Você também pode fazer pesquisas próprias — deixando questionários no balcão ou enviando-os por WhatsApp, além de analisar perfis nas redes sociais. O que importa é entender exatamente o que seus clientes valorizam em um restaurante, além do preço ou da qualidade que são essenciais.

Depois de pesquisar mais sobre o público, você deve observar o que a sua concorrência e outros negócios na região estão fazendo para se promover. Não para reproduzir as ideias deles, é claro. O intuito é analisar o que funciona ou não funciona, o que você pode fazer de diferente e pode fazer melhor no seu restaurante. 

 

2. Crie uma estratégia de propaganda para restaurantes

A partir do seu conhecimento do próprio negócio, do público e do mercado/concorrência, você pode pensar em maneiras de posicionar seu restaurante nesse mercado. Isto é: quais são os atributos que você pretende destacar nas propagandas e como você deseja que seu restaurante seja visto por quem vai visualizar estes anúncios?

Dando um exemplo bastante simples, se o seu estabelecimento é uma hamburgueria com preços acessíveis e de fácil acesso, pode ser interessante posicioná-lo como uma opção de lanche para o dia a dia, encorajando os clientes a visitá-lo com frequência. É bem diferente de outra hamburgueria com blends de carnes sofisticadas e drinks especiais, que o cliente irá visitar apenas em ocasiões especiais. 

Em resumo, busque identificar seus diferenciais frente à concorrência — receitas, preços, atendimento, praticidade, localização, variedade, etc — e crie uma estratégia a partir disso.

 

Estipule uma verba para investimentos em marketing

Uma vez que você definiu qual será sua estratégia de propaganda para restaurantes, você precisa planejar a execução dela. Nesse sentido, o ponto mais importante é entender qual a verba que você tem disponível para essa execução. 

É possível fazer propagandas muito criativas com poucos recursos, mas é bem difícil fazer isso com custo zero. Afinal, qualquer sessão de fotos, impressão de materiais e anúncio no Instagram tem custos. Por isso, defina a verba para trabalhar dentro das possibilidades.

 

Avalie todos os canais que você tem a disposição

Houve uma época em que os empresários só podiam contar com as mídias tradicionais — TV, rádio, jornais, outdoor, panfletos… —, que costumam exigir investimentos maiores. 

Aliás, se você puder investir em uma mídia como essa e acreditar que faz sentido dentro da sua estratégia, vá em frente. A questão é que a internet ampliou bastante o escopo de canais para fazer propaganda para restaurantes. Você pode se promover em:

  • Instagram (Stories, Feed, Reels, anúncios pagos).
  • Google (Google Meu Negócio, resultados de pesquisa, anúncios pagos).
  • Vídeos (no Instagram, YouTube, TikTok, Kwai).
  • Site próprio.
  • Aplicativos (iFood, Delivery Direto, Rappi). 
  • WhatsApp
  • Sites, portais e classificados da sua região.

E esses são só alguns exemplos de canais. Na sua região, talvez existam outros meios para fazer propaganda que só você conhece. Avalie todas as possibilidades e, então, coloque-as na sua estratégia. Essa visão é fundamental para que você organize o que precisa ser feito.

 

Produza materiais criativos e atraentes

Para terminar esse tópico de estratégia, é importante que você entenda que não existe um grande segredo na propaganda de restaurantes: você precisa mostrar o que os clientes vão encontrar quando forem ao seu estabelecimento. O local, as comidas, as bebidas… 

A questão é como fazer isso de forma criativa e atraente, de acordo com o posicionamento de mercado do estabelecimento. 

Para começar, é sempre indispensável ter boas fotos — e nós temos um artigo completo só sobre esse assunto. Separe um tempo para tirar fotos do local, dos itens do cardápio e crie um banco de imagens do seu restaurante, que você possa usar ao longo do tempo. 

Além disso, faça uma lista de assuntos que você pode abordar nas suas propagandas. Por exemplo: sabor, variedade, promoções, diversão, família… Pense além do seu produto — e sim em todo o universo que pode ser associado à marca de um restaurante. 

E é aqui que observamos a importância do posicionamento: se o seu restaurante tem uma culinária refinada e você quer posicioná-lo dessa forma, é melhor fazer fotos com uma luz mais suave, evitar falar de preços ou promoções e por aí vai.

 

restaurantes

 

3. Desenvolva uma estratégia de marketing contínua

A partir de agora, as coisas começam a tomar forma. Depois de pesquisar bastante e criar uma estratégia geral, você já pode “meter a mão na massa”. 

Dito isso, fazer propagandas para restaurantes é algo contínuo — que você deve fazer pelo ano inteiro, semana após semana, mês a mês. Então, para simplificar esse processo, você pode criar calendários mensais ou quinzenais com todas as ações do período: posts para redes sociais, anúncios pagos, vídeos, etc.

É claro que isso não exclui a possibilidade de criar campanhas específicas em momentos especiais, como Dia das Mães, Páscoa ou Fim de Ano. O que queremos salientar é que você deve estar sempre pensando no seu marketing.

A partir disso, aqui vão algumas ideias mais práticas:

 

Crie editorias para variar assuntos ao longo do tempo

Lembra dos assuntos que comentamos anteriormente? Eles são importantes para você pensar em tudo que você pode publicar nos seus canais — além de itens do cardápio ou promoções. Isso é ideal para variar os assuntos e manter suas propagandas interessantes, ao longo do tempo. Há várias coisas que você pode falar:

  • curiosidades sobre os produtos/receitas;
  • a procedência dos ingredientes, as inspirações das receitas. 
  • histórias do restaurante, das receitas, dos chefs;
  • fotos apetitosas dos pratos e drinks;
  • associar seu produto a sensações (por exemplo, uma sopa que aquece, um café que dá energia ou um chopp para celebrar com os amigos). 
  • fotos e vídeos do espaço, bem como de detalhes do espaço (alguma decoração ou cantinho simpático, por exemplo).

Então, anote todas essas ideias em uma planilha ou documento e crie um plano semanal, quinzenal ou mensal — variando entre esses assuntos ou editorias. Pensando nisso, tente publicar todos os dias ou duas vezes por semana, no mínimo.

 

Aproveite o conteúdo gerado pelos clientes

Se você tem um restaurante, bar ou lanchonete, você já deve ter observado seus clientes fazendo fotos e vídeos dos pedidos, certo? Pois bem: então o que você está esperando para aproveitar esse conteúdo nas suas propagandas? Isso é o que chamamos, no marketing, de user generated content ou conteúdo gerado pelo usuário. 

Tenha o local do seu restaurante no Google Maps e no Instagram, de modo que as pessoas possam colocar “tags” ao postar as fotos — e você possa encontrá-las nas redes. 

Além disso, coloque a @ dos perfis do estabelecimento no cardápio, cartazes e em outros locais que todos possam ver. Assim, eles poderão marcar seu perfil e enviar as fotos para você, para republicar. Os clientes costumam se sentir prestigiados quando suas fotos são  usadas na propaganda para restaurantes. Só não esqueça de dar os créditos, é claro.

 

Capriche na redação das legendas e anúncios

A verdade é que, quando o assunto é restaurantes e bares, as pessoas costumam prestar muito mais atenção às fotos do que aos textos — porém isso não quer dizer que você pode escrever qualquer coisa. Sendo assim, busque um estilo de redação que combine com seu posicionamento de mercado, mas que também seja provocativo, cause surpresa e etc.

Também é muito interessante usar palavras no imperativo (venha, prove, sinta…) e trazer um senso de urgência (agora, só hoje, não perca…), especialmente quando estiver falando de promoções. Pode parecer difícil no começo, mas você pega o jeito, com o tempo.

 

Acompanhe as tendências das redes sociais

Vale a pena acompanhar as redes sociais (principalmente a dos concorrentes) para ver o que está dando certo ou errado, além dos assuntos mais comentados. Se você identificar alguma tendência que se encaixe com seu restaurante, por que não fazer um post sobre?

É claro que nem tudo é apropriado para todos os estabelecimentos — uma piada não cai bem em um restaurante mais tradicional e familiar, por exemplo — mas isso é algo que pode ajudar bastante a aumentar seu engajamento nas redes, quando bem feito. 

 

Invista em anúncios e impulsionamentos

É fato que o alcance orgânico das redes sociais é bastante limitado — até porque elas se sustentam vendendo anúncios. Por isso, sempre que você puder investir em anúncios e impulsionamentos para falar com pessoas além da sua base de seguidores, faça isso.

Aqui, você não precisa reinventar a roda: é só escolher uma foto bem bonita dos pratos e um texto curto, direto, convidando a pessoa para conhecer mais. 

O que você deve prestar mais atenção é às segmentações de público, tomando cuidado para não gastar dinheiro anunciando para pessoas que não se encaixam no seu perfil de cliente. Vale a pena estudar um pouco sobre isso ou contratar um profissional.

 

Faça parcerias com pessoas e empresas

Você já pensou em fazer parcerias com influencers? Talvez você pense que isso só pode ser feito por empresas grandes, com milhões de reais para bancar o cachê de um famoso… 

Mas a verdade é que existem milhares de influencers no Brasil, muitos com dois ou três mil seguidores — e que aceitariam falar do seu estabelecimento só por você convidá-lo a experimentar seus pratos ou drinks gratuitamente. Mesmo que a base de seguidores dos micro-influencers seja reduzida, podem fazer uma ótima propaganda para restaurantes.

Além disso, busque fazer parcerias com empresas locais (com descontos para os clientes ou funcionários deles) e participe de eventos (como feiras e shows). O que importa é fazer com que as pessoas conheçam seu estabelecimento.

Para terminar esse artigo — que ficou mais longo que os outros que costumamos postar por aqui —, salientamos a necessidade de uma estratégia contínua. Você não pode fazer uma propaganda agora e outra daqui a três meses: é importante ter frequência nas suas comunicações com o público. Só assim eles vão se lembrar do seu restaurante. 

 

Veja também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *