O Dia das Mães é a segunda maior data comercial do ano e a maior do primeiro semestre. Além de presentes, muitos filhos aproveitam para almoçar ou jantar com suas mães — o que transforma a data em uma grande oportunidade para lojas, mas também para bares e restaurantes. É claro que, para realmente faturar nesta data, seu comércio precisa estar preparado, tanto em estoque, como em estrutura de atendimento.

A ideia de dedicar o segundo domingo de maio às mães surgiu em 1932, por um decreto-lei do presidente Getúlio Vargas. A justificativa da lei, como explica a BBC News Brasil, era emocional: “em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano” — mas nós sabemos que muitas pessoas expressam o amor com presentes, não é mesmo? 

Então, o Dia das Mães também se tornou uma data comercial. Na realidade, há quem diga que essa ideia partiu justamente do comércio, que queria outra data para faturar, além do Natal — e, de preferência, no primeiro semestre. 

A ideia funcionou e o Dia das Mães é a segunda maior data comercial do ano, em faturamento. Até porque, assim como as vendas de Natal são impulsionadas pelo décimo-terceiro, as do Dia das Mães são impulsionadas pelos aumentos salariais que geralmente acontecem em maio.

Em 2022, após dois anos de pandemia, as vendas aumentaram 18,1% na data, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado. Para esse ano, a expectativa é de novos crescimentos, segundo uma pesquisa realizada pela área de inteligência de mercado do Grupo Globo:

  • 72% das pessoas querem dar presente especial para suas mães ou figuras maternas;
  • 81% querem comemorar com um passeio ou refeição especial, dentro ou fora de casa;
  • 73% acham que o Dia das Mães é uma data importante. 

Ou seja, essa é uma grande oportunidade para você vender mais — seja uma loja, restaurante ou até bares, como vamos analisar a seguir. Se você não quer perder essa chance de faturar, confira as dicas que separamos para você preparar seu comércio para o Dia das Mães 2023. 

 

O que vender no Dia das Mães?

Desde 1932, quando a data foi instituída, o perfil das mães brasileiras mudou muito. O modelo da mãe que fica feliz ao ganhar panelas mudou muito — por isso, é importante planejar seu estoque para oferecer boas opções de presente

A pesquisa do Grupo Globo mostra que os perfumes, roupas e chocolates/doces estão entre os presentes mais procurados pelos filhos e os favoritos das mães. Mas as mães também afirmam que querem ganhar viagens, smartphones, bolsas ou calçados — ideias que aparecem pouco no questionário com os filhos. 

As flores, que sempre movimentam os comércios do ramo nessa data, aparecem como opção para 17% dos filhos, mas são desejadas por somente 7% das mães. Além disso, é interessante observar que a refeição fora de casa, em bares ou restaurantes, aparece como opção para 11% dos filhos e é desejada por 9% das mães — ou seja, há uma parcela de famílias onde um almoço ou jantar especial servirá como presente. 

É interessante observar esses dados para saber como preparar sua loja para oferecer melhores opções de presente, mas também para preparar seus discursos de venda e promoções. 

 

Algumas ideias práticas para você vender mais:

  • Venda cartões-presente para os filhos indecisos ou que não sabem o que dar.
  • Ofereça uma pequena flor ou um chocolate como brinde, junto ao pacote presente.
  • Não se esqueça de preparar pacotes bonitos para embalar os presentes. Oferecer um cartão é uma boa ideia para conquistar o cliente.
  • Lembre-se de que as mulheres-mães estão mais modernas e existem vários estilos de mães, na hora de montar seu estoque.
  • Como as mães querem viagens ou smartphones, mas os filhos não dão, que tal fazer uma promoção que sorteie esses presentes? Ou, ainda, sortear um jantar especial ou uma experiência interessante. 

A pesquisa do Grupo Globo também demonstrou que 53% dos consumidores prefere comprar o presente de Dia das Mães em lojas físicas, especialmente pela facilidade de trocar, caso a mãe não goste ou o presente não sirva. Esse pode ser um mote da sua comunicação. 

 

Como se preparar para o Dia das Mães?

Se você já leu outros artigos sobre datas comerciais no nosso site, já deve ter visto essa dica: se planejar. Planejamento é a base de tudo, quando o assunto é vender mais em qualquer data. 

Isso começa no estoque, como mencionamos no item anterior, mas passa também por planejar uma campanha de marketing ou promoções especiais — que devem ser divulgadas muito antes do segundo domingo de maio. Como essa é uma data importante para o comércio, vale a pena separar alguma verba para impulsionar sua campanha de Dia das Mães, se possível. 

Na sua campanha, seja criativo e busque criar uma identificação emocional com o público, uma vez que essa data é muito ligada às emoções. Mas você também pode investir em informação, com dicas de presentes. Fale também das promoções e condições de pagamento

Não deixe para fazer tudo no dia, nem espere as ideias surgirem para começar a fazer algo: tire um tempo para ter ideias e listar tudo que você precisa preparar para sua campanha de Dia das Mães. Então, faça tudo com antecedência para só executar nos dias que antecedem o segundo domingo de maio. Até porque você precisa se preparar para o movimento, não é mesmo?

Nesse sentido, é importante ter em mente que o movimento tende a aumentar muito na semana que antecede o Dia das Mães — principalmente na quinta, sexta e sábado, com as pessoas que “deixam para a última hora”. 

Então, certifique-se de que seu caixa está preparado para processar vendas e pagamentos com rapidez, evitando filas. Além disso, prepare a equipe de vendas para lidar com o movimento. Mas, como dito, faça tudo isso com antecedência, para evitar surpresas desagradáveis.

 

dia das mães

Dia das Mães para restaurantes e bares

O almoço de Dia das Mães é uma grande tradição do segundo domingo de maio — e uma ótima oportunidade para os restaurantes que desejam faturar mais com as famílias. Mas, assim como no caso das lojas, o planejamento é essencial.

Para começar, é importante divulgar seu estabelecimento como opção para o Dia das Mães: as pessoas não apenas precisam saber que seu restaurante abrirá nesta data, mas também saber como será a comemoração. Então, divulgue o cardápio e os atrativos do seu restaurante para o Dia das Mães — decoração, música, condições especiais, entre outros. 

Tenha em mente que a refeição com as mães ou figuras maternas, nesta data, é um momento especial. Por isso, seu restaurante precisa se preparar para tornar esse momento, de fato, mais especial. Ou seja, investir em uma decoração agradável, em um cardápio que vá além do trivial, em uma música ambiente, entre outros detalhes. 

Não se trata de reinventar a roda, mas sim de dar atenção especial aos detalhes. É claro que um mimo, como uma flor, um cartão ou uma sobremesa para as mães podem ajudar a surpreender — e fidelizar — seus clientes. 

 

Almoço de Dia das Mães

Ainda falando sobre restaurantes que pretendem receber famílias no segundo domingo de maio, é muito importante se preparar para um atendimento rápido e organizado — já que o fluxo tende a ser muito maior que o normal. 

Invista em um controle de mesas e comandas eficiente para organizar os pedidos, bem como em monitores de pedidos (KDS) para que as demandas cheguem com mais rapidez à cozinha. Além disso, o caixa deve ser muito ágil na hora de fechar a conta, para evitar filas.

 

Dia das Mães para os bares

Pensando que o almoço de Dia das Mães costuma ser excessivamente movimentado e até gerar filas em muitos restaurantes, algumas famílias evitam almoçar fora no domingo. 

Isso pode ser uma oportunidade para ideias diferentes de comemoração: levar sua mãe para um barzinho no sábado ou domingo à noite, por exemplo. Como dissemos, o perfil das mães mudou bastante, então muitas apreciam uma boa cerveja ou vinhos e poderiam gostar de comemorar seu dia em um barzinho. 

É claro que para essa ideia funcionar, você deve se preparar: crie um cardápio especial, ofereça mimos para as mães e divulgue bastante sua ação, com antecedência.

 

Dia das Mães no delivery

Outra opção para quem não quer enfrentar restaurantes lotados no Dia das Mães é organizar um almoço em casa. Seu restaurante também pode faturar com esse público, oferecendo refeições prontas para delivery ou retirada. 

Divulgue a ação com antecedência e organize um canal separado de vendas para não tumultuar o atendimento aos clientes no salão. Você pode combinar o delivery ou a retirada algumas horas antes do almoço de domingo, por exemplo.

Para terminar esse guia, como dissemos até aqui, o segredo para faturar mais no Dia das Mães  é estar preparado para dar conta do maior movimento e atender bem a todos os clientes. Nesse sentido, um dos melhores investimentos que você pode fazer é contratar um sistema de gestão ERP: ele facilita a administração dos negócios e agiliza as vendas, permitindo que você atenda mais clientes e tenha mais tempo para planejar ações especiais, em datas como essa. 

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:

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