Saber como tirar fotos de comida para o cardápio do seu restaurante pode ser a diferença entre “bombar” ou não ter pedido algum. Mas como fazer isso sem contratar um fotógrafo profissional ou ter uma boa câmera? Calma, que a gente tem algumas dicas simples para você tirar fotos de comida até com o celular!

Não precisa ser nenhum especialista no ramo de alimentação para saber que as pessoas, em primeiro lugar, comem “com os olhos”. Afinal, antes mesmo de provar a primeira garfada, nós escolhemos o que pedir pelas fotos e descrições no cardápio — e, nesse sentido, por melhores que as descrições sejam, uma imagem sempre vale mais do que mil palavras, né?

Você mesmo, como cliente, já deve ter passado por isso. Ver uma foto de um prato que parecia muito saboroso — e pedi-lo só por aquela imagem. 

Esse é o poder das boas fotos de comidas: fazer você imaginar aquele prato na sua frente, já sentir aquela água na boca e pedi-lo sem pensar duas vezes. Isso é especialmente importante para os restaurantes que trabalham com delivery. Saber como tirar fotos para o seu cardápio digital pode fazer toda a diferença no número de pedidos — já que essa é a principal forma de seus clientes saberem como é o prato.  

Além disso, é interessante ponderar que boas fotos no cardápio digital fazem seu restaurante parecer mais profissional do que aquelas tiradas “de qualquer jeito”. Sendo assim, elas também ajudam a atrair novos clientes nos aplicativos de comida. 

 

Confira mais dicas de gestão e tecnologia para bares, restaurantes e lojas

 

Como tirar fotos de comida sem fotógrafo profissional?

Dito isso, você talvez já saiba que ter um belo cardápio digital é importante e queira tirar boas fotos dos seus pratos… Mas não tem verba para contratar um fotógrafo profissional. E aí?

Antes de tudo, devemos dizer que um fotógrafo especializado em fotos de comida é mesmo a melhor opção. Esse profissional saberá como preparar o ambiente e os pratos para as fotos — olhando para cada detalhe, como a fumaça que sai de uma sopa ou as gotículas de água para fazer uma bebida parecer mais gelada e saborosa. 

Além disso, ele vai editar todas as imagens, para favorecer as cores e iluminação. Você só vai precisar subir as imagens nos apps de comida e no seu cardápio digital. Porém, sabemos que nem todos os empreendedores podem bancar esse tipo de serviço — e é melhor tentar tirar as fotos por conta própria do que ficar sem elas, certo?

Uma alternativa é buscar o auxílio daquele seu amigo apaixonado por fotografia, que tem uma boa câmera. Quem sabe essa pessoa tope ajudar você em troca de alguns lanches? 

Além disso, saiba que é possível tirar fotos de comida com o celular e fazer elas ficarem bonitas. As profissionais sempre serão melhores, claro, mas as suas também ficarão muito competentes com essas dicas que vamos dar a seguir. 

 

6 dicas para tirar fotos de comida com o celular

A maioria dos aparelhos modernos tem boas câmeras para você tirar fotos de comida com o celular. Mas, além da câmera, é importante contar com os recursos de pós-processamento e edição, que realmente deixam as imagens mais bonitas. 

Dito isso, um bom processador costuma estar presente em celulares intermediários ou top de linha. Por isso, busque tirar fotos com um aparelho desse tipo, que tenha mais recursos. Mas, uma vez que você tem o aparelho perfeito em mãos, como fazer as fotos? 

 

Prepare o cenário para as fotos do cardápio

O trabalho de tirar fotos para o seu cardápio começa antes de ligar a câmera: você deve deixar os pratos e o cenário prontos, pois isso é o mais importante para o resultado final.

Sendo assim, escolha uma mesa ou balcão no seu restaurante que receba uma boa iluminação — faça alguns cliques desse local para ter certeza de que as fotos saem bonitas. Depois, ajeite tudo para que nenhum detalhe atrapalhe as imagens, como cadeiras ou bagunças. 

A manhã pode ser o melhor horário para tirar as fotos do seu cardápio, uma vez que você pode aproveitar a iluminação natural. Se você tirar as fotos à noite, nunca use o flash: prefira acender lâmpadas ou abajures. Luzes frias podem ser melhores para comidas saudáveis, mas as luzes quentes favorecem outros tipos de alimentos. 

Esse detalhe é extremamente importante: muitas vezes, a diferença entre aquela foto que você achou linda e aquela que não atraiu o olhar é, justamente, o cenário e a iluminação. Mesmo que os detalhes não apareçam no primeiro plano, eles fazem a diferença, inconscientemente. 

 

Explore os recursos do seu celular

Uma vez que o cenário e a iluminação estão preparados, é hora de abrir a câmera para tirar as fotos. Alguns aparelhos possuem diversas opções de foco, zoom, modo retrato, abertura e etc. Vale a pena separar um tempo para explorar tais funções e ver como elas mudam o resultado. Contudo, aqui vão algumas dicas que valem para qualquer aparelho:

  1. Utilize um tripé ou fixe o celular em algum lugar, para que as fotos não saiam tremidas.
  2. Ative a função “foco” da câmera, para sempre focar o prato.
  3. Desligue o flash, já que ele pode criar reflexos e gerar uma imagem desagradável.
  4. Evite dar zoom para não perder qualidade: se for necessário, aproxime a câmera.
  5. Limpe a lente antes de fazer o clique. 

 

Cardápio

 

Use aplicativos para fotos de comida

Assim como o Instagram tem filtros para modificar a aparência das fotos, existem apps com filtros e opções de edição especialmente criados para alimentos. Se você não sabia disso, vale muito a pena baixar esses apps no seu celular — e tentar tirar fotos com eles. Confira:

  • Foodie: baixe no Android ou iPhone
  • Foodie Time: baixe no iPhone
  • VSCO Cam: não é específico para comida, mas é um ótimo app para fotos.

 

Trabalhe bem o ângulo e o enquadramento

O ângulo em que você vai tirar as fotos dos pratos também é essencial para o resultado final. De modo geral, fotos em 45º (levemente inclinadas) permitem enquadrar bem a comida e mostrá-la por inteiro. Mas, dependendo do seu prato, uma foto em 90º (por cima) pode ser o ideal. É o caso de sopas, massas e outros pratos servidos em louças fundas. 

Na dúvida, teste as duas opções e veja qual parece mais saborosa. 

Outro ponto importante é enquadrar bem o prato sem deixar a câmera perto demais. Deve haver um espaço livre na foto, de modo que a comida ocupe, no máximo, 70 ou 80% da imagem.

 

Preste atenção aos detalhes

É comum que o cliente avalie muito bem as fotos no cardápio digital, enquanto decide qual prato irá pedir. Nesse caso, qualquer erro pode ser percebido — e fazer o cliente mudar de ideia.

Mas, ainda que a maioria dos consumidores não olhe tão atentamente, você não quer correr esse risco, certo? Então, é importante ser muito criterioso com cada detalhe dos pratos que irão para a sessão de fotos. Capriche no preparo, montagem e empratamento —até a folhinha de manjericão em cima da pizza ou a cereja do bolo devem estar perfeitas. 

Mas a atenção aos detalhes deve ir além, quando você vai tirar fotos de comida para cardápio. A pizza, por exemplo, parece muito mais atraente quando puxamos uma fatia e vemos muito queijo derretendo, né? Ou olhamos para um pedaço de bolo com o recheio, molhadinho, se espalhando. Então, pense em quais detalhes do seu prato podem parecer ainda melhores!

 

Tire muitas fotos

Por fim, não existe outra maneira de tirar uma boa foto além de fazer muitos e muitos cliques. É assim que os fotógrafos profissionais trabalham — clicando bastante e escolhendo as melhores imagens depois. 

 

Leia também: Como aumentar vendas de bares e restaurantes no verão?

 

Então, uma vez que você tenha tirado diversas fotos e selecionado as melhores, você já pode enviá-las para os apps de comida e para seu cardápio digital — e ver a diferença que ter boas fotos no cardápio fazem para as vendas. 

Outra coisa que faz bastante diferença nos resultados do seu restaurante é contar com um sistema ERP. Se você quer saber mais sobre essa e outras tecnologias para restaurantes, é só entrar em contato com nossa equipe comercial. 

 

Veja também o nosso guia completo de Cardápio Digital:

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *