Com a chegada do final de ano, restaurantes aproveitam para potencializar o seu faturamento, prospectando clientes e os fidelizando. Segundo pesquisa da Abrasel, realizada em outubro de 2021, cerca de 80% dos empresários de bares e restaurantes entrevistados, acreditam que as vendas vão ganhar força no final de ano. E o seu estabelecimento, esta preparado para suportar o fluxo e atender bem os seus clientes?

 

Confira 7 dicas para restaurantes no final de ano. 

 

Prepare sua equipe para o movimento de final de ano.

Contratações sazonais podem revelar grandes talentos para o seu restaurante.

Uma equipe qualificada e preparada para proporcionar um bom atendimento ao cliente, é necessário durante o ano todo. No fim de ano, muitos novos clientes vão chegar até o seu restaurante, por isso, é fundamental proporcionar uma ótima experiência a eles.

É preciso suportar o aumento do fluxo de consumidores no seu estabelecimento. Quanto melhor o seu atendimento, mais chances o seu restaurante tem de fidelizar esse novo público. 

Se for preciso contrate funcionários temporários para sua equipe, mas antes, não esqueça de analisar se isso realmente fará fazer sentido para o seu negócio. Lembre-se que é um investimento em atendimento ágil e redução do tempo de espera, tornando a experiência de consumo mais agradável. 

 

Alinhe os trabalhos entre salão e cozinha.

A falta de comunicação adequada entre salão e cozinha é um dos grandes problemas entre bares e restaurantes, acarretando uma série de problemas que interferem na experiência do consumidor, entre os principais estão: Pedidos errados, pedidos que chegam frios e pedidos não padronizados. 

A solução mais eficiente para evitar erros e melhorar o relacionamento entre a cozinha e os atendentes é um sistema para restaurantes, no qual pode transmitir pedidos de forma direta e rápida para a cozinha produzir ou separar, eliminando a burocracia de fichas ou blocos de anotações.

Desta forma, todos os seus pedidos podem ser transmitidos para a cozinha através de uma impressora, ou até mesmo por meio um sistema KDS, disponibilizando todas as solicitações de preparo ou separação em uma tela instalada na cozinha (ambas as soluções em tempo real).

 

Mantenha o estoque do restaurante sob controle.

Mix-de-produtos

O controle de estoque de restaurante, é um dos pontos mais importantes de um estabelecimento de sucesso.

Coloque-se no lugar do seu cliente que vai até o seu restaurante e deseja pedir um prato específico, porém quando vai solicitar, acaba não sendo possível por falta de ingredientes na cozinha que envolvem a preparação deste prato, não seria frustrante? 

Ninguém quer um cliente insatisfeito, por isso, devemos realizar uma gestão de estoque assertiva e que não proporcione aos clientes a frustração de ter pratos indisponíveis pela falta de insumos. 

 

Prepare promoções temáticas de final de ano.

Dicas para restaurantes no final de ano
Uma dica para agradar os seus clientes é oferecer brindes como sobremesas com um valor simbólico, ou até mesmo embalagens personalizadas com temática natalina.

Ao fim do ano, as pessoas ficam mais propensas a sair de casa para passear e consumir, por esse motivo, realizar ações promocionais se torna um ótimo “gatilho” para atrair esse público, encanta-los e potencializar ainda mais as suas vendas no seu restaurante.

Algumas ações que mais fazem sucesso são: Combos promocionais, brindes, descontos progressivos, “Compre 1 leve 2” ou até mesmo descontos em pratos especiais. Existe uma gama gigantesca de possibilidades para criar ações atrativas para o seu público, basta analisar e validar quais delas combinam mais com o seu negócio e com o perfil do seu consumidor.

  

Faça a divulgação do seu restaurante. 

plano de marketing restaurante
A divulgação do seu restaurante por meio digital é uma ótima opção de publicidade efetiva e de custo baixo.

A divulgação é um dos pilares para seu restaurante ter sucesso no final de ano, visto que, não adianta ter tudo funcionando e preparado para receber os clientes se isso não é divulgado da maneira correta. 

Utilizar as redes sociais é fundamental para a divulgação do seu restaurante, pois é o melhor canal de relacionamento com o seu público, e é onde você vai compartilhar as informações e novidades do negócio.

Para o final de ano, faça publicações especiais para as datas comemorativas, posts que chamem a atenção e desperte a vontade de quem esta vendo. A maioria dos consumidores opta por lugares com fotos mais atrativas sobre o espaço e os pratos, mantenha muita atenção sobre isso. 

 

Decore seu restaurante para o final de ano. 

Uma boa decoração em seu restaurante é uma dica certeira para agregar na experiência do seu cliente,

Um ambiente agradável e bem decorado auxilia na experiência do cliente do seu restaurante. Investir em uma decoração para o Natal e Réveillon, é trazer a essência dessas datas para o seu público.

Cores como vermelho e verde são clássicas para a decoração natalina, outras que também podem harmonizar são combinações como: verde e dourado, azul e prata ou branco e vermelho.

Você pode elaborar enfeites para colocar sobre as mesas, toalhas diferenciadas, e como carro chefe, ter uma bela árvore de natal exposta no seu restaurante para deixar o ambiente ainda mais decorado.

 

Invista em tecnologia para o seu negócio. 

Investimento em tecnologia é mais que uma dica para o seu restaurante, é a evolução natural.

Essa é uma dica muito importante não só para o final de ano, investir em tecnologia é fundamental para o progresso de qualquer modelo de negócio, principalmente para bares e restaurantes.

Alguns recursos de mais impacto são: 

Cardápio digital: evolução do tradicional menu impresso, que, durante décadas, foi algo imutável no serviço de restaurantes. A tecnologia permite que o cliente analise os pratos e bebidas oferecidos a partir de monitores, totens de autoatendimento, tabletes, e, até mesmo, celulares;

Sistema delivery: Tenha um sistema que integre à todas as plataformas onde seu restaurante esta presente, dessa maneira poderá agilizar todo o processo e se organizar cada vez mais;

Sistema PDV: Um sistema para PDV permite ter um controle total sobre o caixa do estabelecimento, otimizando ainda mais o processo de venda , além de agilizar e organizar o dia a dia de empreendedores e empresas;

 

Conclusão: há inúmeras boas dicas para restaurante no final de ano que vão ajudar a fidelizar clientes e vender mais!

Hoje, você confere algumas dicas para vender mais no final de ano em 2021. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvidas, basta solicitar um ligação clicando aqui, nosso time de especialistas entrará em contato com você. Gostou do conteúdo? Então confira esse material gratuito e exclusivo, com dicas fáceis e matadoras para garantir que o seu empreendimento de gastronomia seja um sucesso!

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *