A tecnologia Kitchen Display System elimina a impressora na cozinha e aumenta o controle sobre pedidos, entenda de forma clara o que é um sistema KDS e seus principais benefícios.
Para oferecer experiências cada vez melhores a seus clientes, restaurantes de todos os portes estão investindo constantemente em tecnologia. Basta pensar nas ferramentas que são mais visíveis para o cliente, como totem de autoatendimento, comanda eletrônica ou simplesmente o wi-fi.
O sistema KDS ou Kitchen Display System (sistema de visualização para a cozinha, em tradução livre) fica longe dos olhos da clientela, mas não por isso é uma ferramenta menos importante para o bom funcionamento de um bar ou restaurante.
O mercado global de KDS foi avaliado em US$1,2 bilhão em 2022 e deve atingir US$2,5 bilhões até 2028, crescendo a um CAGR de 11,2% no período de previsão.
Caso deseje ir direto ao assunto, basta clicar no índice abaixo:
O que é o sistema KDS
Para simplificar, o sistema KDS é uma tecnologia que substitui impressora e comandas físicas nas cozinhas de bares e restaurantes, agilizando o atendimento, melhorando a comunicação entre salão, e cozinha e eliminando erros e atrasos no preparo dos pedidos, podendo envolver até os pedidos delivery.
O funcionamento é muito simples. Vamos explicá-lo com alguns exemplos. Por meio de um tablet ou celular, o garçom tira o pedido e o lança no sistema. Em tempo real, o pedido é repassado à equipe da cozinha que pode visualizá-lo em telas instaladas em pontos-chave do local, por exemplo nas estações de trabalho de chef, cozinheiros e auxiliares.
O sistema é integrável também a outras ferramentas, como o sistema PDV (Ponto de Venda), também conhecido como frente de caixa, e a totem de autoatendimento e aplicativos de delivery. Dessa forma, o pedido feito pelo cliente é encaminhado diretamente à cozinha.
Para que serve o sistema KDS
Os exemplos acima já demonstram a utilidade dessa nova tecnologia para que um restaurante alcance agilidade e eficiência. Um bom sistema KDS torna mais fluída a comunicação entre as equipes do salão e da cozinha, reduz erros humanos e permite aos cozinheiros monitorar com precisão o tempo de preparo de todos os pratos.
É uma ferramenta ideal para todos os empreendimentos do setor de food service, do grande restaurante aos clássicos botecos, sem esquecer as dark kitchens, restaurantes sem salão que funcionam apenas no delivery. Nesse tipo de negócio, o fluxo de pedido pode ser bastante alto e uma ferramenta que organiza os pedidos, as prioridades, os tempos de preparo de cada item é de grande ajuda.
Agora que apresentamos as características gerais do sistema KDS, vamos olhar mais a fundo as funcionalidades dessa tecnologia, que, se aplicada corretamente no seu dia a dia, pode mudar a performance do seu restaurante.
Vantagens do sistema KDS
Os pedidos não se perdem no meio do caminho
No ritmo frenético de uma cozinha profissional pode acontecer que o pedido se perca no meio do caminho, sobretudo se está anotado em “papeizinhos” grudados nas estações de trabalho dos cozinheiros.
A comanda física pode cair acidentalmente ou ser retirada por engano antes do tempo e o cozinheiro pode demorar até perceber o erro. Talvez só seja avisado após o cliente reclamar pela demora no atendimento, o que vai botar ainda mais pressão sobre a equipe toda.
Já ao exibir os pedidos na tela, de forma organizada e clara, o sistema KDS elimina naturalmente esse tipo de erros. Só quando o prato sai efetivamente da cozinha, o chef vai dar baixa no pedido, que desaparece da tela.
Pratos na ordem certa e na hora certa
Ao exibir quais são os pedidos e há quanto tempo estão na fila de espera, o sistema KDS mostra quais merecem prioridade e destaca os próximos passos para que a comida chegue quente na mesa do cliente.
A tecnologia mostra também de forma clara se na hora do pedido o cliente fez alguma exigência relacionada à dieta, como, por exemplo, intolerâncias ou restrições alimentares.
Além disso, caso o freguês faça um pedido e, em seguida, peça alguma alteração (por exemplo, adicionar cebola caramelizada ao hambúrguer), a atualização feita pelo garçom aparece em tempo real para o cozinheiro.
É mais uma funcionalidade para que a equipe da cozinha evite erros e desperdícios, e tenha à disposição uma ferramenta eficiente que organiza o fluxo de trabalho, sem empecilhos e falhas na comunicação.
Fluxo de trabalho organizado
Para evitar confusão na hora de preparar a comida, o sistema KDS permite encaminhar o pedido para o cozinheiro certo: por exemplo, as carnes são enviadas ao churrasqueiro, já as saladas ao profissional responsável pelo preparo desse prato.
As tarefas são atribuídas aos cozinheiros de acordo com a função de cada um, o que aumenta a eficiência e evita que as instruções sejam gritadas de um cozinheiro para o outro. Ou que a equipe corra para cá e para lá na cozinha em busca do “papelzinho” com o pedido.
Caso um cozinheiro fique sobrecarregado durante a hora de pico, o sistema permite que com um toque na tela o pedido seja enviado para outro colega. Além disso, a tecnologia permite que os pedidos sejam agrupados por tipologia, o que simplifica o trabalho da equipe.
Melhor comunicação entre salão e cozinha
Nenhum cliente gosta de receber o prato errado. Pedidos anotados em comandas impressa podem causar falhas na comunicação, como um recado negligenciado ou um mal entendido. Às vezes, se o cliente pede alguma alteração após ter feito o pedido, a situação pode se complicar ainda mais.
O sistema KDS quebra também esse galho. Ao atualizar em tempo real as informações que aparecem nas telas, a tecnologia elimina esse tipo de falha e torna mais ágil e precisa a comunicação entre a equipe do salão e o time da cozinha.
Comida fria nunca mais
Com exceção do prato errado, não tem nada pior para o cliente do que receber comida fria. E, infelizmente, é uma situação bastante comum durante o horário de maior movimentação de uma casa. Por exemplo, enquanto o bife fica pronto, as batatas fritas podem esfriar rapidamente, se não forem preparadas de maneira sincronizada.
Por isso, o sistema KDS tem uma funcionalidade que permite sincronizar os pedidos de cada mesa de modo que saiam ao mesmo tempo e na temperatura correta. O cozinheiro precisa só seguir as instruções indicadas pelo sistema, como ordem de preparo dos pratos e tempos de cocção de cada ingrediente.
Serviço organizado e rápido
Imagine um garçom que tenha tirado um pedido de uma grande mesa e enquanto volta para a cozinha para entregar o papel é parado pelos clientes de outra mesa. Ali fica ele mais alguns minutos para tirar o novo pedido.
Nesse tempo que se passou, a equipe da cozinha pode estar ficando ociosa, no aguardo de receber os pedidos, embora pudesse já ter começado a preparar os pratos do primeiro pedido. O sistema KDS elimina esse atraso porque o garçom, por meio do tablet ou do celular, lança o pedido imediatamente e direto para a cozinha.
A tecnologia permite também organizar os pedidos por cadeira, eliminando o risco que o cliente receba o prato de outra pessoa da mesma mesa. É um pequeno cuidado, claro, mas que passa ao cliente a imagem de profissionalismo e organização.
Negócio mais sustentável
Consequência de um serviço eficiente, sem erros na cadeia de preparo dos pedidos, é também a redução das chances de desperdícios de comida. Isso é bom para o bolso do empresário, além de ser uma atitude ambientalmente sustentável. Sem falar que, ao eliminar o papel das comandas impressas, o meio ambiente também agradece.
Integração com delivery
Como já mencionado, o sistema KDS pode ser configurado para fazer a integração com os aplicativos de delivery, de modo que o pedido feito pelo cliente seja encaminhado diretamente para a cozinha, sem intermediações.
Mas, caso o dono do negócio prefira, é possível configurar o sistema de modo que todos os pedidos sejam conferidos e aprovados por ele mesmo ou por um gerente. Fica a critério, de acordo com a necessidade de cada empresário.
Sistema KDS da ConnectPlug
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