importancia da gestao de estoque

A importância da gestão de estoque é grande durante todo o ano, mas se acentua nas comemorações. Comece a se preparar já e colha os frutos!

Datas comerciais como Black Friday, Cyber Monday e Natal exigem mais da logística de todo o varejo. O que você, lojista, está fazendo para se preparar?

Vale lembrar: os números apontam que esse será um fim de ano melhor que os últimos para o varejo. Com a Intenção de Consumo das Famílias em ascensão e o comércio puxando o crescimento do PIB para o lado positivo, pode se preparar para mais compras que o ano passado!

Confira aqui mais alguns fatos que comprovam a importância do controle de estoque em sua loja esse ano. Comece a se preparar agora mesmo!

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

 

Há uma alta demanda por produtos específicos

 

importancia da gestao de estoque
Alguns itens, como os natalinos, se tornam o carro-chefe do comércio quando as festas se aproximam.

 

Todo comerciante sabe que há um produto “do momento”. Pode ser algum eletrônico, uma peça de roupa ou um brinquedo, mas sempre existe um item que é o campeão de vendas.

Cabe ao lojista identificar quais são os itens que mais saem. As chances de que isso se intensifique quando as festas estiverem virando a esquina são altas!

É aqui que mora a importância da gestão de estoque – e ela é imensa! Você deve contar com registros de entradas e saídas dos últimos meses. Assim, há informações para embasar o cálculo dos pedidos para o fim de ano.

Cuidado: por mais que a tendência seja fazer pedidos maiores que em outras épocas, você deve tomar cuidado para não comprar demais e acabar com mercadoria parada na armazenagem.

Há um aumento das trocas

Quem nunca precisou trocar um presente que ganhou no fim de ano, que atire a primeira pedra!

É inegável que durante e após as festas há um aumento significativo nas trocas, o que empurra a reentrada de itens para cima.

Você deve estar preparado para isso. Dependendo do giro de estoque do seu negócio, pode ser que valha a pena contatar funcionários temporários pra reforçar o cuidado com a logística e armazenagem.

Também deve haver um cuidado com os itens disponíveis em estoque: um cliente que entra para trocar o presente pode sair com mais alguma mercadoria, deixando mais dinheiro. Basta ter uma oferta interessante e saber mostrá-la corretamente!

O ticket médio aumenta

 

importancia da gestao de estoque
Com o fim do ano, as pessoas tendem a ficar mais generosas, o que aumenta o ticket médio.

 

O aumento do ticket médio é muito comum no Natal. É nessa época que as pessoas tendem a caprichar nos presentes das pessoas queridas!

A importância da gestão de estoque, aqui, é que os produtos mais caros, que geralmente ficavam estacionados em seu estoque por mais tempo, tendem a sair mais. Assim, vale a pena deixar fornecedores de sobreaviso e aumentar um pouco os pedidos, para não ficar no prejuízo.

Lembre-se: se o cliente não encontrar o que procura, ele vai atrás do concorrente, e você perde chance de fidelizá-lo. Isso nos leva ao próximo item.

É uma oportunidade para fidelizar clientes

Digamos que você atraia muitos novos clientes por meio de uma promoção. Você não quer que eles comprem de em sua loja só no Natal, certo?

Pense como consumidor: é muito desapontador quando você visita uma loja e descobre que justamente o produto que você buscava está em falta, não é? E o cliente que sai desapontado nunca mais entra!

Moral da história: cuide do mix de produtos que você oferece. A ideia é que o público seja encorajado a voltar à sua loja mais vezes durante o ano – em outras palavras, torne-se fiel. Analise seu estoque: será que o que você oferece é o que o seu público procura?

Há um público que espera pelas liquidações depois das festas

 

importancia da gestao de estoque
Buscando diminuir os gastos, há quem deixe as compras de natal para depois do ano novo.

 

O seu estoque não pode ser planejado para se esgotar totalmente depois das festas de fim de ano. Por que? Respondemos: com uma parcela dos consumidores evitando gastar mais a todo custo, há quem deixe as compras de Natal para depois do ano novo, quando começam as liquidações.

Assim, certifique-se de organizar o estoque para ter algo para mostrar a esse público em janeiro, quando eles estiverem prontos e dispostos a gastar. Novamente, é uma oportunidade para conquistar uma clientela que pode voltar muitas outras vezes ao longo do ano!

 

Moral da história: a importância da gestão de estoque para o sucesso das vendas de final de ano é imensa!

Tomar cuidado com o armazenamento da sua loja nunca deixa de ser importante. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre oferta e demanda, de modo a não permitir a quebra de estoque, mas sem ficar com produtos estacionados no estoque.

Por mais que a prática deva ser rotina, a importância da gestão de estoque se acentua em épocas de aumento significativo das vendas – como o fim de ano. Comece a se preparar já e colha os frutos!

 


Hoje, você aprendeu sobre a a importância da gestão de estoque para o sucesso das vendas das festas de fim de ano. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br. 😉

Gostou do conteúdo? Então confira esse material exclusivo, com mais dicas fundamentais para encurtar o caminho do seu negócio até o sucesso:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *