Uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores, a Black Friday é uma das maiores oportunidades para turbinar as vendas do seu negócio. A data – que neste ano é comemorada em 26 de novembro – é uma chance também para bares, restaurantes e dark kitchens (restaurantes que funcionam apenas no delivery) para criar promoções e atrair novos clientes.

Apesar da pandemia, os ganhos na Black Friday somaram R$ 3,96 bilhões no ano passado, com tíquete médio de R$ 670, e aumento no volume de vendas de 22% em relação a 2019, de acordo com levantamento da Neotrust/Compre&Confie. 

Criar promoções na Black Friday é uma ótima oportunidade para estabelecer uma relação entre o seu negócio e a clientela. Os consumidores buscam descontos reais, promoções tentadoras e compras que podem ser feitas no impulso. Qualquer que seja a ação que você for criar, avalie se atende a sua clientela, se faz sentido para a sua marca e se vai gerar retorno financeiro. 

Para que você não perca a oportunidade de fazer seu empreendimento gastronômico crescer e prosperar, selecionamos algumas dicas de promoções para bares e restaurantes na Black Friday.

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da black friday
  2. Crie promoções secretas
  3. Ofereça itens gratuitos
  4. Ofereça itens por um valor simbólico
  5. Disponibilize combos especiais para a black friday
  6. Crie promoções para grupos grandes durante a black friday
  7. Permita que o cliente leve mais por menos

1. Faça sorteios pelas redes sociais perto da black friday

Para informar e engajar seus clientes. Faça postagens com códigos de descontos e sorteios para seus clientes aproveitarem a Black Friday.

Se você é usuário das redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) com certeza já se deparou com, no mínimo, um sorteio em sua linha do tempo.

A mecânica é quase sempre a mesma. Para participar, o usuário deve marcar um número determinado de amigos, curtir ou seguir um perfil e compartilhar a publicação. Tudo isso aumenta a visibilidade tanto do sorteio quanto da marca, incentivando uma parcela ainda maior do público a participar e a conhecer o seu negócio.

As recompensas oferecidas são diversas: vão desde uma bebida ou sobremesa até uma refeição inteira, ou um número determinado de pratos gratuitos que o ganhador pode consumir quando quiser.

Use os sorteios a favor do seu restaurante na black friday! Crie-o com um pouco de antecedência e invista em sua divulgação, inclusive patrocinando a publicação nas redes sociais. Mesmo quem não ganhar vai entrar em contato com a sua marca, podendo virar cliente caso a proposta do seu restaurante agrade.

2. Crie promoções secretas

Se a Black Friday trouxe um bom retorno para o seu negócio, que tal esticar a promoção para os dias seguintes?

Você tem um banco de dados de clientes fiéis? Valorize-os! Afinal, manter clientes atuais é muito mais fácil e barato que conquistar novos. Aproveite a black friday para estreitar a conexão com eles!

Use o meio de comunicação que você tiver com eles para oferecer uma promoção exclusiva. Pode ser um prato com 50% de desconto ou uma sobremesa gratuita, o que importa é que eles se sintam especiais!

Atenção: a promoção deve ser, sim, exclusiva! Já imaginou o cliente chegar e descobrir que a promessa era mentira? Recuperar a confiança dele vai dar trabalho!

3. Ofereça itens gratuitos

Combos com preços especiais são sempre muito atrativos para a clientela.

Você tem um item em seu cardápio que é uma febre absoluta entre o público? Que tal ousar e torná-lo gratuito por um período determinado próximo à black friday?

Sim, você leu certo! Digamos que o tal item seja um prato principal. As pessoas não vão consumir apenas isto: elas vão, no mínimo, beber alguma coisa. Com o prato principal gratuito, elas também tendem a consumir mais entradas e, principalmente, sobremesas.

Além disso, é uma excelente maneira de fazer o público que já interessava por seu restaurante a finalmente experimentá-lo. Quem ficar satisfeito, vai voltar – com ou sem black friday.

Tampouco é preciso ser extremo a ponto de liberar todos os pedidos de forma gratuita. Uma excelente ideia é criar um evento estilo “os 50 primeiros clientes ganham o nosso carro-chefe de graça”. Isso já terá um efeito incrível sobre o movimento! Dica: nesse caso, distribua senhas para melhorar a organização.

4. Ofereça Itens por um valor simbólico

black friday restaurantes
Oferecer seu carro-chefe por um preço mais baixo atrai novos clientes para seu estabelecimento.

Se você não tem condições de oferecer algo de graça, também há a opção de disponibilizar um item por preço simbólico. Funciona tão bem quanto!

Digamos que você tenha uma entrada que custa R$ 20 normalmente. Se você vendê-la por R$5, vai encorajar muito mais gente a pedi-la – principalmente quem evita pedir entradas para gastar menos.

Vale ressaltar que essa estratégia é especialmente eficaz quando se trata de sobremesas: muita gente não deixa de degustá-las por falta de vontade, mas porque já consumiram muito e não querem que a conta seja muito alta. Baixe o preço e veja seus pedidos decolarem!

5. Disponibilize combos especiais para a black friday

Para que esse tipo de promoção não seja onerosa demais para o caixa do restaurante, limite-a, por exemplo, aos primeiros 50 clientes.

Os combos são uma estratégia corriqueira de restaurantes para atrair o público que quer comer bem, mas precisa economizar. Durante a black friday, seu restaurante pode usá-los para aumentar a receita e o movimento. Basta criar versões especiais, disponíveis apenas naquela data.

O fundamento para essa ação é o princípio da escassez. Quando nos deparamos com uma oferta especial, por tempo limitado, o impulso para aproveitá-la é muito maior.

Por mais que a ideia seja a oferta por tempo limitado, fique atento aos comentários dos clientes a respeito do combo em questão: pode ser a oportunidade para incluir um item de muito sucesso no cardápio permanente. Converse com o público e a equipe de atendimento para sentir se isso vale a pena.

6. Crie promoções para grupos grandes durante a black friday

Uma ideia simples, mas que pode se tornar muito rentável é oferecer descontos para grupos de amigos e familiares.

Criar promoções que têm como requisito um número mínimo de pessoas ocupando a mesa é uma tática antiga em bares e restaurantes. Aproveite a black friday para criar uma que seja ainda mais atraente!

Por que isso funciona? A exigência de um grupo mínimo torna a promoção mais rentável para o estabelecimento, que poderá trabalhar com descontos ainda maiores. Afinal de contas, dificilmente uma pessoa consumirá apenas o que está na promoção!

Se você for colocar essa ideia em prática, é muito importante trabalhar com um sistema de reservas bem organizado, ou, até mesmo, torná-las obrigatórias. Assim, você evita longas filas e clientes insatisfeitos, que farão propaganda negativa do seu restaurante.

7. Permita que o cliente leve mais por menos

black friday restaurantes
Promoções de double drink são uma ótima opção para a black friday em restaurantes.

Quem não ama coisas grátis? Nós, humanos, somos fissurados por recompensas em geral: conseguir qualquer tipo de vantagem gera uma enorme satisfação. Qual tal usar esse princípio na ação de black friday do seu restaurante?

Uma promoção muito comum é double drink (por exemplo: peça um chopp e ganhe o outro na faixa). Mas você também pode fazer isso para entradas e sobremesas, itens vistos como opcionais por muita gente, incentivando seus clientes a consumir mais. Os resultados serão incríveis!

Dicas extras

  • Faça parceria com outras empresas: Essa é uma forma para que dois negócios se beneficiem mutuamente da Black Friday. Encontre um comerciante próximo ao seu bar ou restaurante que se interesse em fazer uma parceria promocional.O cliente que gastar no seu restaurante ganha um desconto na loja X e vice-versa, o freguês daquela mesma loja pode ganhar um desconto no seu estabelecimento ou algum outro tipo de mimo como uma bebida, um petisco ou um prato. 
  • Crie um cardápio especial: Criar um cardápio especial de Black Friday é uma das melhores maneiras para atrair novos clientes e surpreender a clientela fiel, que já conhece o menu da casa, mas que está curiosa para experimentar coisas novas. Então, aproveite esta data para trazer novidades. Você é quem melhor conhece sua clientela, então surpreenda!

Black friday 2021: use-a para dar visibilidade a seu restaurante e conseguir mais clientes!

Deu para ver que os restaurantes têm muito a ganhar com a black friday, não é? Fazendo tudo certo você conquista novos clientes, além de um aumento considerável em seu faturamento.

Contudo, você tem que preparar o seu estabelecimento para um movimento muito mais alto que o normal. Incentive as pessoas a fazer reservas com antecedência e, caso sua promoção seja mais agressiva, contrate reforços temporários para a cozinha e o atendimento.

Tome, também, muito cuidado com a gestão de estoque. Reforce os pedidos a seus fornecedores, de modo a evitar quebras justo quando seu restaurante estiver a todo vapor.

Não se esqueça de investir em divulgação! Os posts pagos nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, têm um enorme poder para trazer mais público até seu estabelecimento.

Você tampouco precisa limitar as ações apenas à data da black friday. Que tal fazer preços especiais durante toda a semana e aumentar a visibilidade do seu restaurante?


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