Mais de 113 milhões de brasileiros utilizam o Instagram, de acordo com dados de 2023 da consultoria We Are Social. Você, talvez, esteja entre esses usuários. Porém, esse uso pessoal é muito diferente de manter um perfil para sua empresa. Por isso, esse guia sobre como criar um Instagram comercial é tão importante. 

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, com 113 milhões de pessoas presentes por lá, segundo pesquisas de 2023. Isso o coloca no terceiro lugar, atrás apenas do WhatsApp (com 169 milhões de usuários) e do YouTube (142 milhões). Por isso, o Instagram comercial é uma grande oportunidade para seu estabelecimento se conectar com todos os perfis de consumidores. 

Com uma conta no Instagram, seu estabelecimento consegue divulgar produtos, anunciar novidades e se conectar com o público de forma mais próxima. 

Nesse sentido, é interessante ponderar que o Instagram é uma ferramenta relativamente simples de usar: qualquer pessoa com um smartphone e acesso à Internet pode produzir conteúdos. Além disso, ele não exige grandes investimentos. 

Contudo, nós também precisamos analisar que manter um Instagram comercial é muito diferente de ter uma conta pessoal na rede. Afinal, você não está publicando um conteúdo qualquer para seus amigos e familiares — você tem um objetivo comercial e precisa postar de acordo com seus objetivos. 

Pensando nisso, esse guia completo vai explicar tudo que você precisa saber para criar seu Instagram comercial — e movimentar essa conta. Boa leitura!

 

Leia outros artigos para ajudar sua empresa a crescer no blog da ConnectPlug

 

Como criar uma página no Instagram comercial?

Criar uma página no Instagram comercial é bem simples. Para começar, você deve baixar o aplicativo na App Store ou Google Play, caso não o tenha ainda. Na tela inicial, clique em “Criar nova conta” e siga o passo a passo abaixo:

  1. Digite um endereço de e-mail ou número de celular e toque em “Avançar”. Use um celular ou e-mail da empresa, para facilitar o processo.
  2. Insira o código de confirmação enviado para o e-mail ou celular escolhido. 
  3. Crie uma senha — diferente da sua senha pessoal, de preferência. 
  4. Digite sua data de aniversário. Mas não use a data de criação da empresa ou algo do tipo: Instagram pede que você inclua sua própria data de aniversário.
  5. Insira seu nome e crie um nome de usuário para o Instagram comercial. O ideal é que o nome de usuário seja o mais simples e direto possível. 
  6. Concorde com os Termos e Políticas do Instagram. 
  7. Adicione uma foto de perfil — ou, se preferir, faça isso mais tarde. O ideal é que a foto de perfil seja o logotipo da empresa ou algo de fácil identificação.

Se quiser, você pode publicar a foto de perfil como primeiro post do perfil — mas, caso não queira fazer isso, é só clicar em concluir. Pronto: você criou seu Instagram comercial!

Mas caso você já use o Instagram, o processo é um pouco diferente: 

  1. Abra seu perfil 
  2. Clique no seu nome de usuário, no canto superior esquerdo
  3. No menu que se abrirá, toque em “Adicionar conta”. 

Nessa tela, aparecerá a opção “Criar nova conta”, que mencionamos anteriormente. Então, você selecionará o nome de usuário (@) do seu Instagram comercial. O aplicativo lhe dará a opção de utilizar o mesmo login e senha da conta pessoal, mas nós não recomendamos fazer isso se mais pessoas vão acessar o perfil profissional do Instagram. 

A grande questão é que, com os passos acima, você criará um perfil pessoal. Então, depois de criá-lo, você ainda precisa tranformar o perfil em um Instagram comercial. 

 

Qual a diferença entre conta pessoal e profissional do Instagram?

A diferença entre a conta pessoal e profissional do Instagram está nas funções extras que a rede social fornece para as empresas. O Instagram comercial permite fazer anúncios ou turbinar publicações. Também dá acesso ao Instagram Insights, que têm dados relevantes sobre seus seguidores (idade, gênero, local, horários ativos, etc), e possibilita acompanhar o resultado das publicações (além dos likes e comentários).

Ou seja, são funções importantes para quem deseja criar uma estratégia de conteúdo e se posicionar de verdade no Instagram. 

Então, para transformar o perfil que você criou em uma conta comercial, você precisa:

  1. Abra seu perfil e toque nos três risquinhos, no canto superior direito da tela.
  2. Toque no ícone de engrenagem para acessar as configurações.
  3. Role até encontrar a opção “Tipo e ferramentas da conta” e toque nela.
  4. Nessa tela, você encontrará a opção “Mudar para uma conta profissional”.
  5. Escolha a categoria na qual sua empresa mais se encaixa. 

Mas atenção: o Instagram exige que você tenha uma página no Facebook vinculada ao seu Instagram comercial. Então, se você não tiver uma (ou não tiver acesso a essa conta), você pode criá-la na hora, acessando o aplicativo do Facebook. Você pode publicar os mesmos conteúdos nessas duas redes, se não quiser se dedicar ao Facebook, que é menos usado. 

Para terminar, você precisa adicionar informações de contato — como o WhatsApp que os clientes podem acessar para fazer pedidos. Então, clique em Concluir. 

 

O que é Marketing Orgânico e como potencializar sua estratégia

 

Instagram

 

Quanto custa ter uma conta no Instagram comercial?

Ter uma conta no Instagram comercial não custa nada — essa mudança de conta pessoal para profissional é totalmente gratuita. O que tem custo é o programa Meta Verified, que inclui um selo de verificação na sua conta, oferece suporte exclusivo, entre outras funções. Em 2023, o preço do Meta Verified é de R$ 69,90 por mês. 

Além disso, você pode ter custos se quiser impulsionar publicações ou fazer anúncios em seu Instagram comercial. O custo desses anúncios depende de muitos fatores, como local, público e objetivo. Mas o valor mínimo para anunciar no Instagram é de 1 dólar por dia — o que equivale a cerca de R$ 5, em 2023. 

 

O que colocar no perfil do Instagram profissional?

Criar uma conta é só o começo: você precisa pensar bem no que colocar no seu perfil do Instagram profissional. Para começar, você precisa definir qual é seu objetivo: divulgar promoções, se posicionar no mercado ou se relacionar com seus clientes, por exemplo. 

Depois, você precisa pensar em quem é seu público-alvo e porque ele deveria seguir seu Instagram comercial. Coloque-se no lugar do cliente e avalie quais benefícios ele teria ao acompanhar suas publicações: promoções exclusivas, fotos interessantes, novidades, etc.

A partir dessas reflexões, você pode começar a “colocar a mão na massa”. 

 

1. Edite a bio do seu Instagram comercial

Ter uma bio interessante é indispensável para que as pessoas sigam sua empresa. Inclua o nome da empresa no topo e, depois, frases curtas que resumam seu diferencial. Como por exemplo:

  • 🍕 A pizza mais saborosa da cidade
  • 😋 Massas caseiras a partir de 19,90
  • 🛍️ Roupas para todos os estilos

A ideia é deixar claro qual é o público-alvo da empresa, para que ele se identifique e sinta mais vontade de clicar em “seguir” ou de ver os posts. Mas atenção: a bio do seu Instagram comercial deve ter, no máximo, 150 caracteres.

 

2. Defina o conteúdo que você vai publicar

O Instagram possui diversos formatos: fotos, carrossel com várias imagens, vídeos, reels e os stories — que ficam na parte superior da tela e somem em 24 horas. O ideal é publicar “de tudo um pouco”, variando os formatos para gerar um perfil mais interessante.

A grande questão é que o Instagram é uma rede muito visual — ou seja, seus seguidores querem ver fotos bonitas. Para isso, você pode seguir as dicas que oferecemos nesse outro artigo, sobre como tirar fotos de comida para o cardápio do restaurante. Spoiler: é possível tirar fotos ótimas e fazer seu Instagram comercial bombar só com seu smartphone.

A partir disso, também é importante pensar nas legendas e no contexto que suas fotos vão aparecer no Instagram. Para isso, é importante pensar em uma estratégia de conteúdo

Em resumo, isso inclui definir que tipo de imagens e legendas você irá publicar, com qual frequência e em quais dias da semana. Organize tudo isso em uma planilha ou em apps de produtividade, como o Trello. 

 

3. Crie uma rotina para publicar no Instagram

De pouco adianta você publicar uma foto, uma vez a cada duas semanas. Você precisa usar o Instagram comercial com frequência: poste stories todos os dias e faça posts no feed três vezes por semana, pelo menos. Se puder, publique dois ou três posts por dia. 

Essa quantidade pode parecer assustadora, no início. Mas, na medida em que você publica os primeiros posts, você começa a ter mais ideias — e o Instagram comercial passa a fazer parte da sua rotina. 

Em uma loja, bar ou restaurante, quase tudo pode virar conteúdo. Fique com o celular na mão (ou peça para alguém fazer isso) e faça todas as fotos e vídeos que puder. Depois, fica mais fácil programar posts para todos os dias. 

Além disso, não se esqueça de interagir com os seguidores que eventualmente curtem ou comentam nos seus posts. 

Saiba como utilizar ERP na sua estratégia de Marketing

Para finalizar, você sabia que um sistema de gestão ERP pode ajudar na sua estratégia de marketing e no seu Instagram comercial? Afinal, além de melhorar a gestão da empresa e torná-la mais moderna, ele tem inúmeras informações sobre seus clientes e os produtos mais pedidos por eles. 

Então, por exemplo, se você sabe que os brigadeiros gourmet são os docinhos favoritos de seus clientes, que tal investir em fotos bonitas, que mostrem como ele é saboroso? Mas, se você notar que a cerveja IPA está com pouca saída no seu bar, você pode usar o Instagram para fazer uma promoção com seus seguidores. Ou, ainda, caso você perceba que recebeu menos pedidos em uma região específica, pode fazer anúncios no Instagram para pessoas dessa região. As possibilidades são muitas!

Então, esperamos que esse guia completo sobre Instagram comercial tenha sanado todas as suas dúvidas sobre esse assunto. E se você quiser saber mais sobre o sistema de gestão ERP, é só acessar o site da ConnectPlug. E já que falamos tanto sobre Instagram, aproveite para seguir o nosso: @sistemacplug

 

Leia também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *