No cenário de vendas em geral, como de varejo, restaurantes e etc, o email marketing surgiu como uma ferramenta poderosa para cultivar relacionamentos duradouros com os clientes. 

O email marketing nada mais é que a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, além de permitir que você faça toda a jornada do consumidor por meio da plataforma.

Neste artigo, vamos analisar o papel do email marketing nos setores de venda, destacando a sua capacidade única de educar e engajar os consumidores, assim, as marcas podem alavancar estratégias para impulsionar vendas, fidelidade do cliente e reconhecimento da marca. 

 

Por que educar e engajar os clientes é crucial para o sucesso:

A educação do cliente aumenta a confiança dele em você e sua empresa, pois o ajuda a tomar decisões mais informadas sobre seus produtos ou serviços. Quando os clientes se sentem informados e engajados, eles são mais propensos a permanecer com você por mais tempo. Isso pode aumentar o valor da vida útil do cliente e gerar mais receita para o seu negócio. 

Você consegue “moldar” o cliente para suprir as necessidades dele e as suas, mostrando para ele como você pode suprir uma dor e ajudá-lo. Educar e engajar seus clientes constantemente faz com que eles se sintam bem e você estará deixando a sua marca na cabeça deles a cada envio.

Utilize plataformas de envio de emails em massa para cada cliente cadastrado, ao invés de mandar um por um.

 

 

 

Crie conteúdo relevante:

O primeiro passo para criar campanhas de e-mail marketing é enviar e-mails que seus clientes queiram ler. Isso significa oferecer conteúdo relevante e valioso que seja útil para eles. 

  • Conheça seu público: Antes de começar a escrever, é importante entender quem são seus clientes e quais são seus interesses. O que eles precisam ou querem saber? Quais são seus desafios?
  • Faça sua pesquisa: Depois de entender seu público, você precisa fazer a sua pesquisa interna para entender o momento e quais são os seus objetivos com o email, se é converter, chamar atenção, apresentar a marca, mandar promoções, etc. Tudo depende das estratégias de marketing que o seu negócio está trabalhando no momento. 
  • Personalize seus e-mails: Quanto mais personalizados forem os emails, mais provável é que seus clientes os leiam e cliquem nos links (utilize links que vão para seu site, redes sociais e páginas específicas). Use a segmentação para dividir seus clientes em grupos com base em seus interesses e necessidades e escreva de forma amigável e não robótica. 

 

Torne seus emails visuais e atraentes: 

As pessoas são mais propensas a ler e lembrar de emails que são visualmente atraentes. 

  • Use imagens: as imagens podem ajudar a quebrar o texto e tornar seus emails mais bonitos. Certifique-se de que as imagens são de alta qualidade e muito bem editadas e otimizadas para dispositivos móveis também. 
  • Use GIFs: são uma maneira de adicionar personalidade e interatividade nos seus e-mails, só tome cuidado para não deixar o email muito pesado. 
  • Identidade visual: lembre-se de manter sempre a identidade visual do seu negócio, com as cores, tipografia e design.
  • Títulos Atrativos: O assunto é a parte mais importante do corpo do email, é o que chama a atenção do leitor

 

Clique aqui e confira nosso artigo de 9 motivos para ter um email personalizado para o seu negócio.

 

Incentive o Engajamento:

O objetivo final do email marketing é engajar seus clientes. Faça perguntas, crie enquetes, faça com que o cliente tenha vontade de responder e interagir, pode ser interessante também criar recompensas por interações, como cupons de desconto e etc. Divulgue promoções.

 

Monitore os Resultados:

A última etapa para criar campanhas de email marketing é monitorar seus resultados. Isso significa acompanhar suas taxas de abertura, cliques e conversão. Assim você consegue ver campanhas que deram certo e quais não deram e que precisam de pontos de melhora.

 

Conclusão:

O email marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para empresas de todos os tamanhos. Ao seguir as dicas fornecidas neste artigo, você pode criar campanhas de email marketing eficazes que irão educar e engajar seus clientes, construir relacionamentos mais fortes e aumentar suas vendas. 

Ao longo do texto, nós explicamos a importância de criar conteúdos relevantes, como tornar seus e-mails atraentes, engajamento e monitoramento de resultados. 

Lembre-se de que o email marketing é uma estratégia de longo prazo. Não espere resultados da noite para o dia. Tenha paciência e esteja aberto a mudanças caso seja necessário. 

 

Veja também o nosso guia completo de Marketing para Restaurantes:

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