A tecnologia para bares e restaurantes já deixou de ser um luxo restrito aos estabelecimentos mais caros das grandes metrópoles. Hoje em dia, é possível encontrar sistemas de gestão, de atendimento e até de autoatendimento nos mais variados tipos de bares e restaurantes. Com isso, a tecnologia se torna também uma exigência dos consumidores — por isso, você precisa saber como acompanhar essa tendência. 

Não é e hoje que a tecnologia está transformando as relações e a forma de atender nos mais variados setores da economia — e com o food service não é diferente. Além da possibilidade de atrair clientes pelas redes sociais e receber pedidos por apps de delivery, há muitas outras tecnologias para bares e restaurantes que podem revolucionar sua forma de atender. 

São tecnologias que permitem trabalhar com mais eficiência — atendendo mais clientes em menos tempo — e prestar um serviço melhor — com pedidos personalizados e atendimento mais próximo do cliente. O resultado na satisfação, nas vendas e nos lucros é nítido!

E se você pensa que as tecnologias para bares e restaurantes têm um custo proibitivo, que só pode ser pago por estabelecimentos chiques ou grandes redes, saiba que não é mais assim. 

É claro que implementar qualquer melhoria no seu estabelecimento vai exigir investimentos — afinal “não existe almoço grátis”. Mas esses investimentos podem ser feitos de acordo com suas possibilidades e costumam ser bem acessíveis. Até mesmo porque não estamos falando de tecnologias super caras e complicadas, mas sim de soluções inteligentes, que têm grande potencial de transformação sem exigir grandes investimentos. 

Em vista disso, você talvez esteja se perguntando como essas tecnologias para restaurantes e bares funcionam na prática — e é sobre isso que vamos falar ao longo do artigo. 

tecnologia em bares e restaurantes

 

Tecnologias para receber e gerir seu estabelecimento

Quando falamos nas tecnologias para bares e restaurantes, você pode pensar em sistemas super modernos, como os de autoatendimento. É claro que essa é uma possibilidade bastante interessante — e vamos falar sobre ela mais a frente —, mas ela não é a única. Na verdade, o uso da tecnologia nos restaurantes pode começar por questões mais simples, como receber pagamentos e gerenciar o próprio estabelecimento. 

Antes de pensar na implementação de tecnologias mais modernas, é importante começar por aquilo que é essencial: manter o restaurante funcionando bem e ganhando dinheiro. 

Nesse sentido, a primeira tecnologia para restaurantes que você deveria considerar é um bom sistema de gestão ERP (uma sigla em inglês para planejamento de recursos empresariais). O ERP permite que você registre todas as suas vendas pelo sistema (no computador ou celular), sem fazer anotações manuais ou atualizar planilhas. Isso gera registros muito mais confiáveis, que você pode usar para tomar decisões operacionais (como pedir mais ingredientes para seu fornecedor) e estratégicas (como fazer um investimento porque faturou bem no mês). 

Além disso, o ERP facilita muito o controle de estoque, uma vez que cada produto vendido é descontado do estoque pelo sistema. Também simplifica a gestão financeira do seu negócio, a conciliação fiscal e vários outros processos administrativos. Afinal, as informações de vendas já estão todas registradas no sistema. Por fim, também é interessante notar que o ERP pode registrar as vendas de vários canais — no balcão, no delivery e nos apps. 

Depois do ERP, temos também os sistemas de PDV (ponto-de-venda ou frente de caixa) ou PDV Android móvel. Eles permitem que você processe as vendas rapidamente e os clientes paguem as contas sem incômodos. Nesse sentido, eles também ajudam a evitar erros na hora de calcular a conta, que podem gerar incômodo (e insatisfação) para o cliente. 

Naturalmente, o PDV é integrado ao sistema ERP — de modo que as vendas processadas são automaticamente registradas. Além disso, outra possibilidade interessante é a tecnologia TEF para pagamentos. Com ela, o terminal de pagamento se comunica diretamente com o sistema ERP, tornando as transações mais práticas e seguras. 

Por fim, todos os sistemas que mencionamos até aqui geram informações — que, por sua vez, podem trazer descobertas interessantes para você tomar decisões estratégicas. Se você tem um sistema de BI conectado ao seu ERP, você terá acesso a vários indicadores de resultado e gráficos de desempenho que auxiliam você no gerenciamento do seu negócio. 

Então, chegando ao final dessa seção, podemos listar as principais tecnologias para bares e restaurantes que auxiliam no faturamento e gerenciamento:

  • Sistema de gestão ERP: registra todas as vendas e reúne as informações de todas as áreas (estoque, financeiro, fiscal, etc), em um só lugar, simplificando a gestão.
  • Sistema PDV/PDV móvel: simplifica o processamento das vendas, tornando-o mais rápido e evitando incômodos ao cliente.
  • Sistema TEF: alternativa ao PDV/PDV móvel, que conecta o terminal de pagamento ao ERP, tornando os pagamentos ainda mais práticos e seguros. 
  • Sistema de BI: tecnologia que utiliza os números de vendas para fornecer indicadores e gráficos muito úteis na hora de tomar decisões estratégicas. 

Além dessas quatro tecnologias para bares e restaurantes acima, também precisamos citar o sistema de mesas e comandas. Ele simplifica a gestão da consumação de todas as mesas e clientes, permitindo que você feche as contas rapidamente e até as divida entre as pessoas na mesa sem complicação. 

 

Tecnologias para atender melhor aos clientes

Agora sim, vamos falar de tecnologias para bares e restaurantes que impactam diretamente na experiência dos clientes — ou seja, na forma como eles fazem pedidos e são atendidos por sua equipe. Depois que você investe nos sistemas que mencionamos acima e garante que seu estabelecimento está sendo bem gerenciado, você tem mais estrutura para pensar em oferecer uma experiência superior para seu cliente.

Existem diversas tecnologias bastante eficientes nesse sentido — e nós explicamos mais sobre elas a seguir.

 

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Autoatendimento

Essa tecnologia está chegando a cada vez mais bares e restaurantes, até porque está ficando mais acessível com o tempo. Você pode oferecer totens de autoatendimento completos — ou tablets, com telas menores. Esses terminais de autoatendimento podem estar no balcão ou nas mesas do seu bar/restaurante, dependendo do conceito do seu estabelecimento.

Ou seja, essa é uma tecnologia para bares e restaurantes bastante versátil e que pode ser adotada em estabelecimentos dos mais variados estilos. 

Oferecer o autoatendimento para seus clientes torna sua operação muito mais dinâmica, uma vez que sua equipe pode se concentrar em outras tarefas. Mas, além disso, é algo que oferece mais liberdade para o cliente, além de conferir uma aura de modernidade ao estabelecimento.

 

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Cardápio digital

Outra forma de tornar sua operação mais dinâmica (mas com um investimento mais acessível) é oferecer cardápios digitais. Essa tecnologia para bares e restaurantes ganhou popularidade na pandemia, mas continua sendo muito apreciada pelos clientes. Afinal, é muito mais prático abrir o cardápio no seu celular e escolher o que deseja, do que chamar um garçom para então pedir que ele traga um cardápio físico. 

Para o bar/restaurante, isso evita que sua equipe precise circular pelo salão recolhendo todos os cardápios e entregando-os para os clientes que chegam — basta ir até a mesa quando os clientes estão prontos para pedir. Assim, é possível atender a um número maior de mesas e clientes com a mesma equipe, otimizando os recursos humanos e financeiros do negócio.

Outra facilidade do cardápio digital diz respeito à atualização das ofertas: se você quer tirar ou colocar um prato novo, mudar o preço de algum prato ou qualquer outra mudança do tipo, fica muito mais simples atualizar um cardápio digital do que produzir novos cardápios impressos. 

 

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Monitor de pedidos KDS

Como seus garçons levam os pedidos até à cozinha, para que eles sejam preparados? Se sua resposta envolve papéis e caneta, saiba que existe uma tecnologia para bares e restaurantes que pode tornar esse processo mais rápido e seguro. 

Com o monitor de pedidos KDS, os garçons registram os pedidos em um PDV Android — e as informações são enviadas automaticamente para um monitor na cozinha, sem que os garçons precisem ir até lá. E como eles não precisam escrever os pedidos em papéis, a possibilidade de erros ou esquecimentos é muito menor. Assim, as reclamações e devoluções de pratos podem diminuir bastante. 

 

A integração de tecnologias para bares e restaurantes

Chegando ao fim dessa seção, também precisamos falar sobre a possibilidade de integrar as várias tecnologias existentes para oferecer uma experiência ainda melhor para seus clientes.

Se você tem o sistema de autoatendimento e o monitor de pedidos KDS, por exemplo, os seus clientes podem fazer os pedidos por conta própria sem precisar de um garçom — e alguém só precisa levar o prato até o cliente, ou chamá-lo para buscar no balcão. 

Com isso, você torna sua operação muito mais dinâmica e independente. Isso permite que sua equipe se concentre em outras tarefas importantes. As possibilidades são muitas:

  • atender a mais clientes em horários de pico,
  • atender a outros canais, como WhatsApp e apps de delivery,
  • preparar os pratos e organizar a cozinha, agilizando o atendimento,
  • dar uma atenção especial a cada mesa, além de simplesmente atender,
  • pensar em ações estratégicas, além do operacional.

 

Por que investir em tecnologias para bares e restaurantes?

Pensando bem, o próprio papel de cada tecnologia já é um motivo para investir nela. Afinal, as tecnologias para bares e restaurantes tornam sua operação mais dinâmica, o atendimento mais rápido, os pagamentos mais práticos e seguros, a gestão mais eficiente… Já são muitos benefícios, não é mesmo? Mas, além deles, podemos pensar em outros. 

Para começar, essas tecnologias permitem um aproveitamento melhor dos recursos (humanos e financeiros), além de aumentar a produtividade do bar/restaurante. Isso tem impacto direto na lucratividade. Além disso, os sistemas de gestão fornecem diversas informações que você pode usar para tomar decisões estratégicas. 

Mas o mais importante, quando o assunto é tecnologias para bares e restaurantes, é que elas impactam na satisfação do cliente. 

Um cliente que é atendido com rapidez e recebe o seu pedido corretamente, em pouco tempo, tem muito mais possibilidade de sair satisfeito do bar/restaurante. Com a satisfação, também há mais possibilidade de fidelizar cliente e atrair novos.

Sobre isso, é importante ponderar que as tecnologias já não são diferenciais que surpreendem os clientes. Na verdade, elas são tão presentes nos lugares que eles frequentam que muitos até estranham quando veem um cardápio impresso, um garçom que anota pedidos no papel e um caixa que calcula a conta numa calculadora manual. 

Esses processos já ficaram no passado e está na hora de investir em tecnologias para bares e restaurantes que tragam seu estabelecimento para os anos 2020. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender as tecnologias e seu impacto — e se você quer saber como contratá-las, acesse o site da ConnectPlug.

 

Confira também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

 

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