O sistema de controle de mesas e comandas é uma tecnologia para restaurantes e quaisquer outros estabelecimentos que usem esse sistema — como bares, lanchonetes, cafés, padarias, sorveterias, casas noturnas e etc. A ideia é simplificar a gestão da consumação, tornando o atendimento ao cliente mais ágil. Entenda como esse sistema funciona.

 

Essa é uma tecnologia para restaurantes que a maioria de nós está acostumada a utilizar como cliente, mas que nem todos sabem como funciona — ou como implementá-la no seu estabelecimento. Estamos falando do controle de mesas e comandas.

Registrar o consumo do cliente por mesas ou comandas é uma maneira muito intuitiva de gerenciar o salão, que existe desde muito antes das tecnologias para bares e restaurantes surgirem. Nesse sentido, a ideia dos sistemas de controle de mesas e comandas é tornar esse processo mais simples, seguro e ágil — melhorando o atendimento ao cliente.

A verdade é que esse sistema e sua implementação são bem mais acessíveis do que muitos empreendedores imaginam. É indicado para bares, restaurantes, padarias e quaisquer outros tipos de estabelecimento onde o consumo do cliente seja registrado numa comanda ou pela mesa em que ele está. E isso vale tanto para grandes redes quanto para pequenos negócios.

Confira mais dicas de gestão para lojas, bares e restaurantes

 

Entendendo o controle de mesas e comandas

É interessante analisar como funcionam essas duas formas de registro, para então entender como a tecnologia pode simplificar o processo.

O registro por mesas é muito utilizado em restaurantes, cafés e outros locais onde os clientes realmente se sentam com mais tranquilidade para consumir. Então, o caixa abre as contas da mesa 1, mesa 2, mesa 3… Tudo que as pessoas dessa mesa consumiram é contabilizado e, ao fim, o pagamento é feito no caixa ou o garçom traz a conta.

Já o registro por comandas é mais indicado para locais com fluxo mais rápido de clientes — como bares, lanchonetes, sorveterias, padarias ou casas noturnas. Cada cliente recebe uma comanda, identificada por um código e/ou atrelada ao seu nome pelo caixa. Então, todo seu consumo é “anotado” nessa comanda — de forma que, ao final, o cliente vai até o caixa para realizar o pagamento completo.

 

 

Simplificando processos com auxílio da tecnologia

Por mais que a gente saiba como isso funciona na prática, descrever dessa maneira ajuda a compreender como manter o controle de mesas e comandas pode ser complexo — e como as tecnologias para restaurantes podem ajudar.

Em um restaurante, por exemplo, é comum que o pedido de uma mesa seja erroneamente atribuído a outra, que o garçom esqueça de anotar alguma coisa (ou anote a mais), além de ocasiões em que cada pessoa na mesa quer pagar sua parte. Então, a conferência da conta demora bastante tempo, e pode gerar atritos com o cliente.

Quanto ao segundo sistema, muitos estabelecimentos ainda usam comandas em papel, que podem ser perdidas, rasuradas, entre outros problemas que podem levar a erros na conta de um cliente — e trazer prejuízo. Além disso, mesmo que não existam erros, fechar a conta por comandas em papel exige que o caixa registre cada item, o que demora e pode gerar filas.

Portanto, quando falamos em sistema de controle de mesas e comandas, falamos de trazer as tecnologias para esse processo — tornando o atendimento mais simples, rápido, prático e seguro. Ou seja: tanto você, quanto seus clientes, saem ganhando, não é mesmo?

 

controle de mesas e comandas

 

Como funciona o sistema de controle de mesas e comandas

Uma vez que você compreendeu o papel desse sistema, podemos explicar como ele funciona, na prática. O controle de mesas e comandas é um aplicativo atrelado ao sistema ERP.

Como já explicamos em outros artigos aqui no blog, o sistema ERP é um tipo de “retaguarda” da empresa; uma espécie de painel de controle onde você pode acompanhar todas as vendas, financeiro, estoque e demais processos do seu negócio. Isso inclui as mesas e comandas.

Acessando a tela de controle de mesas e comandas, dentro do ERP, você pode fazer todas as tarefas que envolvem esse gerenciamento: abrir mesas, incluir ou retirar produtos de uma ou outra mesa, fechar a conta e sinalizar que ela foi paga, e então abrir para o próximo cliente. 

O mesmo vale para as comandas: você pede a identificação do cliente, abre a comanda no nome dele, inclui ou retira os produtos, fecha a conta e sinaliza o pagamento. As comandas podem ser distribuídas em fichas de plástico com códigos de barras, cartões simples com o número da comanda ou apenas pelo nome, se não houver tanto movimento.

Além disso, você pode registrar o número de pessoas que se sentou em uma mesa, criando contas individuais. Desse modo, a divisão dos valores na hora do pagamento fica bem mais simples e rápida. 

Também é interessante refletir que o mesmo estabelecimento pode trabalhar com mesas ou comandas em situações diferentes — mesas na hora do almoço e comandas no happy hour, por exemplo.

 

Sistema integrado por completo

Como dito, o controle de mesas e comandas é integrado ao ERP, um sistema em nuvem que permite acompanhar tudo que acontece no seu estabelecimento.

Sendo assim, todas as mesas e comandas abertas — e os pagamentos feitos por elas — são integrados ao seu fluxo de caixa e aos relatórios financeiros. Isso pode ser feito com uma só frente de caixa (PDV) ou com várias, se houver grande fluxo de clientes. Também pode estar integrada à solução de POS móvel. Nesse caso, todo o gerenciamento da mesa ou comanda, registro dos pedidos e fechamento da conta é feito na maquininha, pelo garçom.

Em resumo, você não vai mais precisar somar valores numa calculadora para fechar a conta de uma mesa ou um cliente: o sistema já controla tudo isso para você, agregando segurança e praticidade a esse processo. Você, seu gerente ou outro colaborador de confiança pode ficar controlando o que ocorre no salão pelas telas do sistema, inclusive.

Sobre isso, é interessante observar que o sistema de controle de mesas e comandas permite acompanhar a taxa de ocupação, ticket médio, tempo de permanência, quais garçons fizeram o atendimento de quais mesas e outros indicadores. E se você tiver o app de gestão real time, esse acompanhamento pode até mesmo ser feito a distância, pelo celular.

Além disso, se o seu sistema ERP incluir o monitor de pedidos (KDS), assim que o produto for adicionado a uma mesa ou comanda, o pedido é enviado para a cozinha, automaticamente — sem que o garçom precise ir até lá ou escrever em papeizinhos.

 

A conclusão é que o controle de mesas e comandas, ainda que possa ser feito sem auxílio da tecnologia, é bastante melhorado por ele. É por isso que a ConnectPlug oferece esse sistema, junto ao seu ERP e frente de caixa.

Se você deseja saber mais sobre essas ou outras soluções, entre em contato conosco para pedir uma demonstração, sem compromisso.

 

 

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *