O Brasil é o país do futebol e, por isso, mesmo quem não costuma acompanhar o esporte se reúne com os amigos para assistir aos jogos da nossa Seleção. Dessa forma, a Copa do Mundo se torna uma ótima oportunidade para bares e restaurantes faturarem. Saiba como se preparar para receber bem seus clientes nesse grande evento.

 

A cada quatro anos, o Brasil para pra assistir à Copa do Mundo de futebol e torcer pela Seleção: mesmo quem não é apaixonado pelo esporte, se reúne com os amigos para torcer pelo Hexa e comemorar as vitórias dos nossos jogadores.

Muitas pessoas organizam churrascos e festas, em casa, para o evento. Mas a Copa também é um ótimo momento para ir em bares e assistir aos jogos com mais gente. Pensando nisso, essa é uma grande oportunidade para bares ou restaurantes se tornarem pontos de encontro desses torcedores. E, claro, faturar bastante com a comida e bebida consumida durante os jogos.

A questão é que você precisa preparar seu estabelecimento para atrair essa clientela e atendê-la da forma adequada. Assim, seu bar ou restaurante pode até se tornar o “point” dos torcedores e continuar movimentado mesmo depois da grande final. Então, se você não sabe como preparar seu estabelecimento para a Copa do Mundo, continue a leitura que nós explicamos tudo.

 

Confira outras dicas de gestão para bares e restaurantes

 

 

1. Garanta qualidade de imagem

Se você quer que as pessoas se reúnam no seu bar ou restaurante para assistir aos jogos da Copa, o primeiro passo é garantir que elas possam fazer isso com qualidade: ou seja, com boa imagem, para não perder nenhum lance.

Para isso, pense no seu espaço: quantas telas são necessárias para que as pessoas possam enxergar bem o jogo de todos os cantos do bar e de qual tamanho elas devem ser? Em muitos casos, pode ser interessante alugar um telão com projetor —em outros, uma TV maior é mais que o suficiente.

Dito isso, como você vai sintonizar a transmissão? Contrate um pacote de TV por assinatura ou turbine sua internet, para garantir que não haverá quedas de sinal bem na hora das partidas. No dia, faça testes e certifique-se de que todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente.

O som é menos importante —ainda mais se o espaço for grande, as conversas vão se sobrepor à narração—, mas é interessante ter algumas caixas de som espalhadas pelo ambiente, para quem faz questão de ouvir os comentários.

torcedor-copa-do-mundo-2022

 

2. Tenha criatividade na decoração

Vale a pena vestir seu bar ou restaurante de verde e amarelo para entrar, ainda mais, no clima da Copa do Mundo. Mas pense bem: qual tipo de decoração mais combina com seu público?

Se o seu bar é temático ou tem um clima mais refinado, bandeirinhas e bolas de futebol podem parecer fora de contexto… Porém, se a proposta já é mais informal, por que não “ir com tudo” no verde e amarelo? Até mesmo utensílios descartáveis nas cores da Seleção podem ser maneiras simpáticas de receber os torcedores.

Mas um ponto muito importante, que vale para todos os estabelecimentos, é se preparar para receber grupos maiores: é bem comum se reunir com muita gente para assistir aos jogos. Por isso, planeje-se para reorganizar as mesas, juntar mais cadeiras e coisas do tipo. Talvez seja necessário até alugar ou comprar mais móveis, para dar conta do movimento.

Leia também: Decoração de restaurantes: tudo para um projeto perfeito!

 

3. Pense num calendário e cardápio especiais

A Copa do Mundo 2022 começa no dia 20 de novembro e o primeiro jogo do Brasil é no dia 24 — uma quinta-feira—, às 16h. Nem todos os estabelecimentos estão abertos a essa hora. Então, se você quer receber os torcedores para assistir aos jogos, é bom se programar.

Os outros jogos da primeira fase também serão durante o dia, devido ao fuso horário: 28/11, às 13h e 02/12, às 16h. Dependendo da classificação do Brasil no grupo, as oitavas de final podem cair numa segunda ou terça-feira, às 16h —e muitos bares e restaurantes não costumam abrir na segunda. Por isso, fique de olho no calendário para se planejar com antecedência.

Além dos jogos do Brasil, muitos apaixonados por futebol gostam de ver outros  jogos de outras seleções. Então pode ser interessante manter um novo horário de funcionamento durante toda a Copa do Mundo, para que as pessoas possam acompanhar o campeonato inteiro.

Como muitas pessoas trabalham de home office —e vão dar uma olhadinha nos jogos enquanto trabalham— que tal preparar um coworking para apaixonados por futebol durante a Copa?

Além disso, como há muitos jogos na hora do almoço, você pode preparar um cardápio especial para essa refeição, para que os clientes almocem assistindo às partidas. Também é possível ter pratos temáticos da Seleção Brasileira ou de outros países participantes do torneio.

 

Prepare seu restaurante para a Copa do Mundo

Eventos esportivos são mais propícios para bares e botecos —locais que apaixonados por futebol já costumam frequentar, para assistir a outros campeonatos. Mas os restaurantes também podem faturar com o evento.

Você pode fazer algumas adaptações ao cardápio, incluindo porções e pratos mais fáceis de comer com o olho grudado na tela, além de caprichar no suprimento de bebidas.

Outro ponto importante é que a Copa do Mundo do Qatar terá muitos jogos, de outras seleções, na hora do almoço. Por isso, todo restaurante com uma TV ligada nas partidas pode ser interessante para quem não quer perder nenhum lance.

 

torcida-brasil-copa-2022

 

4. Capriche nas promoções e na divulgação

A Copa do Mundo é um evento único, que acontece apenas de quatro em quatro anos, então vale a pena pensar com calma em ações especiais para atrair mais clientes nesse período, né? Aqui, a criatividade é o limite e você pode criar diversos tipos de promoções:

  • Combos de chopp e porções para consumir durante os jogos;
  • Criar pacotes para grandes grupos;
  • Dar descontos ou brindes, dependendo dos resultados dos jogos;
  • Dar desconto para quem estiver com a camisa da Seleção;
  • Oferecer descontos ou combos para quem reservar mesa;

Essas são apenas algumas ideias. Dependendo do conceito do seu estabelecimento e do público que resolver assistir aos jogos nele, você pode ter outras ideias. O importante é usar a criatividade para receber bem seus clientes e tornar a Copa do Mundo no seu bar ou restaurante um evento imperdível.

Dito isso, caso você faça uma promoção, prepare a decoração, as telas e tudo mais, você quer que as pessoas lotem seu bar, certo? Para isso, é importante caprichar também na divulgação.

Faça publicações nas suas redes sociais, com antecedência, para que os clientes possam se programar. Além disso, você pode investir em anúncios, para que outras pessoas que ainda não frequentam seu bar ou restaurante possam conhecê-lo. Por fim, atente-se também ao fato de que a maioria dos estabelecimentos estará falando nesse assunto e criando promoções para a Copa, então você precisa ter muita qualidade e criatividade para se destacar.

 

Como manter os clientes, após a Copa do Mundo?

Suas promoções e eventos podem atrair uma clientela além daquela que você já possui. Essa é uma grande oportunidade para fidelizar esses novos consumidores e fazer com que eles passem a frequentar seu estabelecimento, mesmo depois da Copa.

Para isso, vale a pena pegar as informações de contato para enviar novas promoções ou entregar materiais falando sobre os outros eventos do bar/restaurante, por exemplo. Outra ideia é oferecer brindes com a marca do seu estabelecimento, como um copo personalizado.

 

torcedor-futebol-copa-2022

 

5. Prepare-se para atender bem

A última dica —que talvez seja a mais importante— é se preparar para oferecer um atendimento impecável durante os jogos. É claro que você se preocupa em atender bem sempre, mas muitos empreendedores falham em não dimensionar corretamente a demanda em datas como essas.

Se o seu bar vai receber grandes grupos, com muitas pessoas, é provável que a demanda seja maior —e você deve se preparar para isso. Ninguém quer perder um lance importante porque o garçom estava anotando um pedido ou a fila para pagar estava demorando muito. Também não quer receber o chopp pedido aos cinco minutos do primeiro tempo só no show do intervalo…

Sendo assim, o mais importante para preparar seu bar para a Copa do Mundo é pensar em como oferecer o atendimento mais eficiente possível, de modo que as pessoas possam prestar atenção apenas nos jogos.

Um sistema ERP da ConnectPlug com queimador de fichas e comandaspor exemplo, pode agilizar bastante os pedidos e o pagamento: os clientes compram tudo que vão consumir antes do jogo e o garçom apenas lê o QR Code para descontar o que já foi consumido, durante a partida.

Com um sistema ERP, também é possível que o garçom já comunique à cozinha que um pedido foi feito, para que o prato saia mais rapidamente. Pensando que, com grande movimento, é mais difícil se movimentar pelo bar/restaurante, essa comunicação instantânea pode fazer a diferença na rapidez do serviço.

Outra ótima opção é o autoatendimentoonde o próprio cliente analisa o cardápio e faz o pedido sem falar com um garçom. Assim, seu pessoal pode se concentrar em outras tarefas, otimizando o trabalho nesse período de tanto movimento.

Para terminar, o resumo de tudo é que os bares e restaurantes que se prepararem para a Copa do Mundo estão com uma grande oportunidade em mãos. Esse evento será um momento de festa para milhões de brasileiros e, como não poderia deixar de ser, nós vamos comemorar comendo e bebendo. Que seja no seu bar ou restaurante, não é mesmo?

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *