Conheça de maneira detalhada formas de reduzir as perdas e desperdícios em seu serviço de buffet, evitando custos desnecessários com água, energia, matéria-prima e resíduos com esse manual preparado pela Abrasel.

 

Conrfira para reduzir as perdas no buffet

 

A redução de desperdício dos alimentos é um tema delicado na operação de bares e restaurantes. Muitos empreendedores ainda não entendem que, mais que a questão da sustentabilidade, a redução do desperdício está relacionada também ao sucesso do negócio.

Conhecer de maneira detalhada seu empreendimento evita custos desnecessários com água, energia, matéria-prima e resíduos. Sobra então tempo e investimento para outras importantes questões.

Para te ajudar a aprimorar o combate ao desperdício, elencamos sete medidas práticas e viáveis que ajudam a impactar positivamente os resultados do negócio, confira!

1- Tenha um cardápio adequado: monte um cardápio de acordo com as preferências de sua clientela para diminuir as sobras de alimentos no buffet. Você já fez uma pesquisa de pratos preferidos dos clientes?

2- Leve em consideração as estações do ano para ter matéria-prima de qualidade e bons preços. Conheça e tenha a lista dos produtos da safra!

3- Tenha recipientes (travessas) de exposição em tamanhos variados para acondicionar os alimentos a serem expostos no buffet. Alimentos que têm pouca saída devem ficar em recipientes menores.

 

reduzir perdas buffet

 

4- Não faça a reposição de alimentos em grandes quantidades no final do horário para evitar desperdícios, ou seja, faça pequenas reposições ao longo do período.
A sobra do alimento que ficou exposto no buffet não poderá ser reaproveitada, mas pode ser doada.

5- Monitore a temperatura dos alimentos expostos frequentemente. Os alimentos quentes devem ficar acima de 60°C e os alimentos frios devem ficar à, no máximo, 10°C. Alimentos que ficam fora da temperatura ideal podem se estragar e representar risco para o consumidor. Esse controle é muito importante!

6- Capacite os colaboradores para monitorar o buffet durante todo o serviço. Observe o que precisa de reposição, monitore a temperatura adequada e mantenha tudo limpo e organizado para que a experiência do seu cliente seja fantástica.

7- Observadas as seis dicas anteriores, caso você empreenda no segmento de comida a quilo, pode participar entre 13 e 23 de setembro do concurso O Quilo é Nosso, evento que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do País! O concurso também irá premiar os melhores estabelecimentos em cada região e estado participante. Cada restaurante deve criar uma receita especial para compor o buffet e participar da disputa. É um grande momento não só para testarem novos sabores e promoções, como dar um show em todos os quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita.

Acesse oquiloenosso.com.br e saiba mais.

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *