sistema PDV

Digitalização da economia e difusão dos pagamentos instantâneos são fatores que impulsionam a implantação de tecnologia em qualquer atividade comercial, junto a isso está o sistema PDV frente de caixa que facilita todo o ciclo desse processo

 

A necessidade de reduzir os contatos humanos por causa da pandemia e a difusão cada vez mais maciça de métodos de pagamentos instantâneos impulsionam o crescimento exponencial das transações eletrônicas, uma tendência que já estava em curso.

Nos últimos anos, temos acompanhado à transformação das economias de muitos países que, aos poucos, estão se tornando cashless, ou seja, quase não utilizam mais dinheiro físico. Notas e moedas estão sendo substituídas rapidamente por pagamentos eletrônicos, que garantem mais segurança e rapidez, entre outras vantagens.

Para muitas pessoas, sair com “dinheiro em espécie” no bolso não é mais necessário, já que os pagamentos podem ser tranquilamente realizados com o smartphone. Um bom exemplo disso é o PIX, que permite pagamentos instantâneos 7 dias na semana 24h por dia.

Dados do Banco Central revelam que os usuários do PIX no Brasil, saltaram de 41 milhões para 117 milhões entre novembro de 2020 e dezembro de 2021. (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/estatisticaspix).

 

O que é um Sistema PDV Frente de Caixa?

sistema PDV

PDV o que é? Se você ainda não sabe o que é um sistema PDV ou o que significa PDV, trata-se basicamente de conjunto de soluções e dispositivos que empresas usam para finalizar vendas caixa e gerenciar pagamentos.

Em resumo, o pdv significado nada mais é do que uma versão moderna e digital da antiga registradora de caixa pdv. E a sigla PDV significa Ponto de Venda, tecnologia que também é conhecida como frente de caixa.

Este Sistema PDV frente de caixa é equipado com uma série de itens que vão desde maquininha de cartão, leitor de código de barra ou QR Code, impressora, tela onde é exibida a transação financeira, até mesmo totens de autoatendimento são utilizados em algumas operações.

Claro que você pode não precisar de todas essas funcionalidades ao começar a entender sobre pdv o que é, tudo vai depender do seu modelo de negócio. De qualquer forma, o legal desse software para loja é que podem ser customizados conforme a sua necessidade, e você paga apenas pelos serviços contratados.  

O Sistema PDV frente de caixa pode ser utilizado para vários tipos de comércios como:

  1. Sistema para mercado
  2. Sistema para comércio
  3. Sistema para adega
  4. Sistema de vendas para loja
  5. Sistema de vendas online
  6. Sistema de supermercado
  7. Sistema de mercado
  8. PDV para mercadinho

 

Veja as 4 funcionalidades principais do sistema PDV frente de caixa 

 

1. Relatório de vendas e análise dos dados com o sistema PDV

Ter à disposição um relatório de vendas em um software gerenciamento de loja é o primeiro passo para ter acesso a insights analíticos sobre o andamento do negócio na retaguarda caixa. Ou seja, conhecer bem os dados sobre vendas e receita é essencial para tomar decisões sobre o futuro da sua atividade.

Um exemplo: se você sabe claramente quais produtos vendem rapidamente e quais não, com base em métricas precisas, vai poder focar nos itens mais lucrativos com esse programa para loja.

Sua atenção será voltada para que esses produtos estejam sempre no estoque, você vai poder investir em marketing ou propaganda e poderá prever a receita futura ou fixar metas de vendas no sistema de caixa pdv.

Hoje manejar esses relatórios no programa de vendas é cada vez mais simples. Isto porque o software barato para frente de caixa PDV, não é como um sistema para loja gratuito, que não tem muitas funcionalidades, ele pode ser configurado para exibir relatórios claros e com as informações que você precisa. E o melhor de tudo: dá para acessar o sistema de ponto de venda diretamente do seu smartphone.

 

2. Gestão do estoque com o programa de caixa

Essa ferramenta ajuda a ter uma visão clara dos produtos que estão no estoque e dos que estão em falta. Os benefícios são múltiplos. Vamos ver alguns exemplos.

Assim que a transação financeira é finalizada no caixa, o relatório do estoque se atualiza automaticamente e dá baixa no item vendido em sua “retaguarda”, conhecido também como Sistema de Gestão ERP, mostrando que ele vai precisar de reposição.

O pdv supermercado também é capaz de avisar se algum produto está perto da data de validade, o que pode ser útil para impulsionar uma estratégia de venda, como uma promoção.

Já ao mostrar quais produtos vendem mais rapidamente no aplicativo para vendas no celular e quais ficam encalhados mais tempo na sua loja, você pode planejar investimentos na reposição do estoque de forma clara e objetiva.

 

3. Leitor de código de barras no sistema de caixa

Apesar de ser em aparência uma ferramenta simples no programa de caixa para loja, o leitor de código de barra é essencial para escanear os produtos. Assim que um item é escaneado, na tela aparecem o preço, eventuais descontos, e outros detalhes.

O leitor é útil também porque elimina o risco de erros humanos, além de ser rápido e fácil de usar. Qualquer funcionário da sua loja pode usá-lo, praticamente sem treinamento ao entender o Sistema PDV frente de caixa como funciona.

O leitor serve também para os serviços de entrega. Na hora do delivery, o entregador escaneia o código no pacote de modo que a informação é enviada automaticamente e em tempo real para o software.  

 

4. Gestão do cliente

O sistema PDV nota fiscal é muito útil também para criar e manter perfis dos clientes com informações valiosas como o histórico de compras e o contato. Ter em mãos esses dados é uma poderosa ferramenta para aproximar o seu negócio da sua clientela, aumentando a fidelidade.

Por exemplo, o software pode ser usado para rastrear a atividade e o comportamento do cliente, e, portanto, conhecer suas necessidades e preferências.

Com essas informações, você pode conhecer melhor seus clientes fiéis e oferecer promoções e descontos personalizados e, desta forma, aumentar suas vendas.

 

 

Sistema PDV frente de caixa como investimento na experiência do seu cliente em 2023

sistema PDV
Manter um cliente é muito mais barato do que atrair novos, foque na fidelização dos seus consumidores.

Neste cenário em constante evolução, empresários precisam se manter atualizados para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.

Quem tem um restaurante, um café, uma loja de roupa ou qualquer atividade de varejo em geral, sabe o quão importante é atender bem a clientela, desde o primeiro contato com a empresa.

Vamos pegar um restaurante como exemplo, de nada adianta ter uma comida e um serviço de primeira se na hora de pagar a conta, o cliente pode encontrar demoras, filas, atrasos ou, pior ainda, erros.

Por isso, é imprescindível para empresários e lojistas investirem em sistema PDV frente de caixa de qualidade, ou seja, que não travem na hora H ou deixem o comerciante na mão no momento mais importante da venda: a hora de receber!

Busque por soluções que funcionem “online” e “offline”, isso será de grande importância para que o seu estabelecimento não pare de funcionar nunca, mesmo que a sua internet “caia” ou passe por instabilidades, possibilitando realizar vendas que serão sincronizadas automaticamente assim que a conexão estabilizar.

 

Evolução do Sistema PDV frente de caixa

O sistema PDV frente de caixa além de trazer agilidade ao seu comércio, vai diminuir os riscos de erros e prejuízos desnecessários que poderia ter.

Boas soluções no mercado não faltam. Afinal, a tecnologia dos sistemas PDV frente de caixa está em constante aprimoramento e, hoje, essas ferramentas têm se demonstrado confiáveis para transações financeiras rápidas e seguras.

Além disso, de meras ferramentas para registrar transações financeiras têm se tornado robustas plataformas que podem ser integradas com os demais departamentos de uma empresa – financeiro, estoque e até análise de dados. Isto ocorre, por exemplo, por meio do software de gestão ERP.

Não é, portanto, de se surpreender se a difusão destes softwares está em forte crescimento. Segundo relatório da Grand View Research, o mercado global dos sistemas PDV frente de caixa alcançará 130 bilhões de dólares em 2028. (https://www.grandviewresearch.com/press-release/global-point-of-sale-terminals-market).

 

Conheça um sistema PDV frente de caixa na prática, agora mesmo!

Agora que você conseguiu entender a diferença que um sistema PDV frente de caixa pode fazer para o seu negócio, te convidamos para conhecer o software da ConnectPlug:

A nossa ferramenta é totalmente integrada com nossa retaguarda (ERP/Gestão), assim toda venda que você realiza movimenta seu estoque, gera seus registros financeiros e assim por diante, permitindo você ter a gestão ponta a ponta da sua empresa!

Ah, você vai contar também com uma infinidade de relatórios, auxiliando no controle completo do seu estabelecimento.

 

Veja também o nosso Guia Completo de Como Otimizar a Gestão de Restaurantes com o Sistema ConnectPlug:

 Se interessou, clique no banner abaixo e garanta agora mesmo o seu teste totalmente gratuito 👇

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *