Se você chegou a esse artigo, você provavelmente sabe que precisa de um sistema para loja de roupas. Mas o que essa ferramenta precisa ter para realmente fazer diferença no dia a dia da operação — e não ser só um sistema em um computador? Pois bem: o grande diferencial está nas funcionalidades do sistema e na facilidade para utilizá-las na operação.

Quando você procura por um sistema para lojas de roupas na internet, encontra diversas alternativas. Cada empresa promove suas funcionalidades X, Y ou Z — afirmando que essa ou aquela função é a mais importante para o seu negócio. Nesse cenário, como podemos saber o que realmente é essencial e qual o melhor sistema?

Para começar, você precisa refletir sobre o que você busca em um sistema. Afinal, qual é o perfil da sua loja e de quais funcionalidades você sente falta, atualmente?

Essa reflexão é importante porque só quem pode dizer qual é o melhor sistema para lojas de roupas no seu caso é você mesmo. Talvez, o melhor sistema para seu vizinho não seja o mais adequado para você e vice-versa. 

Dito isso, é fato que existem alguns aspectos e funcionalidades que são indispensáveis em um bom sistema. Sem eles, a usabilidade fica nitidamente comprometida — e, por incrível que pareça, existem empresas que oferecem produtos sem eles no mercado. 

Pensando nisso, nós criamos essa lista com as sete questões que você precisa analisar ao escolher um sistema para lojas de roupas. Observando os itens dessa lista, é provável que você faça uma escolha segura.

1. Sistema de vendas e PDV 

A primeira funcionalidade importante em um sistema para lojas é o PDV (ponto de venda). Isso porque o objetivo de toda loja, afinal de contas, é vender para seus clientes e qualquer sistema deve ajudar nisso. 

Para tanto, ele deve auxiliar no cadastro de produtos para agilizar as vendas — permitindo que você processe rapidamente os itens, quando o cliente vai até o caixa. Se você tiver um leitor de código de barras, com fácil integração ao sistema, muito melhor.

Além disso, um bom sistema para lojas de roupas deve processar pagamentos por vários meios — especialmente os meios de pagamento eletrônicos. Aqui, é importante oferecer integrações com maquininhas de cartão e opção de funcionalidade TEF.

Por fim, você também precisa emitir notas fiscais, para cumprir suas obrigações legais — então o sistema também deve possibilitar isso.

 

2. Cadastro de clientes (CRM)

Além de conquistar novos clientes, você quer que os clientes atuais da sua loja continuem comprando, não é mesmo?

Então, um cadastro de clientes — que permita registrar informações sobre eles, cadastrar dados de contato e consultar o histórico de compras — pode ajudar bastante. Dessa forma, é possível saber mais sobre cada cliente para atendê-lo melhor, assim como criar ofertas direcionadas para certos grupos de clientes que você identificou na sua base. 

As possibilidades são muitas. Mas tudo começa por um cadastro de clientes organizado e acessível, no sistema para lojas de roupas.

 

sistema

 

3. Gestão de estoque

O estoque é um desafio para comércios de qualquer segmento — e com as lojas de roupas não é diferente. Você precisa criar um bom mix de produtos, analisar os custos de estoque e calcular os pontos de pedido ideais. Afinal, isso tem grande impacto na sua lucratividade.

Dito isso, um bom sistema para lojas de roupas pode auxiliar bastante nesse processo, em especial no que diz respeito às tarefas repetitivas. 

Trocando em miúdos, quantas vezes você precisa atualizar planilhas de estoque, com cada venda que é realizada ou com cada entrega do fornecedor? Quantas vezes essas contas se confundem, porque alguém esqueceu de atualizar uma planilha?

Com um bom sistema para lojas de roupas, tudo se mantém atualizado automaticamente. Assim que um produto é vendido, ele é contabilizado no estoque, facilitando o controle.

 

4. E-commerce (e outras lojas)

A gestão de estoque — e todos os outros aspectos que mencionamos nesse artigo — ficam ainda mais complicados quando pensamos em lojas com várias filiais ou com loja virtual, além do ponto de venda físico. 

Isso porque temos uma empresa e um estoque, mas com vários pontos de venda distintos. Nesse cenário, a organização é indispensável, para que os gestores não percam o controle das operações.

Um bom sistema para lojas de roupas precisaria oferecer opções de integração com lojas virtuais e com outras filiais. Mesmo que você só tenha um ponto de venda no momento, é interessante ter essa possibilidade de crescimento no futuro.

 

5. Relatórios para tomada de decisão

Agora, chegamos a um ponto frequentemente ignorado por sistemas para lojas de roupas — mas que faz muita diferença para os gestores. 

Veja bem: o sistema processa todas as suas vendas, possui dados de estoque, financeiro, cadastro de clientes… É uma infinidade de dados! E com todos esses dados, é possível ter muitos relatórios, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. 

Assim, você pode decidir todos os rumos da sua loja — desde quais produtos pedir até os direcionamentos para a coleção do próximo ano — com base em dados. E não pensando no que um vendedor ou um cliente disse, por convicções pessoais. 

Inclusive, para Heloisa Strobel, da grife Reptilia, esse é o principal benefício de ter um bom sistema para lojas de roupas como o ConnectPlug. Confira o depoimento dela:

 

 

6. Controle financeiro

No fim das contas, isso é o que mais importa. Afinal, não adianta atender bem aos clientes e tomar boas decisões estratégicas se as contas não fecham, certo? Logo, seu sistema para lojas de roupas precisa ter funcionalidades que facilitem o acompanhamento do fluxo de caixa e das finanças. 

Especialmente com os meios de pagamento eletrônicos, é normal que os valores caiam dentro de alguns dias ou até no próximo mês — enquanto outros caem na hora. Então, é preciso ter muita organização para garantir que tudo está correto e você não está levando nenhum prejuízo. 

 

Leia também: Vendas no crediário valem a pena? Entenda como funciona

 

7. Suporte técnico do sistema

Pensando em tudo que você controla pelo sistema, não é exagero dizer que você trabalha o dia inteiro com ele. Então, se ele falhar, toda a operação fica comprometida. 

Afinal, quem de nós nunca precisou ficar esperando em uma loja — ou até desistiu das compras — porque “o sistema caiu”? Para evitar isso, o sistema para lojas de roupas que você contratar precisa ter um ótimo suporte técnico:

  • canais de contato fáceis e eficientes;
  • horários de atendimento convenientes para você;
  • tempo de resposta bem definido e expectativas alinhadas;
  • profissionais capacitados e solícitos.

Isso porque é muito difícil — para não dizer impossível — que um sistema funcione pelos 365 dias do ano sem existir nenhum problema ou uma dúvida sobre seu funcionamento. Então, o que diferencia um bom sistema de uma opção ruim é a maneira que a empresa lida com essas questões, buscando oferecer o melhor atendimento para o cliente.

 

Bônus: sistema para lojas de roupas móvel

Para finalizar, uma última funcionalidade que é muito interessante — especialmente para os gestores — é que o sistema para lojas de roupas possa ser acessado de qualquer lugar. 

Ou seja, se os gestores precisarem consultar uma informação no sistema ou só quiserem acompanhar as vendas, eles podem fazer isso do escritório, de casa ou de qualquer lugar. Essa é outra funcionalidade destacada pela Heloisa Strobel da grife Reptilia, cujo case nós destacamos acima. 

Então, se você procura um bom sistema para lojas de roupas, saiba que o ConnectPlug tem todas as funções que nós citamos aqui  e várias outras, que vão contribuir muito para seus negócios. Se você quer saber mais sobre o sistema, clique nos anúncios  aqui nessa página para fazer um teste grátis do ConnectPlug. E se quiser mais dicas como essas, inscreva-se na nossa newsletter.

 

Veja também o nosso guia completo de sistema PDV:

 

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:

 

 

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