As vendas no crediário perderam força com a popularização do cartão de crédito, mas ainda podem ser uma boa opção para muitos lojistas. Até porque elas oferecem outros benefícios que as formas de pagamento mais modernas não possuem. Dito isso, é importante analisar essa possibilidade com cuidado, pois ela também inclui alguns desafios e riscos… 

Os cartões de crédito, débito e outros meios de pagamento eletrônicos se popularizaram bastante nos últimos anos, relegando diversos meios populares ao passado. Hoje em dia, é menos comum ver pessoas pagando compras com cheques, boletos ou usando o crediário próprio das lojas. 

Mas isso também não quer dizer que essas formas de pagamento foram completamente extintas. Na verdade, as vendas no crediário ainda são uma ótima ideia para os lojistas de diversos segmentos — especialmente se você vende itens de médio ou alto valor. 

Também é importante avaliar que uma grande parcela dos brasileiros não é bancarizada — ou seja, não possui conta em banco ou cartão de crédito. Já outras pessoas, em especial as mais jovens, não conseguem limites altos junto às operadoras de cartão. E há aquelas que não podem (ou não querem) ter cartão de crédito por outros motivos, como controle financeiro. 

Em todos esses casos, o crediário é a única maneira que os clientes têm para parcelar suas compras. Se você quer atrair esses públicos, é essencial fazer vendas no crediário.

 

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Os benefícios de fazer vendas no crediário

Em primeiro lugar, as vendas no crediário são uma opção de pagamento adicional para os clientes — e oferecer opções sempre é uma forma de atender melhor. Mas, além disso, ter um crediário próprio na sua loja traz outros benefícios.

 

1, Atração de clientes

Como dito, existem vários perfis de público que preferem o crediário próprio aos cartões de crédito e outros meios de pagamento eletrônicos — pelos mais diversos motivos. Desse modo, as vendas no crediário ampliam bastante as possibilidades, atraindo clientes que talvez não comprariam na sua loja ou comprariam menos, sem parcelar.

 

2. Fidelização de clientes

O pagamento das parcelas do crediário não é automático, como numa venda com cartão. Assim, a pessoa tem contato com a marca a cada pagamento — com grandes chances de fazer novas compras, caso precise de algo. 

Além disso, quando um cliente tem cadastro em alguma loja e sabe que pode usar esse crediário para parcelar suas compras, é provável que ele dê preferência para essa loja. A cada nova compra, você fideliza esse cliente.

 

3. Informações sobre o público

Para fazer vendas no crediário, você precisa fazer um cadastro dos clientes, pedindo uma série de informações: idade, estado civil, endereço, profissão, renda… 

Com isso, é possível criar um grande banco de dados com informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. Esses dados podem embasar planos de negócio, novas promoções, projetos, entre outros.

 

4. Mais vendas, de modo geral

Como comentamos, é bem possível que seu cliente faça uma nova compra quando estiver pagando uma parcela do crediário. Mas a possibilidade de parcelamento direto com a loja é um estímulo às compras de modo geral.

Por exemplo: se o cliente poderia comprar só um tênis, o crediário permite que ele compre logo dois; se ele pretendia trocar de celular só no fim do ano, o crediário permite antecipar a compra; se ele deixaria de comprar um item por seu preço, ele acaba comprando porque a parcela “cabe no bolso”.

 

crediário

 

 

Os desafios e riscos de vender no crediário

Como qualquer decisão de negócio, oferecer compras com crediário não é uma estratégia perfeita — e também tem seus “contras”. Na realidade, podemos encarar isso como riscos e desafios. Eles exigem cuidado, mas não inviabilizam o crediário de forma alguma.

 

1. Risco de inadimplência

O maior problema das vendas no crediário, evidentemente, é o risco de inadimplência. Ou seja: os clientes podem fazer uma compra, levar o produto e não retornar para pagar suas parcelas. Se a taxa de inadimplência for alta, o negócio pode tomar sérios prejuízos.

Portanto, você deve fazer cálculos que levem esses riscos em consideração — tanto para calcular taxas de juros, como para decidir quais os critérios para concessão do crediário.

 

2. Custos operacionais

Pensando nessa questão da inadimplência, sua loja precisa de uma estrutura para fazer a cobrança dos clientes. Na verdade, mesmo os bons pagadores precisam ser lembrados de suas parcelas, na maioria dos casos.

Essa estrutura pressupõe uma série de custos operacionais, equipe de cobrança, análise de crédito, entre outras questões importantes. Isso deve ser colocado na balança durante o planejamento das vendas no crediário.

 

3. Impacto no fluxo de caixa

Por fim, um aspecto essencial das vendas no crediário que muitos empreendedores não consideram em seus planejamentos é o impacto no fluxo de caixa. Isso porque o dinheiro dos pagamentos não entrará mais no momento da venda, mas sim ao longo dos meses, à medida que os clientes pagam as parcelas. 

Mesmo que a taxa de inadimplência seja baixa, os custos operacionais e financeiros dessa forma de vender precisam ser muito bem calculados.

 

Outras questões importantes sobre vendas no crediário

Finalizando o artigo, cabe ressaltar que a implementação do sistema de crediário próprio em seu estabelecimento pode ser otimizada ao contar com um eficiente sistema de frente de caixa PDV dedicado a gerenciar esse processo. Esse sistema de PDV oferece uma série de benefícios que facilitam a operação do crediário em seu negócio.

O sistema de frente de caixa PDV é projetado para simplificar e agilizar as transações de vendas e pagamentos, permitindo um controle eficaz do crediário. Com essa solução integrada, a implantação do sistema de crediário se torna mais fluida e eficiente. Vejamos como isso ocorre:

 

Automatização do Processo

O sistema PDV automatiza o registro das vendas no crediário, gerando recibos e controlando o fluxo de pagamentos de forma organizada. Isso minimiza erros humanos e simplifica a administração das parcelas.

 

Acompanhamento em Tempo Real

O PDV oferece a capacidade de acompanhar em tempo real as parcelas em aberto, os prazos de pagamento e o histórico de transações. Isso permite uma visão abrangente do estado das contas a receber.

 

Definição de Políticas

Como mencionado anteriormente, é fundamental estabelecer políticas claras para o crediário. O sistema PDV facilita a implementação dessas políticas ao permitir a configuração de critérios para concessão de crédito, prazos de pagamento, taxas de juros e procedimentos para lidar com a inadimplência.

Com essas vantagens em mente, a combinação de um sistema de frente de caixa PDV com a implantação de um sistema de crediário pode resultar em um aumento significativo nas vendas. Especialmente para um público que prefere alternativas ao cartão de crédito ou débito, o crediário próprio se apresenta como uma alternativa atrativa e conveniente.

No entanto, é vital lembrar que a decisão de adotar o crediário deve ser fundamentada na análise da demanda do público e nas características do seu negócio. O investimento em um sistema de PDV e na operação do crediário deve ser cuidadosamente avaliado em relação aos benefícios esperados e aos custos envolvidos.

 

 

 

 

 

 

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