As tecnologias para restaurantes não são exclusividade das grandes redes. Na realidade, pequenos e médios empreendedores têm muito a ganhar com elas, utilizando sistemas para simplificar seus processos e otimizar recursos. Conheça as principais tecnologias que você pode implementar e os motivos para investir nisso, desde já. 

Quais são as primeiras coisas nas quais você deve investir em seu restaurante? É provável que você tenha pensado em coisas como “comida boa” e “serviço de qualidade”… Mas as tecnologias para restaurantes também deveriam estar no seu radar para investimentos —até mesmo porque elas ajudam bastante na hora de oferecer comida boa e serviço de qualidade. 

Para entender porque investir em tecnologia, é importante saber a que estamos nos referindo quando falamos nisso. Tecnologias para restaurantes são sistemas e serviços pensados para auxiliar na gestão do estabelecimento, desde a realização de processos específicos, como seu fluxo de caixa, até o gerenciamento geral. Elas também podem servir para melhorar o processo de atendimento. Trocando em miúdos, estamos falando de soluções como:

  • Sistema PDV (frente de caixa)
  • Soluções de Pagamento
  • Sistemas de Gestão ERP
  • Soluções para autoatendimento
  • Sistema de BI (Business Intelligence)

Ou seja, quando falamos em tecnologia para restaurantes vamos além dos equipamentos de cozinha e outros itens diretamente relacionados à produção de comida e bebida. 

Ainda assim, estes são investimentos muito importantes para oferecer comida boa e serviço de qualidade para um número cada vez maior de clientes. Nós explicamos alguns motivos para isso, nos itens a seguir.

Aumentar a eficiência operacional

O primeiro benefício que você experimenta ao utilizar tecnologias para restaurantes é a maior eficiência —tanto na gestão, quanto em tarefas do dia a dia. Isso porque, em primeiro lugar, os sistemas automatizam diversos processos que seriam feitos de forma manual. 

Por exemplo: receber os pedidos dos clientes, enviá-los para a cozinha, registrá-los na comanda, fazer a cobrança no cartão de crédito e, depois, emitir a nota fiscal do cliente. Com um sistema PDV (frente de caixa) isso tudo é feito com poucos cliques na tela do sistema —ou seja, muito mais rápido e prático que anotar o consumo em papel e fazer todos os passos manualmente.

Além disso, tecnologias como o sistema ERP integram diversos aspectos da gestão em uma única solução. Isso permite que, com só um ou dois cliques, você atualize a mesma informação em todos os locais necessários, automaticamente. Por exemplo: assim que o pedido chega, o sistema já “dá baixa” no estoque e, ao mesmo tempo, registra a entrada do pagamento no caixa —sem que você precise fazer cada uma dessas tarefas em telas diferentes. 

Na realidade, os sistemas ERP têm muito mais funções além dessas, totalmente integradas —há até módulos de marketing, por exemplo. 

Então, fica nítido como essa integração economiza bastante tempo do responsável sobre essas tarefas, né? Isso nos remete ao segundo motivo para investir nas tecnologias para restaurantes.

 

Otimizar tempo e recursos usando novas tecnologias

Conforme a equipe não precisa mais fazer tantas tarefas manuais e repetitivas, há mais tempo para gerenciar o restaurante como um todo, para atender aos clientes com mais atenção ou até mesmo para atender mais clientes sem, necessariamente, aumentar a equipe. 

Em resumo, essa maior eficiência se traduz no uso mais inteligente dos recursos disponíveis —a começar pelos recursos humanos do seu restaurante. Ainda mais se você instala um sistema de autoatendimento: se os clientes fizerem o próprio pedido sem o auxílio de garçons, é possível ter mais gente na cozinha para fazer mais pedidos, com mais rapidez.

Mas todos os tipos de recursos acabam sendo otimizados com o auxílio das tecnologias para restaurantes. Quando falamos em controle de estoque, por exemplo, ter um sistema integrado permite controle muito mais rígido e exato das quantidades. Com isso, você também consegue se planejar melhor, economizar nas compras e diminuir as perdas. 

Nesse aspecto, também é importante observar que as tecnologias ajudam a otimizar os recursos financeiros do restaurante, conforme reduzem despesas e permitem maximizar os lucros. 

 

tecnologias

Maximizar os lucros

Falando em otimização de recursos financeiros, é fato que as tecnologias bem utilizadas ajudam a maximizar a receita e os lucros do seu restaurante. Ainda mais importante que isso é entender que tais soluções oferecem um maior controle do fluxo de caixa da empresa, diminuindo o risco de “quebras” e possibilitando investimentos mais conscientes. 

Em especial quando analisamos as soluções de pagamento, seu restaurante pode receber por diversos meios, o que permite atender a um número maior de clientes. Além disso, há soluções que oferecem taxas menores para uso de cartões e acesso rápido aos pagamentos. É o caso do sistema TEF, por exemplo. 

Na medida em que você paga menos taxas de cartão, uma parcela maior do faturamento fica para o restaurante —de modo que o próprio sistema “se paga”. Além disso, se você recebe mais rápido, também pode planejar melhor as despesas e investimentos que fará com esse dinheiro. 

 

Ter mais segurança

Por um lado, é compreensível que você se preocupe em deixar todas as informações do seu restaurante, incluindo o financeiro, em um sistema informatizado… Porém, isso é muito mais seguro que armazená-las em papéis —ou, ainda pior, simplesmente não registrar nada.

A realidade é que as tecnologias para restaurantes feitas por empresas sérias seguem todos os principais protocolos de segurança da informação. Assim, informações sensíveis só podem ser acessadas pelas pessoas autorizadas, de confiança. 

Além disso, você não corre risco de perder um documento importante que só existia em papel ou mesmo perder seus registros porque um computador estragou. Seus dados estão disponíveis na nuvem, para que você acesse em qualquer dispositivo com sua autorização. 

Tomar decisões mais assertivas

Todas as tecnologias para restaurantes que mencionamos armazenam uma quantidade enorme de dados, que podem ser utilizadas para gerar relatórios:

  • dias e horários com maior movimento;
  • produtos e serviços com maior saída;
  • fluxo de caixa e previsão de faturamento;

Esses são apenas alguns exemplos, é claro. A questão é que, a partir de relatórios como esses, você pode tomar decisões de negócio muito mais assertivas, gerenciando o seu restaurante de forma estratégica. Afinal, por mais que a gente tenha “tino comercial” e conheça nosso negócio, relatórios sempre ajudam a avaliar os prós e os contras em uma decisão.

Isso se torna ainda mais verdadeiro quando falamos do sistema de BI (business intelligence). A solução gera diversos gráficos e tabelas, com dados importantes sobre o funcionamento do seu restaurante. Basta observar os gráficos para começar a traçar suas estratégias de negócio. 

 

Atrair mais clientes

Esse último tópico resume tudo que explicamos até aqui. Conforme você aumenta a eficiência operacional, otimiza tempo e recursos, maximiza os lucros, tem mais segurança e toma decisões mais assertivas, seu negócio funciona melhor. Assim, torna-se mais simples oferecer comida boa e um serviço de qualidade —que é o maior objetivo dos restaurantes, não é mesmo?

É claro que as tecnologias para restaurantes demandam investimento, mas é um investimento que retorna em faturamento. Nesse sentido, também é essencial observar que elas estão ficando cada vez mais acessíveis, com opções em diversas faixas de preço. 

Em última instância, investir em tecnologia é o que abre o caminho para que seu estabelecimento possa efetivamente crescer, de forma sustentável, no médio e longo prazo. Então, agora você se convenceu de que vale a pena investir em tecnologias para restaurantes?

 

Veja também o nosso guia completo de Autoatendimento:

 

Veja também o nosso guia completo de sistema PDV:

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *