De forma resumida, a automação digital ou automação para restaurantes consiste em aplicar tecnologia aos processos e tarefas cotidianas do restaurante — diminuindo a necessidade de trabalho humano direto, nesses processos e tarefas. Na prática, você pode delegar diversos trabalhos, especialmente os mais repetitivos, à tecnologia, o que resulta em mais tempo para cuidar dos negócios, um melhor atendimento ao cliente e vários outros benefícios. 

 

Uma pesquisa publicada em 2022 pela Galunion, consultoria especializada em food service, mostrou que a automação digital nos restaurantes é uma demanda dos clientes. Eles foram perguntados sobre o nível de tecnologia que preferiam em vários detalhes da experiência com restaurantes. A parcela de clientes que prefere lidar somente com a tecnologia deu respostas bastante claras sobre a popularidade da automação comercial.

  • 58% para utilizar menus (cardápios digitais);
  • 48% para realizar pedidos (autoatendimento);
  • 54% para pagar a conta (pagamento digital);

O único procedimento em que os clientes fazem questão do contato humano e dispensam o auxílio da tecnologia é na hora de retirar ou receber o pedido. E essa é só uma das pesquisas com dados semelhantes que nós recebemos aqui todos os dias. Você, como cliente, pode ter usado soluções de automação digital para restaurantes e percebido que ela proporciona uma experiência de atendimento mais interessante, com mais rapidez e qualidade.

Até porque essas soluções estão cada vez mais presentes em todo tipo de estabelecimento. O mercado de automação para restaurantes deve crescer a um ritmo de 9,5% por ano, em nível mundial, chegando a 29,4 bilhões de dólares em 2027 (segundo dados divulgados pelo Food Institute, dos Estados Unidos). 

Se você se impressionou com esses números, saiba que nunca é tarde para embarcar nessa tendência — e é possível fazer isso de diversas formas. Até porque o mercado de automação comercial no Brasil está em franco crescimento, com inúmeras oportunidades. 

Pensando nisso, nós preparamos esse guia completo sobre automação digital para o setor de food service, de modo que você entenda melhor como funcionam essas tecnologias — e saiba como aplicá-las ao seu estabelecimento. 

 

Confira mais dicas de gestão para lojas, bares e restaurantes

 

Como a automação digital para restaurantes funciona, na prática?

Quando falamos em automação comercial, é possível que você imagine equipamentos ultra tecnológicos, como os dos filmes de ficção científica. Mas na realidade é possível começar ótimos projetos de automação para restaurantes com eletrônicos que já usamos no dia a dia: computador, monitor, impressora, maquininha de cartão… 

A maior diferença está no software que instalamos nesses equipamentos, que são programados para realizar as tarefas de que precisamos nos bares e restaurantes. Para tornar essa ideia mais clara, vamos dar alguns exemplos práticos de aplicações de automação comercial.

 

Sistema PDV para pagamentos eletrônicos

O sistema PDV, por exemplo, é uma versão automatizada das antigas caixas registradoras. Isso porque ela registra os itens pedidos pelo cliente, faz o cálculo dos preços e fecha o valor da conta sem que você precise calcular nada manualmente. 

Todos os produtos ficam cadastrados no sistema, com as informações necessárias, o que torna o pagamento muito mais rápido e fácil. Além disso, o fechamento de caixa pode ser feito com poucos cliques na tela do sistema. 

 

Leia mais sobre sistema PDV no blog da ConnectPlug

 

Sistema de gestão ERP para administrar os negócios

Como dissemos logo acima, o fechamento de caixa pode ser feito com poucos cliques na tela do computador, pelo sistema. Mas essa facilidade também acontece com todos os outros aspectos da administração do negócio, pelo sistema de gestão ERP

Todas aquelas contas que você costumava fazer no caderno, o acompanhamento do estoque via planilhas, as pastas com recibos e contas para pagar… Todos esses processos são facilitados na automação comercial: assim que um produto é vendido, ele já é descontado do seu estoque. 

 

Gestão de pedidos

Seu restaurante ainda controla os pedidos anotando em papeizinhos? Então saiba que existem diversas soluções de automação digital para restaurantes que otimizam esse processo, seja no atendimento em salão ou no delivery. 

O controle de mesas e comandas, por exemplo, permite observar as mesas ocupadas, pedidos feitos por cada pessoa nas mesas e fechar as contas com muito mais rapidez — inclusive com a divisão dos valores, que costuma dar tanto trabalho. Já o monitor de pedidos KDS permite que o pedido saia direto do celular ou tablet do garçom para uma tela na cozinha, automaticamente.

Além disso, todos os pedidos do salão e do delivery podem ser gerenciados pelo mesmo sistema — possibilitando um controle mais preciso, especialmente em horários de alto movimento.

 

automação digital

 

Cardápio digital com QR Code

Como você pode observar pela pesquisa que descrevemos no início do texto, o menu é um dos principais aspectos da experiência onde os clientes fazem questão da tecnologia — não é à toa que os aplicativos de delivery são tão populares, não é mesmo? 

Mas pensando no contexto dos bares e restaurantes com atendimento no local, é relativamente simples implantar um cardápio digital com QR Code, que pode ser lido por qualquer celular. Isso oferece mais autonomia para o cliente, agilizando o atendimento e gerando até um aumento do ticket médio, em muitos casos. 

 

Totem de autoatendimento

Por fim, a solução que mais impressiona os empresários, mas que pode ser implementada em todo tipo de estabelecimento, mesmo em microempresas. 

O totem de autoatendimento permite que o cliente selecione o que deseja, faça o pedido e realize o pagamento — tudo sem interferência humana. É possível implementar essa solução com custo relativamente baixo, utilizando tablets comuns. Afinal, o mais importante de tudo é o software de autoatendimento. Interessante, não?

 

Quais os benefícios de aplicar a automação comercial no seu restaurante?

A questão mais importante é que a automação comercial é uma demanda do consumidor. Não de absolutamente todos, é claro — afinal sempre vão existir pessoas que são avessas a soluções tecnológicas —, mas da grande maioria. 

É sempre válido fazer uma pesquisa para descobrir as preferências dos seus clientes. Mas, de modo geral, a automação é muito bem recebida pelo público. É o que observamos nos nossos cases de sucesso, pelo menos. Clique aqui para conhecer alguns.

Dito isso, listamos outros benefícios:

  • Economia de tempo, especialmente em tarefas repetitivas. Isso permite que você preste mais atenção a trabalhos estratégicos e à gestão do negócio.
  • As informações do estabelecimento ficam organizadas no sistema, evitando problemas no estoque, financeiro e outras áreas.
  • Com a automação, diversos processos do atendimento (como pedidos, fechamento de contas e etc) se tornam mais ágeis. Isso aumenta a satisfação do cliente.

 

Como aplicar a automação para restaurantes no seu estabelecimento?

Antes de tudo, é importante especificar que citamos os restaurantes para facilitar — mas essas soluções de automação comercial podem ser aplicadas a todo tipo de estabelecimento no setor de food service. Entre nossos clientes, por exemplo, temos bares, hamburguerias, cervejarias, pizzarias, cafés, quiosques de fast food, sorveterias, mercados autônomos, entre outros.

Feita essa explicação, a verdade é que a implementação de um projeto de automação comercial para restaurantes é mais simples do que você pode imaginar. Veja:

  1. O primeiro passo é identificar as demandas. Isto é, em quais áreas do estabelecimento você sente maior necessidade de automação. 
  2. Assim, você pode decidir quais tecnologias adotar, dentre as diversas opções possíveis (como mostramos acima). É importante ler bastante sobre cada uma, pois todas têm as suas qualidades — mas são indicadas para situações diferentes. 
  3. Depois de entender do que você precisa, é hora de encontrar uma empresa fornecedora. É importante encontrar um bom parceiro, para não ter problemas durante o atendimento e ter suporte para alcançar seus objetivos com a automação comercial.
  4. Depois de fechar com a empresa, não se esqueça de treinar sua equipe. Como eles vão lidar com o sistema de automação no dia a dia, eles devem estar preparados — inclusive para auxiliar clientes que não tenham tanta intimidade com a tecnologia.
  5. Uma vez que seu projeto de automação digital para restaurantes esteja funcionando a todo vapor, é indispensável monitorar o desempenho. Afinal, sempre existem aspectos onde você pode evoluir, para oferecer um atendimento cada vez melhor. 

 

Se você se interessou, leia este outro artigo, onde trazemos um guia passo a passo de como implementar um sistema para restaurantes. De maneira geral, o sistema de gestão pode ser considerado o primeiro passo de um projeto de automação digital para restaurantes — sendo assim, que tal começar por ele?

Para terminar, esperamos que você tenha compreendido como essas tecnologias são benéficas para os negócios de food service — e como é simples aproveitar esses benefícios, na prática. 

 

Veja também o nosso guia completo de Cardápio Digital:

Veja também o nosso guia completo de sistema PDV:

 

 

 

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