O cardápio digital com QR Code é uma tecnologia simples e acessível, que traz vários benefícios para seu estabelecimento, na medida em que elimina o cardápio impresso. E, mesmo contando com a tecnologia, acaba sendo bem mais econômica. Entenda tudo sobre esse sistema.

Os QR Codes (quick-response code ou código de resposta rápida, em português) não são uma tecnologia nova: eles foram inventados no Japão, nos anos 1990, e se tornaram populares por aqui há alguns anos, na medida em que os smartphones se disseminaram entre os brasileiros.

Hoje em dia, é normal ver anúncios na televisão e outras mídias que pedem para você apontar a câmera do celular para um código. Com um gesto simples, você é direcionado para um link configurado pela empresa. Bem mais fácil do que digitar na barra de endereços do navegador de internet, não é mesmo?

Com o início da pandemia de covid-19, os cardápios digitais com QR Codes trouxeram essa tecnologia para os bares e restaurantes — afinal, com eles, os clientes não precisam tocar em cardápios impressos, que poderiam ser vetores do vírus. 

Entretanto, além da questão sanitária, os cardápios digitais com QR Codes oferecem vários outros benefícios para os bares e restaurantes que os adotam. Para começar, eles são mais atrativos para os clientes — para eles, essa tecnologia veio para ficar. 

Além disso, eles são a maneira mais acessível de eliminar os cardápios impressos. Pois é: você, talvez, nunca tinha pensado em outra ferramenta além do antigo cardápio em papel, mas saiba que essa tecnologia pode ser adotada por qualquer bar ou restaurante. Por isso, neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre ela. 

 

 

Confira mais dicas de gestão para lojas, bares e restaurantes

 

Como funciona o cardápio digital com QR Code

O funcionamento do cardápio digital com QR Code é muito simples — justamente por isso que essa tecnologia é tão interessante para bares e restaurantes. Você, inclusive, já deve ter utilizado ou visto esse tipo de cardápio em algum lugar. Mas vamos explicar o passo a passo:

  1. Você hospeda o arquivo ou imagem do seu cardápio em um link na internet.
  2. Você vincula esse link a um QR Code, que deve ser exposto no estabelecimento.
  3. O cliente aponta a câmera do celular para o QR Code, quando quiser. 
  4. O QR Code direciona o cliente para o arquivo ou imagem que você escolheu.Obs:Atualmente você encontra sistemas disponíveis que facilitam os pontos 1 e 2 citados acima, possibilitando a realização destas tarefas em apenas uma ferramenta integrada com apenas alguns cliques.

Muito prático, não é mesmo? Existem vários outros métodos para implementar cardápio digitail com QR Code no seu restaurante — com tablets e até sistemas de autoatendimento. Mas esse é, de longe, o mais simples e acessível: em pouco tempo e com baixo investimento, você poderá dar adeus às folhas de papel. Isso nos leva ao próximo tópico.

 

Leia também: Cardápio Digital | Tudo o que você precisa saber sobre ele

 

Os benefícios do cardápio digital com QR Code

Se você leu o texto até aqui, já deve ter observado alguns benefícios dessa tecnologia, como a praticidade de uso e implementação, bem como a questão da higiene, uma vez que os clientes não precisam mais pegar os mesmos cardápios de papel com as mãos. 

Contudo, os benefícios do cardápio digital com QR Code vão muito além disso. É interessante incluir esses aspectos na sua reflexão, caso você ainda esteja em dúvida.

 

Elimina custos com impressão de cardápio

O primeiro e mais importante benefício é, justamente, não ter que imprimir mais cardápios para seu restaurante. Esses papéis são constantemente perdidos ou danificados, demandando mais impressões e mais gastos. Sabemos também que uma boa impressão, colorida, custa caro — ou, então, você se conforma em ter um cardápio simples e pouco atrativo.

Com o cardápio digital, você pode estruturar cardápios de encher os olhos com facilidade — com muitas imagens e informações sobre os pratos — sem se preocupar com os custos de impressão. 

A única coisa que você precisa produzir, efetivamente, são as plaquinhas ou cartazes onde o QR Code ficará exposto — e você pode atualizar o cardápio digital QR code, mantendo o mesmo código. Mesmo que você invista em placas super produzidas, ainda será mais barato que impressões frequentes dos cardápios em papel. 

É interessante ponderar, também, que utilizar menos papel é uma prática sustentável — o que pode ser interessante para restaurantes com esse apelo

 

Dá mais autonomia para o cliente

Você tem um certo número de cardápios no seu restaurante — inclusive por conta dos custos de impressão… —, então precisa distribuí-los bem entre as mesas. Em dias com muito movimento, é comum que os garçons precisem circular, pegando os cardápios de volta, pois clientes em outra mesa estão pedindo por eles. Isso quando não há só um menu para uma mesa de 10 pessoas…

Então, quando os clientes daquela primeira mesa querem fazer outro pedido, como sobremesas ou bebidas, precisam novamente pedir o cardápio, que será tirado de outra mesa… Especialmente em bares, onde o fluxo de pedidos é constante, isso é um grande problema, não é mesmo? 

Com a tecnologia de QR Codes é possível dar fim a essa “dança dos cardápios”. Os clientes têm o link salvo no celular e podem abri-lo a hora que quiserem, para fazer novos pedidos.

 

cardápio digital com QR code

 

Agiliza o atendimento e aumenta o ticket médio

Essa autonomia do cliente, que pode fazer pedidos na hora em que quiser sem precisar esperar pelo cardápio, se traduz em dois outros benefícios muito importantes. 

Para começar, você elimina uma etapa no processo de atendimento. Assim, todos os clientes já podem escolher o que desejam pedir pelo próprio celular, sem passar o mesmo menu de mão em mão. Quando os clientes chamam o garçom, é para fazer o pedido — simples assim.

Além disso, na medida em que o cliente está sempre com o cardápio consigo, ele poderá ver as outras opções e se sentir tentado a pedir mais alguma coisa. Até porque quem nunca desistiu de pedir uma sobremesa ou bebida porque sabia que ia demorar para conseguir um menu? 

Em última instância, a autonomia pode estimular mais pedidos — e o aumento do ticket médio no seu restaurante. E ganhar mais é o que todos nós queremos, não é mesmo?

 

Facilita mudanças no cardápio

O custo de impressão dos menus torna impraticável mudá-los com frequência. Então, uma vez que você acabou de imprimir um cardápio novinho, não poderá adicionar novos pratos e mudar seus preços por um bom tempo…

Com o cardápio digital com QR Code, isso deixa de ser uma preocupação. Afinal, para atualizá-lo, bastam alguns cliques no sistema. Os códigos nas mesas continuam os mesmos — você muda apenas o arquivo que está ligado a eles. 

Sendo assim, você pode mudar seu cardápio com mais frequência, oferecendo novidades para seus clientes. Ou, ainda, ter cardápios para dias diferentes da semana ou para o almoço e jantar.

 

É uma tecnologia mais acessível

Muitos dos benefícios descritos aqui são benefícios dos cardápios digitais de maneira geral. A versão de cardápio digital com QR Code se destaca das outras por ser muito simples de usar e implementar. 

Em primeiro lugar, você não precisa instalar qualquer equipamento para utilizar esse sistema: basta expor o código, que pode ser impresso, fixado nas mesas ou nas paredes. Seus clientes precisam apenas apontar a câmera do celular para acessar o cardápio, algo que a maioria das pessoas está acostumada a fazer diariamente. Vale lembrar que vivemos em um país que tem mais celulares do que pessoas, o que facilita muito esse processo.

Sendo assim, sua equipe também não precisa de muito treinamento para se acostumar com a tecnologia. Eventualmente, será necessário orientar uma ou outra pessoa que ainda não saiba que o estabelecimento tem cardápio digital —mas o conceito é simples de explicar. 

 

Leia também: Como tirar fotos de comida para o cardápio do restaurante?

 

Em resumo, o cardápio digital com QR Code é a tecnologia mais acessível para você dar fim ao menu impresso, eliminando custos com papel, oferecendo mais autonomia e agilidade para os clientes e facilitando mudanças no cardápio. 

É possível implementar essa tecnologia de forma rápida e simples, com baixo investimento. Essa mudança pode ser o pontapé inicial para um projeto maior de tecnologia para restaurantes, com ainda mais possibilidades de melhoria. Se você quer saber mais sobre isso, leia outros artigos no blog da ConnectPlug ou entre em contato com nossa equipe comercial. 

 

Veja também o nosso guia completo de Cardápio Digital:

 

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *