Quais as vantagens de ter um sistema PDV integrado em um restaurante que trabalha, majoritariamente, com delivery? Muitas! Esses sistemas integram pedidos, possibilitam um melhor controle das vendas e otimizam o trabalho, de modo geral. Entenda como funciona o PDV para delivery e os benefícios de adotar essa tecnologia no seu estabelecimento. 

 

Para abrir um restaurante, você precisa de fogões, fornos, bancadas, panelas, utensílios, mesas, cadeiras… —e, claro, você também precisa de um caixa. Afinal, é na frente de caixa que o cliente vai fazer o pagamento, de modo que você possa faturar com as vendas do restaurante.

Com o desenvolvimento das tecnologias para restaurantes, as antigas caixas registradoras se transformaram nos modernos e práticos sistemas PDV —sigla para “ponto de venda”. De forma resumida, esses sistemas registram os produtos vendidos, processam os pagamentos e podem integrar os dados das vendas com outros setores, como estoque e financeiro. 

Na prática, os sistemas PDV digitalizam toda a rotina das vendas, tornando o trabalho muito mais prático e assertivo.

Porém, a partir dessa descrição, você pode imaginar que um sistema PDV só seria útil naqueles restaurantes que possuem uma frente de caixa física —um balcão “de verdade”, para atender o consumidor presencialmente. Afinal, no delivery de comida, os pagamentos são feitos pelo aplicativo ou no momento da entrega, sempre na casa do cliente. 

Essa ideia não poderia ser mais distante da realidade, entretanto. Ter um PDV para delivery é ainda mais importante do que nas lojas físicas —por motivos que vamos explicar nos próximos parágrafos. Continue a leitura para entender como funciona o PDV para delivery integrado e quais são os benefícios de adotar essa tecnologia no seu restaurante. 

 

Confira mais dicas de gestão e tecnologia para bares e restaurantes

 

O que é um PDV para delivery e como funciona?

No fim das contas, independente do modo como o pedido chegou até seu restaurante —iFood, Rappi, WhatsApp, presencialmente, drive-thru…— vendas são vendas, não é mesmo? Pois nesse sentido, ter uma frente de caixa é essencial para processar qualquer pedido corretamente.

Claro que é importante diferenciar os métodos, mas também é essencial ter o cenário completo, registrando todas as vendas do seu restaurante. O PDV para delivery permite fazer isso, pois faz a integração entre o sistema PDV e os aplicativos de pedidos —desde iFood e Rappi, até os apps próprios, desenvolvidos em plataformas como Delivery Direto. Além disso, ele possibilita inserir os pedidos que chegam pelo WhatsApp ou telefone, manualmente. 

Ou seja, como o sistema é integrado ao aplicativo, as solicitações chegam automaticamente, na hora em que o cliente faz o pedido. Assim que a venda é processada, o sistema pode:

Tudo isso é feito, também de forma automática, pelo sistema ERP —que atua junto ao PDV para delivery, no que chamamos de “back-office” ou “retaguarda”. 

Na prática, isso quer dizer que você pode acompanhar as vendas do seu restaurante de maneira muito mais prática, a partir de um único programa no computador, tablet ou celular. Não importa se a venda foi no balcão, app ou telefone: tudo está em um só lugar, graças ao PDV para delivery integrado. 

 

Leia também: 10 dicas fundamentais para que seu delivery de comida seja um sucesso

 

sistema pdv delivery integrado

5 vantagens do PDV para delivery, na prática

A partir da explicação acima, você já pode imaginar alguns dos benefícios de contar com um PDV para delivery no seu restaurante, certo? 

De modo geral, o sistema torna o trabalho muito mais prático e eficiente, na medida em que elimina diversas tarefas manuais. Além de economizar tempo, isso diminui a possibilidade de erros humanos. Além disso, o PDV para delivery oferece outras vantagens, a seguir.


Integração simples aos principais canais

Além das grandes plataformas, como o iFood e Rappi, o PDV para delivery pode ser integrado a outros aplicativos de pedidos, bem como aos apps proprietários, caso seu restaurante possua um desse. O sistema também permite registrar manualmente pedidos que chegam por telefone, direct, WhatsApp, bem como as vendas no balcão e drive-thru, é claro. 

Isso significa que todos os pedidos, independente do método, podem ser integrados ao sistema PDV, para você registrar e acompanhar as vendas —o que nos leva ao próximo benefício.


Todas as vendas em um só lugar

Quem não possui um sistema PDV para delivery integrado pode registrar as vendas em uma planilha de Excel, em papel e caneta, guardando os comprovantes do cartão de crédito… Mas esses são métodos bem mais complicados de acompanhar, além de demandar atualizações manuais —e se você se esquecer de anotar uma venda, os números já não batem.

Com o PDV para delivery, você só precisa entrar no sistema pelo computador, tablet ou celular para ter acesso aos relatórios completos de vendas, faturamento e muito mais —sem precisar somar nada. Isso traz várias outras vantagens. 


Mais controle sobre os negócios

Como dito, o sistema PDV registra todas as vendas, de todos os métodos, sem que você tenha que somar os valores manualmente. Isso permite que você analise o desempenho do negócio de diversas maneiras, como por exemplo:

  • quais os dias e horários mais movimentados;
  • quais produtos têm mais saída;
  • quem são os clientes mais frequentes;
  • quais regiões ou bairros mais pedem;
  • qual método traz mais pedidos;

Na prática, você pode tomar decisões mais assertivas para fazer promoções em horários mais vantajosos, investir mais em publicidade nos locais certos, entre outras situações. 


Acesso aos dados em qualquer lugar

Existem diversas opções de PDV para delivery integrado no mercado. Mas, quando falamos do sistema PDV ConnectPlug, uma de suas vantagens mais interessantes é ser um sistema em nuvem.

Isso significa que ele funciona totalmente pela internet, sendo hospedado em servidores da empresa —como um site ou aplicativo. Então, você pode acessá-lo de qualquer computador, tablet ou celular, digitando seu login e senha. Dessa maneira, mesmo que seu equipamento estrague ou seja substituído, você não perde nenhum dado. 

Além disso, você pode acompanhar suas vendas à distância: se estiver em home office, em alguma viagem ou, então, acompanhar as vendas de uma filial mesmo estando em outra. A questão é que você só precisa acessar o sistema com seu login e senha para visualizar os dados e acompanhar as vendas do seu restaurante. 

 

Leia também: Sistema em Nuvem: o que é, como funciona e seus benefícios!

 

Operação mais rápida e eficiente

Em dias e horários de grande movimento, qualquer restaurante, por mais organizado que seja, pode se tornar um caos! Afinal, são diversos pedidos chegando ao mesmo tempo, por todos os aplicativos, além de mensagens “pipocando” no WhatsApp e no direct, telefone tocando, clientes chamando os garçons sem parar no salão… 

Com o sistema PDV, você organiza tudo isso em um só lugar —e só precisa consultar o sistema para visualizar todos os pedidos. Muito melhor que olhar três ou quatro telas ao mesmo tempo, enquanto fala com uma pessoa presencialmente, né?

É interessante observar que o PDV para delivery também facilita as atualizações de status dos pedidos, a comunicação com os clientes e a organização das entregas com os motoboys.

 

Qual o melhor sistema de PDV para delivery?

Na hora de escolher um sistema para o seu restaurante, é importante tomar decisões de acordo com as suas necessidades. Ou seja, não vale pagar por funções desnecessárias, nem escolher o sistema mais barato, se ele não atender ao que você precisa. Sendo assim, é interessante buscar um sistema flexível, onde você possa contratar módulos e funções quando necessário. 

Dito isso, é essencial pesquisar bastante sobre a empresa, seu histórico no mercado, quantos e quais clientes usam o sistema, como eles avaliam a solução, entre outros detalhes. Assim, você pode ter mais segurança de que está contratando um sistema que funciona na prática.

Falando nisso, algumas empresas oferecem períodos de teste grátis para você utilizar o sistema e conhecê-lo melhor. 

Por fim, informe-se sobre o processo de implementação, busque saber se a empresa oferece os treinamentos necessários para que você e sua equipe aprendam a usar o sistema, e, também, se ela oferece um bom suporte em caso de dúvidas ou problemas. 

Sendo assim, se você busca um bom sistema PDV para delivery integrado —para vender e faturar em todos os aplicativos, com praticidade—, recomendamos que você conheça a ConnectPlug. 

 

 

Veja também o nosso guia completo de sistema PDV:

Veja também o nosso guia completo de 10 dicas fundamentais para que seu delivery seja um sucesso:

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *