Houve um tempo que as lojas e restaurantes tinham caixas registradoras, os pagamentos eram feitos com dinheiro de papel e todos os preços eram calculados manualmente. Mas a automação comercial surgiu para transformar essa realidade, trazendo mais modernidade para lojas e restaurantes dos mais variados segmentos e tamanhos. Hoje, é possível investir em tecnologias avançadas para automatizar quase todo tipo de processo comercial — o que traz muitos benefícios para as empresas, mas também para os clientes e colaboradores.

Nos últimos anos, a automação comercial deixou de ser algo futurista — que a gente via apenas quando viajava para o exterior, ou em filmes de ficção científica — para se tornar algo acessível e até corriqueiro. Hoje, é possível encontrar minimercados autônomos em centenas de cidades do Brasil, é possível se servir em torneiras de chope automáticas em bares, e é possível pedir cafés em totens, agilizando o atendimento. 

Mas a automação comercial também se tornou mais acessível para os empreendedores que desejam incorporar esse tipo de tecnologia em seus negócios. Afinal, são apenas as grandes redes de fast-food que têm totens com telas sensíveis ao toque em suas lojas. No presente, até mesmo micro e pequenas empresas podem investir em tecnologias como essas, guardadas as devidas proporções. 

Dito isso, também precisamos avaliar que a automação comercial vai além de uma forma tecnológica de atender aos clientes. Ela envolve toda a retaguarda (back-office), que ajuda a gerenciar as vendas, estoque, financeiro e outros processos essenciais no comércio. Por isso, em última instância, é um investimento que impacto diretamente no faturamento — como vamos explicar melhor ao longo do artigo.

 

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Afinal, o que é automação comercial?

Automação comercial é um termo geral para as diversas tecnologias que substituem os processos manuais nos comércios — tornando-os mais eficientes e rápidos com a ajuda da tecnologia. São diferentes ferramentas e métodos que permitem realizar tarefas, em especial as repetitivas, de forma automatizada. 

Isso é algo que pode acontecer em uma variedade de processos — da frente de caixa aos estoques —, e em todo tipo de comércio. Desde os minimercados, às lojas de roupas, até um bar ou restaurante. Desde que exista um processo que pode ser automatizado, existe uma solução de automação comercial que podemos implementar. 

A partir disso, é importante refletir que o objetivo não é substituir todos os humanos por máquinas — até porque a presença humana é indispensável em muitos processos. Com a automação comercial, é possível aproveitar melhor a equipe, tirando os colaboradores de tarefas meramente operacionais e direcionando-os para atividades mais importantes. 

Para dar um exemplo bem simples, por que perder tempo calculando os preços de todos os produtos de uma compra, se você pode agilizar esse processo com uma frente de caixa (PDV) automatizada? Com a tecnologia, o operador de caixa humano consegue atender a muito mais clientes, com menos esforço, no mesmo tempo. E se houver um sistema de autoatendimento, esse colaborador pode ser deslocado para outra área mais importante para o estabelecimento — como a cozinha ou para servir às mesas. 

Nesse aspecto, também precisamos observar que os equipamentos que possibilitam um projeto de automação comercial se tornaram muito mais acessíveis nos últimos anos. Um sistema de autoatendimento, por exemplo, pode ser implementado com um tablet e uma maquininha de cartão com conexão à internet. Um investimento que está ao alcance da grande maioria dos comércios, não é mesmo?

Trata-se, portanto, de uma revolução tecnológica. Assim como os computadores, tablets e smartphones nos deram acesso quase irrestrito ao mundo digital na nossa vida pessoal, a automação comercial está fazendo isso com os setores de alimentação e varejo.

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Por que investir em automação comercial?

Investir em automação comercial é importante porque torna sua operação mais eficiente, permite que você aproveite melhor os recursos da empresa (materiais e humanos), além de oferecer uma experiência mais interessante para o cliente. Mas isso é o que pensamos quando olhamos o cenário geral — analisando mais de perto, podemos listar uma série de benefícios da automação comercial.

  • Padronização de processos: Os processos automatizados acabam sendo feitos da mesma maneira sempre, seguindo os protocolos do sistema. Isso diminui a chance de falhas humanas, além de elevar o nível do serviço. 
  • Redução de custos: A automação comercial permite utilizar melhor os recursos da empresa, do estoque aos recursos humanos. Além disso, diminuem os custos com retrabalho ou correção de erros. Tudo isso reduz os custos da empresa.
  • Maior controle: Um sistema de automação é baseado em dados, com registro de todas as vendas, da produção, do estoque e demais processos da empresa. Dessa forma, é possível medir e gerenciar todas as áreas em detalhes, de forma prática.
  • Eficiência nas vendas: Com a automação, cada atendimento se torna mais rápido e simples. Isso permite atender a mais clientes com a mesma equipe e no mesmo tempo. O tempo que sobra pode ser dedicado a atender melhor cada cliente ou para atrair mais clientes para o estabelecimento. 
  • Mais motivação: Como a automação diminui as tarefas manuais e repetitivas, os colaboradores podem se engajar em trabalhos mais importantes, o que aumenta a motivação e melhora o clima na empresa. 

Em vista desses benefícios, é quase lógico afirmar que, no fim das contas, a automação comercial contribui para a lucratividade dos negócios. Dessa maneira, por mais que ela demande um investimento inicial, esse é um valor que retorna para a empresa ao longo do tempo, com a diminuição dos custos e o aumento dos lucros. 

 

Como aplicar a automação comercial na prática

Para aplicar a automação comercial, o primeiro passo é entender que processos podem ser automatizados no seu estabelecimento: a frente de caixa, o atendimento ao cliente, o envio de pedidos para a cozinha, a gestão de estoque ou financeiro, entre outros. A partir disso, você pode procurar uma empresa de automação comercial, como a ConnectPlug, para desenvolver um projeto que automatize esses processos da forma mais eficiente. 

Isso é indispensável, para que você não invista em tecnologias de forma aleatória — e não acabe com equipamentos que não vão trazer os benefícios esperados. 

Até porque a automação comercial é um campo bastante amplo, com uma infinidade de soluções que se adequam aos mais variados perfis de negócios. Se a sua empresa é uma sorveteria artesanal, uma loja de moda autoral um café para ciclistas — ou algo totalmente diferente disso — há uma solução ideal para o seu negócio. 

Falando nisso, seguem algumas ferramentas que fazem parte de projetos de automação comercial. Clicando nos nomes das ferramentas, você pode ler mais sobre elas. 

  • Sistema PDV (frente de caixa): é a versão digital das antigas caixas registradoras, permitindo que os operadores “passem” as compras de forma muito mais rápida e o estabelecimento tenha registros mais organizados de todas as vendas.
  • Sistema de gestão ERP: é um sistema que “une” todas as áreas da empresa, desde as vendas ao estoque e financeiro, permitindo um gerenciamento mais completo, de forma prática. 
  • Controle de mesas e comandas: essa tecnologia substitui os pedidos em papéis ou comandas físicas, tornando o atendimento muito mais organizado e seguro, o que também evita problemas com clientes que perdem comandas, por exemplo. 
  • Cardápio digital: uma solução que se popularizou bastante na pandemia, mas que continua super “em alta”, uma vez que é bem mais prática, diminui os custos com impressão e permite fazer atualizações mais frequentes no cardápio. 
  • Totem de autoatendimento: é um sistema baseado em uma tela sensível ao toque, onde o próprio cliente escolhe os produtos que deseja e faz o pagamento.

Você pode começar seu projeto de automação comercial com apenas uma tecnologia ou agregando todas — como dissemos, as soluções se adequam aos perfis de negócio. Para terminar, se você ainda não tinha se convencido de investir em automação comercial, a gente espera que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas. Se você tem condições de implementar esse tipo de tecnologia na sua empresa, há inúmeras razões para isso!

 

Veja também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

 

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