O sistema de autoatendimento para restaurantes é uma tecnologia que transforma seu negócio (para melhor) e é mais acessível do que você imagina. Ela pode ser adotada também por bares, lanchonetes, cafés e vários outros tipos de estabelecimento que atendem ao público, agregando modernidade e praticidade ao serviço. Entenda como funciona essa tecnologia.

 

Insumos de qualidade, receitas deliciosas, capricho no preparo… Tudo isso é importante para um restaurante, lanchonete, café ou bar. Mas um atendimento de primeira faz toda a diferença, né?

Quem empreende nesse setor sabe como é difícil manter a qualidade do atendimento. Afinal, é preciso contratar pessoal, oferecer treinamento, criar procedimentos — e, no dia a dia, as coisas podem facilmente sair do controle, conforme a demanda aumenta. 

O sistema de autoatendimento é uma das tecnologias para restaurantes que surge para facilitar esse processo de manter a qualidade do atendimento. Afinal, além de trazer modernidade para o estabelecimento, ele torna os pedidos muito mais práticos — afinal, o cliente faz tudo sozinho.

Você, talvez, já tenha usado algum dispositivo de autoatendimento para restaurantes em redes de fast food e outros estabelecimentos famosos — e sonhado com essa tecnologia… Mas você sabia que ela é muito mais acessível do que parece?

Então, se você ainda estava em dúvida sobre a viabilidade dessa tecnologia, nós preparamos um guia completo para explicar como funciona o autoatendimento para restaurantes, quais são seus benefícios e como implantar essa tecnologia no seu estabelecimento. 

 

Como funciona o autoatendimento para restaurantes?

É muito simples entender como funciona o sistema de autoatendimento pela ótica do cliente: em uma tela touch, o cliente seleciona os produtos que deseja, informa os detalhes do pedido e escolhe a forma de pagamento — tudo com alguns toques na tela. Então, ele pode fazer seu pagamento no terminal integrado ao totem. 

Depois disso, é só retirar o pedido no balcão ou aguardá-lo em sua mesa. Prático, né?

Esse autoatendimento para restaurantes evita filas no balcão ou demora para conseguir falar com garçons, permitindo que os pedidos saiam com mais rapidez. Além disso, seu cliente tem mais autonomia para escolher o que deseja, visualizando imagens e detalhes dos produtos no cardápio digital. Por fim, também é uma experiência bem mais moderna e imersiva.

 

O sistema de autoatendimento pela ótica do estabelecimento

Para o estabelecimento, adotar um sistema de autoatendimento é uma mudança completa na forma de gerenciar o negócio — para melhor.

Para implementar esse sistema, você precisa encontrar uma empresa parceira para fornecer o software e orientar o processo de instalação dos equipamentos. 

Os equipamentos podem ser telas touch no balcão ou nas mesas — uma única tela, para lojas menores, ou várias. Também existem os totens de autoatendimento completos, com estrutura que suporta a tela. A escolha depende do projeto arquitetônico da sua loja. 

Porém, ainda mais importante do que os equipamentos, é o software que faz o autoatendimento funcionar de fato: integrado a um sistema de gestão ERP (retaguarda). Ou seja, assim que um pedido é feito pela tela do autoatendimento, ele é enviado para a cozinha automaticamente. Ao mesmo tempo, o sistema já emite a nota fiscal e sincroniza as informações do fluxo de caixa, além de dar baixa nos produtos em estoque. 

É importante ponderar que toda essa integração também é possível com uma frente de caixa convencional. Mas, com o autoatendimento, a gestão do estabelecimento se torna ainda mais simples. Essa integração reduz muitos processos e economiza tempo dos gestores.

 

autoatendimento para restaurantes

 

Os benefícios do autoatendimento para restaurantes

Antes de tudo, é importante avaliar que o sistema de autoatendimento pode ser implementado em vários tipos de negócio, além dos restaurantes. 

  • bares, cafés e lanchonetes;
  • padarias, sorveterias e açaiterias;
  • casas noturnas e casas de shows;
  • mini-mercados autônomos ou lojas de conveniência.

Basicamente, qualquer lugar onde existe atendimento ao público pode se beneficiar do sistema de autoatendimento — tornando a experiência mais prática e moderna. 

É claro que isso também é uma questão de posicionamento de mercado, mesmo assim, uma infinidade de outros estabelecimentos — de pequenas a grandes empresas — podem aproveitar muito os benefícios do autoatendimento.

 

Autoatendimento para otimizar os recursos…

É fato que a implantação de um sistema de autoatendimento demanda um investimento — que, embora seja menor do que parece, deve ser levado em conta. Por outro lado, esse investimento permite aproveitar melhor seus recursos.

Como o próprio cliente faz o pedido, os erros são menos comuns. Além disso, não é preciso ter tantos garçons ou balconistas para atender ao público. Essas podem se concentrar em outras funções mais importantes para o estabelecimento, como a montagem dos pratos ou a própria gestão do negócio, pelo sistema.

Vale lembrar que o autoatendimento é totalmente integrado ao sistema de gestão ERP, de modo que as informações do financeiro, estoque e outras áreas são atualizadas automaticamente.

 

…e maximizar o faturamento…

Essa otimização de recursos permite atender mais clientes com o mesmo pessoal e a mesma estrutura, em muitos casos. É comum que os benefícios de modernidade, praticidade e rapidez ajudem a atrair mais clientes, fechando essa conta. 

Além disso, nós observamos um aumento no ticket médio das lojas que adotam nossa solução de autoatendimento. Afinal, sem ter que falar com atendentes, o cliente se sente mais à vontade para escolher outras coisas. E o próprio sistema tem a função de venda sugestiva, que oferece mais algum produto (como bebida ou sobremesa), antes de finalizar o pedido. 

 

…sem abrir mão da qualidade.

Sabemos que a qualidade do atendimento é um dos principais pilares de um restaurante, bar, café e outros negócios que dependem do público. E o autoatendimento serve justamente para auxiliar nesse processo. 

Alguns locais, como o bistrô do exemplo acima, precisam de um atendimento mais demorado, pela própria característica do negócio. Mas, na grande maioria dos casos, um pedido rápido e eficiente para pagar e consumir logo, é tudo que o cliente mais deseja. 

Rapidez e praticidade também é sinônimo de bom atendimento para muitos clientes. Pense em bares (o cliente quer pedir logo para voltar a conversar com seus amigos), cafés (o cliente pode estar a caminho do trabalho), ou restaurantes informais (o cliente tem pouco tempo de almoço ou está cansado e quer se sentar logo), apenas para dar alguns exemplos.

A questão da simpatia pode aparecer de outras formas: em um sorriso e um agradecimento na hora de entregar o pedido, em um recado divertido na embalagem, e até na decoração da loja. 

 

 

Como implantar o sistema de autoatendimento

Chegando ao final deste artigo, se você entendeu como funciona o sistema de autoatendimento e se convenceu dos seus benefícios, devemos reforçar sua implementação também é simples:

  • Você deve encontrar uma empresa parceira que irá fornecer o software.
  • A empresa parceira também irá orientar a compra e instalação dos equipamentos.
  • Você pode ter tablets pequenos ou telas touch maiores, em um ou vários pontos, nos balcões ou nas mesas. Uma boa empresa parceira irá orientar esses detalhes, também.
  • Após a instalação dos equipamentos, é importante treinar a equipe para saber como utilizar o sistema — e divulgar a novidade para seus clientes. 

É necessário pagar uma taxa de manutenção do software, que também inclui suporte técnico e outros benefícios. Mas, como dito, dentro de pouco tempo esse investimento retorna: o melhor aproveitamento dos recursos, atração de clientes e aumento do ticket médio contribuem nisso.

Se você quer saber mais sobre como o sistema funciona, na prática, pode ler alguns cases aqui no blog da ConnectPlug — que fornece o sistema de autoatendimento para vários negócios em todo o Brasil. 

 

Veja também nosso guia completo de Autoatendimento:

 

Por fim, você também pode pedir uma demonstração sem compromisso para a nossa equipe comercial — e entender como o autoatendimento se encaixa na sua realidade. Fale conosco!

 

 

 

 

 

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2 Comments

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