Estudar as tendências é importante em qualquer época do ano, ainda mais em um setor tão dinâmico, como o de bares e restaurantes. Com um cenário super competitivo e clientes cada vez mais exigentes, entender as tendências de bares e restaurantes para 2024 pode fazer com que você se destaque bastante perante a concorrência. 

Se você trabalha no setor de alimentação — bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos do tipo… — você sabe que estamos falando de um setor bastante dinâmico. Afinal, a competição é intensa e os consumidores estão, sempre, cada vez mais exigentes. Fazer apenas aquilo que você já sabe é a receita ideal para ficar para trás.

Por isso, estudar as tendências para bares e restaurantes é tão importante. Isso permite que você saiba para onde o mercado está indo, antes dos seus concorrentes. Dessa forma, você consegue se planejar e aplicar essas tendências. 

Vale dizer, ainda, que esse estudo é interessante em qualquer época do ano — então, não importa quando você está lendo esse artigo, ele será útil. Isto posto, também precisamos refletir que você não precisa aplicar todas as tendências, se elas não fizerem sentido para o seu estabelecimento. Ainda assim, conhecê-las é sempre importante, nem que seja só para você decidir que não quer segui-la. 

Feita essa introdução, podemos partir para a lista com as principais tendências para bares e restaurantes em 2024, que encontramos nos mais importantes estudos do setor. 

 

1. Alimentos a base de plantas e menos processados

Das 10 tendências presentes no estudo Whole Foods Market’s Trends, da rede de mercados estadunidense Whole Foods, chama atenção a procura pelos alimentos à base de plantas. 

Isso acontece porque uma parcela muito maior da população está se preocupando com as consequências do consumo de produtos animais, seja para os próprios animais ou para o meio-ambiente. Então, é hora de expandir suas opções de pratos vegetarianos e veganos.

Contudo, em 2024, a tendência para bares e restaurantes vai além. As pessoas não estão apenas querendo evitar o consumo de carne — elas querem uma alternativa natural. Em vez de um hambúrguer de soja ultraprocessado, apenas para substituir a carne, o cliente irá procurar um prato realmente feito de plantas. Um hambúrguer de legumes ou grão de bico, por exemplo. 

Isso se relaciona com outras tendências que vemos nesse estudo. Quem precisa consumir alimentos sem glúten já não quer alimentos processados para retirar essa substância — as pessoas preferem um produto à base de trigo sarraceno, naturalmente sem glúten.

Além disso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade. Os cardápios estão sendo reformulados para incluir ingredientes locais e orgânicos e estratégias de redução de desperdício ganham destaque. Embalagens eco-friendly, energias renováveis e transparência na cadeia de abastecimento emergem como práticas essenciais.

 

2. Receitas que aproveitam todos os ingredientes

Essa não é uma ideia nova, mas ela ganha força nas tendências de 2024, em especial com a atenção dada à sustentabilidade atualmente. Em vez dos ingredientes processados e de matérias-primas industrializadas, valorize os alimentos “da terra” — de preferência, os de produção local. Mas, além disso, busque aproveitá-los por inteiro.

Dessa maneira, receitas com vegetais inteiros ou que reaproveitam partes dele que antes iriam para lixo são valorizadas pelos consumidores. E isso pode ser uma vantagem para o seu bolso, afinal reduz o desperdício. 

 

Leia também: Estoque sustentável: Gestão de Restaurantes sem Desperdícios

 

tendências

 

3. Retorno às raízes

Nas últimas décadas, a grande maioria da população passou a morar nos grandes centros urbanos. Em meio à “selva de pedra”, muitas pessoas passaram a buscar experiências mais ligadas à natureza e vida rural, inclusive na alimentação. 

Então, você pode apostar em receitas mais tradicionais e ingredientes mais frescos para estimular esse “retorno às raízes” no seu cliente. Essa tendência para bares e restaurantes também pode aparecer no conceito e decoração. Por exemplo: um restaurante tradicional mineiro ou uma cafeteria com cara de casa de vó e bolos tradicionais. 

 

4. Espaço para os “pequenos prazeres” da vida

Outra tendência importantíssima do estudo da Whole Foods — que encontramos também em outras publicações — é uma busca pelos chamados “pequenos prazeres”. Isto é: ainda que as pessoas valorizem a alimentação saudável e queiram comer melhor, elas também “se dão ao luxo” de saborear algo especial, de vez em quando. 

Essa é a oportunidade de desenvolver receitas diferentes, especialmente de sobremesas e bebidas gourmet, como os cafés especiais. Além disso, é uma importante tendência para bares e restaurantes que oferecem experiências diferentes. Afinal, se as pessoas comem de maneira regrada quase sempre, elas podem querer esse “pequeno luxo” de almoçar ou jantar num lugar especial, em algum dia da semana. 

Por fim, a cultura dos pequenos prazeres pode ser um ótimo mote para sua comunicação e marketing. Utilize esse gatilho do “você merece” ou “se dê ao luxo” para convencer o seu cliente a frequentar seu estabelecimento. 

 

5. Estabelecimentos abertos o dia todo

Uma tendência relacionada à anterior, dos pequenos prazeres, é a ideia de comer aquilo que você quer em qualquer hora do dia. Com isso, os horários tradicionais de almoço ou jantar perdem força — e, se o cliente quiser comer um bom prato de comida às cinco da tarde, ele vai buscar por isso. E alguém vai atender.

É claro que essa tendência não está presente em todos os lugares — nem entre todos os públicos. Mas, nas grandes cidades, é cada vez mais comum encontrar restaurantes que seguem o conceito de “all day dining”, servindo todos os pratos em todos os horários. 

 

6. Tendências para bares e restaurantes em tecnologia

Por fim, uma tendência que nunca perde seu espaço é a da tecnologia para restaurantes. Gestão de redes sociais, sistemas de gestão ERP, totens de autoatendimento, autosserviço de bebidas, KDS, assim como outras soluções desse tipo proporcionam uma experiência especial aos clientes. 

Porém, mais do que isso, elas otimizam seus recursos financeiros, materiais e humanos. Dessa forma, você tem mais recursos disponíveis para estudar as outras tendências para bares e restaurantes, bem como para pensar na aplicação delas. 

Aqui no blog da ConnectPlug, nós temos vários conteúdos sobre essa tendência, além de inúmeras dicas de gestão para seu estabelecimento do setor alimentício. E se você deseja conhecer nossas tecnologias — que estão totalmente alinhadas a essa tendênciaacesse o nosso site.   

 

Veja também o nosso guia completo de como ser um empreendedor de sucesso:

 

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