A verdade é que não existe uma única fórmula de como ser um empreendedor de sucesso — apesar de muitas pessoas tentarem vendê-la na internet. O caminho é formado por bastante dedicação, trabalho e inteligência. Além disso, estudar e buscar dicas de quem já conseguiu alcançar o sucesso pode ajudar muito. Nesse artigo, nós compilamos algumas ideias.

Seguir o caminho do empreendedorismo é um dos maiores sonhos de muitos brasileiros. Afinal, isso lhe permite trabalhar por seus próprios objetivos, fazendo algo que você gosta e num negócio que você realmente acredita. É claro que é possível alcançar o sucesso e a satisfação pessoal trabalhando para outras empresas — porém, para muitas pessoas, esse ideal está mesmo no empreendedorismo.

Até porque ser um empreendedor abre a possibilidade de ganhos financeiros muito mais interessantes que um emprego comum — se o negócio for bem sucedido.

E é esse “se” que acaba tirando o sono de muitos empreendedores, principalmente os que estão em início de carreira. Afinal, como garantir o sucesso dos negócios e a realização de todos os sonhos que dependem dele? Infelizmente, não existe uma fórmula para isso.

O que encontramos em todos os guias e depoimentos de quem já “chegou lá” é que todos os empreendedores devem continuar aprendendo constantemente. Até porque criar sua própria empresa é um caminho muito desafiador, que demanda escolhas difíceis — e você precisa estar preparado para fazê-las. 

Mas essa dica, de aprender constantemente, você está praticando ao ler esse artigo, não é mesmo? Você pode encontrar muitos outros conteúdos informativos para quem quer ser um empreendedor de sucesso no blog da ConnectPlug.

Isto posto, é claro que essa não é a única dica que nós podemos oferecer. Então, vamos ao que interessa? Boa leitura!

Caso deseje ir direto ao assunto, basta clicar no índice abaixo:

  1. Conheça o máximo possível sobre seu mercado
  2. Crie um bom plano de negócios
  3. Tenha confiança, mas também calma
  4. Saiba que é difícil ser um empreendedor de sucesso sozinho
  5. Não tenha medo de fazer bons investimentos

1. Conheça o máximo possível sobre seu mercado

O primeiro ponto essencial para ser um empreendedor de sucesso é entender muito bem sobre esse mercado em que você está atuando. Nenhum empresário, por mais experiente que seja, saberá tudo sobre um setor — mas você precisa se propor a estudar o máximo. 

Por isso, busque ler os principais livros escritos por outros empresários do setor, assistir a palestras, acompanhar as notícias e novidades… Há muito conteúdo interessante em blogs e portais totalmente gratuitos, como o da ConnectPlug.

Além disso, também é importante participar de feiras e eventos, associar-se a entidades de classe, trocar ideias com outros empreendedores como você. Existe muitas fontes de conhecimento que podem passar despercebidas, na correria do dia a dia. 

Ainda nesse tópico, escolher um mercado para atuar é também um trabalho de encontrar oportunidades. Porém, isso não significa apenas seguir tendências — você pode criá-las e até subvertê-las, nadando “contra a corrente”, se souber como fazer isso.

 

2. Crie um bom plano de negócios

O plano de negócios é uma das principais ferramentas de qualquer empreendedor. Você talvez já saiba disso, mas nunca é demais lembrar que você deve se dedicar ao seu plano de negócios — fazendo o melhor plano possível e revisitando-o quando necessário. 

Dito isso, o plano é como um mapa que irá orientar os caminhos da sua empresa. Então, ele deve conter detalhes como:

  • Informações básicas (nome, ramo de atividade, missão, visão e valores);
  • Descrição dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Canais de venda utilizados;
  • Análise de mercado;
  • Plano financeiro com projeções de fluxo de caixa;
  • Plano de marketing para divulgação do negócio.

Note que essa é uma descrição breve — na prática, o plano de negócios precisa ser bem mais detalhado. É algo que dá trabalho, sabemos, mas que é indispensável se você quer ser um empreendedor de sucesso.

Aliás, é importante saber que, se você não fez um plano de negócios quando abriu a sua empresa, nunca é tarde para fazê-lo. Isso pode ajudar muito na sobrevivência e expansão da sua empresa, no longo prazo.

 

Confira nosso kit para fazer seu Plano Estratégico de Negócios

 

3. Tenha confiança, mas também calma

Saindo do campo dos sonhos e voltando para a realidade, é importante ter em mente que todo empreendimento irá passar por altos e baixos. Mesmo as empresas de maior sucesso tiveram dificuldades, especialmente no início.

Então, o que diferencia um empreendedor de sucesso dos outros? A capacidade de lidar com essas adversidades — o que podemos chamar também de resiliência.

Desse modo, é claro que você precisa acreditar nas suas ideias e sua capacidade de fazer o empreendimento “dar certo”. Contudo, o sonho precisa encontrar respaldo na realidade: é normal levar vários meses ou anos para que os negócios deslanchem. Enquanto isso, você será a pessoa que mais trabalha no empreendimento e precisa ter muita paciência.

Para terminar esse tópico, outro detalhe importante é saber que você vai cometer erros. A questão é saber avaliar esses “tropeços”e aprender com eles. Em muitos casos, o erro pode se transformar em uma grande oportunidade. 

 

empreendedor

 

4. Saiba que é difícil ser um empreendedor de sucesso sozinho

Como diz o ditado, “uma andorinha só não faz verão”. E ninguém consegue construir um empreendimento bem sucedido apenas com duas mãos. 

Para começar, todo negócio precisa de clientes. Trabalhar com o público não é simples e você precisará de muito jogo de cintura para lidar com clientes insatisfeitos, exigentes ou até grosseiros. Porém, os clientes fiéis e que valorizam seu trabalho compensam isso. De qualquer forma, é importante buscar maneiras de atrair e fidelizar clientes — já que eles vão trazer o faturamento para seus negócios. 

Em segundo lugar, um negócio de sucesso também precisa de bons fornecedores. Isso tem impacto direto não só na qualidade, como nos custos e despesas do negócio. Então, busque selecionar muito bem seus fornecedores e manter uma boa relação com eles.

Além disso, você pode até começar sozinho ou com seus sócios — sem funcionários. Mas, eventualmente, a demanda vai crescer e você precisará contratar pessoas. Nessa hora, os investimentos em contratação, treinamento e motivação são essenciais. Uma boa equipe pode ser a diferença entre um empreendimento de sucesso e a falência.

Por fim, precisamos evidenciar a importância do networking. Criar uma rede de contatos e manter boas relações com outros empreendedores ajuda você com ideias, mas também é uma forma de ter apoio nos momentos de dificuldade. Afinal, há outros empreendedores que passam pelos mesmos desafios que você.

 

5. Não tenha medo de fazer bons investimentos

Você não iniciou seu negócio “do nada”, certo? Empreender pressupõe investir. Por isso, você não pode ter medo de fazer investimentos que possam dar retorno para o negócio apenas pensando em economizar. 

Isso é muito comum quando falamos de investimentos que não são essenciais para a operação — como o marketing ou a tecnologia. É fato que você pode continuar com o trabalho normalmente sem investir nessas áreas… Mas você também pode não crescer — e ficar “parado no tempo”, abrindo espaço para a concorrência. 

Focando um pouco mais no aspecto da tecnologia, esses são investimentos que podem ter retorno direto no curto/médio prazo. Afinal, aumentam a eficiência operacional, otimizam tempo e recursos da empresa, além de melhorar o atendimento — permitindo atrair mais clientes para seu negócio. 

Nós explicamos mais sobre porque investir em automação comercial nesse artigo, que é focado em tecnologias para restaurantes, mas também serve para outros setores. 

 

Com isso, chegamos ao fim do artigo. Essas dicas trazem um panorama geral de como ser um empreendedor de sucesso, agindo de forma prática. Em cada um dos cinco itens, nós poderíamos abrir uma infinidade de outros caminhos — mas também depende de você ir além e refletir sobre como aplicar esses conceitos gerais no seu caso específico.

Para terminar, saiba que a ConnectPlug está aqui para apoiar sua jornada no caminho do empreendedorismo. Nós trazemos soluções de automação comercial práticas e acessíveis para milhares de empresas em todo o Brasil — e estamos prontos para ajudar também a sua. Acesse nosso site para conhecer as soluções e entrar em contato.

 

Veja também sobre Empreendedorismo:

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *