Você, provavelmente, já ouviu que sua empresa precisa estar nas redes sociais, não é mesmo? Porém, com tantas plataformas disponíveis atualmente, como decidir quais são as melhores redes sociais para empresas? E quais são os reais benefícios de investir nelas? Como manter um perfil profissional? Para responder a tantas perguntas, precisamos de um guia completo!

Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, saiba que ela é minoria: de acordo com um estudo da RD Station, 85% das empresas estão presentes nas redes sociais, sendo essa uma das principais estratégias de marketing nos tempos atuais. 

Faz todo sentido que isso aconteça, uma vez que os brasileiros simplesmente amam essas ferramentas. Segundo a consultoria Comscore, os brasileiros passam cerca de 46 horas por mês em redes sociais. Isso faz de nós o terceiro país mais conectado a elas no mundo, atrás apenas da Índia e Indonésia — mas a frente de todos os outros países ocidentais. 

É claro que boa parte dessa conexão se deve aos amigos, familiares, notícias, artistas… Mas também tem a ver com as redes sociais para empresas.  Trazendo mais um estudo, dessa vez da Opinion Box, 82% das pessoas que utilizam o Instagram seguem o perfil de alguma empresa nessa rede. 

Analisando esses números, é incontestável que sua empresa precisa manter perfis ativos nas redes sociais. Mas também é compreensível que você tenha dúvidas sobre o assunto: quais os reais benefícios das redes sociais para empresas, em quais sua empresa de fato precisa estar e como manter essa presença?

Vamos responder a essas três principais dúvidas — que resumem tudo que você precisa saber para começar. Boa leitura!

 

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Quais os benefícios das redes sociais para empresas?

O principal motivo para investir nas redes sociais para empresas é que seu cliente está presente nesses canais — e manter perfis ativos neles é uma forma de se conectar com ele. Porém, existem muitos outros motivos além desses que merecem uma análise mais aprofundada, inclusive para você aproveitar melhor seus esforços nas redes sociais. 

Antes de tudo, é importante compreender que não basta criar um perfil na rede social e esperar que os clientes venham, aos montes. As redes sociais podem sim ajudar você a atrair mais clientes e vender mais, mas isso costuma acontecer de forma indireta, por meio de outros benefícios. Por exemplo:

  • Vitrine ou cardápio virtual: É comum que as pessoas pesquisem sobre uma loja ou restaurante nas redes sociais, quando ouvem falar sobre ela ou encontram no Google. Sendo assim, as fotos e vídeos que você publica no seu perfil podem ser o “empurrão” que vai convencer o cliente a comprar.
  • Relacionamento com clientes: Se um cliente gosta muito do seu estabelecimento, ele pode seguir o perfil para saber de todas as novidades. Então, as redes sociais se tornam um canal muito barato para relacionamento, mantendo esses clientes em contato constante com sua loja ou restaurante. 
  • Prova social: Se alguém não conhece sua loja ou restaurante, é compreensível que essa pessoa fique desconfiada sobre a qualidade do serviço, não é mesmo? Então, observar que o estabelecimento é “real”, tem outros clientes e recebe elogios (que você pode compartilhar no seu perfil) ajuda a trazer segurança.
  • Construção de marca: A marca do seu estabelecimento vai muito além do nome e do logotipo que você coloca na fachada. Ela também inclui todos os sentimentos e características que você associa à marca: diversão ou seriedade, modernidade ou tradição, luxo ou simplicidade… Você pode construir tudo isso pelas redes sociais!

Em resumo, você pode construir tudo isso — e acabar vendendo mais! — com a ajuda das redes sociais para empresas. Poré, pensando em todos os canais disponíveis atualmente, quais são as melhores para alcançar esses objetivos? Nós falamos sobre isso a seguir!

redes sociais para empresas

 

Em quais redes sociais uma empresa deve estar?

Antes de tudo, é importante compreender que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas somente naquelas que fazem sentido para os negócios — e as que você realmente vai conseguir atualizar, é claro. Não faz sentido criar um perfil em uma rede só para largá-lo às traças. 

Dito isso, nós podemos analisar quais são as principais redes sociais para empresas tendo como base a lista das 10 redes sociais mais utilizadas do Brasil. Para isso, nós aproveitamos o estudo das consultorias We Are Social e Meltwater. 

  1. WhatsApp: 169 milhões
  2. YouTube: 142 milhões
  3. Instagram: 113 milhões
  4. Facebook: 109 milhões
  5. TikTok: 82 milhões
  6. LinkedIn: 63 milhões
  7. Messenger: 62 milhões
  8. Kwai: 48 milhões
  9. Pinterest: 28 milhões
  10. Twitter/X: 24 milhões

redes sociais para empresas

1. WhatsApp

O popular “Zap Zap” é encarado pela pesquisa como uma rede social e, devido a sua ampla utilização, ele é considerado a rede social mais usada no Brasil. De fato, é difícil encontrar um celular sem WhatsApp no Brasil. 

Por isso, você precisa ter um número profissional para o seu estabelecimento e usar esse aplicativo. Segundo a Meta, dona do WhatsApp, há mais de 5 milhões de empresas no app.

A principal forma de usá-lo é no atendimento aos clientes, mas você também pode incluir seus produtos na loja do WhatsApp — que aparece quando o cliente abre seu perfil. Além disso, é interessante incluir todas as informações de endereço e horário de atendimento e, se você atende a muitos clientes, considere programar mensagens automáticas (chatbot).

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2. YouTube

Muitas pessoas só assistem conteúdo no YouTube, sem publicar os próprios — mas, ainda assim, essa é a segunda rede social mais usada no Brasil, com 142 milhões de usuários. 

A maior questão, quando o assunto é YouTube, é o trabalho necessário para a gravação e edição dos vídeos — que costumam ser mais longos e bem produzidos que os postados no Instagram ou TikTok. Mais do que mostrar produtos ou cenas curtas, a ideia do YouTube é publicar conteúdos mais substanciais sobre sua empresa.

A ConnectPlug, por exemplo, tem um canal no YouTube — que usamos para apresentar os cases de sucesso dos nossos clientes, conteúdos informativos para ajudar nossos clientes e outros conteúdos educacionais sobre automação comercial. 

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3. Instagram

Ele foi lançado em 2010, com um aplicativo de fotos com filtros diferentes. Porém, com o passar dos anos, o Instagram conquistou espaço como uma das principais redes sociais para empresas no Brasil — até porque são 113 milhões de usuários para alcançar por ele.

Considerando o alcance do Instagram e a variedade de público presente nele, podemos dizer que essa é uma rede quase obrigatória para todos os segmentos. 

Dito isso, é importante criar um perfil comercial no Instagram para Empresas. O aplicativo é o mesmo, mas as funções da conta são diferentes: você pode incluir seu tipo de negócio, fazer anúncios, acessar informações sobre seus usuários e relatórios de desempenho.

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4. Facebook

É verdade que o Facebook já foi mais utilizado e, nos últimos anos, perdeu espaço para o Instagram. Porém, ele ainda é bastante utilizado — são 109 milhões de usuários — e ainda é muito importante em alguns segmentos do público. 

Além disso, os grupos são uma ferramenta existente apenas no Facebook e que pode ser bastante poderosa para você se promover. Vale a pena acompanhar grupos da sua cidade ou região, por exemplo, para conferir se alguém fala sobre sua empresa por lá. Em muitos casos, as pessoas usam esses grupos para elogiar ou reclamar do atendimento de alguma empresa. Em todo caso, é melhor você saber, não é mesmo?

Quanto à página da sua empresa no Facebook, é possível mantê-la com os conteúdos que você já produziria para o Instagram. Inclusive, se você usar o app Meta Business Suite, dá para publicar e programar posts nas duas redes de uma vez. As maiores diferenças são as hashtags (pouco usadas no Facebook) e links para sites, que não funcionam no Instagram.

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5. TikTok

O aplicativo de vídeos curtos conquistou 82 milhões de brasileiros nos últimos anos e se tornou a quinta rede social mais usada do país. Se você tem o costume de gravar vídeos e atende a um público mais jovem, essa pode ser uma grande oportunidade. Os vídeos do TikTok costumam ser curtos, informais e bastante dinâmicos — então, se o seu comércio se encaixa nessa descrição, vale a pena pensar num perfil do TikTok. 

Além do TikTok, temos também o Kwai, que é outra rede social de vídeos curtos com uma proposta bastante semelhante. O público do Kwai é um pouco diferente: mais velho e com perfil mais “popular”, das classes C e D. Mas, se você produzir conteúdo para o TikTok, você pode aproveitar os mesmos vídeos com poucas modificações. Aliás, os vídeos para TikTok também podem ser postados no Reels do Instagram e vice-versa.

Outras redes sociais

Para não deixar esse artigo mais longo, nós nos concentramos nas cinco principais redes sociais para empresas do Brasil — que são, justamente, as cinco descritas acima. Depois dessas, nós temos:

  • O LinkedIn, que é uma rede social essencialmente profissional, e você deve usar apenas se costuma manter negócios com empresas (ou precisa contratar muitos funcionários por ela). 
  • O Messenger, que é o app de mensagens do Facebook. Se você tem uma página no Facebook, você já tem uma conta no Messenger. Contudo, você não precisa ter esse aplicativo instalado no seu celular, pois é possível responder a todas as mensagens pelo Meta Business Suite (o app do Facebook e Instagram para empresas).
  • O Kwai, que é outra plataforma de vídeos curtos, semelhante ao TikTok, como nós mencionamos logo acima. 
  • O Pinterest, que é uma rede social de referências visuais, e pode ser interessante para marcas muito ligadas à imagem (como moda ou arquitetura). Ainda assim, o Instagram supre o papel do Pinterest na maioria dos casos.
  • O X (antigo Twitter), onde as pessoas publicam textos curtos, sobre vários assuntos do cotidiano. Essa é uma rede importante para marcas maiores, que atendem a um público maior — e que pode falar sobre a empresa nessa rede. 

De todas essas opções, as redes sociais para empresas mais importantes são o Instagram e Facebook (que podem ser mantidos em conjunto, como explicamos), além do WhatsApp (que é importante no atendimento a clientes). Em segundo plano, ficam TikTok e YouTube, mas em casos mais específicos. 

 

Leia também: O que é Marketing Orgânico e como potencializar sua estratégia

 

Como utilizar as redes sociais para empresas?

Um equívoco que muitos empreendedores cometem, nesse sentido, é acreditar que basta criar um perfil no Instagram ou Facebook para que os clientes comecem a chegar. Quando isso não acontece — o que é esperado, pois não é assim que as coisas funcionam! — esses empreendedores se frustram e “largam” as redes sociais. 

Com isso, eles deixam de usufruir de vários outros benefícios que esses canais oferecem, como aqueles que mencionamos no início do artigo.

A questão é que, para aproveitar os benefícios das redes sociais para empresas, você deve manter uma presença constante. Ou seja, publicar ao menos três vezes por semana. Isso no mínimo, é claro, pois o ideal é publicar diariamente — mas não mais que três vezes por dia, para que seus conteúdos não conflitem uns com os outros. 

Para manter essa frequência, as dicas abaixo devem ajudar:

  • Conheça seu público: Quem são as pessoas que frequentam seu estabelecimento e que tipo de conteúdo sua empresa poderia publicar para mantê-las interessadas? Será que elas querem ver fotos de produtos, saber de novidades — ou outra coisa? Para responder a essa pergunta, vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada.
  • Crie um planejamento: É muito difícil manter uma frequência de publicações se você só pensa no que postar quando abre o app. O ideal é fazer um planejamento de redes sociais com antecedência, pensando em todos os tipos de conteúdos que você pode fazer, como deve produzi-los e em quais datas publicar. 
  • Busque referências: Confira o que seus concorrentes e outras empresas que você admira estão publicando nas redes sociais. Vale a pena criar um perfil falso ou até mesmo usar seu perfil pessoal para isso. A ideia não é copiar, mas sim usar outros perfis como referência, adaptando tudo para sua realidade.
  • Publique diariamente: O algoritmo das redes sociais não entrega todos os posts para todos os seus seguidores. Por isso, publicar diariamente aumenta as chances de que as pessoas vejam ao menos um dos seus posts com alguma frequência que seja suficiente para elas se lembrarem da sua empresa.
  • Varie os formatos: De pouco adianta publicar diariamente se você posta sempre o mesmo tipo de foto, com as mesmas legendas. Invista na criatividade (e é por isso que as referências são úteis, diga-se de passagem). 

Por fim, também é importante estudar a possibilidade de investir em anúncios nas redes sociais. Isso porque, como dissemos, elas não entregam todos os posts para todos os seus seguidores e conquistar novos seguidores pode ser difícil. Investir em anúncios ou tráfego pago pode ajudar bastante nesses aspectos.

Além disso, você talvez esteja pensando que manter uma presença ativa nas redes sociais para empresas é algo trabalhoso. E você não errou: com certeza, é preciso ter dedicação e investir algum tempo para ter resultados — porém, quando lembramos que a maioria das empresas faz isso, é porque esse esforço vale a pena, não é mesmo? 

Sobre isso, é importante ponderar que você pode estar desperdiçando tempo e esforço com atividades que poderiam ser automatizadas. Ao investir em soluções de automação comercial, você economiza recursos humanos, materiais e financeiros — que podem ser direcionados para o marketing da sua empresa nas redes sociais. Para saber mais sobre essas possibilidades, leia outros artigos no blog da ConnectPlug. 

 

Veja também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

 

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