Gestão de fornecedores: o caminho até o comarkership e suas vantagens

Gestão de fornecedores: o caminho até o comarkership e suas vantagens

A gestão de fornecedores vai muito além do que garantir que o estoque esteja sempre nos níveis adequados. A superação de estereótipos é essencial para que a parceria seja positiva.

O que você fez para melhorar o relacionamento com os seus fornecedores hoje? Há quem apenas se lembre destes parceiros quando algum item chega ao ponto de pedido. Nada mais equivocado!

De acordo com o Sebrae, “fornecedor é qualquer entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto, serviço, tecnologia ou informação) ao processo em questão. Pode ser externo ou interno”. Atenção! Essa definição, também, inclui os seus colaborares internos, que produzirão mais e melhor sempre que estiverem motivados.

Tradicionalmente, a gestão de fornecedores externos é vista como um mau necessário. Empresários com uma mentalidade mais antiga podem vê-los como inimigos, que tirarão vantagem de qualquer momento de desatenção ou brecha contratual.

Contudo, hoje, este relacionamento evoluiu. Atualmente, especialistas o tratam como um algo estratégico e baseado na confiança entre as partes. Quem já chegou nesse nível dificilmente verifica todas as entregas, acredite se quiser! Trata-se do comarkership.

Acredite, o interesse é mútuo: por uma questão de fidelização, eles com certeza também se interessam por manter um contato próximo com você.

Clique para ir direto ao post que te interessa:

A boa gestão de fornecedores é a chave para um negócio de sucesso

Além das vantagens operacionais, boa parte do êxito de um negócio vem do oferecimento de um bom mix de produtos aos clientes. Por mais que boa parte desse processo caiba a você, a gestão de fornecedores é fundamental para que toda a cadeia produtiva ou de revenda funcione bem.

Pense em um restaurante: de nada adianta ter um chef incrível e criativo, que cria receitas sensacionais, se ele não conta com os melhores ingredientes possíveis para colocá-las em prática.

Apesar do exemplo, isso se aplica a qualquer negócio. Um comércio varejista não consegue atrair – e muito menos reter – uma clientela a menos que ofereça itens de qualidade.

É aí que mora a importância do relacionamento entre empresas e fornecedores. Atualmente, todos os mercados são competitivos, logo, pode ter certeza que seus concorrentes também estão correndo atrás de parcerias de renome!

Os benefícios de uma boa gestão de fornecedores

gestao de fornecedores
Todos os negócios devem fazer tudo o que estiver ao alcance para conseguir os melhores insumos e, consequentemente, oferecer os melhores produtos.

Dá para ver que o seu negócio só tem a ganhar fazendo uma boa gestão de fornecedores, não é? Confira, agora, uma lista com algumas vantagens que você só consegue mantendo uma boa relação com os seus parceiros estratégicos:

Negociação de preços mais baixos

O primeiro motivo é, também, o mais óbvio. Um bom relacionamento entre empresas e fornecedores contribui para que o custo dos insumos seja mais baixo.

Como atingir isso? Aprenda a enxergar as vantagens do modelo de consultores de negócios, usado por muitos deles: ao lidar com a mesma pessoa sempre, fica mais fácil desenvolver um relacionamento com ela. Deste modo, é mais fácil conseguir preços mais baixos para a sua matéria-prima. Invista nesse relacionamento, tentando ir além do estritamente profissional, mas sem que pareça artificial ou forçado.

Como fazer isso? Seja transparente e mantenha contato constante, sempre de forma cordial. Lembre-se: quem não é ouvido não é lembrado!

Prazos mais atraentes

O prazo de entrega geralmente é algo a ser negociado diretamente com os distribuidores. Há quem pense que esse momento não é nada além de estressante, mas não tem que ser assim!

Primeiramente, é preciso reconhecer a logística a área complexa que é. Ela depende de vários fatores, como a sua necessidade, a disponibilidade do item no estoque do fornecedor, se ele também tem uma boa logística, etc. Nem sempre eles conspiram a seu favor!

Contudo, se você for um comprador frequente, tenha certeza de seu fornecedor também vê o relacionamento entre vocês como algo valioso. Como a fidelização também é muito interessante para o seu parceiro, ele provavelmente vai se esforçar para que você consiga prazos de entrega mais curtos que a concorrência.

Referências de clientes

Os seus fornecedores têm, obviamente, outros clientes além de você. Tenha calma: não é preciso vê-los como inimigos! Na verdade, pode haver empresas na carteira de clientes de seus fornecedores que podem se tornar seus clientes.

Sim! Você já pensou nessa possibilidade? Pode ser que algum negócio esteja exatamente em busca do que você oferece.

Para explorar essa oportunidade, ser lembrado é fundamental. Se você investir na gestão de fornecedores e na relação com eles, fazendo com que eles conheçam o que você oferece, eles provavelmente se lembrarão de você. Essa indicação pode te render um novo cliente!

-

Preferência nas entregas

gestao de fornecedores
Uma relação estreita com os fornecedores traz condições vantajosas para a sua empresa, inclusive na logística.

Digamos que você tenha apenas um volume de determinado item em estoque, sendo que dois clientes estão à procura dele. Enquanto um é assíduo, figurinha carimbada que aparece em sua loja todos os meses, e o outro é mais esporádico: até compra de você, mas não sempre.

Responda com sinceridade: quem teria preferência em conseguir o item? O cliente assíduo, com certeza!

Não tenha dúvidas de que o seu fornecedor segue a mesma lógica. Ter um bom relacionamento com ele garante que suas necessidades sejam lembradas, e até mesmo passem na frente de clientes que não compram com tanta frequência.

Além disso, uma boa relação com os fornecedores garante que os melhores insumos serão sempre seus. Isso influencia muito a qualidade dos seus bens – para melhor, claro!

Produto/serviço de maior qualidade

Todos esses fatores convergem para a razão de ser de seu negócio: a prestação de um serviço de extrema qualidade, que atrai e retém clientes, além de elevar as receitas.

O caminho até o comarkership

gestao de fornecedores
Na gestão de fornecedores, há uma série de etapas a ser cumpridas até se chegar a um nível pleno de confiança.

O comakership é a evolução da gestão de fornecedores. Esta estratégia despreza a desconfiança mútua que até então norteava o relacionamento entre provedores e clientes e valoriza a confiança e o caráter estratégico das parcerias entre eles. Em outras palavras, seu objetivo é tornar as relações comerciais vantajosas para todas as partes envolvidas!

Incrível, não é? Só que uma gestão de fornecedores de nível comarkership não chega da noite para o dia. É preciso tempo e dedicação para isso, mas, asseguramos: vale a pena! Confira os estágios de relacionamento pelos quais você passa até chegar a ele:

  1. Abordagem convencional: é a forma tradicional de fazer a gestão do relacionamento, com zero confiança. Você, crente de que seu fornecedor vai aproveitar qualquer brecha para te passar a perna, verifica minuciosamente cada entrega. Além disso, sua principal prioridade é obter o preço mais baixo possível, sem se preocupar muito com a qualidade dos insumos.
  2. Melhoria da qualidade: esta etapa é o primeiro passo em direção a um relacionamento comaker e a uma parceria duradoura. Nele, você elimina os fornecedores cujos insumos têm qualidade abaixo do nível esperado por você e prioriza aqueles que excedem as expectativas nas entregas.
  3. Integração operacional: aqui, as suas estratégias começam a se mesclar com as do fornecedor. Essa etapa se caracteriza pelo envolvimento do seu parceiro nos processos do sue negócio. Pode até mesmo haver investimentos conjuntos em processos comuns! Em resumo, ambos começa a se apoiar mutuamente para atingir metas.
  4. Integração de estratégia: aqui começa, de fato, o comarkeship.Há uma gestão comum de processos, além de um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada. Você e seus fornecedores têm uma relação de confiança e são parceiros estratégicos para os negócios do outro.

Viu como ter uma relação transparente com os fornecedores só traz coisas boas? Vale a pena investir tempo e recursos nisso, por menor que a sua empresa seja!


Hoje, você aprendeu sobre a importância do relacionamento e gestão de fornecedores, assim como as etapas a serem cumpridas para que seja atingido o comarkership. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo de qualidade sobre o mundo do empreendedorismo! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br. 😉

Gostou do conteúdo? Então confira esse material exclusivo, com mais dicas fundamentais para encurtar o caminho do seu negócio até o sucesso:

kit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: