As vantagens do cardápio digital com QR Code — praticidade, redução de custos, facilidade de adaptação, entre outras — não foram o que fizeram ele se disseminar pelos restaurantes de todo o país. Ao menos num primeiro momento, ele foi uma solução para reduzir o contato com cardápios impressos na pandemia. Mas na medida em que mais gestores descobrem os benefícios dessa tecnologia, ela mantém sua popularidade mesmo com a volta ao normal.

Desde a pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021, os cardápios digitais com QR Code se tornaram algo comum em bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de food service pelo país. Afinal, era mais seguro escanear o código e ler o cardápio com o seu próprio celular do que ficar passando um cardápio impresso de mão em mão. 

Porém, conforme o público foi se acostumando com esse tipo de cardápio e descobrindo suas outras vantagens, ele continuou popular — mesmo após o fim da emergência sanitária. Hoje, os motivos para ter um cardápio digital incluem a praticidade, riqueza de informações, rapidez no atendimento e vários outros benefícios. 

Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre esses as vantagens do cardápio digital com QR Code — e não tem certeza se deveria implementar o cardápio digital no seu estabelecimento —, esse artigo é para você. A seguir, nós explicamos melhor o que você e seu restaurante tem a ganhar com essa tecnologia. 

 

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1. Facilidade de criação e adaptação

Criar um cardápio digital com QR Code é muito simples, especialmente se você tem alguma ferramenta que simplifica esse processo, como o sistema de gestão ConnectPlug. Em resumo, o processo é:

  1. Criar um arquivo digital com seu cardápio (imagem ou documento PDF);
  2. Hospedar o cardápio em um link na internet, vinculando o link ao QR Code;
  3. Expor o QR Code do cardápio nas mesas e outros locais estratégicos. 

A partir disso, seu cliente só precisa apontar a câmera do celular para o código para conferir o cardápio sempre que quiser — sem ter que chamar o garçom. E como dissemos, num sistema como o ConnectPlug, essas tarefas podem ser realizadas com apenas alguns cliques, usando as informações do próprio sistema de gestão (pratos, opções, preços…).

Desse modo, também se torna mais fácil atualizar o cardápio sempre que você oferecer uma novidade. Basta cadastrar os novos pratos no sistema e atualizar o arquivo. 

Caso você não tenha um sistema de gestão como esse que mencionamos, você pode criar seu cardápio digital com ferramentas de edição — como o Canva ou Photoshop. Elas podem exigir alguns conhecimentos de design e edição de imagens, mas continuam sendo mais simples e práticas que criar um cardápio impresso.

 

2. Redução de custos com cardápios

Como explicamos acima, o cardápio digital com QR Code é feito com o auxílio de ferramentas digitais e publicado diretamente na internet. Com isso, você só precisa imprimir os QR Codes que ficarão expostos no restaurante — e o código pode permanecer o mesmo, ainda que você altere o cardápio. Basta publicá-lo no mesmo link. 

Assim, você diminui os custos com produção e impressão de cardápios — que podem ser bem altos, especialmente se você precisa incluir muitas informações e imagens nos cardápios. Vale refletir, ainda, que mesmo que você não faça alterações nos pratos oferecidos, os cardápios impressos são facilmente danificados e precisam ser repostos periodicamente. 

 

 

3. Fotos e descrições mais detalhadas

Como os menus impressos têm um custo alto, muitos empreendedores buscam resumir todas as informações e até evitam usar fotos — para que tudo caiba em uma ou duas páginas preto e branco. Esse é um problema que não existe no cardápio digital com QR Code.   

Você pode incluir todas as descrições que quiser, organizar os produtos por categoria, ilustrar cada página com fotos… — e o que mais sua criatividade permitir. Além disso, você não fica à mercê da qualidade de impressão, que pode deixar suas imagens bem menos interessantes do que o planejado. O cliente vê tudo na tela do celular, em alta qualidade. 

 

Leia também: Como tirar fotos de comida para o cardápio do restaurante?

 

4. Atualizações constantes e dinâmicas

Como explicamos no primeiro item, uma das principais vantagens do cardápio digital com QR Code é sua facilidade de atualização, já que você não precisa imprimir novos menus. Com isso, também se torna mais simples manter suas ofertas sempre atualizadas. 

Isso vale para promoções e mudanças em preços — inclusive para estabelecimentos que têm preços diferentes para cada dia da semana, por exemplo. Mas também vale para novos itens, como cardápios temáticos de certas épocas do ano ou menus diferentes de almoço e jantar. 

Em resumo, você não precisa imprimir papéis e mais papéis para cada mudança que deseja fazer em seu menu. Isso torna seu negócio muito mais dinâmico. 

 

5. Agilidade no atendimento ao cliente

Com os cardápios impressos, você tem um número limitado de exemplares para distribuir aos clientes. Então, você até pode deixar alguns nas mesas, mas é comum que os clientes tenham que chamar o garçom para pedir o menu. Além disso, os garçons precisam andar pelo salão, pedindo para recolher os cardápios — e se o cliente quiser pedir mais alguma coisa, como um drink ou sobremesa, precisa pedir o cardápio novamente. 

Com o cardápio digital por QR Code, todos os clientes podem visualizar as opções ao mesmo tempo, no próprio celular. O garçom só é chamado quando precisa anotar os pedidos, o que torna o atendimento muito mais ágil. Assim, é possível atender a mais clientes com a mesma quantidade de pessoas na equipe. E conforme o atendimento se torna mais ágil, você pode ter uma maior rotatividade nas mesas.

 

6. Implementação mais simples e acessível

A última vantagem do cardápio digital com QR Code aparece quando ele é comparado com outras tecnologias. Afinal, você pode usar outros métodos para “eliminar” o menu impresso, conforme explicamos em outro artigo sobre cardápios digitais:

  • board menu,
  • totem de autoatendimento,
  • cardápio digital para tablets,
  • aplicativo de cardápio digital.

A questão é que esses outros métodos costumam ser mais caros e difíceis de implementar no restaurante. É claro que elas têm vantagens adicionais — um totem de autoatendimento, por exemplo, permite que o cliente faça pedidos sem precisar de um garçom. Porém, se você está buscando uma solução simples e acessível para eliminar os papéis, o cardápio digital com QR Code é o caminho ideal. Como explicamos, você pode criá-lo em alguns cliques no sistema.

 

Conclusão: as vantagens do cardápio digital com QR Code

Como você pode concluir pelo artigo — e já deve ter observado em outros restaurantes que já usam esse sistema — o cardápio digital com QR Code é muito mais prático e eficiente que depender de menus impressos. Além disso, ele é bem mais simples e barato de implementar que outras soluções do mesmo tipo, sendo ideal para quem quer investir pouco. 

Mas as vantagens do cardápio digital com QR Code não param por aí: o atendimento se torna mais ágil, o que pode aumentar a rotatividade nas mesas e o número de pedidos. E como os clientes têm mais autonomia para consultar as opções, eles podem pedir mais coisas, o que aumenta o ticket médio.

 

Veja também o nosso guia completo de Cardápio Digital:

vantagens cardapio digital

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