comanda eletronica

Seu estabelecimento ainda utiliza comandas e fichas em papel? Então você provavelmente já conhece os problemas que esse tipo de registro causa: extravios, erros em anotações, demora para fechar a conta, entre outros. É por isso que cada vez mais empreendedores optam pela comanda eletrônica ou comanda digital. Uma vez que você compreende como esse sistema funciona e como é simples implementá-lo, acaba optando por ele também. 

Você já deve ter presenciado algum problema com as comandas e fichas de papel, seja como cliente ou como empreendedor. O cliente extravia a comanda e uma enorme discussão ocorre até descobrirem o que ele realmente consumiu. O cliente pede um hambúrguer sem tomate e o garçom, atarefado, anota que era sem cebola. Uma mesa com 10 pessoas resolve fechar a conta (e dividir tudo) bem no horário de maior movimento, gerando uma fila enorme no caixa… 

Se você está procurando alternativas ao papel, como a comanda eletrônica, é porque já sabe que a outra opção é bem menos eficiente. Ela pode ser mais econômica, é claro, já que não lhe exige qualquer investimento além de papel e caneta — mas essa economia não compensa os incômodos e os prejuízos. A comanda eletrônica é simplesmente superior. 

Ainda assim, se você nunca utilizou uma comanda eletrônica no seu restaurante, é comum ter dúvidas sobre esse sistema. Afinal, como são feitos os registros? O sistema é mesmo seguro e confiável? Ele é simples de utilizar pelos garçons e operadores de caixa? O investimento na comanda eletrônica compensa?

Nós vamos tentar responder a essas e outras perguntas sobre comanda eletrônica a seguir.

 

Confira outros artigos para ajudar sua empresa a crescer no blog da ConnectPlug

 

O que é comanda eletrônica e como ela funciona?

A comanda eletrônica é uma ferramenta tecnológica que substitui os registros em papel, simplificando o atendimento aos clientes e a gestão do restaurante. Os detalhes dos registros e de como o sistema funciona na prática podem mudar, adaptando-se ao seu negócio — mas, em resumo, a comanda eletrônica registra todo o consumo dos clientes de forma eletrônica, em um sistema informatizado.

Com isso, você evita problemas com extravios de papéis, anotações erradas ou difíceis de ler, esquecimentos e outras falhas humanas comuns. Além disso, agiliza o atendimento ao cliente — já que a comanda eletrônica é integrada ao sistema de gestão para restaurantes. Com isso, torna-se muito mais simples fechar a conta quando o cliente se dirige ao caixa ou a pede na mesa. Afinal, todo o registro já está no sistema e bastam alguns cliques para calcular tudo.

Dito isso, a comanda eletrônica pode funcionar em diversos formatos, como:

  • cartões de plástico com código de barras, que os atendentes leem quando vão incluir algum produto na comanda. 
  • cartões simples, com um número para cada comanda, de modo que o atendende inclui os produtos naquela comanda pelo sistema.
  • sem cartões, incluindo os produtos na comanda pelo cadastro dos clientes (nome, CPF ou telefone). 

Você pode entregar as comandas ou pedir o cadastro ao cliente no momento em que ele entra no estabelecimento ou entregá-la quando ele faz seu pedido. Em restaurantes a quilo ou lojas que vendem produtos a granel, é possível entregar a comanda depois que o cliente realiza a pesagem dos produtos. 

Além disso, você pode usar esse sistema para fazer o controle de mesas e comandas, onde o consumo é atrelado à mesa (mesa 1, 2, 3…). Cada pessoa que se senta à mesa pode ter seu consumo separado, caso os clientes queiram dividir a conta dessa forma. 

Por fim, outra possibilidade é usar o sistema com fichas para compra antecipada dos produtos — o que é muito comum em locais como bares, festas e baladas. Assim, o cliente pede o que quer no caixa e faz a retirada do produto em outro balcão. Com o sistema de comanda digital, o controle sobre as fichas também se torna mais eficiente. Na prática, você diminui problemas com clientes que perdem fichas, que tentam usar fichas mais de uma vez ou que querem usar uma ficha antiga muito tempo depois. Saiba mais sobre o queimador de fichas e comandas.

 

Como usar a comanda eletrônica, na prática:

Como explicamos, os detalhes da utilização da comanda eletrônica dependem do seu modelo de serviço e do formato que você escolher (com cartão ou sem cartão, por exemplo). Mas nós podemos exemplificar a utilização, de maneira geral:

  1. O cliente recebe a comanda eletrônica ou faz o cadastro, na entrada. 
  2. Ele faz seu pedido na mesa, e os produtos são incluídos na comanda pelo sistema. O garçom pode usar um celular/tablet para fazer isso, agilizando ainda mais o processo.
  3. Quando o cliente quiser pagar a conta, é só identificar o número da comanda, da mesa ou o cadastro do cliente.

Em todo caso, as informações daquela comanda eletrônica e dos produtos consumidos nela estarão registradas no sistema de gestão do restaurante. Vale explicar, também, que como o sistema funciona em nuvem, todas as informações podem ser salvas e recuperadas, mesmo que seus equipamentos parem de funcionar e você precise substituí-los. É o que chamamos de backup de mesas e comandas.

 

 

Comanda eletrônica integrada ao sistema para restaurantes

Como já indicamos em outros trechos do artigo, a comanda eletrônica ou comanda digital é totalmente integrada ao sistema de gestão, também conhecido como ERP para restaurantes. 

Esse sistema é utilizado para administrar os mais variados aspectos do restaurante: produtos, pedidos, fichas técnicas de pratos, controle de estoque, fluxo de caixa, financeiro, notas fiscais, etc. Com a integração da comanda eletrônica, todos os pedidos dos clientes são incluídos nos demais processos. Ou seja: se torna mais simples fechar a conta, processar os pagamentos e cruzar essas informações com as outras áreas (estoque, financeiro, fiscal). Afinal, tudo isso é feito pelo mesmo sistema. 

Além disso, você pode agregar outras funções a esse sistema, tornando sua operação ainda mais eficiente. Por exemplo: seu sistema de mesas e comandas eletrônicas pode ser operado pelos garçons com um POS móvel: essa é uma “frente de caixa” que os garçons podem levar para qualquer lugar, fechando as contas e recebendo pagamentos nas mesas. 

Além disso, a comanda eletrônica pode ser integrada ao monitor KDS (kitchen display system) — de modo que o pedido feito na mesa é enviado direto para telas na cozinha, pelo sistema.

comanda eletronica

 

Os diversos benefícios do sistema de comanda eletrônica

Ao explicar como funciona a comanda eletrônica, nós já indicamos alguns de seus benefícios: os registros são mais confiáveis e seguros, a operação se torna mais eficiente, os processos de gestão do restaurante são integrados… Mas para que isso tudo se torne mais nítido — e você se convença de que realmente vale a pena utilizar a comanda eletrônica — nós vamos listar mais alguns benefícios dela.

 

Qualidade de atendimento

Com comandas de papel, os conflitos de informação são comuns — uma anotação no lugar errado, um “garrancho” difícil de entender, um ruído na hora de repassar o pedido à cozinha… É o exemplo do hambúrguer sem tomate ou sem cebola que demos no início do artigo. 

Dessa forma, muitos pedidos precisam voltar para a cozinha e os clientes ficam insatisfeitos, por melhores que seus garçons sejam. Como a comanda eletrônica é mais simples (o garçom apenas seleciona os pratos entre as opções disponíveis, como num aplicativo de delivery), há menos chances de errar. 

Mesmo que os clientes peçam customizações nos pedidos (café com leite vegetal, pratos com ou sem cebola, batata frita sem bacon e por aí vai…), é mais fácil registrar isso no sistema que anotar tudo em papéis, com a própria letra. 

 

Agilidade no atendimento

Como dissemos acima, é mais fácil registrar os pedidos dos clientes na comanda eletrônica, o que também torna o atendimento mais rápido e eficiente. Se o sistema de comandas estiver integrado a um monitor KDS, que envia os pedidos direto para uma tela na cozinha, tudo se torna ainda mais rápido — e isso sem abrir mão da qualidade de atendimento.

Além disso, você não precisa somar valores ou dividir contas manualmente (pois tudo já está registrado no sistema, de acordo com a mesa ou comanda). Assim, o pagamento também fica mais rápido, seja no caixa ou na mesa. Isso se relaciona ao próximo benefício.

 

Aumento no consumo

Como o atendimento é mais rápido, você acaba desocupando as mesas com mais rapidez — o que lhe permite receber mais clientes por turno. Além disso, como os garçons circulam mais pelo salão, aumentam as chances dos clientes fazerem outros pedidos (sobremesas, porções ou bebidas, por exemplo). Tudo isso contribui diretamente para o aumento no consumo e para o faturamento do seu restaurante

 

Gestão integrada e eficiente

Por fim, vale salientar que a comanda eletrônica é integrada ao sistema de gestão (ERP) para restaurantes. Assim, você consegue receber pagamentos, fazer o fluxo de caixa, gerenciar o estoque, emitir notas fiscais e muito mais — tudo com base nas informações das comandas, de forma muito mais prática. 

 

Conclusão: como implementar a comanda eletrônica no seu restaurante

Chegando ao final do artigo, precisamos descrever como é feita a implementação desse tipo de tecnologia nos estabelecimentos. Como explicamos, a comanda eletrônica funciona com um sistema informatizado, que registra todos os produtos de acordo com os números/códigos das comandas ou os cadastros dos clientes. Então, o primeiro passo é encontrar uma empresa que forneça esse sistema, como a ConnectPlug.

Mas atenção: como o atendimento do seu restaurante vai depender desse sistema, você deve escolher um fornecedor confiável, uma empresa que tem experiência no ramo. A ConnectPlug, por exemplo, tem quase dez anos de serviços no setor de food service e já contribuiu para os resultados de milhares de empresas — acumulando cases de sucesso.

Depois disso, os detalhes da implementação dependem do modelo escolhido (com cartões ou sem, com POS móvel, com caixa ou conta na mesa, etc). Você pode precisar adquirir e instalar alguns equipamentos (computador, impressora térmica, celulares/tablets, etc). Mas uma boa empresa fornecedora de comanda eletrônica vai lhe dar todas as orientações necessárias. 

Além disso, a empresa fornecedora também vai oferecer treinamentos que vão ajudar você e sua equipe na utilização do sistema. Ele é criado para ser simples, como um app de delivery, mas os treinamentos sempre são importantes para tirar dúvidas e alinhar expectativas. 

Portanto, se você quer implementar a comanda eletrônica ou comanda digital no seu negócio e busca um fornecedor confiável, que ofereça todo o suporte necessário, você pode entrar em contato conosco. Acesse o site da ConnectPlug para saber mais.

 

Confira também o nosso guia completo de gestão empresarial para Restaurantes:

comanda eletronica

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *