Buscar maneiras como melhorar o atendimento de um restaurante envolve torná-lo mais eficiente. O segredo é treinar equipe e tornar seu trabalho mais fácil.

Como melhorar o atendimento de um restaurante? Contratando mais garçons? Refazendo toda a decoração? Pedindo ao time de cozinha que renove o cardápio?

Não! O segredo é estar atento às boas práticas de gestão de restaurantes. Quando elas são bem aplicadas, a qualidade do atendimento tende a subir. Simples assim!

Não sabe por onde começar? Separamos 8 dicas fundamentais para um ter um atendimento tão bom que os seus clientes farão propaganda de você! Confira:

Clique para ir direto ao assunto que te interessa:

  1. Tenha um sistema para restaurante
  2. Não descuide do estoque do seu restaurante
  3. Invista em treinamentos para a equipe do restaurante
  4. Mantenha vários canais de comunicação com o cliente
  5. Ofereça uma experiência única
  6. Dê pequenas mostras de gratidão à clientela
  7. Saiba lidar bem com as críticas
  8. Preze pela eficiência no atendimento
  9. Conclusão

 

 

1. Tenha um sistema para restaurante

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
Um sistema pode revolucionar o atendimento de um restaurante, aposentando bloquinhos e cardápios impressos.

 

A automação tem um grande potencial para melhorar o atendimento de um restaurante. Quando você tem um sistema, garçons e equipes de cozinha precisam apenas lançar as informações. O software se ocupa de toda a transmissão e processamento.

Graças a isso, a primeira vantagem da informatização é a diminuição dos ruídos de comunicação entre os membros da equipe. Consequentemente, as chances de que um pedido errado chegue à mesa é muito menor.

Um sistema para restaurante também gera uma preciosa economia de tempo: com ele, os garçons podem fazer os atendimentos com um celular ou tablet enviá-los direto à cozinha. Assim, sua equipe fica livre para dar atenção personalizada aos clientes.

 

2. Não descuide do estoque de seu restaurante

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
A gestão do estoque de restaurante deve garantir que os itens do cardápios estejam sempre disponíveis.

 

O estoque de restaurante é o coração desse negócio. Ele afeta muitas coisas, entre elas, o atendimento ao cliente.

Por quê? Simples: quando você vai ao restaurante e pede um prato, espera que ele esteja disponível. Como você se sente quando o que você escolheu está em falta? Provavelmente, frustrado, não é?

Você não é o único. Itens que constam no cardápio, mas estão indisponíveis, desgastam a imagem do estabelecimento perante o consumidor. Dependendo do caso, pode ser que você perca definitivamente o cliente.

Portanto, não descuide do estoque! Se, por ventura, algo estiver em falta, oriente os garçons a informar os clientes logo no primeiro contato. Assim, eles não criam expectativas ao ver o cardápio.

 

3. Invista em treinamentos para a equipe do restaurante

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
A equipe de atendimento deve ser qualificada constantemente para que a concorrência não te ultrapasse.

 

Há quem pense que trabalhar com atendimento ao cliente no restaurante é apenas um bico. Só os profissionais qualificados sabem como servir bem é uma arte! Todos os detalhes contam, desde o modo de se dirigir ao cliente até a forma de segurar a bandeja.

Portanto, ao contratar, prefira os candidatos que são qualificados na área. Também vale a pena oferecer atualizações constantes, de modo a reciclar a equipe e garantir um alto padrão de atendimento.

 

4. Mantenha vários canais de comunicação com o cliente

como melhorar o atendimento de um restaurante
Graças aos comentários, até os aplicativos de mapas podem ser usados como canais de comunicação com o cliente.

 

É natural que os clientes tenham perguntas antes de visitar o seu estabelecimento. A chave para melhorar o atendimento e se destacar perante a concorrência é manter canais de comunicação abertos para que o público tire dúvidas.

As redes sociais mais populares, como Facebook e Instagram, dão conta do recado perfeitamente. O WhatsApp também é seu braço direito para fazer os clientes se sentirem bem vindos antes mesmo de te visitarem pela primeira vez.

É muito importante que o tom das respostas seja homogêneo. Portanto, o ideal é que só uma pessoa se ocupe de responder as perguntas do público.

 

5. Ofereça uma experiência única

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
Surpreenda seus clientes constantemente com novas experiências para um melhor atendimento.

 

Se as pessoas frequentassem restaurantes só pela comida, eles iriam a falência!

Por mais que haja estabelecimentos cujo foco é oferecer boa comida por um preço competitivo, o ideal é que todos se esforcem para oferecer uma experiência diferente. Um restaurante de Londres, por exemplo, resolveu inovar a trocou as bandejas dos garçons por drones. Sim, eles controlam as pequenas máquinas voadoras, que entregam a comida direto na mesa dos clientes!

Mas você não precisa ir assim tão longe: ocasiões temáticas, música ao vivo e eventos culturais também são boas maneiras de proporcionar uma experiência diferenciada.

 

6. Dê pequenas mostras de gratidão à clientela

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
Um sorriso no rosto faz toda a diferença no atendimento de um restaurante.

 

A frase “volte sempre!” não é dita com tanta frequência à toa. Por mais consolidado que o seu negócio esteja, mostrar-se grato pela escolha do cliente é sempre uma maneira de melhorar o atendimento de um restaurante. Isso apela para o lado emocional do público, encorajando-o a voltar mais vezes.

Pequenos brindes, como as clássicas balas ao pagar a conta, também são toques especiais que demonstram apreço pelo cliente. Acredite, ele vai notar a diferença!

 

7. Saiba lidar bem com as críticas

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
Por mais que você pense em todos os detalhes, é impossível agradar a todos os perfis de público.

 

É impossível agradar a todos. Além disso, todos cometem erros. Sua equipe, por mais qualificada que seja, se enquadra nisso.

Ou seja: cedo ou tarde, você terá que lidar com críticas dos clientes.

Por mais difícil que seja de engolir, a máxima “o cliente sempre tem razão” é válida. Mas isso não significa tolerar qualquer coisa: significa que, por mais que a crítica seja infundada ou injusta, você deve tratá-lo bem. Do contrário, você pode esperar por muita propaganda negativa, além da perda definitiva do freguês.

Treine todos os funcionários para lidar com essas situações, preferencialmente sem a ajuda da gerência: delegar a responsabilidade com a queixa nunca é bom, a menos que o próprio cliente peça para falar com o proprietário ou o gestor.

 

8. Preze pela eficiência no atendimento

 

como melhorar o atendimento de um restaurante
Processos eficientes são uma das melhores maneiras como melhorar o atendimento de um restaurante.

 

Todos os clientes buscam algo em comum no atendimento: agilidade. Deste modo, não permita que eles se sintam esquecidos! Assim que se acomodarem, o garçom responsável deve se apresentar, entregar os cardápios e dar as sugestões da casa.

Na cozinha, a eficiência é garantida pela existência de fichas técnicas claras e acessíveis a todos os colaboradores, bem como uma equipe com a quantidade certa de pessoas.

Na hora de pagar a conta, ela deve chegar às mãos do cliente em poucos minutos. Um sistema também ajuda nisso: basta um clique para encerrar a comanda e entregá-la ao cliente.

 

Conclusão: se perguntar como melhorar o atendimento de um restaurante é o mesmo que se perguntar como deixá-lo mais eficiente!

O bom atendimento ao cliente é uma consequência direta da eficiência no estabelecimento. Aplique boas práticas da gestão de restaurantes e veja a satisfação com o atendimento subir! Em caso de dúvida, fale com a gente pelo contato@cplug.com.br 😉

Gostou do conteúdo? Então confira esse material exclusivo, com mais dicas definitivas para fazer o seu negócio decolar:

 

Posts Recomendados

4 Comments

    • Obrigada! Continue nos acompanhando para mais conteúdo de qualidade!

  1. Parabéns pelo artigo!

    • Olá, Márcia!
      Muito obrigado! Continue nos acompanhando para muito mais conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo e gestão!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *