Cada vez mais um chatbot para atendimento se torna indispensável para estratégias de como melhorar o atendimento aos clientes. Não há dúvidas que todo mundo precisa escalar seu negócio, mas a velocidade precisa andar junto com a qualidade.

Também não é prudente dispensar o atendimento humano, que permanece o principal para esclarecer dúvidas mais detalhadas, no entanto, a demanda total seria uma sobrecarga impossível de atender sem os bots.

Então, mesclar na medida certa é a saída. Neste post, você entenderá que nenhum negócio online pode abrir mão  de um chatbot para atendimento. Confira!

 

O que é chatbot?

O chatbot é uma assistente virtual para conversas eletrônicas. Esse recurso gera, além da aceleração do atendimento, uma série de benefícios para equipes de atendimento e vendas como:

  • auxílio para automatizar seus processos;
  • geração de uma boa experiência ao cliente (a partir de atendimento rápido, efetivo, por diversos canais e em qualquer horário); e
  • otimização de mão de obra do time.

Como funciona?

A função de um chatbot para atendimento é atender usuários 24 horas por dia e sete dias por semana de forma automática em canais como redes sociais, site e blog.

Por meio de tecnologia, é possível configurar respostas automáticas, tirar dúvidas mais frequentes e ainda, redirecionar o atendimento a atendentes reais em caso de assuntos mais complexos e detalhados.

 

Quais os principais benefícios do chatbot para atendimento?

 

 

Ao implementar uma tecnologia importante como o chatbot nas rotinas de atendimento e vendas, o consegue acelerar a geração de demanda para o seu negócio. Muitas dessas funcionalidades vão suprir ausências importantes de times de atendimento.

chatbot para atendimento

 

Agilidade no atendimento ao cliente

Um problema muito comum em setores de atendimento é a velocidade de resposta. Talvez até você mesmo tenha tido uma experiência péssima ao aguardar vários minutos até ser atendido por alguma empresa. Isso acontece até hoje em algumas organizações.

Com um chatbot, é possível atender instantaneamente, podendo até reconhecer previamente o cliente e resgatar seus interesses.

 

Disponibilidade 24 horas

Outro benefício indispensável para as empresas é a possibilidade de atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Hoje, o cliente pode simplesmente decidir por uma compra na madrugada de sábado para domingo.

Nesse caso, pensar uma equipe de atendimento de prontidão para essa ocasião seria extremamente custoso para o negócio. Assim, você estende a disponibilidade de atendimento aos usuários.

 

Integração de sistemas

Outra vantagem importantíssima de um chatbot para atendimento é a possibilidade de integração com os sistemas empresariais. É muito comum vermos situações onde o cliente opta por dois ou mais canais de atendimento, e por falta de integração, a conversa perde o andamento.

Nesse caso, é essencial que toda interatividade de clientes esteja centralizada em uma só plataforma, além de registrada e acessível em soluções como CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). 

Essa integração qualifica as informações, aprimora a interatividade com os clientes e gera maior confiabilidade para a tomada de decisão.

 

Interação proativa

Já a proatividade é uma das estratégias mais inteligentes para estimular a interatividade com clientes. As mensagens proativas podem ser exploradas em diversas situações como:

A interação proativa também é útil especialmente para conduzir o lead pelo funil de vendas. Há perfis que são atraídos pela iniciativa de relacionamento e às vezes, só aguardam um “empurrãozinho” para tomar decisões.

Coleta de dados estratégicos

Como falamos anteriormente, o chatbot tem potencial para aprimorar a experiência e isso também se aplica à captação de dados estratégicos.

No universo de transformação digital que vivemos hoje, cada vez mais o dado é considerado um bem valioso da empresa. E toda a interatividade digital gerada por acessos à internet fica registrada, podendo ser explorada da melhor forma pelo negócio.

O uso correto e inteligente desses dados tende a proporcionar a vantagem competitiva tão almejada para vencer a concorrência. Alguns dos principais benefícios para gestores são:

  • maior confiabilidade em análises descritivas;
  • base inteligente para análises preditivas; e
  • maior apoio à tomada de decisão.

 

Atendimento em escala

Todo negócio chega em um limite onde o custo benefício entra num estágio inviável, caso não ocorra investimentos em automação. A tão sonhada venda em escala passa necessariamente por isso.

O chatbot para atendimento é uma ferramenta central nessa etapa. Aumentar o time seria uma saída muito mais cara, já que a disponibilidade de pessoas é limitada.

O chatbot resolve demandas importantes que seriam impossíveis para as pessoas como atendimentos simultâneos e picos de demanda que podem surgir de forma inesperada.

 

Qualidade de atendimento

Finalmente, a funcionalidade de um chatbot para atendimento gera não só vantagens competitivas e velocidade para o negócio. Um desafio comum nessa jornada de inovação é acelerar a adoção de tecnologias sem perder a qualidade.

Neste post, você entendeu o conceito e os principais benefícios de um chatbot para atendimento. Além disso, percebeu que  uma solução digital é fundamental para otimizar essa ferramenta. Saiba mais sobre a Octadesk e também conheça nossos modelos de chatbot para atendimento!

 

Veja também o nosso guia completo de como atender bem clientes: 16 maneiras de ir além do “volte sempre”:

 

 

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