Para conquistar bons resultados em vendas, é essencial construir com o cliente uma relação de confiança e ter com ele uma boa comunicação. Por isso, contar com a tecnologia é fundamental. É justamente por essa necessidade que surgiu o chat-commerce, uma modalidade de comércio por conversas capaz de otimizar os resultados ao mesmo tempo que oferece uma boa experiência ao cliente e promove um aumento na satisfação com o atendimento.
Quer saber mais sobre chat commerce: o que é, como funciona, quais vantagens e como pode alavancar suas vendas? Continue por aqui e confira!
O que é chat-commerce?
O chat-commerce é o modelo de comércio conversacional, ou seja, comércio por conversas. Esse formato utiliza o chat-online — do site, pelo Whatsapp ou pelas as redes sociais, por exemplo — para realizar interações com o cliente, conduzindo ele no processo de compra.
Esse formato de compra vai de encontro a uma tendência de consumo bastante forte: dados do anuário CX Trends de 2022, apontam que cerca de 57% dos consumidores preferem utilizar o WhatsApp para falar com as empresas. Nesse sentido, sabemos que estar onde o consumidor prefere é fundamental para vender mais, não é mesmo?
Quer saber ainda mais sobre esse assunto? Tudo o que você precisa saber sobre chat-commerce está nesse link.
Como você pode usar o chat-commerce para vender mais?
- Facilidade nas transações de vendas
Para realizar uma venda é necessário mais do que as estratégias de marketing e precificação, é preciso, antes de tudo, diminuir as dificuldades do cliente no momento da compra. E essa é uma das melhores formas de vender mais com o chat-commerce.
Isso porque nesse formato é possível utilizar as ferramentas disponíveis nos canais digitais – principalmente, no WhatsApp – para facilitar esse processo. Um exemplo de uso de features de chat-commerce para vendas é o próprio carrinho do WhatsApp, assim como as transações financeiras dentro do aplicativo, que permitem uma compra rápida, segura e otimizada no quesito experiência do cliente.
Com algumas adaptações, também é possível usar essas e outras estratégias de chat-commerce em outros canais, como no chat do site da sua loja virtual ou seu e-commerce, por exemplo.
- Atendimento e compras em tempo real
Para você entender melhor como o chat-commerce funciona na prática, vamos fazer uma analogia com o atendimento presencial: ao entrar em uma loja física procurando por um item, é comum pedirmos ajuda a um vendedor, para tirar alguma dúvida, perguntar os tamanhos e cores disponíveis e até mesmo ver como funciona o pagamento, concorda?
Nas lojas online, essa interação acontece por meio dos canais preferidos dos consumidores, que permitem que o atendimento seja realizado online, tanto por colaboradores, quanto por assistentes virtuais.
Esses assistentes virtuais são os chatbots, que ficam à disposição do cliente para oferecer um atendimento rápido, de maneira simples e otimizada.
Além disso, o chat-commerce também permite o atendimento mesmo quando a sua operação não está ativa. Isso porque o chatbot oferece ao cliente uma resposta ágil, mesmo não tendo nenhum colaborador disponível para atender.
Você pode informar seus horários padrão de operação e aproveitar para pegar o contato do cliente para um atendimento posterior. Isso é possível com a automatização do atendimento.
- Automatização do atendimento de vendas
Como assistentes virtuais que são, os chatbots são ótimos amigos do chat-commerce. Isso porque permitem o envio de catálogos, solicitações de propostas, entre outras soluções que facilitam a compra e a troca de informações com o cliente.
Além disso, também é possível utilizar de respostas automáticas para as dúvidas mais frequentes, otimizando o atendimento realizado pelos humanos, que ficam responsáveis pelas vendas mais complexas.
Os chatbots também permitem que as informações mais diretas sejam acessadas facilmente, sem que o cliente precise ficar procurando em diversos lugares. Muitas empresas usam os chatbots para repassar informações como status de um pedido ou um código de rastreio, por exemplo.
- Redução no tempo do atendimento
Além de otimizar as demandas mais operacionais e direcionar os atendimentos complexos para o atendimento humano, a estratégia de chat-commerce também reduz o tempo de resposta da empresa para o cliente, já que um único atendente também consegue realizar múltiplos atendimentos.
Com isso, você consegue vender mais e melhor, otimiza a experiência do cliente e melhora o nível da satisfação dele com o seu negócio, aumentando as chances de ele comprar novamente.
Com essa explicação detalhada sobre como aumentar as conversões em vendas com a estratégia de chat-commerce você conseguiu entender que o método é uma tendência que pode trazer muitos resultados e terá a preferência do consumidor aquele que se adaptar primeiro.
Esse texto foi desenvolvido pela Octadesk. Saiba como funciona o chat-commerce na prática com um teste gratuito. É FÁCIL E GRÁTIS POR 7 DIAS.
Veja também o nosso guia completo de como atender bem clientes: 16 maneiras de ir além do “volte sempre”:
Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!