Se você é do tipo que ainda utiliza aquela agenda surrada preenchida a mão para manter os contatos dos seus principais consumidores, saiba que existe um jeito muito mais prático e assertivo de montar a sua carteira de clientes: a automação comercial.

O que é a automação comercial?

São módulos digitais que auxiliam na automatização de todos os processos de venda do seu negócio. Deixe a agenda de papel para trás e comece a concentrar e otimizar a gestão da sua empresa. 

A automação comercial proporciona muito mais eficiência na hora de manter uma carteira de clientes totalmente digitalizada e conectada com os diversos outros processos da empresa, como controle de vendas, estoque, financeiro etc.

 

 

Ao montar uma carteira de clientes com automação comercial, é possível administrar melhor o tempo gasto com tarefas básicas e repetitivas, diminuir a chance de erros e retrabalho, aumentar a produtividade, entre outros.

Um dos maiores benefícios da automação comercial é a gestão dos processos, que ficam mais bem definidos e ajudam a guiar a equipe, que fica livre para dar ao cliente toda a atenção desejada.

Uma das formas mais comuns de se montar a carteira de clientes é a solicitação dos dados pessoais no momento da compra. Essa ação fará com que cada cliente que consuma o seu produto tenha um registro e passe a fazer parte da sua rede de contatos comercial.

 

Como posso manter minha carteira de clientes digital?

 

 

A personalização é outro fator de extrema importância na manutenção da carteira de clientes digital. É importante utilizar os dados de cada cliente em cada comunicação, como chamá-lo pelo nome e citar algum produto comprado anteriormente.

Fazer perguntas ao seu consumidor é outra forma de estreitar os laços entre ele e a empresa e captar dados importantes sobre o processo de venda. Entretanto, é preciso ter cuidado para não personalizar demais! Crie um script e prepare a sua equipe para lidar com possíveis problemas e dúvidas que possam surgir.

Uma dica importante é não negligenciar o cliente inativo. Comunicar-se com ele para entender o motivo pelo qual ele não voltou a consumir na sua empresa e tentar apresentar soluções efetivas para que ele se torne um cliente ativo novamente são muito benéficas, não só para o aumento das vendas, mas também para a reputação do seu negócio. 

Para manter uma carteira de clientes digital ativa, defina metas e analise o desempenho da sua equipe periodicamente.

Quantas mensagens foram enviadas para quantos clientes em um determinado período? Quantos clientes foram reativados? As metas foram cumpridas? 

Essas são algumas perguntas que podem ser analisadas para determinar a qualidade das estratégias de gestão da carteira de clientes da sua empresa.

A última dica e não menos importante é: solicite indicações! Converse com os clientes mais ativos e solicite indicações de novos possíveis clientes.

Esse tipo de networking é muito efetivo, afinal, se alguém gosta de um produto ou serviço, naturalmente irá indicá-lo para outras pessoas. É possível até mesmo criar um sistema de recompensas para indicações, oferecendo descontos e brindes.

 

 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.