Para montar um delivery de sucesso, não basta começar a entregar comida a domicílio: é preciso planejar e organizar as operações.
O delivery tem se incorporado cada vez mais aos hábitos alimentares e de consumo dos brasileiros. Os números estão aí para provar: A Abrasel divulgou que o mercado de delivery de comida registrou um crescimento impressionante de 7,5% a 8% em 2023, em relação ao ano de 2022, alcançando um valor de mercado de R$38 bilhões.
Além disso, o Brasil se destaca como o maior mercado de delivery da América Latina, representando cerca de 50% de todos os pedidos realizados na região.
Especialistas apontam que, contrariando estereótipos, as famílias são as que mais pedem comida a domicílio – principalmente aos fins de semana, quanto todos estão em casa e cozinhar para todos é mais trabalhoso. Mais pessoas e a ausência de gastos com deslocamento significa um ticket médio mais alto!
Para os estabelecimentos, oferecer um serviço de delivery traz muitas vantagens: em dias nos quais as pessoas preferem não sair de casa (como os de chuva forte), seu faturamento é menos afetado. Fora que, se o salão estiver cheio, você pode continuar atendendo – e faturando!
Entretanto, não basta contratar um motoboy e começar a entregar: a gestão de um serviço de entregas é muito mais complexo que a administração de um restaurante!
Comece com o pé direito: confira estas 10 dicas fundamentais para montar um delivery de sucesso e domine o mercado!
Clique e vá direto ao assunto que te interessa:
- Pense grande e comece pequeno
- Divulgue o serviço
- Diferencie-se da concorrência
- Tenha embalagens inteligentes
- Invista na fidelização de clientes
- Não se esqueça dos aplicativos
- Leve os feedbacks dos clientes em consideração
- Mantenha o cardápio especializado
- Mantenha um cadastro de clientes
- Tenha um sistema delivery para ajudar a coordenar as operações
1. Pense grande e comece pequeno
O delivery tem muito potencial para aumentar a sua clientela e o seu faturamento, por um valor relativamente baixo. Ainda assim, como tudo no mundo dos negócios, é preciso que você avalie se este investimento vale a pena.
O ideal é começar pequeno, mas pensando grande: não vá fazendo entregas por toda a cidade logo de cara! Inicie as operações com um teste na região do seu estabelecimento. Além disso, vale a pena começar apenas os pratos de montagem mais simples, de modo que você não tenha que investir em embalagens específicas logo de cara. Se der tudo certo, você pode – e deve! – fazer o serviço crescer.
Depois de algum tempo, avalie os resultados. É preciso ter alguns fatores em conta:
O real interesse dos clientes. Às vezes, a proposta de um estabelecimento não combina bem com a do delivery, e os clientes preferem visitar o restaurante a receber a comida em casa.
Se a procura é homogênea. O movimento no delivery tende a ser maior nos finais de semana. Caso ele não seja vantajoso nos demais dias, você pode restringir o serviço apenas às sextas, sábados e domingos.
O retorno financeiro trazido pelo delivery. Se, em seu teste, o serviço nem ao menos se pagou, ele provavelmente não vale a pena.
2. Divulgue o serviço
Por mais que o seu estabelecimento já seja conhecido, é essencial que o público fique sabendo de seu novo serviço. Por isto, uma vez que você tenha definido como ele vai funcionar – pelo menos no início – é hora de divulgá-lo em sua região de atuação.
Os anúncios em redes sociais são uma excelente ferramenta para isto: ao fazer a segmentação, você pode atingir apenas o público local, que vive ou trabalha nos bairros que você vai atender. Outra vantagem é que as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado.
Ainda assim, não dispense a mídia offline. Você pode distribuir panfletos, em estabelecimentos comerciais locais e prédios residenciais. É uma poderosa ferramenta de divulgação!
Caso o serviço tenha restrições de produtos ou de zonas de entrega, deixe isto explícito nos materiais. Do contrário, você pode acabar com clientes frustrados, tudo o que você não quer!
3. Diferencie-se da concorrência
Muitos proprietários de restaurantes já perceberam que um bom serviço de delivery pode ser uma verdadeira mina de ouro. Portanto, se você pretende se lançar a este mercado, saiba que a concorrência será acirrada! Deste modo, uma das suas missões mais importantes é buscar dar ao público motivo para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes.
Algumas dicas são: brindes, descontos, compromisso com uma entrega rápida… Estude os estabelecimentos que competem com você e analise uma necessidade que eles não cobrem. Ela pode ser a oportunidade que você procurava para expandir os negócios!
4. Tenha embalagens inteligentes
Uma das maiores dores de cabeça de estabelecimentos que oferecem delivery é a qualidade da comida quando ela chega na casa do cliente. Problemas como uma pizza com os recheios misturados, massas com molho vazando da embalagem e bebidas quentes não passam despercebidos!
Não há escapatória: é preciso investir em embalagens apropriadas para os produtos que você entrega. Trabalhe junto com empresas especializadas para criar compartimentos que preservem ao máximo as características dos pratos, não vazem e os mantenham na temperatura ideal.
Tudo isto mostra que você se importa com a experiência do cliente, exatamente como deve ser. O cuidado é um poderoso fator de fidelização! Saiba mais sobre isso na próxima dica!
5. Invista na fidelização de clientes
Não, nós não cansamos de bater nesta tecla! Manter um cliente antigo custa entre 5 e 7 vezes menos que conquistar um novo. Fidelizar não é uma escolha: é questão de garantir a sobrevivência do seu estabelecimento!
O seu delivery não é exceção. Você não quer que seus clientes peçam apenas uma vez: quer que eles sejam assíduos!
O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo: contar com um programa de fidelização é importantíssimo. E você nem precisa ir assim tão longe! Oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas são ações simples, mas com um efeito poderoso.
6. Não se esqueça dos aplicativos
Ficar pendurado no telefone é coisa do passado. Hoje, há uma forma muito mais ágil de se fazer um pedido em um delivery: os aplicativos especializados em delivery. Eles permitem que, com poucos toques – e sem usar o telefone – seu cliente não apenas faça o pedido, como, também, pague por ele.
Estas soluções vieram para ficar: se você quiser conquistar – e manter – uma boa fatia de mercado, é essencial trabalhar com eles.
Outro recurso que pode ser aproveitado dentro dos aplicativos é o uso de cupons de desconto, além de cartão fidelidade. Essa estratégia funciona para conquistar novos clientes e ganhar recorrência nos pedidos por delivery.
Não tenha medo de corroer seu faturamento: geralmente, os desenvolvedores cobram uma comissão sobre o valor de cada venda, que costuma ficar entre 10 e 15%. Você só paga pelo uso se efetivamente vender!
7. Leve os feedbacks dos clientes em consideração
As redes sociais, os sites e os aplicativos personalizados deram muito mais voz aos clientes. Deste modo, os estabelecimentos recebem muito mais feedback (positivo ou negativo) do que antes. Não basta agradecer os bons e ignorar os ruins: é preciso levar todos eles em consideração: às vezes, pode ser que o público note um ponto fraco do seu serviço que você não tinha notado.
Além disso, é essencial sanar eventuais casos de insatisfação do cliente. É possível que o saldo da experiência seja positivo e que ele não apenas saia satisfeito, mas divulgue seu estabelecimento a conhecidos.
8. Mantenha o cardápio atualizado
Se você usa técnicas de engenharia de cardápios, sabe que alguns pratos simplesmente não são rentáveis: seja porque os ingredientes são caros ou porque eles não têm muita saída, não vale a pena mantê-los no cardápio.
Não há problema algum em remover determinados itens do menu: você, como empresário, tem que tomar uma atitude. O problema é parar de vender um prato e não fazer a alteração correspondente no cardápio! Novamente, é algo que pode frustrar muito o cliente.
A imagem do prato é algo fundamental para chamar atenção dentro dos aplicativos de delivery. Ao abrir o aplicativo o consumidor terá várias opções, então por isso que a imagem deve chamar atenção e atrair os clientes.
Portanto, mantenha o menu sempre atualizado. Não custa nada! Por mais que alguns clientes possam deixar de fazer pedidos com você, você preserva a reputação do seu estabelecimento.
9. Mantenha um cadastro de clientes
O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio.
Pense como consumidor: não é incrível como quando a pessoa que te atende te chama pelo nome, conhece suas preferências e te indica novos itens baseado nelas?
Deste modo, esforce-se para que o seu negócio ofereça o mesmo. Mantenha um cadastro dos clientes – principalmente os fiéis – e encoraje sua equipe para que eles trabalhem como consultores, ao invés de meramente empurrar qualquer mercadoria para o cliente.
Garantimos: o público vai notar a diferença. O resultado virá sob a forma de mais clientes fiéis e, consequentemente, mais lucro.
10. Tenha um sistema com integração delivery para ajudar a coordenar as operações
A integração do delivery em um sistema de gestão tornou-se essencial para negócios que buscam se destacar em um mercado competitivo e atender às crescentes demandas dos consumidores por conveniência e rapidez. Incorporar o delivery como parte de uma estratégia de gestão eficaz permite que as empresas ofereçam uma experiência de compra completa, desde o momento em que o cliente faz um pedido até a entrega na sua porta. Isso é possível através da centralização de informações em um único sistema, onde os dados de pedidos, estoques e entregas são monitorados e atualizados em tempo real.
Além de otimizar a experiência do cliente, a integração do delivery no sistema de gestão é crucial para a tomada de decisões estratégicas informadas. Com dados centralizados, as empresas podem analisar padrões de vendas, identificar produtos mais populares e ajustar estratégias de marketing e estoque de acordo com as tendências de consumo. Essa análise de dados facilita a identificação de gargalos no processo de entrega e permite implementar melhorias que aumentam a eficiência e reduzem custos. Consequentemente, as empresas conseguem operar de forma mais eficaz, gerenciar melhor seus recursos e, em última análise, aumentar sua lucratividade.
Veja também sobre Delivery:
- O que é um Hub de integração para delivery: guia completo
- Como cadastrar seu restaurante no iFood e aumentar suas vendas
- Vantagens de ter um sistema PDV integrado ao delivery
- Soluções tecnológicas para Dark Kitchen
- Sistema PDV e a sua importância no Delivery
- Selo Super Restaurante iFood: tudo que você precisa saber
- Conferência de Pedidos: de Delivery: Checklist Completo.
- 6 dicas pra vendas mais no iFood e no Rappi.
- Como cadastrar seu restaurante na Rappi.
- O que mais vendeu em aplicativos de delivery em 2023
21 Comments
Muito bom , mudou minha visão
Olá Rodrigo, tudo bem?
Que bom que conseguimos lhe ajudar de alguma forma, ficamos realmente satisfeitos com o seu “feedback” positivo 🤗
Qualquer dúvida estamos a disposição,
Até mais.
Muito bom. Parabéns pelo conteudo!
Olá Ivan, tudo bem?
Que bom que você gostou do conteúdo 👏 Esperamos ter agregado boas informações para você!
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Um grande abraço e até mais!
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Estou usando e gostando muito.
Gratidão pelo conteúdo!
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Vocês tem algum sistema de Delivery pra indicar? Que seja prático e não exija tanto suporte! (A dor de cabeça com sistemas é o suporte!)
Olá Valdemir, tudo bem? Que bom que você gostou das nossas Dicas para Delivery e conseguiu validar que esta seguindo o caminho correto 🤩🙌
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Nosso diferencial é justamente uma solução prática e completa, alinhada a um suporte personalizado que te liga sempre que você precisar!
Excelente conteúdo!
Amei demais o conteúdo, já salvei para voltar e estudar mais um pouco com calma e anotar cada dica. Me ajudou bastante.
Olá Andréa, tudo bem?
Que bom que você gostou da nossa matéria 🙌 nós adoramos o seu comentário 😉👍
Desejamos muito sucesso em seu delivery, se precisar de um sistema completo para gerenciar seu delivery, conte com a ConnecPlug!
Até logo 👋
Sensacional !
Muito obrigado por enquanto.
Que bom que você gostou do nosso conteúdo José, agradecemos o seu comentário 🙌
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Muito bom!! Gosteii
Olá Adriana, tudo bem?
Muito bom é ver a sua satisfação com a nossa matéria! Agrademos muito o seu comentário 🙌
Sempre que precisar, estamos a disposição. Até logo 👋
Achei essas dicas, muito boas para quem pensa em montar um delivery!.
Olá Fernando, tudo bem? Que ótimo que você gostou das nossas dicas!
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Que legal Naide 💙 felizes por ter gostado do nosso conteúdo!
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obrigado connectplug pelas dicas, sempre com dicas fantásticas, obrigado pelas dicas
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Olha eu montei meu Delivery e estou faturando em média 5 mil por mês, é um negócio bem lucrativo e além disso você é seu próprio patrão
Eu fiz um curso no qual eu tive todo auxílio, desde receitas de hambúrguer, milkshake e um manual de como montar um delivery