Confira as principais soluções tecnológicas para dark kitchen, indispensáveis para organizar o fluxo de trabalho, o controle de pedidos e a gestão completa!

 

No setor das entregas em domicílio, que cresce em média 20% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as dark kitchens se tornaram a mais nova galinha dos ovos de ouro para empreendedores que atuam na área de food service.

Restaurantes sem atendimento presencial e que funcionam apenas com o delivery, são cada vez mais populares por se tratarem de operações mais enxutas e que exigem investimentos mais baixos, já que não têm despesas fixas como garçons e custos do salão.

Quando o assunto é tecnologia, porém, uma dark kitchen se assemelha em muitos aspectos a um restaurante convencional. Claro que uma cozinha não vai precisar de comanda digital nem de totem autoatendimento, mas todas aquelas ferramentas tecnológicas que organizam o fluxo de trabalho da equipe, a gestão dos pedidos e o fluxo de caixa são indispensáveis.

 

4 ferramentas indispensáveis para dark kitchen

 

Sistema PDV – Frente de caixa

 

O software PDV (Ponto de Venda), também conhecido como frente de caixa, é uma ferramenta essencial para ter controle fiscal e financeiro sobre a sua empresa. Ele permite emitir notas fiscais e fazer o fechamento do caixa, entre outras funções.

Por meio desse software você controla o fluxo de caixa da sua dark kitchen do começo ao fim: pode selecionar os itens dos pedidos, quantidades, preços, descontos, método de pagamento e finalizar a venda, tudo em poucos cliques.

Todas as transações ficam registradas no PDV e são repassadas automaticamente aos outros departamentos da empresa, como financeiro e ao estoque, o que permite uma gestão otimizada e completa.

Outra funcionalidade do sistema PDV é o registro dos horários de abertura e fechamento do caixa, de modo que você, mesmo não estando presente na cozinha, vai saber se seus funcionários estão cumprindo os horários corretos.

Uma das principais vantagens do sistema PDV da ConnectPlug é que foi desenhado para ser integrável a outras ferramentas como os sistemas ERP e KDS (veja abaixo), e ao aplicativo próprio de delivery da Delivery Direto (veja abaixo).

Além disso, o software utiliza o clouding ou tecnologia em nuvem, o que permite que você acesse ao sistema de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

 

Quer saber mais sobre sistema PDV? Clique abaixo e veja como essa ferramenta pode turbinar o seu delivery!
🔹 Sistema PDV para delivery 🔹

 

 

Sistema ERP – Gestão empresarial

 

Esse sistema, cuja sigla em inglês significa Enterprise Resource Management, ou em português, Gestão de Recursos Empresariais, é um software que integra todas as áreas do seu negócio e, desta forma, torna mais simples e ágil a tomada de decisões.

O sistema ERP tem inúmeras funcionalidades, mas basicamente armazena e atualiza em tempo real todas as informações do seu negócio. Por exemplo: quando uma venda é realizada, o software atualiza automaticamente o estoque e informa quais insumos precisam de reposição.

O software cuida também de notas fiscais, conciliação bancária, contas a pagar/receber, integração com seu contador, gestão dos contratos de cartões e controle de seus recebíveis futuros de maneira agrupada. 

Se você vendeu um hambúrguer, por exemplo, o sistema ERP atualiza em tempo real os níveis de estoque dos ingredientes e indica se é necessário repor quais itens, emite a nota fiscal e atualiza os relatórios financeiros e fiscais.

No momento em que a tecnologia faz o trabalho por você, potenciais falhas humanas são eliminadas. Como o sistema gera também relatórios e gráficos você pode acompanhar de maneira simples e visual, todas as etapas do processo de venda.

O sistema de gestão ERP é fundamental para o setor do food service. Se a sua dark kitchen precisa dessa tecnologia, você pode encontrar diversas opções disponíveis no mercado. Uma delas em destaque com um ótimo custo x benefício para o empreendedores, é o software da ConnectPlug.

Uma solução completa estruturada por módulos, ou seja, você paga apenas pelas ferramentas das quais realmente irá utilizar. Em resumo, o sistema pode ser personalizado conforme a sua real necessidade.

 

Conheça as principais funcionalidades de um sistema de gestão ERP! Clique abaixo e confira nossa matéria na íntegra:
🔹 Sistema de gestão ERP: 21 coisas que só ele faz pelo seu negócio 🔹

 

 

Sistema KDS – Kitchen Display System

 

O sistema KDS é muito útil para uma dark kitchen. KDS signfica Kitchen Display System, ou sistema de visualização para a cozinha. Basicamente, esse software elimina a impressora na cozinha e aumenta o controle sobre pedidos.  

Ao invés de serem impressos, os pedidos são exibidos em telas instaladas nas estações de trabalho dos cozinheiros. Não se trata apenas de uma diferente maneira de visualizar os pedidos. A mudança é muito mais profunda.

Tem horas que o fluxo de pedidos na cozinha aumenta exponencialmente. Ter uma ferramenta que organiza a ordem de preparo dos pratos, mostra quais são as prioridades e quanto tempo cada item demora para ser preparado, é fundamental para que a comida saia da cozinha sem atrasos e erros.

Caso o cliente, por exemplo, altere o pedido, o sistema avisa o cozinheiro em tempo real, o que evita mal-entendidos e erros. Sem contar que comandas impressas grudadas nas bancadas podem se perder, cair ou molhar no vaivém de uma cozinha.

Só quando o prato efetivamente sai da cozinha, o cozinheiro dá baixa no pedido, que desaparece da tela. Como você pode observar, desta forma o serviço fica mais organizado e eficiente.

 

Quer saber mais sobre o sistema KDS? Veja a matéria que preparamos para você no link abaixo:
🔹 O que é um sistema KDS: guia completo! 🔹

 

 

Sistema de delivery próprio – App

 

Muitos empresários do setor do food service acham que a única maneira de fazer delivery é por meio das plataformas marketplace, como iFood, Uber Eats, Rappi etc. Mas existe uma alternativa para quem não quer pagar comissões, quer se destacar da massa de restaurantes concorrentes e ter maior controle sobre o próprio serviço de entrega.

A solução é ter um app de delivery próprio. Não se assuste, isso é mais fácil do que parece. O Delivery Direto, empresa líder de mercado desde 2016, desenvolve site + app próprio de delivery com a identidade visual da sua marca. 

Você tem autonomia para gerenciar seu cardápio em tempo real, pode criar promoções exclusivas, ter um domínio próprio, entre outras possibilidades. O aplicativo do Delivery Direto funciona nos sistemas iOS, Android, nas versões para desktop e mobile, e pode ser integrado com as ferramentas da ConnectPlug, como os sistemas PDV, ERP e KDS.

Uma das principais vantagens do app Delivery Direto é ser uma ótima solução para fidelização de clientes, possuindo ferramentas de marketing completas para aumentar a frequência de compras e alavancar suas vendas, como o programa de fidelidade, cupons de descontos personalizáveis, notificações push e e-mail marketing. Além disso, o cliente pode agendar o pedido, acompanhar a entrega em tempo real e repetir o último pedido realizado.

 

Se interessou pelo aplicativo Delivery Direto? Clique abaixo para saber mais:
🔹 deliverydireto.com.br 🔹 

 

 

Marketplace vs App próprio 

 

Mesmo tendo aplicativo próprio, nem todo dono de restaurante abandona as plataformas de marketplace, muito pelo contrário. As dark kitchens Boomerang Mix e Boomie Sushi, no Rio de Janeiro, por exemplo trabalham nas duas plataformas, já que cada uma delas tem suas vantagens.

Segundo Gilberto Alves, responsável de marketing das duas marcas, o aplicativo próprio é fundamental para fidelizar o cliente, já que a ferramenta permite enviar notificações push, email marketing e cupom, por exemplo. Num marketplace, é mais difícil para o seu restaurante se destacar.

“Hoje em dia todo mundo deveria ter um aplicativo próprio porque você traz o cliente mais para perto e você consegue uma comunicação melhor. Quando você tem uma plataforma como a Delivery Direto que mostra a sua identidade, seu cardápio, sua cara, seus produtos com clareza, é um diferencial muito grande”, explica.

Por outro lado, estar presente numa plataforma de delivery é a porta de entrada para conquistar novos clientes. De acordo com Alves, a maioria dos clientes ainda vem das plataformas de marketplace, mas depois que baixam o aplicativo próprio do restaurante, a tendência é se manterem fiéis.

“As plataformas oferecem muitas opções de restaurantes e as pessoas já estão acostumadas a esse serviço. Os marketplaces são até necessários para evitar que a pessoa fique enjoada de pedir todos os dias [do mesmo restaurante]. Se pedir a toda hora, vamos acabar perdendo esse cliente”, afirma Alves.

 

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