Você já ouviu falar em prova social? Esse é um gatilho mental muito usado pelas empresas para atrair mais clientes e incentivar os consumidores nas compras. A prova social é uma estratégia que você pode aplicar com poucos recursos. Porém, para isso, você precisa entender bem como ela funciona.
Para falar sobre provas sociais, é interessante explicar também o conceito de gatilhos mentais. Eles são um mecanismo do cérebro humano que pode ser utilizado como uma estratégia de marketing e vendas muito eficaz.
Isso ocorre porque a maioria das decisões que nós tomamos não são 100% racionais. Para preservar energia, o cérebro automatiza diversos processos e escolhas — e os gatilhos mentais são estímulos que ativam essas “escolhas automatizadas”, influenciando diretamente na tomada de decisão.
Estes processos são muito presentes em decisões aparentemente simples, mas com muitas opções. Como quando estamos escolhendo alguma loja de roupas, um restaurante para ir e outras compras comuns do cotidiano. Há diversos tipos de gatilhos mentais que você pode utilizar na sua empresa — exclusividade, escassez, urgência, curiosidade, entre outros… Dentro disso, a prova social é um dos mais interessantes e eficazes.
Para entender como utilizar essa estratégia no seu comércio e quais são os benefícios disso, continue a leitura.
O que é prova social e como funciona?
A prova social é um gatilho mental que trabalha com o fato de que os seres humanos gostam de viver em grupos e se sentirem incluídos. Dessa forma, muitas de nossas decisões são baseadas nas decisões que outras pessoas já tomaram 0u no que elas recomendam para nós.
As próprias redes sociais são baseadas nesse mecanismo: se vemos muitas pessoas comentando sobre um determinado assunto, é muito provável que nossa curiosidade seja despertada por ele. O marketing de influência, que acontece muito nas redes sociais, também se baseia nesse mecanismo. Ou, ainda, podemos identificar a presença das provas sociais na forma como as tendências de moda e comportamento se espalham pela sociedade.
Nos comércios, você pode implementar a estratégia da prova social de diversas formas, sempre com o intuito de mostrar que a sua loja, bar ou restaurante é confiável e procurado por bastantes pessoas. Não é à toa que alguns estabelecimentos têm filas de clientes na entrada ou alguns produtos têm fila de espera. Afinal, se tanta gente quer, o negócio deve ser muito bom, não é mesmo?
É claro que esse pensamento não funciona com todas as pessoas, nem para todos os segmentos, mas ele com certeza é presente no comércio, de várias formas. Como por exemplo:
- quando você vai num salão de beleza diferente por indicação de uma amiga;
- quando você observa os comentários e avaliações do iFood, antes de pedir num restaurante que não conhece;
- quando você busca informações sobre o novo bar que abriu na região pelas redes sociais;
- quando você prefere ir a lojas de roupas acompanhado, para ter certeza de que as peças realmente ficam bem em você.
Isso porque é difícil escolher entre tantas opções de salão de beleza, tantos restaurantes no iFood, tantos bares na região ou tantas peças em uma loja de roupas, etc… Assim, a opinião dos outros simplifica o processo, tirando o peso de decidir tudo por conta própria.
O mecanismo das provas sociais é muito natural para os seres humanos: é comum pedir e fazer recomendações entre amigos, colegas e na internet.
A grande questão é que você pode estimular esse gatilho mental nos seus clientes, utilizando as provas sociais para atrair mais clientes, aumentar o interesse do público e fazer com que sua marca se destaque no mercado.
Os principais tipos de prova social
Para saber como estimular o gatilho da prova social entre seus clientes e vender mais, você primeiro precisa entender como as provas funcionam na prática. Afinal, o que mais pode funcionar como prova social e como utilizar essa estratégia de forma consciente para aumentar as vendas?
1. Avaliações
Existem várias formas de seu cliente avaliar o estabelecimento com notas de 1 a 10, ou com estrelas.
Uma das ferramentas mais usadas para isso é o Google Meu Negócio, cujas avaliações aparecem em destaque, nos resultados das pesquisas. Pensando que muitas pessoas pesquisam informações sobre comércios no Google, ter uma boa nota nessa ferramenta ajuda a convencer seus clientes de que seu estabelecimento é confiável e merece atenção.
No caso dos restaurantes, também há as próprias avaliações dos aplicativos de entrega, como o iFood. É indispensável ter boas notas na plataforma — o mais próximo possível de 5 estrelas. Assim, o estabelecimento aparece em destaque no app e se torna mais fácil atrair o cliente para fazer o pedido.
2. Comentários e depoimentos
Além das notas e estrelas, é interessante trabalhar com as histórias por trás desses números. Os comentários e depoimentos dos clientes oferecem uma visão pessoal e mais humanizada da sua empresa, de modo que as pessoas conseguem se conectar com a história.
Ainda que os comentários sejam de pessoas desconhecidas, eles são muito úteis para provar que os produtos são entregues conforme o anunciado.
Da mesma forma, se algum cliente teve uma experiência negativa com seu comércio e deixa um comentário nas redes sociais, no Google Meu Negócio ou no próprio iFood, isso pode lhe prejudicar bastante. Afinal, mesmo que o comentário seja de um desconhecido, muitas pessoas vão acreditar.
Sobre isso, é interessante observar que a maioria das pessoas se sente mais motivada para reclamar de uma experiência negativa que para elogiar uma experiência positiva. O atendimento tem que ser muito bom, diferenciado, para que o cliente sinta vontade de comentar algo positivo. Entretanto, se o comentário for negativo, é mais provável que a pessoa queira expor isso.
Então, é importante valorizar cada elogio e aproveitá-lo como prova social em sua estratégia: agradeça ao cliente e republique o elogio em suas redes sociais, demonstrando que outros clientes podem ter a mesma experiência positiva no seu estabelecimento.
3. Redes Sociais
Falando em redes sociais, elas são ótimas ferramentas para criar e utilizar provas sociais em sua estratégia. Em primeiro lugar, porque essas redes são o primeiro local onde muitas pessoas pesquisam para saber mais sobre um estabelecimento comercial. Dessa forma, a rede social é o primeiro contato do cliente com sua loja.
A partir disso, o próprio conteúdo da rede também atua como prova social. É importante ter um feed atualizado e um número relevante de seguidores (condizente com o tamanho do comércio, é claro, sem comprar seguidores falsos apenas para aumentar os números).
Em meio a esse conteúdo, você pode incluir imagens do restaurante com o salão cheio, do balcão do bar repleto de pedidos, do cliente satisfeito com a sacola da loja, entre outras provas de que as pessoas frequentam (e gostam) do seu estabelecimento. E como explicamos no item anterior, é muito útil republicar elogios de clientes.
Leia também: Como criar um Instagram comercial? Guia completo
4. Indicações de amigos
Quando pensamos em provas sociais, a opinião de nossos amigos e outras pessoas próximas tem ainda mais poder que a dos outros clientes. Todos já fomos a um estabelecimento por indicação de um amigo —e vários clientes já devem ter comentado com você que conheceram seu restaurante ou loja por conta disso, certo?
Contudo, mais do que esperar que isso aconteça naturalmente, você pode incentivar esse processo entre seus clientes. Em primeiro lugar, mantendo um ótimo atendimento, você já aumenta suas chances de indicações. Mas além disso, ofereça algum benefício para os clientes que indicam amigos, como cupons de desconto ou brindes.
5. Formadores de opinião
Quando você não tem certeza do que comprar, a opinião de um especialista costuma trazer mais segurança. É por isso que milhões de pessoas seguem influencers de maquiagem, moda, alimentação, tecnologia e por aí vai…
Se um formador de opinião dentro da sua área de atuação elogia a sua loja, bar ou restaurante, você tem uma prova social importantíssima para poder conquistar mais clientes.
Para isso, você não precisa contratar um influencer super famoso, com um número absurdo de seguidores —até porque esses profissionais geralmente cobram muito caro por qualquer publicação. Você pode iniciar com algum microinfluencer da sua região, que não vai cobrar tanto e terá uma relação mais próxima com o público que você deseja atingir.
Além disso, os colunistas de portais/jornais, críticos de gastronomia, além de autores de guias sobre sua cidade podem ser ótimos criadores de prova social para seu estabelecimento.
6. Estudos de caso
Caso sua venda seja mais técnica, como lojas de ferramentas, materiais de escritório, franquias e outras vendas B2B, os estudos de caso são as provas sociais mais interessantes. Afinal, as pessoas querem entender como o seu produto ou serviço funciona na prática.
É por isso que uma empresa como a ConnectPlug, que oferece sistemas de automação comercial para lojas e restaurantes, publica inúmeros cases de sucesso em seu site. Vendo como outros clientes aproveitaram as soluções, você entende melhor como aproveitá-las em seu estabelecimento.
7. Produtos mais vendidos
Como explicamos lá no início, as provas sociais são úteis para nos ajudar a escolher entre muitas opções disponíveis. Isso não funciona apenas para a decisão de qual loja ou restaurante frequentar, mas também para se decidir entre todos os produtos oferecidos nesse estabelecimento.
Por exemplo: quantas vezes você já abriu a página de um restaurante num app de delivery, mas desistiu de pedir lá porque nenhum prato despertou o seu interesse? Uma seção com os produtos mais vendidos, para facilitar sua escolha, já teria resolvido esse problema!
Isso vale não apenas para os apps de restaurantes, como também para seu cardápio digital e físico. Em lojas, você pode treinar seus vendedores para orientar seus clientes sobre quais produtos têm mais saída.
8. Certificações e prêmios
Por fim, assim como as avaliações passam confiança e fazem com que seu comércio se destaque, certificações e prêmios têm um poder ainda maior nesse sentido. O Selo Super Restaurante iFood lhe dá ainda mais destaque na plataforma, por exemplo.
Então pesquise quais certificações e prêmios existem na sua região, para estabelecimentos como o seu: melhor restaurante, melhor comida italiana, prêmio do jornal X, concurso do portal Y, e assim por diante…
Quais os benefícios das provas sociais para comércios?
Ao investir em provas sociais, você pode ter um resultado imediato em seu números de vendas, atraindo mais clientes e estimulando as compras. Mas além disso, você constrói sua reputação pensando no longo prazo, afinal as provas sociais aumentam a confiança do cliente e lhe conferem autoridade —seu estabelecimento vira referência no segmento, na sua região.
Contudo, é claro que o primeiro passo para alcançar tudo isso é ter clientes satisfeitos que possam oferecer provas sociais sobre o seu estabelecimento. Uma coisa não pode acontecer sem a outra.
Então, comece atendendo muito bem a todos os clientes que procuram sua loja, bar ou restaurante, prestando seus serviços com rapidez e excelência. A automação comercial pode contribuir muito para um bom atendimento: com ela, sua equipe pode atender a mais pessoas, com mais rapidez, tendo mais tempo e energia para investir num atendimento diferenciado.
Para conhecer as melhores soluções de automação comercial e entender como elas podem contribuir para seu estabelecimento, entre em contato com a ConnectPlug.
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