cardápio de inverno

A estação mais fria do ano é um convite para comer bem — especialmente quando os pratos oferecem conforto e calor. No inverno, as pessoas ficam mais dispostas a comer bastante e costumam pedir pratos mais elaborados. Por isso, os empreendedores que querem faturar em seus restaurantes com essa época do ano precisam caprichar no cardápio de inverno.

Se você nasceu no Brasil, você provavelmente já almoçou em algum restaurante a quilo, pelo menos uma vez na vida. Milhões de brasileiros fazem suas refeições em estabelecimentos do tipo diariamente, já que os restaurantes a quilo são bastante comuns nos centros comerciais das grandes cidades brasileiras. 

Mesmo que a gente viva “num país tropical e abençoado por Deus”, como diria Jorge Ben, as temperaturas baixam bastante entre junho, julho e agosto. Em alguns lugares, especialmente na Região Sul, chegamos a observar temperaturas próximas de 0ºC ou até abaixo disso. E nas outras regiões, mesmo que não faça tanto frio, as temperaturas mais baixas já fazem muita diferença na vida das pessoas.

Um dos principais impactos, nesse sentido, diz respeito à alimentação fora do lar.

Com as temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a procurar programas mais tranquilos, em locais fechados — como ir a um restaurante. Além disso, as pesquisas científicas apontam que as pessoas ficam mais tristes com a menor incidência de luz solar, com os dias mais curtos do inverno. Em locais onde essa diferença é mais extrema, como em países nórdicos  e algumas cidades do sul do Brasil, podemos até observar casos de depressão por conta disso.

Sendo assim, é comum que o inverno estimule as pessoas a fazer programas com amigos e familiares, em locais fechados e aquecidos. Isso pode ser uma boa oportunidade para você, desde que você prepare seu restaurante para servir os pratos mais consumidos no inverno.

Ou seja, é necessário criar um cardápio de inverno, com foco em comidas que aqueçam o seu cliente e o faça se sentir em casa. Nós falamos sobre isso no artigo a seguir, onde também lhe damos algumas dicas adicionais para preparar seu restaurante para o inverno. 

 

O que servir no seu cardápio de inverno?

Quando falamos em cardápio de inverno, a maior preocupação é manter os clientes aquecidos e confortáveis, mas esse não deve ser seu único critério. Na realidade, o inverno estimula as pessoas a pedirem pratos mais pesados e elaborados — o que abre espaço para outras várias possibilidades, dependendo do tipo de restaurante que você possui.  

Sobre isso, é claro que você precisa adaptar seu cardápio de inverno para servir melhor a seus cientes nessa estação. Mas você não pode se esquecer da essência do seu estabelecimento — que é o principal atrativo dele, para começo de conversa. 

Se você tem um restaurante a quilo, por exemplo, pode ser mais fácil agregar outros pratos e preparações, já que seu cardápio é mais flexível. Mas se você possui um restaurante japonês, de comida saudável ou vegano, pense sempre em como adaptar o cardápio ao inverno sem perder sua essência. Dito isso, nós apresentamos a seguir os tipos de pratos mais pedidos no inverno, para você se inspirar. 

Caldos, cremes e sopas

Não há como falar em cardápio de inverno sem mencionar os caldos, cremes e sopas — bem quentinhos, com aquela fumaça que sobe da panela. Alguns restaurantes, aliás, aproveitam a estação mais fria do ano para faturar com buffets de sopas no almoço ou jantar. 

Caso você não possa se dedicar apenas a isso — para não perder a essência, como dissemos — você pode agregar os caldos, cremes e sopas ao seu buffet. Ou, então, servi-las como uma entrada ou opção adicional no cardápio digital com QR Code.

Há centenas de versões desse tipo de prato: canja de galinha, sopa eslava, sopa verde, creme de milho, creme de mandioca/aipim, caldo de feijão… Você pode adaptar essas receitas ao seu conceito, é claro — um caldinho de feijão quente combina muito com restaurantes de comida caseira, enquanto uma sopa verde é ideal para um restaurante saudável. 

Fondue

Mas engana-se quem pensa que o cardápio de inverno se limita às sopas. O fondue também é um “prato típico” da estação. Há muitas pessoas que mal podem ver a temperatura baixar que já procuram algum restaurante que sirva fondue. 

Essa é a outra preparação bastante versátil, que você pode servir de várias formas: com pães, carnes, diferentes tipos de queijos. Até mesmo como sobremesa — fondue de chocolate com frutas. Para isso, você pode oferecer o fondue como uma opção adicional no seu cardápio e cobrar por pessoa, já que as panelas geralmente servem grupos de algumas pessoas. 

Massas com molhos e risotos

Saindo um pouco dos “pratos típicos” do cardápio de inverno, nós dissemos que essa estação estimula as pessoas a pedir pratos mais pesados e elaborados do que os pedidos no calor. As massas são um ótimo exemplo disso. 

Uma lasanha bem recheada, com molho de tomate quentinho nos aquece tanto quanto as sopas e fondues. Um nhoque com bastante queijos derretidos, diferentes tipos de pastas com molho bolonhesa, alfredo, amatriciana, entre outros… 

Outro prato tipicamente italiano que combina com cardápios de inverno são os risottos. Claro que eles podem servir durante o ano inteiro, mas um prato de risotto bem quentinho — e com bastante queijo — cai ainda melhor no inverno. As opções, aqui, também são muitas. 

Comfort foods em geral

Você conhece o conceito de comfort food? Traduzido do inglês, significa “comida de conforto”. Claro que diferentes pessoas têm diferentes comidas que lhe trazem essa sensação. Mas, de modo geral, as comidas mais saborosas e caseiras são associadas a isso — podemos traduzir comfort food como aquela “comida de vó”. 

Sendo assim, pratos mais caseiros e bem-servidos também podem ser interessantes para seu cardápio de inverno. Um bom bife a milanesa com feijão quentinho e bem temperado, ou um estrogonofe de carne com arroz ao alho e óleo e batata palha caseira, por exemplo. Só não se esqueça de caprichar na porção e no tempero, pois sempre se come bem na casa das avós. 

Assados, cozidos, gratinados…

Ainda no assunto da comfort food, aquelas travessas cheias de suflês, escondidinhos, carnes com batatas e legumes, fricassês — entre outros tipos de cozidos e gratinados — são ótimas opções para seu cardápio de inverno. 

Se você serve seus clientes num buffet, eles podem ir direto do forno para o balcão com suas travessas, mas você também pode fazer empratamentos mais requintados para estas receitas. O que mais importa é servir seu prato assado, cozido ou gratinado bem quentinho. 

Carnes vermelhas com preparações elaboradas

Se o verão pede preparações mais leves — com carnes brancas grelhadas e sem gordura — o inverno nos leva para o lado oposto. Por mais que muitas pessoas continuem fazendo dietas no inverno (e você precise de opções para elas), a maioria dos clientes acaba migrando para as carnes vermelhas nessa época do ano. 

Invista em preparações elaboradas para suas carnes como medalhão com queijos, fraldinha na mostarda, lombo com figos grelhados, filé com gorgonzola, costelinha com barbecue, etc…

 

 

 

Bebidas e sobremesas quentes

As bebidas e sobremesas também são parte fundamental de qualquer cardápio de inverno. E se no resto do ano elas costumam ser frias, essa é a hora de servir opções quentes

No caso das bebidas, é interessante ter opções de chás e cafés especiais, que o cliente possa degustar em altas temperaturas. Os vinhos tintos são servidos mais próximos da temperatura ambiente, mas também nos aquecem no inverno. Se você oferece cervejas, experimente servir rótulos alemães mais pesados, servidos em torno de 10º a 12ºC.

Quanto às sobremesas, você pode oferecer cremes quentes (como de chocolate), crepes com cobertura quente, bolinhos secos aquecidos e tortinhas de frutas com recheio quente. O que não falta são opções para fugir das sobremesas geladinhas. 

 

Outras dicas para você preparar seu restaurante para o inverno

Para complementar esse artigo, nós também trazemos essas dicas que vão além do cardápio de inverno — afinal, se o resto da experiência não contribuir, você vai “esfriar a relação” com o cliente de qualquer forma, com o perdão do trocadilho. Sendo assim, preste atenção a:

  • Decoração: tapetes, cortinas e toalhas com tecidos pesados e quentes ajudam a trazer aquela sensação de calor e aconchego que tanto buscamos no inverno.
  • Ambiente fechado e luz baixa: manter o ambiente com cortinas fechadas e a luz mais baixa pode fazer com que a pessoa se sinta em casa e, assim, mais confortável.
  • Ar condicionado: tente manter uma temperatura agradável no interior do restaurante, mesmo que precise usar aquecedores ou ar-condicionado. 
  • Fogareiros: se você serve aos clientes em uma área externa, você pode diminuir o frio com fogareiros espalhados pelo salão. 

Por fim, também é importante pensar no serviço: além de saborear um prato quentinho, tudo que seu cliente mais quer é aproveitar a companhia dos amigos — e, depois disso, voltar para o aconchego do lar. Logo, seu serviço precisa ser bastante rápido e eficiente. 

Nesse sentido, a automação comercial ajuda em qualquer época do ano. Isso inclui diversas soluções como o ERP para gestão do restaurante, sistema PDV (frente de caixa), controle de mesas e comandas, monitores KDS (kitchen display system), sistemas de autoatendimento. Assim, você consegue oferecer um atendimento solícito e caloroso sem aumentar a equipe — mas otimizando o trabalho dos funcionários. É um investimento que tem retorno claro nos resultados.

Se você quer saber mais sobre essa solução, acesse o site da ConnectPlug. Nossa equipe de especialistas vai lhe mostrar (sem compromisso) as melhores soluções para seu restaurante.

 

Veja também: Estratégias de Promoção: 4 melhores opções para vender mais:

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *