lojas no inverno

Movimentar sua loja no inverno pode ser mais simples do que você imagina. Mesmo que as baixas temperaturas façam os clientes ficarem mais em casa, eles também podem querer sair para comprar produtos específicos de inverno. Além disso, seu estabelecimento pode oferecer uma experiência que “aqueça” os clientes e faça sua loja parecer mais atrativa nessa época.

Um dia cinza, vento gelado, chuvinha fina… Esse não parece ser o dia mais convidativo para os clientes saírem de casa e fazerem compras, não é mesmo? Bom… Se a sua loja se mantém do mesmo jeito pelo ano inteiro, não importando se está fazendo frio ou calor, isso até pode ser verdade. Mas se você sabe adaptar seus negócios ao clima, a história é bem diferente.  

Quando o inverno chega com força, entre junho e julho, tudo que as pessoas mais querem é se manter aquecidas e seguras para “driblar” as baixas temperaturas e as sensações ruins que elas podem causar. Isso torna o comércio de rua, em especial, menos convidativo — uma vez que ele exige “enfrentar” o clima, com sua chuva, vento e céu cinza. 

É por isso que adaptar sua loja ao clima tanto no inverno, quanto no verão, é uma estratégia muito interessante para atrair mais clientes e fidelizá-los. Para isso, aposte nas experiências positivas que as pessoas remetem à estação — o que no inverno, significa se aquecer. 

Se você precisa de ideias para fazer isso na prática, continue a leitura. 

 

Confira outros artigos para ajudar sua empresa a crescer no blog da ConnectPlug

 

Como preparar sua loja no inverno?

Para preparar sua loja para o inverno, é interessante deixá-la convidativa e aconchegante. Essa estação pede por uma decoração mais quente — cortinas, tapetes e acessórios em cores mais escuras e fechadas, por exemplo. Além disso, você pode apostar em um aroma amadeirado e doce para o ambiente. Para completar, um aquecedor ou ar-condicionado numa temperatura mais alta. Tudo isso contribui para que o cliente se sinta mais “em casa” na sua loja.

Dito isso, o ideal é oferecer uma experiência completa de aconchego e aquecimento — o que inclui todo o tempo que o cliente passa na loja. Desde a hora em que ele entra, os momentos em que procura pelos produtos, até a hora do pagamento… É possível trazer experiências em cada uma dessas etapas. 

Por exemplo: pense no conforto físico do cliente enquanto ele busca pelos produtos. Se está fazendo muito frio do lado de fora e sua loja está aquecida, pode ser desconfortável carregar o casaco enquanto explora as gôndolas ou araras de produtos. Para resolver isso, oferecer um porta-casacos é uma medida simples — mas que encanta o cliente pela atenção ao detalhe.

Outra medida simples, mas que enriquece a experiência do cliente na loja no inverno, é disponibilizar um chá ou café quentinho. Além de aquecer o cliente de forma literal, também torna o ambiente mais convidativo. Em resumo, faz o cliente se sentir em casa. 

Mas é claro que, além de pensar nessas estratégias, é indispensável pensar em como elas se encaixam ao tipo de comércio que você possui e ao público-alvo do seu negócio. Falando das bebidas, por exemplo:

  • Uma loja de roupas de grife, com público classe A, não pode servir chás “de saquinho” em copos simples. Vale a pena investir em bons chás, servidos numa xícara bonita, ou até em um vinho — que é outra bebida muito procurada no inverno.
  • Uma loja que vende produtos de escritório, ferramentas e outras coisas relacionadas a trabalho não combina com um chá relaxante, mas sim com um bom café.
  • Mas um chazinho simples de camomila ou erva-cidreira, servido em copos de plástico mesmo, já é uma ótima ideia para uma loja de roupas para bebês. Para as crianças, se forem maiores, um chocolate quente pode ser mais interessantes. 

A partir disso, pense em como isso se adapta a todos os aspectos que mencionamos até aqui — e os outros que vamos mencionar até o fim do artigo.

 

4 dicas para vender mais na sua loja no inverno

Quando pensamos no calendário comercial, é comum pensar nas datas comemorativas que geram grandes campanhas por um motivo específico: os presentes de Dia das Mães ou Natal, por exemplo. Mas as estações do ano também representam uma sazonalidade importante e que demanda sua atenção. 

Por isso, além dessa estratégia geral de adaptar sua loja no inverno e “aquecer” seu cliente, nós também listamos quatro dicas práticas para você vender mais na estação mais fria do ano.

 

1. Dê destaque para produtos mais consumidos no inverno

Há muitas coisas que nós compramos em maior quantidade — ou compramos somente — no inverno. Afinal, o inverno é a estação para ficar debaixo dos cobertores, tomando um vinho ou chocolate quente, comendo um fondue ou uma sopa bem saborosa, vestindo roupas grossas. 

Só na frase anterior, já podemos encontrar vários produtos que os clientes vão comprar para aproveitar melhor o inverno. Então, certifique-se de ofertá-los em sua loja, independente do seu segmento: 

  • roupões, toalhas grossas, edredons e tapetes, em lojas de cama, mesa e banho;
  • aquecedores, chuveiros potentes, lareiras, num material de construção.
  • remédios para gripe e sinusite, além de produtos para pele e cabelo, em farmácias;
  • taças de vinho, louças para sopa, conjuntos de fondue em lojas de produtos para casa;
  • roupas quentes, mas também estilosas, em lojas de moda masculina ou feminina;

Pensando nisso, dê destaque aos itens que têm mais saída no inverno, crie vitrines temáticas e invista numa comunicação visual que reforce a temática da estação. Assim, os clientes se sentirão mais atraídos por esses produtos para comprá-los. 

 

2. Pense em promoções sazonais, com a temática da estação

Como explicamos acima, a estação faz com que os clientes busquem por produtos que vão mantê-los aquecidos — assim como, no verão, eles buscam se refrescar. Mas ainda que seja possível cobrar mais por produtos que têm grande procura, também é interessante pensar em promoções que atraiam mais clientes para a loja no inverno.

Nesse sentido, você pode ofertar produtos específicos (conseguindo uma boa negociação com seus fornecedores, por exemplo) ou criar kits temáticos de inverno. 

Além disso, não se esqueça de associar a promoção ao inverno, com anúncios e comunicação visual que remeta à estação. Frases como “ofertas quentinhas para aquecer seu lar” e “preços baixos como as temperaturas” podem parecer clichê, mas funcionam. 

 

3. Invista no marketing digital, para vender mais no inverno

É verdade que muitos segmentos têm sua melhor época do ano no inverno, enquanto outros precisam ser muito criativos para vender alguma coisa — pense em lojas de moda praia, por exemplo, que são extremamente ligadas ao verão. Se o seu setor experimenta alguma dessas sazonalidades, seja para o bem ou para o mau, você precisa investir em marketing digital

Se a sua sazonalidade é positiva, vai fazer com que você aproveite ainda mais essa época do ano — sem perder tantas vendas para seus concorrentes, que buscam os mesmos clientes. E se sua sazonalidade é negativa, vai ajudar a diminuir a queda nas vendas. Além disso, se você pensou em outros produtos e promoções para diminuir essa queda, poderá obter melhores resultados investindo em marketing digital. 

Nesse sentido, vale a pena usar todas as ferramentas disponíveis:

  • redes sociais,
  • site e e-commerce,
  • anúncios no Google,
  • posts patrocinados,

E é claro: se você tem condições de investir em outros veículos de mídia (ou mora em cidades menores, onde ainda se utilizam carros de som e anúncios em programas locais), sempre vale a pena fazer propaganda. Assim, mais clientes ficam sabendo de suas promoções de inverno!

 

4. Busque oferecer o melhor atendimento possível ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental em qualquer época do ano — mas durante o inverno, onde o clima já é hostil, um atendimento frio pode ser ainda pior. Por isso, busque preparar sua equipe para ser ainda mais simpática com os clientes e lidar com suas necessidades, que podem ser diferentes e muito urgentes. 

Nesse sentido, também é interessante oferecer um atendimento rápido e solícito quando seus clientes se dirigem ao caixa: nessa hora, tudo que eles mais querem é voltar para o conforto de suas casas, pois já compraram o que precisaram. 

Para isso, você pode sempre contar com a automação comercial — que lhe ajuda a vender e faturar mais tanto na sua loja no inverno, quanto em qualquer época do ano. 

Com soluções como o sistema PDV (frente de caixa), você consegue processar as compras do cliente e receber pagamentos com rapidez e eficiência. E com o sistema ERP, você consegue acompanhar seus resultados, fazer controle de estoque e gestão financeira de maneira muito mais simples. Com isso, também lhe sobra mais tempo para pensar em ações criativas para a sua loja no inverno. Parece uma boa ideia, não?

 

Confira também o nosso guia completo de Gestão Empresarial para Restaurantes:

loja no inverno

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *