O calendário pode ser um grande aliado das vendas. Afinal, dependendo da data, os clientes estão mais dispostos a comprar e até pagam mais caro pelos mesmos produtos. Porém, para aproveitar essas oportunidades, você deve se preparar com antecedência — o que evidencia a importância de analisar o calendário comercial 2024 desde já. 

Quando você tem um estabelecimento comercial, é essencial ficar de olho nas questões do dia a dia, mas sem se esquecer do planejamento de médio/longo prazo. Nesse sentido, um dos trabalhos mais importantes é planejar as ações e campanhas com antecedência, para executar tudo da melhor forma possível e maximizar os resultados.

Esse trabalho começa com uma análise do calendário comercial e a escolha de quais datas seu estabelecimento irá participar. Sobre isso, precisamos dizer que você não precisa criar ações e campanhas para todas as datas — e só você pode determinar quais realmente são necessárias para o seu negócio. 

Dito isso, existem muitas datas ao longo do ano que podem aumentar seu faturamento. Os consumidores ficam mais dispostos a comprar e acabam gastando mais em datas que têm importância para eles. Afinal, aquele almoço de Dia das Mães só faz sentido no 2º domingo de maio, não é mesmo?

A questão é que, além do Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal — as datas que mais vendem no Brasil — há várias outras datas comemorativas no calendário comercial 2024. Para facilitar a análise, podemos dividir nas seguintes categorias:

  1. Feriados nacionais e pontos facultativos;
  2. Datas comemorativas gerais;
  3. Datas promocionais;
  4. Datas comerciais específicas;
  5. Estações do ano e grandes eventos.

Continue a leitura para conferir as datas mais importantes para o comércio em cada uma das categorias listadas, bem como ideias do que fazer nessas datas. 

 

1. Feriados nacionais em 2024

Os feriados nacionais em 2024 serão menos convidativos às viagens longas, já que muitos cairão em sábados e domingos. Isso acontece porque esse é um ano bissexto — logo, todos os feriados que caíram numa quinta-feira em 2023, pulam para o sábado, e por aí vai.

Então, se o seu comércio depende de um fluxo de turistas (como restaurantes ou bares em praia), é importante estar preparado para um menor faturamento com feriados. Além disso, os poucos “feriadões”, como a Páscoa e o 15 de novembro, precisarão ser muito lucrativos.

Por outro lado, para os comércios que costumam perder faturamento nessas épocas — ou precisa pagar horas extras para manter as portas abertas —, o calendário comercial 2024 é uma boa notícia. Confira, a seguir a lista de feriados nacionais em 2024:

  • 1° de janeiro, segunda-feira: Confraternização Universal/Ano Novo.
  • 29 de março, sexta-feira: Paixão de Cristo;
  • 21 de abril, domingo: Dia de Tiradentes;
  • 1º de maio, quarta-feira: Dia do Trabalho;
  • 7 de setembro, sábado: Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, sábado: Dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro, sábado: Dia de Finados;
  • 15 de novembro, sexta-feira: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro, quarta-feira: Natal.

Além disso, há os pontos facultativos. Nessas datas, dar folga é uma opção da empresa e não é necessário pagar horas extras para os colaboradores.

  • 12 e 13 de fevereiro: segunda e terça-feira de Carnaval;
  • 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas;
  • 30 de maio, quinta-feira: Corpus Christi;
  • 28 de outubro, segunda-feira: Dia do Servidor Público.

 

2. Datas comemorativas gerais

Muitos feriados são, também, datas comemorativas — como o Natal ou a Páscoa. Mas, ao analisar o calendário comercial 2024, é importante levar em conta as datas que não estão no “calendário oficial”, mas estão entre as mais importantes para o comércio. 

Nessas datas, as compras — e, portanto, as ações da sua empresa — costumam começar antes do dia em si. Por isso, você precisa se preparar com semanas de antecedência, para que seu estoque e pessoal atendam à demanda. A seguir, analisamos cada data melhor.

 

Carnaval: 10 a 13 de fevereiro (sábado a terça-feira)

O Carnaval é uma das principais festas populares do Brasil, de modo que é difícil deixar seu comércio fora da “folia”.  As lojas de roupas, por exemplo, podem investir em roupas mais coloridas e leves, além de acessórios, para quem vai frequentar festas nessa época. 

Caso exista programação de Carnaval na cidade, essa é uma ótima oportunidade para os bares e restaurantes, que ficarão cheios de foliões comprando bebidas — em especial as alcoólicas. 

E ainda que sua cidade não seja conhecida pelo Carnaval, como é o caso de alguns locais do Sul do Brasil, as pessoas podem aproveitar para descansar ou sair para comer nos dias de folga. Mesmo que, oficialmente, o Carnaval seja um ponto facultativo, é muito comum ganhar folga nesses dias. 

 

Leia também: Vendas no carnaval: dicas para preparar seu negócio

 

Dia da Mulher: 8 de março (sexta-feira)

Essa data não é essencialmente comercial, tendo grande importância cultural e histórica. Mas isso não impede os comércios de criarem ações que reforcem sua marca e permitam se aproximar dos consumidores — principalmente as consumidoras.  

Você pode oferecer um brinde, uma mensagem ou descontos especiais para as mulheres. Apenas tome cuidado para não criar uma ação que possa soar sexista: muitas mulheres já questionam quem oferece flores nessa data, por exemplo. 

Além disso, se o seu público é majoritariamente feminino — como uma loja de calçados e roupas femininas — é indispensável pensar em alguma ação para essa data. 

 

Páscoa: 31 de março (domingo)

A época da Páscoa é muito associada aos chocolates — sendo a data comemorativa mais lucrativa do ano para esse setor. Porém mesmo os comércios que não vendem chocolates podem aproveitar a Páscoa para aumentar o faturamento. 

Em primeiro lugar, a Sexta-Feira Santa que antecede a Páscoa é feriado, algo interessante para os comércios que dependem do turismo. Além disso, é uma oportunidade para bares e restaurantes que recebem mais movimento à noite. 

Os restaurantes também podem se programar para a Páscoa. Essa temporada é associada ao consumo de peixes e você pode preparar um cardápio especial para o almoço

 

Dia das Mães: 12 de maio (2º domingo do mês)

O Dia das Mães ocorre sempre no segundo domingo de maio e, em 2024, isso acontecerá no dia 12. Por isso, é importante começar o mês já com as promoções prontas e o estoque preparado. Muitas pessoas acreditam que o Dia das Mães é a data mais importante para o  comércio no ano, já que a maioria dos brasileiros compra ao menos algum presente.

Nesse sentido, precisamos nos lembrar de que o estereótipo da mãe que se contenta em ganhar panelas ou artigos para a casa mudou bastante. Uma pesquisa do Grupo Globo de 2023 indicou que os presentes favoritos das mães são viagens, smartphones e bolsas. 

Elas também gostam de ser agraciadas com almoços ou jantares especiais, o que significa grandes oportunidades para os restaurantes no Dia das Mães. Por isso, invista em reservas e cardápios especiais para essa data. 

 

Leia também: Dia das Mães: dicas e ideias para você vender mais

 

Dia dos Namorados: 12 de junho (quarta-feira)

O Dia dos Namorados no Brasil é diferente do de outros países, que comemoram no início do ano, em fevereiro. Os restaurantes costumam ficar cheios de casais para jantar — o que evidencia a importância de preparar o estoque e o pessoal para o movimento. Além disso, é interessante trabalhar com reservas antecipadas. 

Caso sua cozinha tenha capacidade e seu salão não comporte um público tão grande, você pode aumentar ainda mais seu faturamento com o delivery. Muitos casais, aliás, preferem jantar em casa no Dia dos Namorados — justamente para evitar o movimento. 

 

São João: por volta de 24 de junho

Depois do Carnaval, as Festas Juninas são uma das maiores festas populares do Brasil, em especial nos estados do Nordeste. Por isso, que tal aproveitar esse mês para decorar o seu estabelecimento com bandeirinhas e colocar uma trilha sonora típica para tocar?

Para os restaurantes, também vale a pena investir em receitas típicas de Festas Juninas — como pamonha, paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, curau, canjica… 

 

Calendário

 

Dia do Orgulho LGBTQIAP+: 28 de junho (sexta-feira)

Nos últimos anos, conforme a população LGBTQIAP+ conquistou mais direitos e apareceu mais na sociedade, seu dia passou a fazer parte do calendário comercial. Com isso, muitas marcas aproveitam a data para se posicionar em favor desse público, além de decorar os espaços e oferecer itens com as cores da bandeira do arco-íris, símbolo do grupo. 

Se você tem um grande público LGBTQIAP+, vale a pena se posicionar nessa data. Porém, se você atende a pessoas mais conservadoras, pode ser melhor evitá-la. 

 

Dia do Amigo: 20 de julho (sábado)

Considerando que julho não tem nenhum feriado e poucas datas comerciais — a próxima é o Dia dos Pais, já em agosto —, muitos comércios passaram a realizar ações para o Dia do Amigo. Nessa data, você pode convidar as pessoas a celebrarem com os amigos (em bares e restaurantes, por exemplo), além de oferecer promoções para grandes grupos. 

 

Dia dos Pais: 11 de agosto (2º domingo do mês)

Assim como o Dia das Mães, o segundo domingo de agosto é um momento de almoçar em família e distribuir presentes. Por isso, prepare seu estoque e equipe para as vendas desde o início do mês, caso tenha uma loja que atenda a esse público. Além de calçados e roupas masculinas, lojas de esportes, eletrônicos, perfumaria e cervejaria podem faturar bastante nas primeiras semanas de agosto. 

Além disso, os restaurantes podem preparar um menu especial e reservas para o “grande dia”. O Dia dos Pais de 2024 será em 11 de agosto. 

 

Dia das Crianças: 12 de outubro (sábado)

Depois das Mães e dos Pais é a vez das crianças. As lojas de brinquedos costumam ser as maiores beneficiadas nessa época, mas os restaurantes também podem aproveitar para aumentar seu faturamento perto do dia 12 de outubro. 

Para isso, você pode investir em menus mais divertidos e coloridos, porções menores para crianças e promoções especiais para famílias. Além disso, oferecer brindes e brincadeiras para os pequenos ajuda a atrair famílias com crianças para seu estabelecimento.

 

Dia das Bruxas: 31 de outubro (quinta-feira)

O Halloween — ou Dia das Bruxas, em português — é uma data comemorativa tradicional nos Estados Unidos, mas que está se tornando popular no Brasil por influência dos filmes e séries desse país. Especialmente se você recebe um público jovem, é interessante criar ações de Halloween. 

Crie menus com temas “assustadores” e decore o ambiente com itens como abóboras ou teias de aranha falsas. Além disso, vale a pena criar alguns itens específicos — que tal um hambúrguer com pão preto para deixar o clima mais “trevoso”?

 

Festas de Fim de Ano

Para terminar, você não pode deixar de se planejar para as Festas de Fim de Ano, a época em que muitas famílias e grupos de amigos se reúnem para celebrar o ciclo que termina. 

As lojas devem se preparar para a temporada de compra de presentes — bem como para as trocas, que acontecem depois do dia 26 de dezembro. Já os restaurantes precisam criar esquemas de reserva para grandes grupos e cardápios especiais. Você também pode fazer pratos para levar, ajudando quem vai servir a Ceia de Natal em casa. 

Além do Natal em si — na noite de 24 para 25 de dezembro, terça e quarta-feira — muitas empresas fazem confraternizações com os funcionários e grupos de amigos costumam se reunir nas semanas anteriores. Esteja preparado desde o início do mês para isso. 

 

3. Datas promocionais do calendário comercial 2024

Existem datas que são comerciais, mas tem um motivo ou público específico — o Dia das Mães ou dos Pais, por exemplo. Mas há datas puramente pensadas em vender, que podem ser aproveitadas por todo e qualquer estabelecimento. Confira:

  • Dia do Consumidor: 15 de março (sexta-feira)
  • Semana do Brasil: 02 a 08 de setembro (segunda a domingo)
  • Dia do Cliente: 15 de setembro (domingo)
  • Black Friday: 29 de novembro (última sexta-feira do mês)

Nessas datas, o foco são as promoções e descontos que ofereçam vantagens ao cliente. O objetivo das pessoas é sempre pagar mais barato ou conseguir mais por menos. Por isso, é importante buscar bons contratos com fornecedores e preparar o estoque. 

Dito isso, não caia na tentação de oferecer promoções falsas — no estilo “tudo pela metade do dobro”. O consumidor está cada vez mais bem infromado e consegue observar quando os descontos não são vantajosos. Desse modo, uma promoção ruim pode causar uma má impressão no público. 

 

4. Datas comerciais específicas

Além das datas comerciais que valem para muitos públicos, existem as comemorações específicas. Muitas pessoas talvez nem conheçam essas datas comemorativas, mas elas podem ser as mais importantes do ano para alguns setores. 

Vale a pena fazer uma pesquisa e entender se o seu estabelecimento pode aproveitar uma data como essa. Alguns exemplos são:

  • St Patrick’s Day: 17 de março
  • Dia do Cacau: 26 de março
  • Dia Mundial do Hambúrguer: 28 de maio
  • Dia da Pizza: 10 de julho
  • Dia Mundial do Rock: 13 de julho
  • Dia do Veganismo: 01 de novembro

Uma cervejaria pode muito bem criar um cardápio e uma programação especiais para o St Patrick’s Day — data irlandesa que muitas pessoas nem conhecem no Brasil. Já as pizzarias precisam pensar em promoções e descontos para o dia 10 de julho.

Além disso, pense também em datas de profissões, se você tem um público muito grande de alguma categoria. 

Se você atende a muitos professores, por exemplo, precisa aproveitar o 15 de outubro. E se o seu restaurante fica próximo a fóruns e escritórios de advocacia, que tal oferecer alguma lembrancinha para o Dia do Advogado, em 11 de agosto? Muitas profissões têm seu dia. 

 

5. Estações do ano e grandes eventos

Nem só de datas comemorativas vive o calendário comercial 2024. 

As estações do ano são ótimos exemplos disso: cada mudança é uma oportunidade para lojas de roupas e calçados apresentarem novas coleções. Além disso, restaurantes e bares podem investir em cardápios específicos — especialmente no inverno, com comidas mais quentes, como sopas. Na região Sul, onde faz mais frio, isso pode atrair muitos clientes. Já no verão, as cervejas geladas e bebidas refrescantes fazem bastante sucesso. 

 

Leia também: 6 dicas para aumentar o movimento de seu restaurante no inverno

 

Por fim, seu planejamento também precisa incluir grandes eventos que podem mobilizar as pessoas. O maior exemplo disso é a Copa do Mundo, onde o Brasil inteiro veste verde e amarelo, se reunindo para assistir aos jogos. No calendário comercial 2024, a maior data nesse sentido é no fim de julho: as Olimpíadas de Paris, que ocorrem de 26/07 a 11/08.

Contudo, esse é o único exemplo internacional. Com certeza, na sua cidade, há eventos importantes como feiras, festas e shows de grandes artistas. Uma feira, por exemplo, é algo que atrai muitos turistas — e pode trazer um alto faturamento para restaurantes. Por isso, pesquise o calendário de eventos na imprensa local e se programe.

Então, como você pode observar por esse extenso artigo, o que não falta é oportunidade de aumentar seu faturamento no calendário comercial 2024. Como dissemos lá no início, prepare suas ações e campanhas com antecedência se você quer atrair bastante público e oferecer um bom atendimento. Se você quer mais dicas nesse sentido, acesse o blog da ConnectPlug e inscreva-se na nossa newsletter. 

 

Veja também o nosso guia completo de estratégias de promoção para bombar suas vendas:


 

 

Posts Recomendados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *