gestão de franquias para sorveterias

A gestão de sorveterias vai muito além de oferecer produtos deliciosos para seus clientes se refrescarem e saborearem. Você precisa pensar na gestão do negócio — o que inclui o caixa, estoque, pessoal… Mesmo que você invista numa franquia (o que facilita o processo), também é importante pensar na gestão de franquias para sorveterias. Porém, se você prestar a devida atenção a esses detalhes, as chances de seu investimento ter retorno são enormes.  

As franquias de sorveterias compõem um mercado em franco crescimento no Brasil, que pode ser uma ótima alternativa de investimento — não só para quem quer adquirir uma franquia, como também para quem possui uma sorveteria e pretende ser franqueador

Isso porque o Brasil é o quinto maior mercado de sorvetes do mundo. Ao todo, essa indústria movimenta em torno de 16,5 milhões de reais no país, com uma produção de 438 milhões de litros em 2023 — 15% maior que no ano anterior. São 7,3 mil negócios no setor, incluindo as fábricas, distribuidoras e pontos de venda. Os dados são da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete). 

Investir em franquias é uma ótima maneira de conquistar sucesso neste segmento. No modelo de franchising, o dono da empresa (franqueador) concede os direitos de uso da marca e de venda do produto para os investidores (franqueados), que podem abrir suas unidades dessa rede. Para o franqueado, a maior vantagem é contar com o auxílio do franqueador em todos os processos — da escolha do ponto comercial e abertura da sorveteria ao marketing. 

Para o franqueador, o grande benefício é expandir sua marca exponencialmente, sem ter que investir em lojas próprias ou administrá-las — o que pode ser bastante complicado. 

Em todo caso, por mais que esse seja um segmento promissor e com grandes possibilidades de lucro, é importante investir na gestão de franquias para sorveterias se você pretende ter sucesso. Afinal, por mais que o modelo de franchising facilite a expansão da rede e a abertura da sorveteria, ainda é necessário administrá-la no dia a dia. 

Pensando nisso, nós criamos este artigo com dicas de gestão de franquias para sorveterias. Esperamos que nossas ideias ajudem em sua jornada nesse segmento tão lucrativo!

 

Confira: Feira de Franquias: ABF Expo Franchising 2024 + ConnectPlug

 

Gestão de franquias para sorveterias: dicas para franqueados

Quando você adquire uma franquia de sorveterias, você está comprando os direitos de usar uma marca consolidada no mercado — que muitos clientes conhecem e gostam de consumir. Além disso, tem todo o know-how da empresa para escolher o ponto comercial, abrir a loja e começar as operações. Afinal, junto com a franquia, você compra esse auxílio. 

Entretanto, por mais que adquirir uma franquia tenha esses benefícios, você ainda precisa se dedicar à administração da loja no dia a dia — afinal, você é o dono ou dona do negócio. É aí que entra a gestão de franquias para sorveterias, com as dicas que trazemos a seguir. 

 

 

Fluxo de caixa

Por melhor que seja a franquia de sorveterias que você adquiriu — com produtos da mais alta qualidade e as lojas sempre movimentadas —, nenhum negócio se sustenta sem a gestão do fluxo de caixa. Afinal, é pelo caixa que passam todos os pagamentos dos clientes, bem como o faturamento que vai garantir a sobrevivência do seu negócio. 

Sendo assim, o mais básico é separar as finanças pessoais das finanças do negócio, sem fazer retiradas por qualquer motivo. No início do turno ou do expediente, faça a abertura do caixa e registre todos os valores que entram e saem. O ideal é cruzar esses dados com as vendas que são feitas ao longo do dia — para que você saiba os motivos das entradas e saídas no caixa.

Ao final do turno ou expediente, faça o fechamento do caixa, observando se todos os valores estão corretos e calculando o saldo final. A explicação que demos aqui é bastante resumida e se você quiser saber mais sobre o assunto, confira o artigo abaixo:

Como fazer o fluxo de caixa da minha empresa: guia completo

 

Inventário e estoque

Outro aspecto importante da gestão de franquias para sorveterias que é sua responsabilidade é cuidar da própria loja e de seu estoque. Isto é, os móveis e equipamentos que compõem seu inventário (como geladeiras, freezers, balanças de pesagem, balcões, mesas e cadeiras), além do estoque (sorvetes, casquinhas, potes, coberturas, ingredientes adicionais…). 

O primeiro aspecto é mais simples, já que você não precisa repor esses itens com frequência — só precisa cuidar para que estejam sempre limpos, bem conservados e sejam suficientes para atender bem aos seus clientes. 

 Já o segundo aspecto, a gestão de estoque, precisa da sua atenção constante. Afinal, se você não tiver sorvetes, casquinhas, potes, coberturas e ingredientes adicionais para servir a seus clientes, como sua sorveteria vai faturar?

Na maioria das franquias de sorveterias, você adquire o produto da empresa franqueadora (o que é uma vantagem, já que você garante um produto de qualidade). Mas você, franqueado, ainda é o responsável por fazer a gestão de estoque, observando a quantidade e conservação dos produtos, para que nada estrague ou falte. 

Esse também é um assunto complexo e que pode render várias leituras. Por isso, nós temos muitos conteúdos sobre gestão de estoque aqui no blog da ConnectPlug.

 

Pessoal

De maneira geral, é difícil manter uma franquia de sorveterias sem contratar ao menos um ou dois funcionários para lhe ajudar na manutenção do espaço e no atendimento aos clientes. 

Sendo assim, esse também é um ponto de atenção, já que é sua responsabilidade contratar funcionários aptos para as funções necessárias, repassar os treinamentos do franqueador e garantir que eles façam um bom serviço todos os dias. Busque manter a sua equipe sempre motivada, com um salário adequado, boas condições de trabalho e convivência amistosa.

 

Marketing e divulgação

Por mais que você adquira uma franquia de sorveterias de uma marca conhecida (o que já vai chamar a atenção de alguns clientes), você ainda precisa investir para atrair mais clientes na sua região — que talvez ainda não saibam que aquela marca chegou à cidade ou ao bairro. 

Algumas franquias de sorveterias incluem uma taxa de marketing, para manter as campanhas que a marca realiza em grandes veículos, para promover toda a rede. Mas outras também têm a opção de pagar para promover a sua loja na região, em anúncios de marketing digital mais direcionados, como nas redes sociais. 

Mas se a sua franqueadora não oferece esse tipo de serviço, você pode contratar uma agência de publicidade, um profissional freelancer ou tentar fazer por conta própria. O importante é promover sua loja e atrair mais clientes, sem confiar apenas no nome da marca.

 

gestão de franquias para sorveterias

 

 

Atendimento ao cliente

Se você está investindo em uma franquia famosa, está trabalhando o marketing para atrair mais clientes e está pensando na gestão de franquias para sorveterias, você espera receber um grande movimento como resultado, não é mesmo? Sendo assim, você também precisa se preparar para atender bem a esses clientes

Em uma sorveteria, espera-se que o serviço seja mais rápido que num restaurante. Afinal, os sorvetes são consumidos como sobremesa ou lanche, de forma mais rápida que um almoço ou jantar — e, além disso, os sorvetes derretem rápido. Então, é importante que seus clientes tenham meios para escolher o que desejam, pagar e retirar os pedidos (ou receber na mesa) com agilidade. A tecnologia pode ajudar bastante nisso.

Com um sistema de autoatendimento, por exemplo, você evita filas quilométricas para fazer pedidos. Como os próprios clientes podem pedir seus sorvetes e pagar, você não precisa de nenhum funcionário no caixa — e pode direcioná-los para o preparo rápido dos sorvetes. Isso nos remete ao próximo item.

 

Tecnologia e estrutura

Além do sistema de autoatendimento, você pode contar com o auxílio da tecnologia em vários aspectos da gestão de franquias para sorveterias. Um sistema de gestão ERP, na verdade, facilita vários dos aspectos que mencionamos até aqui, pois sua função é justamente integrar diversos processos do negócio.

Vejamos: o fluxo de caixa é facilitado porque todas as vendas são processadas pelo sistema de pagamento integrado ao ERP (e isso acontece mesmo que você não tenha a tecnologia de autoatendimento). Todas as vendas são descontadas automaticamente do estoque, para que você acompanhe a saída e saiba quando fazer pedidos.

Além disso, o ERP integra a emissão de notas fiscais, a conciliação bancária e vários outros processos essenciais para a gestão de franquias para sorveterias. 

Em alguns casos, a empresa franqueadora recomenda a utilização de um sistema, mas você também pode contratar o seu próprio — junto a empresas como a ConnectPlug.

 

Gestão de franquias para sorveterias na ótica dos franqueadores

Como sabemos, o modelo de franquias oferece vantagens para os dois lados, franqueadores e franqueados — mas também exige bastante trabalho de ambos, para que essa relação seja bem sucedida. Sendo assim, se você tem uma sorveteria e deseja transformá-la em uma rede com franquias, seguem estão alguns detalhes nos quais você deve prestar atenção.

  • Padronização de processos — Esse é o primeiro passo para quem deseja transformar seu negócio em uma franquia. Afinal, quando os franqueados adquirem sua cota, eles também estão comprando sua experiência nesse segmento, para facilitar o processo de abrir a própria sorveteria. Então, defina muito bem os padrões de atendimento e de gestão da sua rede, para poder ensiná-los a seus franqueados. É interessante contar com tecnologias de atendimento que facilitem essa padronização.  
  • Capacitação e treinamento — Você precisa ter um programa bem definido com tudo que seus franqueados devem aprender, desde a estruturação do negócio, a maneira de atender aos clientes, o preparo das receitas e a gestão da empresa. Afinal, isso é o que tornou sua empresa bem sucedida a ponto de se tornar uma franquia e o que seus franqueados esperam aprender ao fazer parte da sua rede. 
  • Relacionamento com franqueados — Além disso, é importante ter em mente que a relação com os franqueados não termina com a compra da franquia e abertura da loja. Os empresários podem ter dúvidas e passar por problemas que demandam sua ajuda, já que a franqueadora tem mais experiência com esse segmento. Por isso, é essencial ter uma estrutura com profissionais capacitados para prestar essa assistência. 
  • Branding e publicidade — Quando você transforma sua sorveteria em uma franquia, os clientes finais esperam ter a mesma experiência em qualquer unidade da rede, não importa quem seja o dono da franquia. Isso passa também pela decoração das lojas, a marca na fachada, nos cardápios e em todos os materiais promocionais. Além disso, é importante que a marca seja bem conhecida (até para que o investimento na franquia compense), por isso os investimentos em branding e publicidade são indispensáveis.

Então, podemos concluir que a gestão de franquias para sorveterias, na ótica do franqueador, é um trabalho bastante estratégico. Mas para os franqueados, além da estratégia, é preciso se preocupar com a operação no dia a dia. Em todo caso, a tecnologia é uma grande aliada, com sistemas de autoatendimento, de gestão (ERP) e outros sistemas que facilitam muito a gestão de franquias para sorveterias. 

Seja você um franqueador ou dono de uma franquia de sorveterias, você pode sempre contar com a ConnectPlug para lhe fornecer as melhores tecnologias de automação comercial, que tornam seu trabalho operacional e estratégico muito mais simples, permitindo que você se concentre no crescimento da sua empresa. 

 

Confira também o nosso guia completo de Tipos de Franquia:

gestão de franquias para sorveterias

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