Saber como vender mais no Dia das Mães pode aumentar substancialmente seu faturamento no primeiro semestre, já que essa é a segunda maior data comercial do ano, depois do Natal. Nesse sentido, é importante pensar no mix de produtos, em promoções e em outros detalhes essenciais para atrair quem está buscando presentes para essa data. 

Diferente do Natal, que surgiu com um propósito diferente, mas se tornou uma data comercial pelo costume distribuir presentes na época, o Dia das Mães já nasceu com essa ideia. Conta a história que a celebração surgiu por um decreto do então presidente Getúlio Vargas, anos 30, com a justificativa de comemorar o amor materno. Mas acredita-se que essa demanda tenha surgido mesmo dos comerciantes, que queriam uma data para faturar no primeiro semestre. 

Independente das motivações por trás de sua origem, é fato que o Dia das Mães é a segunda maior data do calendário comercial, apenas atrás do Natal. 

Aliás, assim como as vendas de Natal são impulsionadas pela renda extra do décimo-terceiro, o Dia das Mães também é influenciado pelos aumentos salariais que costumam acontecer ali entre abril e maio. Por isso, saber como vender mais nessa data pode ser aquele impulso que sua loja para precisava para terminar o primeiro semestre do ano “no azul”.

Nesse artigo, nós vamos dar algumas dicas essenciais para isso, que passam pelo que vender no Dia das Mães e como atrair o público que compra presentes nessa data. 

 

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1. Planeje-se com antecedência para o Dia das Mães

Um bom planejamento é importante para os lojistas em qualquer época do ano, mas é ainda mais indispensável em uma data como o Dia das Mães. Nós não sabemos quando você está lendo esse artigo, mas nós o publicamos entre o fim de fevereiro e o início de março — mais de dois meses antes do Dia das Mães, porque é essencial se planejar com antecedência

Em primeiro lugar, você precisa planejar seu estoque, pensando nos produtos que mais têm saída nessa data. Com antecedência, também é mais fácil negociar com os seus fornecedores, conseguindo boas condições para economizar nas compras e aumentando seus lucros. 

Além disso, por mais que muitas pessoas deixem para comprar os presentes de última hora, bem perto do segundo domingo de maio, é interessante “vestir sua loja” com as decorações e promoções de Dia das Mães algumas semanas antes disso — para reforçar essa necessidade de comprar os presentes. Eventualmente, você pode chamar a atenção de alguma pessoa que prefira se adiantar nas compras. 

Por fim, também é importante pensar no planejamento financeiro, analisando quanta verba você tem disponível para investir em ações de Dia das Mães. 

 

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2. Pense no mix de produtos ideal

Se você quer vender mais no Dia das Mães, deve ter produtos que sirvam como presente no seu estoque. Nesse sentido, precisamos refletir que o perfil das mães mudou bastante nesses últimas décadas — e há mais mulheres modernas e independentes que também são mães.

Há uma pesquisa do Grupo Globo, de 2023, que mostra bem essas diferenças. Os presentes mais desejados pelas mães são:

  • perfumes (18%)
  • viagem (17%)
  • roupas (16%)
  • smartphones (12%)
  • bolsas/calçados (10%)

Quando perguntados sobre o que pretendem dar no Dia das Mãs, as pessoas até incluíram os perfumes (27%), roupas (28%), e bolsas/calçados (15%). Porém, eles se esquecem de muitas categorias que também são desejadas por elas, como viagem e smartphones, que só tem 4% e 6% na pesquisa com os filhos. Pensar bem no mix de produtos, incluindo presentes para todos os tipos de mãe é uma grande oportunidade para sua loja. 

 

Leia também: Calendário comercial 2024: as datas mais lucrativas

dia das maes

 

3. Prepare-se para vender presentes

Essa é uma questão primordial, mas a qual muitos lojistas não se atentam: quem compra no Dia das Mães pretende dar esse produto para presentes. Então, não ter pacotes bonitos para embalar seus produtos, por exemplo pode fazer com que alguém saia de mãos vazias da loja.  

Além disso, se você quer conquistar seus clientes, treine bem sua equipe para dar ideias aos indecisos. Vender cartões-presente, para que a mãe possa escolher o que deseja, também é uma ideia interessante. 

Voltando à questão dos pacotes, oferecer um cartão como brinde é algo relativamente barato para encantar seu cliente. Nesse sentido, você também pode dar uma flor ou chocolate — que sempre fazem sucesso nessa data — para a pessoa dar junto com o presente.

 

4. Invista na estrutura da sua loja

Considerando que essa é a segunda maior data calendário comercial, você precisa se preparar para receber um movimento maior do que de costume. Então, avalie se você tem vendedores o suficiente para atender à demanda e se seu caixa está preparado para processar as vendas sem gerar filas — que podem fazer o cliente desistir. 

Nesse sentido, o mais importante é ter um bom sistema para lojas, que permita atender aos clientes com rapidez. Processando as vendas rapidamente, também sobra mais tempo para recepcionar outras pessoas que chegam à loja, permitindo que você venda mais no mesmo tempo. Em última instância, isso maximiza seus lucros com o Dia das Mães. 

 

5. Capriche na comunicação com os clientes

Por fim, você não pode negligenciar a importância do marketing e publicidade para atrair os clientes em datas comemorativas. Por mais que as pessoas já queiram comprar presentes de qualquer maneira, você precisa convencê-las a fazer isso na sua loja, não é mesmo?

Sobre isso, é importante refletir que o Dia das Mães é uma data concorrida no marketing, em especial no marketing digital. Por isso, suas comunicações vão “competir” com todas as outras marcas que também estão anunciando nessa época — o que exige esforço para se destacar.

Pensando nisso, aproveite o marketing orgânico nas suas redes sociais, especialmente para atrair pessoas que já compraram presentes na sua loja em anos anteriores, ou pessoas que já compraram coisas para elas mesmas na sua loja, mas nunca vieram no Dia das Mães. 

E, como dissemos, há algumas categorias de presentes que as mães querem ganhar, mas são esquecidas por quem presenteia. Então, se você tem mais verba para investir, que tal criar um sorteio de um item como esse — uma viagem ou um smartphone, por exemplo?

Dito isso, precisamos salientar o que falamos na primeira dica: você precisa se preparar com o máximo de antecedência se quiser vender mais no Dia das Mães. Esperamos que essas dicas ajudem — e, se você quiser conferir mais artigos informativos como esse, continue acessando o blog da Connect Plug. Aproveite também para conhecer nossas soluções de automação comercial, que ajudam você a vender mais no Dia das Mães e em todas as épocas do ano.

 

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