Com a chegada do verão, os dias se tornam mais longos e as pessoas querem aproveitar o sol e o calor fora de casa —o que é uma ótima oportunidade para você aumentar as vendas do seu bar ou restaurante. Mas será que seu estabelecimento está preparado para receber esse público? Confira as dicas para vender mais no verão e aproveite essa oportunidade!
Ainda que o Brasil seja um país tropical, como canta Jorge Ben, e muitos lugares tenham calor o ano inteiro, a chegada do verão faz uma enorme diferença no faturamento de vários setores que dependem de movimento. Afinal, é comum que o inverno seja uma estação chuvosa no Norte ou Nordeste, e relativamente fria no Sul ou Sudeste —o que estimula as pessoas a ficarem em casa.
Com mais sol e calor, vem aquela vontade de fazer um programa ao ar livre, curtir uma bebidinha gelada com amigos, conhecer novos lugares… Nas cidades litorâneas e polos turísticos, há ainda um fluxo maior de turistas. Mas, mesmo os bares e restaurantes menores podem aproveitar esse movimento de verão para aumentar as vendas e o faturamento.
Para tanto, é importante se planejar e fazer algumas adaptações no seu serviço, para oferecer o que os clientes estão buscando nessa estação. A seguir, nós vamos mostrar seis para você atrair mais clientes para seu bar ou restaurante durante o verão.
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Adequar o cardápio
O verão pede comidas leves e bebidas refrescantes, que não aumentem a sensação de calor no corpo. Por isso, é interessante pensar em mudanças no cardápio do seu bar ou restaurante para atender a esses anseios: pratos com carnes brancas e frutos do mar, ao invés de carne vermelha, saladas no lugar de sopas, e por aí vai.
Além disso, é comum que bares e restaurantes recebam mais reuniões informais entre amigos, durante o verão —como happy hours de colegas de trabalho, por exemplo. Então, servir porções ou lanches fáceis de comer pode ser uma ótima ideia.
Mais importante ainda são as bebidas: opções de chope bem gelado, que pode ser oferecido com autosserviço, são essenciais. Caipirinhas e outros drinks com frutas, bem como o vinho branco, tem bastante saída na estação mais quente do ano. Pense também em bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes, sempre bem gelados.
Se esses não são itens que costumam ser servidos no seu estabelecimento, você pode criar um “cardápio de verão”, com identificações diferentes. Isso pode ser até um tema para uma promoção especial para atrair mais clientes.
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Pense na ambientação
Assim como o cardápio, a decoração do seu bar e restaurante também deve transmitir leveza e refrescância, se você deseja vender mais no verão. Se, no inverno, as pessoas querem estar em locais fechados e aconchegantes, a estação mais quente do ano pede o extremo oposto.
Pensando nisso, busque usar tecidos leves em toalhas e cortinas, além de itens em cores alegres e quentes, onde for possível (guardanapos, decorações, descartáveis…). Abra bem as janelas —ou ligue o ar-condicionado em uma temperatura confortável. Ninguém quer ir a um restaurante para passar calor, não é mesmo? E o gasto na conta de luz retornará na satisfação dos seus clientes.
Além disso, pode parecer óbvio, mas muitos estabelecimentos não aproveitam sua área externa como deveriam. Então, se você possui um deck ou varanda, coloque mesas nela —é comum que essas sejam as áreas mais disputadas nos restaurantes, no verão.
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Planeje seu estoque
Como você, talvez, precisará fazer mudanças no seu cardápio e ambientação, é indispensável se planejar para que esses itens não faltem em nenhum dia da semana. Ainda mais pensando que o verão é uma época de alto movimento e mais bares estão demandando seus fornecedores. Além disso, temos épocas de férias e recessos, que podem interromper o fornecimento.
Então, calcule bem a quantidade que você precisará de cada produto —especialmente os itens de um eventual cardápio de verão— e negocie com seus fornecedores. Para os produtos que “saem bastante”, como o chope gelado, é interessante ter contatos de emergência para, talvez, fazer um pedido adicional durante o expediente. O que importa é manter os clientes consumindo!
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Invista no happy hour, aproveite o horário de verão
Com o verão, anoitece mais tarde na maior parte do país. Com o fim do horário de verão, esse período de sol após o expediente ficou menor, mas muitas pessoas ainda buscam aproveitá-lo para fazer um happy hour com os amigos. Mais uma oportunidade para bares e restaurantes.
Para receber bem esse público, é importante pensar nos outros itens que citamos acima, mas também em atrações —como música ambiente ou televisões transmitindo futebol. Além disso, faça promoções de happy hour, como:
- chope em dobro até as 20h ou 21h;
- descontos em porções e drinks até as 20h ou 21h;
- preços especiais para “combos” de bebidas e comidas;
- uma caneca de chopp para quem pedir porções ou pratos;
- ofertas do dia, com um prato ou drink a cada dia da semana;
- promoções especiais para grandes grupos;
- cartão-fidelidade, como “pague 9 chopes e o 10º sai de graça”
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Faça uma boa divulgação
Se você está pensando num cardápio e em promoções especiais para o verão, o público precisa ficar sabendo disso, não é mesmo? Então, promova seu bar ou restaurante como o “lugar ideal” para os dias quentes, em todos os canais disponíveis.
Isso inclui as redes sociais —tanto com publicações orgânicas na página da sua empresa, como investindo em posts patrocinados, para aumentar seu público—, mas também há outras formas de divulgação. Você pode imprimir flyers e distribuir nos prédios e escritórios da região, colocar uma placa na calçada, fazer um banner mais chamativo pra fachada, entre outras ideias.
Outra dica bem básica é atualizar o horário de funcionamento e demais informações no Google Meu Negócio e nas descrições das redes sociais. Se você trabalha com delivery, não esqueça de colocar os novos itens do cardápio de verão em destaque nos apps.
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Lembre-se de atender bem
Para finalizar esse guia sobre como aumentar as vendas do seu bar e restaurante no verão, a principal dica é fazer aquilo que você deve fazer sempre: atender bem a todos.
Contudo, com o movimento adicional do verão, talvez seja necessário se preparar melhor para não deixar a qualidade cair. Isso inclui a contratação de mais profissionais —ou contratação de tecnologias para restaurantes. Elas permitem atender mais clientes, com qualidade e rapidez, com a mesma equipe (ou até com menos pessoas).
Pense no exemplo do chope: quantas pessoas são necessárias para receber pedidos e servir canecas e mais canecas de chope gelado a noite inteira? E, às vezes, o chope já chega quente para o cliente, pela demora —ou um pedido é esquecido, pelo alto movimento. Isso pode muito bem ser resolvido com a automação de torneiras.
Com o fluxo de grandes grupos de amigos, em happy hours e comemorações, é comum ocorrer confusões com as contas —quem paga o quê, quem pediu o quê e etc. Um sistema de fichas ou comandas individuais economiza bastante tempo na hora do pagamento e evita filas em caixas.
Falando nisso, é essencial ter uma frente de caixa rápida e eficiente para os clientes pagarem a conta sem incômodo. Isso é ainda mais importante pensando no happy hour, já que as pessoas podem ter compromissos depois disso ou estão cansadas do trabalho.
Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias para bares e restaurantes nas quais você pode investir para melhorar seu atendimento e aumentar as vendas no verão. O importante é entender que as pessoas querem aproveitar o calor fora de casa —e não perder essa enorme oportunidade de faturar mais, com o fluxo de clientes no seu estabelecimento.
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